Redimindo A Filosofia

Redimindo A Filosofia Vern Poythress

Resenhas - Redimindo A Filosofia

Douglas.Miguel 30/05/2021

vale a pena a leitura
Gostei muito do livro, Vern escreve com muita sabedoria e profundidade sobre cada assunto e como esse assunto se relaciona com Deus e com nosso mundo.

Ricardo 29/01/2021

Multiperspectivismo na relação Filosofia-Teologia
#umlivroporsemana
#skoob

Espero ler um livro por semana em média neste ano. Pretendo postar breves comentários sobre minhas impressões destas leituras.

Este livro trata da relação entre Filosofia e Teologia Cristã, particularmente a Teologia Reformada. Historicamente, esta relação sempre foi tensa. A Filosofia pode ser incorporada acriticamente à Teologia Cristã? Deve ser rejeitada em seu todo? Pode ser parcialmente útil? Até que ponto?

A solução apresentada por Vern Poythress é a utilização do conceito de multiperspectivismo, do teólogo reformado John Frame. Infelizmente o termo predileto do autor , "teologia sinfônica", não pegou - outro livro dele com este título é ótimo! Creio que "teologia sinfônica" serviria para evitar o mal entendido de se atribuir ao multiperspectivismo um caráter de relativismo ou de utilitarismo, o que estaria muito longe da verdade.

Para Poythress, o principal problema das filosofias seculares não é que elas estejam sempre erradas, mas que elas são todas reducionistas, na medida em que descartam de cara o Deus trino, revelado nas Escrituras e na pessoa divino-humana de Jesus Cristo. O multiperspectivismo resgataria a filosofia deste reducionismo, resgatando nela o que é proveitoso para a fé e vida humana geral, conforme a graça comum que Deus providencialmente distribui  em sua criação.

Digno de nota são as principais influências recebidas por Frame e Poythress na elaboração do multiperspectivismo: o pressuposicionalismo de Cornelius Van Til,  a teologia bíblica de Geerhardus Vos, a teoria linguística tagmêmica de Kenneth Pike, o Senhorio de Cristo sobre toda criação de Abraham Kuyper, e a Filosofia Cosmonômica de Herman Dooyeweerd. Até mesmo as percepções da atividade criativa na escrita literária de Dorothy Sayers servem para considerar a amplidão de usos do multiperspectivismo.

Se a relação Filosofia-Teologia é um problema para você, este livro pode ser um precioso recurso de compreensão.

Ó Pai, que eu encontre em Cristo todos os tesouros da sabedoria, no mover do teu Santo Espírito!