The Chosen Ones

The Chosen Ones Veronica Roth

Resenhas - The Chosen Ones

Ludmilla Silva 27/11/2020

"What is this about? Well, I dunno, and neither does the author"
Confesso que eu tinha bastante expectativa para esse livro. Só a premissa da história e o fato de ser escrito pela Veronica Roth já me fez querer o ler desesperadamente, porém me decepcionei bastante. Para mim o principal problema deste livro é o ritmo, é um livro extremamente lento, que demora muitos capítulos para se desenvolver e ainda mais capítulos para as coisas boas começarem a acontecer. Honestamente, parece que a história não flui, e ela ainda é composta de altos e baixos, quando a narrativa começa a ficar interessante e você pensa que vai, que está vindo o clímax, tem uma quebra de emoção e a história volta a ser entediante novamente. As coisas começam a melhorar no final, porém, após tanto tempo lendo o livro chegou no final e eu estava cem porcento nem aí para tudo que estava acontecendo.

Infelizmente, para mim, Veronica Roth errou feio neste livro. Eu, particularmente, já li praticamente todos os livros da autora, inclusivo amo de paixão a trilogia Divergente e a duologia Crave a Marca. Chosen Ones tem uma vibe muito diferente dos outros livros dela, não sei explicar como. Na verdade, eu pressuponho que sei o motivo. Os livros anteriores que citei são todos classificados como YA – Young Adult, que são livros voltados para uma audiência mais jovem. Já esse livro é direcionado ao público adulto, e é o primeiro livro desse estilo da autora, e me arrisco dizer que ela não se dá tão bem nesse estilo como se dá no YA.

Realmente, parece um livro mais adulto, mas, ao mesmo tempo, os personagens não agem como eu penso que adultos agiriam e não têm os mesmos problemas que o público adulto teria. Ficou parecendo uma história para adolescentes só que mais madura. Só sei que estilo escolhido não ajudou, espero que Veronica Roth volte para o Young Adult, pois ela se dá muito melhor lá do que aqui.

Outro detalhe que me incomodou bastante no livro é a protagonista. Tudo bem que Veronica Roth tem uma tendência a escrever protagonistas mais “sem sal” mesmo, mas Sloane é muito sem personalidade, ela parece não saber o que quer ou o porquê está ali, ela parece não ter encontrado seu propósito na história. Confesso que nunca gostei ou me apeguei a personagem, apenas me acostumei com ela ali. Em contrapartida, temos personagens secundários, como a Esther, o Albie, Ines e Mox que são extremamente interessantes, mas não foram desenvolvidos direito ou receberam a atenção necessária.

A autora deixa claro que o romance inicial do livro está fadado ao fracasso desde o começo e mesmo assim investe grande parte do seu tempo na trama mal resolvido entre os dois personagens, o romance final possui mais química do que o primeiro, mas parece que foi desenvolvido as pressas e de forma a favorecer o plot final. A ideia de mundos paralelos é extremamente interessante e me animou bastante, porém a autora apresentou dois mundos distintos entre si e não desenvolveu nenhum. Este, honestamente, é um problema comum nos livros da Veronica Roth: criar um universo diferente, instigante e interessante e não o desenvolver como ele deveria ser desenvolvido.

Confesso que toda a trama dos sifões e da magia são extremamente confusos para mim. Inclusive, em muitos momentos, principalmente no final tudo era descrito de forma muito rápida e bagunçada, eu me peguei tentando entender o que estava acontecendo várias vezes. Agora vamos falar do vilão? Honestamente, horrível. Ele é apresentado no começo como essa figura intocável que matou milhares, destruiu parte do mundo e mudou a vida de centenas. Ele é dado como morto – apesar de todo mundo saber que não está morto – e fica simplesmente por isso. Depois no final eles pegam um personagem aleatório, jogam umas memórias aleatórias e depois falam: pronto, está aí seu vilão indestrutível que agora só quer uma agulha para morrer. Sabe, nem fez sentido. Quem é esse vilão? Qual a motivação dele? Porque ele está tão ligado a magia? Porque ele quer morrer agora? Porque é tão fascinado pela Sloane e pelo Mox? Nenhuma dessas perguntas básicas foram respondidas e isso prejudicou demais a história para mim.

E a trama dos Chosen Ones é extremamente fraca também. A autora nos apresenta quatro escolhidos, mas todo mundo já sabe desde o começo que a escolhida é a Sloane. Depois nos apresenta mais dezenas de escolhidos em outros mundos e fica por isso mesmo. Ela joga uma profecia aqui, uma profecia ali e é isso. Ela coloca uma arma mortal na história – a tal agulha de Koschei – mas não explica nada sobre ela. É isso, meu maior problema com esse livro é o fato de que as coisas mal acontecem e quando acontecem são pobremente desenvolvidas. Eu fico chateada, de verdade, porque era um livro que tinha bastante potencial aos meus olhos.

A Veronica Roth está tirando umas férias do seu trabalho, aparentemente ela gosta de ter essa paixão quando escreve algo e precisa retomar esse sentimento. E eu espero ansiosamente pela volta dela, espero que ela resolva focar mais nas YA, porque sempre sai histórias boas. Espero que ela deixe os livros mais adultos de lado, pois como esse, podem não dar muito certo. Também ouvi dizer que o livro vai virar filme, confesso que não estou muito animada para isso, porém penso que uma obra visual pode ser uma ótima oportunidade para explicar coisas que ficaram mal resolvidas no livro e principalmente para melhorar o ritmo da narrativa. Em um filme, por exemplo, a narrativa vai fluir melhor e mais rapidamente, então confesso que estou intrigada para ver o desenrolar dessa adaptação.

De forma geral, ler esse livro foi uma experiência extremamente maçante para mim, não lerei novamente e não recomendo a leitura. Porém, recomendo todos os outros livros da Veronica, eles sim são incríveis e interessantes.

“What is this about? Well, I dunno, and neither does the author” Vibur on Goodreads

Cami 17/05/2020

Um livro muito bom, muito divertido. Não tem uma nota maior porque foi para um rumo muito longe do que eu esperava, que era de um mistério um pouco mais adulto. Os personagens não parecem ter comportamentos adequados para sua idade, mas ainda sim foi uma boa leitura que fluiu até relativamente rápido.