Persuasion

Persuasion Jane Austen

Resenhas - Persuasion

Jessica692 20/02/2023

Um livro com personagens cativantes, especialmente a principal, Anne, que me lembrou o lema da Cinderela sobre ser gentil em qualquer circunstância. Adorei como ela é uma personagem mais suave em comparação com outras protagonistas de Austen, e apresenta sua força na forma de lealdade e bondade.
Também fiquei investida no romance e em como a segunda chance do casal iria, se é que iria, se desenrolar.
A escrita foi um pouco mais lenta no início e tive dificuldade em memorizar todos os muitos personagens que são apresentados durante o livro, mas nada que tirasse o proveito geral que tive do livro.

Anna Mendes 01/12/2022

Uma surpresa muito boa! Muito mais leve e envolvente do que eu imaginava.
“Persuasion” foi uma surpresa muito boa. Depois de uma decepção com “Orgulho e Preconceito” e de uma experiência muito melhor e positiva com “Emma”, eu não sabia muito bem o que esperar de “Persuasion”. Já tinha ouvido falar dessa obra, mas fiz a leitura sem grandes expectativas.

Me surpreendi com a forma como a leitura fluiu com tanta facilidade e tranquilidade. Me senti completamente envolvida na história. Achei muito interessante como a trama não ficou apenas focada no romance entre os protagonistas, mas também explorou outras subtramas e personagens.

Eu gostei da Anne Elliot, a protagonista. Senti muita pena dela na verdade. Ela é apresentada como a típica “boa moça”, porém Jane Austen conseguiu mostrar isso sem colocar a personagem como uma mulher perfeita e eu gostei muito disso.

Com relação ao mocinho, o capitão Wentworth, confesso que tive um pouco mais de dificuldade de gostar dele, devido as suas atitudes. Contudo, são todas atitudes justificáveis. E esse é um ponto que eu gostei muito na história: o fato de os personagens não serem perfeitos, o que os tornou reais.

Além disso, mais uma vez a autora fez diversas críticas sociais relativas aos comportamentos da época, de forma irônica e com um toque de humor. Aqui em “Persuasion” ela critica principalmente a importância excessiva dada a aparência e ao dinheiro e o impacto da divisão de gênero.

Com relação ao romance entre os protagonistas, ele é desenvolvido de forma bem lenta. Eu já estava chegando nos últimos capítulos e pensando se eles realmente ficariam juntos ou não. Todavia, como a autora explora outras tramas durante a narrativa, essa lentidão no desenvolvimento do romance não chegou a me incomodar.

Em suma, “Persuasion” foi uma surpresa muito boa e positiva e se tornou o meu livro favorito da Jane Austen até agora e também me deixou com vontade de continuar conhecendo as outras obras da autora.

(Realizei a leitura nesta edição em inglês. Leio livros clássicos com frequência nesse idioma, por isso não tive nenhuma dificuldade durante a leitura. Se seu nível de leitura em inglês for intermediário acredito que não terá nenhum problema em realizar essa leitura com tranquilidade)

Gabi 08/09/2022

Persuasão
Como sempre a leitura de Jane Austen é fluida e cativante. A edição em inglês da Amazon classics é ótima, recomendo!

Lilian 28/02/2022

Jane Austen continua a encantar com a sua escrita.
Eu ainda me surpreendo com o poder da escrita, como pode uma pessoa morta há mais de 200 anos ter o poder de mexer com o seu coração? É isso que Jane Austen faz, todas as vezes que leio, ela mexe comigo de uma forma diferente. Que livro gostoso de se ler! Ainda mais legal pois foi leitura conjunta com uma amiga. Amo vc Jane Austen ??