Jung e o Tarô

Jung e o Tarô Sallie Nichols

Resenhas - Jung e o Tarô

Saionara.Zakrzevsk 03/06/2023

Jung, Jung...
Um flerte que se transforma num envolvimento profundo. A autora elucida, por meio da psicologia analítica Junguiana as imagens arquetípicas que nos trazem cada arcano do tarot, viajando por mitologias e símbolos muito comuns ao homem, desde tempos imemoriáveis, compondo sua trajetória (que se repete em diferentes contextos) ao longo da jornada rumo à individuação. A leitura deste livro promove profundas reflexões, recomenda-se a leitura lenta e estudiosa, faça anotações. Se você gosta de psicologia analítica e também dos nossos símbolos e sincronicidades, leitura recomendada!

Matheus.Giovanazzi 28/01/2023

Um livro com certeza bastante denso, mas que ajudou muito nesse meu início da jornada estudando o Tarô. Serve muito mais para entender a simbologia dos Arcanos Maiores, se você procura um livro sobre tiragens, esse não é pra você, visto que a autora só exemplifica um método de tiragem. Mas foi muito interessante ver como o Tarô se relaciona com as teorias Jungianas.

Ale 25/12/2022

Livro de leitura difícil. Talvez sirva de inspiração para tarotistas mais experientes. Muito famoso, porém o conteúdo não me chegou tanto de maneira sólida.

Ana Salafica 13/06/2022

Uma Leitura Enriquecedora
Como o próprio título já sugere, o livro não aborda o taro apenas como um oráculo e/ou arte divinatória, sendo seu principal enfoque a simbologia, a psicologia e a jornada arquetípica, indo dO Louco até O Mundo. Acredito que por conta disso possa se tornar uma leitura interessante não apenas que tem interesse no estudo das cartas, mas para todo aquele que deseja aprender mais sobre arquétipos humanos. Recomendo fortemente.

@theusyoga 09/02/2022

UM ESTUDO PROFUNDO DO TAROT
Este livro contem uma das mais completas explicação da jornada arquetípica relativa ao tarot. Pode ser de dificil leitura, mas quando feita de forma concentrada consegue trazer um conhecimento profundo sobre o tema.

Pedro.Morais 24/06/2021

Um Estudo Completo.
Embarcamos em uma jornada onde conhecemos a verdadeira essência de cada carta do Tarot e o papel que cada uma desempenha ao aconselhar na tiragem. É de fato um livro onde sempre é interessante reler e aplicar os conhecimentos que é dividido neste livro.
A jornada do Louco diante de várias situações e estereótipos que são abordados trazem uma reflexão capaz de ampliar seu conhecimento diante deste oráculo.

Alexia 30/03/2021

Esse livro é incrível! A autora fala sobre os 22 arcanos maiores do tarô fazendo associações não só com a teoria de Jung, mas também com mitologia grega, acontecimentos históricos, histórias bíblicas, filosofia, literatura, arte, cria paralelos com diversos baralhos de tarô... é uma reunião imensurável de informações muito bem colocadas e explicadas. Além disso, ela conta em alguns capítulos um pouco da sua relação com as lâminas e dá dicas de como entrarmos em contato profundo e transformador com elas. Ela também fala sobre os elementos presentes nas cartas, as cores, a simbologia, tudo!!!!
É um livro para quem gosta de ler e tem vontade de aprender, pois ele se torna um pouco cansativo pela extensão e letrinhas miúdas... mas vale muito a pena. Dá p ler 1 arcano por dia tranquilamente e terminar o livro em 1 mês.

Gisele Amina 14/09/2020

Excelente relação dos arcanos maiores do Tarot com os arquétipos a humanidade.
Ótimo para nós dar base para leituras de Tarot.
Caso o leitor seja iniciante no assunto, sugiro que leia um lindo introdutório. Esse não é, em minha opinião.
Ótimo para quem já tem conhecimentos assunto e quer entender, ter um outro olhar

Nena 30/04/2020

É um bom livro para quem está começando a aprender e se interessa pela história do tarot. A autora explora cada um dos 22 arcanos. Contém várias ilustrações interessantes de arcanos antigos e outras o q torna a leitura mais rica. Para uma primeira abordagem é um bom conteúdo. Interessante, principalmente para quem gosta de estudar arquetipos.

Ross 21/02/2020

O Tarô é um dos grandes espelhos do pensamento inconsciente. Cada uma de suas cartas tem por base uma importante imagem arquetípica cujo significado nem sempre é claro para o homem moderno, que jogou fora seus mitos ao querer interpretá-los literalmente. Os arquétipos não são literais: são mensagens do inconsciente. Cada uma das cartas do Tarô é uma mensagem da mente universal. Mas como nossa mente inconsciente está divorciada do consciente - a mente literal - e costuma ser por ele ignorada, essa mensagem se perde. As explanações arquetípicas do Tarô, feitas por Sallie Nichols, fazem com que as imagens e, muitas vezes, as respostas às nossas perguntas mais profundas venham à tona.

Aluna de Jung no Instituto de Zurique, a autora é profunda conhecedora do pensamento junguiano. Usando suas teorias sobre individuação, arquétipo, sincronicidade e imaginação ativa, Sallie Nichols analisa cada carta do Tarô de Marselha como uma representação das diferentes etapas da jornada do indivíduo rumo à transformação e à integração de si mesmo.

Quem quer que sinta o mais remoto interesse pelo poder que a imagem tem para estimular a psique encontra em Jung e o Tarô um roteiro rumo ao reino em que a imagem, a psique e a alma descobrem sua origem e sua finalidade.

Poesia na Alma 27/01/2020

Resenha – Uma Jornada Arquetípica e o Tarô
Jung e o Tarô - Uma Jornada Arquetípica, escrito por Sallie Nichols, aluna de Jung, Editora Cultrix, se baseia no Tarô de Marselha por ser o mais tradicional e mais difundido, visto que as tradições se alimentam do que é inerente ao homem. Isso significa que as tradições fazem parte dos rituais de transições da humanidade, assim, cada carta do tarô é lida como um arquétipo, nesse sentido, as tradições são relações arquetípicas que estão evidentes na psique de determinado grupo, coletivo ou sociedade.

Essa leitura é simbólica na tentativa de compreender a psique humana. Podemos tomar como exemplo a carta da Morte que representa um estágio da transição humana. Sua imagem arquetípica, no Tarô de Marselha, é o esqueleto, representação do que pertence a todo humano.

"Alguns trabalhos do Tarô (entre os quais o desenhado por Aleister Crowley) pintam o esqueleto rodopiando feito um dervixe, brandindo a sua segadeira na frenética Dança da Morte. Esse conceito lembra a idéia de que a morte é, ao mesmo tempo, mudança e estabilidade, que embora a sua essência seja a transformação turbilhonante, a sua coreografia é eterna."

saiba mais. http://www.poesianaalma.com.br/2020/01/resenha-uma-jornada-arquetipica-e-o-taro.html

Diego Piu 15/08/2018

Apaixonante!
Cheguei ao fim do primeiro livro sobre Tarô que comecei a ler e é muito fácil entender o porquê desse livro ser tão queridinho dentre os disponíveis nas prateleiras: É apaixonante! Já deixo uma alerta que pra quem tá começando e tem muita pressa, talvez não seja o mais indicado, mas tbm acrescento que o tarô é um estudo contínuo e que a pressa em nada ajuda: encontre o seu ritmo e nunca pare!

A autora nos guia numa viagem sobre os arcanos maiores do Tarô de Marselha, iniciando pela carta do Louco até a O Mundo, nesse caminho ela nos mostra diversos quadros, escuturas e versos que nos fazem refletir sobre os arcanos e seus símbolos e o mais rico de tudo é o estudo arquetípico dos arcanos relacionados ao pensamento junguiano (a autora foi aluna de Jung no Instituto de Zurique) sobre o desenvolvimento do herói (que pode ser vc mesmo, caso use o tarô como ferramenta de autoconhecimento) a cada carta que passa, rumo a transformação e a integração de si mesmo!

AmandaPedra 05/01/2011

Ótimo!
Eu simplesmente amo esse livro!
Nele é feita uma análise bem detalhada de cada arcano (ou trunfo, como é chamado no livro), traçando paralelos com a mitologia grega e sua relação com os arquétipos. É feita uma análise da simbologia das cartas, é engraçado ver que cada detalhe que passa desapercebido no desenho tem um significado especial.

Por tazer muita informação a leitura se torna massante, eu demorei uns dois anos para terminar de ler, porque fui sem pressa, lia um capítulo e "digeria" bem antes de continuar, nesses intervalos eu inclusive lia outros livros.
Eu recomendo para quem quer um entendimento profundo do tarô, seja para leitura como oráculo ou para seu uso no auto conhecimento.
Tati 12/09/2021minha estante
Cm faz pra baixar grátis?

AmandaPedra 19/09/2021minha estante
Acho que não tem ebook. O meu é livro físico mesmo

Pimpellicano 27/11/2021minha estante
Sério que vc achou massante? Estou achando até fluido. Leio e medito sobre um arcano por dia e tem dado certo. TB estou gostando!

AmandaPedra 19/12/2021minha estante
@Pimpellicano faz dez anos que eu li, não sei se hoje ainda acharia massante mas na época foi. Boa leitura :)