O Voo da Vespa

Ken Follett

Resenhas - O Vôo da Vespa

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Martony.Demes 26/03/2024

O livro aborda um contexto da segunda guerra mundial, por meio de uma ficção bem interessante. Contudo, não me agradou tanto quanto o buraco da agulha.
Nota: 3

Fabio.Barbosa 18/03/2024

Gostei muito, gosto muito dos livros dele pois são sempre atrelados a fatos históricos, além da sua escrita simples de assimilar

stcarvalho0102 12/03/2024

Olha... que aventura. Nos três últimos capítulos eu pensei que ia pular da cadeira. O autor Ken Follet escreve muito bem. Certamente lerei mais livros dele.

Iara Pinto Quaresma 06/03/2024

O voo da vespa, uma livro de espionagem que nos faz ficar o tempo todo querendo ler.
Não se pode esperar outra coisa deste maravilhoso autor.

Um dos meus autores favoritos.!
Vale muito a pena ler!

Vamos lá se embebede desta história !
Por ser uma história de espionagem, não posso dar nenhuma dica. Mas quem já leu Ken, sabe que a sua narrativa é arrebatadora.
??

Spy Books Brasil 02/03/2024

A história flui rápida e a tensão se mantém ao longo de toda a história
O Voo da Vespa mistura espionagem e feitos heróicos no início da Segunda Guerra Mundial, desta vez na Dinamarca.

A trama – Follett nos coloca na história na Inglaterra, no início de 1941. A Alemanha dominou a europa ocidental praticamente inteira e o Norte da África. Sem um ponto no continente em que possa concentrar tropas terrestres, a Inglaterra – única nação de pé no combate aos nazistas – concentra seu esforço de guerra nos bombardeios aéreos a alvos alemães.

A Royal Air Force, porém, enfrenta um problema: os caças da Luftwaffe – a força aérea alemã – estão dizimando os bombardeiros britânicos. Nesse ritmo, a RAF em breve não terá mais aeronaves para seguir com a única frente de batalha que resta aos britânicos.

Depois de interceptar e decifrar uma troca de comunicação alemã, o MI6, o serviço secreto britânico, desconfia que o sucesso dos alemães se deva a algum novo sistema de radar instalado na Dinamarca. Hermia Mount, chefe da divisão dinamarquesa do MI6 aciona sua rede para tentar descobrir que novo equipamento é esse e uma forma de burlá-lo.

As protagonistas – Como é comum na obra de Follett, o autor inicia lançando várias personagens com potencial para herói. De saída, porém, percebemos que um forte candidato é Harald Olufsen, um jovem dinamarquês de 18 anos com uma aptidão extraordinária para a engenharia.

Filho de um pastor luterano, ele nasceu e cresceu na ilha de Sande, onde os alemães construíram uma base secreta. Seu irmão, Arne, dez anos mais velho do que ele, é piloto da Força Aérea dinamarquesa, que está impedida de voar pelos alemães. Harald vive o presente revoltado com a capitulação sem resistência de seu país, e com a simpatia pelos nazistas demonstrada por parte da elite governante do país. Contribuem para esse sentimento o desaparecimento de uma tia sua que vivia em Hamburgo e era casada com um médico judeu. Harald odeia os antissemitas. Um de seus melhores amigos na escola é judeu, filho de um banqueiro poderoso na Dinamarca. Harald vai acabar conhecendo a irmã desse colega, Karen, por quem vai desenvolver uma paixão platônica.

A segunda candidata a heroína é Hermia Mount, a chefe da divisão do MI6 dedicada à Dinamarca. Filha de um diplomata britânico, Hermia cresceu no país nórdico e é fluente em dinamarquês. Ela vivia em Copenhagen antes de ser evacuada com todos os diplomatas britânicos, logo após a invasão alemã. É noiva de Arne Olufsen, o irmão de Harald, e foi dela a ideia de organizar uma rede de espionagem em território dinamarquês, chamada Vigilantes da Noite. Assim que os ingleses desconfiam da existência de um novo radar em solo dinamarquês, ela é chamada a colocar sua rede em operação para tentar descobrir a localização do equipamento.

O vilão - Também, como é comum nos livros de Follett, o vilão nos é apresentado desde os primeiros capítulos. Desta vez, a surpresa é o fato de ele não ser um oficial alemão, como seria de se esperar, mas sim um jovem policial dinamarquês.

Peter Flemming é originário da mesma ilha de Sande. Estudou com Arne Olufsen e são da mesma idade. As duas famílias têm uma rivalidade antiga, desde que o pastor Olufsen atacabou publicamente Axel, pai de Peter e dono do hotel da ilha, por sonegar impostos.

Revoltado com a estrutura da sociedade dinamarquesa, Flemming se sente inferiorizado frente às elites intelectuais de seu país. Recentemente, um acidente de carro provocado por um jovem rico e embrigado deixou a mulher dele, Inge, catatônica. A princípio, Peter se recusa a deixá-la, mas passa a viver dividido entre a obrigação de se manter fiel a Inge e o desejo por sua parceira na polícia, Tilde Jespersen.

Com tantas frustrações reprimidas e ressentido, ele enxerga na ordem nazista um caminho para a reordenação do mundo. Passa, então, a usurpar seu poder como policial para agradar aos invasores nazistas.

A vilânia dele vai se consolidar apenas no capítulo 16, numa aula de Follet sobre como suar a simbologia e o subtexto para marcar, sem dizer diretamente, a transformação sem volta de uma personagem. O famoso show, don't tell dos cânones de escrita criativa.

Recomendação de leitura

Escrito em 2002, O Voo da Vespa se baseia livremente numa história real de dois irmãos que, para fugir da Dinamarca ocupada, em 1941, cruzaram o Mar do Norte a bordo de um bimotor feito de madeira e tecido. Era uma viagem extremamente arriscada. Follett, porém, criou uma história original a partir dessa inspiração.

É possível notar a maturidade do autor neste livro, em comparação com sua obra anterior, especialmente no tocante às cenas quentes de sexo, sobre as quais comentamos na resenha de Noite sobre as Águas. Sem os excessos desnecessários dessas cenas tórridas, a história flui rápida e a tensão se mantém ao longo de toda a história. Acho uma leitura imperdível para apaixonados pelo tema da espionagem na época da Segunda Guerra Mundial.

site: spybooksbrasil.wordpress.com

Weslley91 25/02/2024

Final interessante
No começo achei a história bem lenta, porém as coisas vão se conectando. Eu particulamente gosto de histórias que trazem esse cenário da segunda guerra mundial para nível de conhecimento, e esse livro oportuniza isso. O que mais gostei foi a conclusão, não deixou pontas soltas, o ultimo terço do livro foi bastante interessante eu vivi toda a adrenalina.

daniela.lopesferreira.1 31/01/2024

Ken Follet arrasa, como sempre. História envolvente e cativante, que muitas vezes queremos entrar no livro para tentar resolver.
Recomendo mto a leitura.

Ed.Costa 18/01/2024

Sensacional!
Um dos melhores livros de Ken Follett! O tipo de leitura que não permite que você desvie os olhos do livro!

O enredo se passa durante a Segunda Guerra Mundial e envolve a descoberta de uma nova arma nazista chamada "Freya".

Hermia Mount, uma analista do MI6, é recrutada para investigar, enquanto o estudante dinamarquês Harald Olufsen encontra uma instalação estranha na base militar alemã.

O detetive Peter Flemming em Copenhague colabora com os alemães. As vidas dessas três pessoas se entrelaçam, e um avião bimotor se torna crucial para revelar a verdade às forças aliadas, potencialmente mudando o curso da guerra.

Harald, um jovem excepcionalmente talentoso, capaz de consertar qualquer tipo de máquina, inadvertidamente descobre uma instalação nazista que pode abrigar o segredo por trás do sucesso da força aérea alemã.

Envolto sem querer em uma trama de espionagem, ele se vê forçado a fugir da polícia e embarcar em uma missão para levar sua descoberta à Inglaterra, potencialmente alterando o curso da guerra.

Nesse cenário, entra Karen, uma talentosa bailarina judia e filha de uma família abastada dinamarquesa, que se junta a Harald nessa emocionante aventura.

O livro é, sem dúvida, uma leitura sensacional!

Gabriel1994 11/01/2024

Para Além da Dinamarca...
O Vôo da Vespa é mais um livro que concluo do mestre Ken Follett, autor favoritadíssimo na minha estante!

Nessa história veremos a Alemanha Nazista invadindo a Dinamarca e dominando o país sem a necessidade de usar força bruta. O que muda completamente a realidade dos dinamarqueses.

Na Inglaterra, Hermia Mount, uma analista de vivência dinamarquesa do MI6 é incumbida de criar uma força tarefa de espionagem na Dinamarca com o objetivo de neutralizar informações sobre um potente radar chamado Freya que está fazendo com que os Alemães tenham vantagem contra os bombardeiros Ingleses.

As coisas pareciam ir muito bem e em ordem, quando Peter Flemming, um policial dinamarquês determinado a subir na hierarquia e conquistar a confiança dos alemães, entra em ação investigando o tal grupo de espionagem e buscando interceptá-los.

Com abates, quedas, frustrações e reviravoltas. O jovem Harald Olufsen, cunhado de Hermia, é recrutado como membro do grupo de espionagem e tem uma missão de extrema importância que fará com que o jovem dinamarquês seja capaz de cruzar o mar em direção a Inglaterra em um Hornet Moth para completar com êxito a missão e colocar os Ingleses a par das informações e estratégias alemãs, conseguindo entrar em vantagem.

---

Adorei a história e a maneira como Ken Follett trabalhou a narrativa. Sempre muito fluido, dinâmico e introduzindo o leitor a uma leitura, no mínimo, cinematográfica. Foi de uma imersão super convidativa e satisfatória essa leitura!

Gostei muito dos personagens, torci por Poul Kirke, Arne Olufsen, Jen Toksvig, sem me dar conta do destino que a Guerra reservaria para eles nessa história. Me envolvi e gostei de ter me entretido ao máximo com esse livro. O audacioso, esperto e inteligente, entendedor de motores e máquinas, Harald Olufsen. Sua paixonite por Karen, o amor inseparável de Arne e Hermia, as consequências e desafios da Guerra...

Todos esses detalhes e muitos outros que escaparam dessa resenha, contribuíram para uma grata experiência de leitura.

Recomendo muito esse livro e outras obras do autor! Muito bom mesmo!

Leiam!

Ken Follett, certamente, é um dos melhores, senão o melhor, no gênero de Romance Histórico e Espionagem!!!
Andre.Vieira 16/01/2024minha estante
Livraço!!!

Maria13908 08/01/2024

O voo da vespa
Uma história real, que se passa durante a segunda Guerra Mundial, onde um grupo de espiões se infiltra na Dinamarca, já ocupada pelos alemães, para descobrir os segredos de uma estação de rádio localizada em uma ilha dinamarquesa, que abate os aviões ingleses. No meio de histórias de vários personagens que se encontram no meio do caminho, sejam eles bons ou não, vemos uma narrativa que nos causa a ansiedade de esperar com que o bem vença.

Por vários momentos dessa leitura eu me vi ansiosa para que tudo desse certo, aquele sentimento de querer ler as linhas seguintes e ver logo o que iria acontecer? Eu recomendo muito esse livro, faz você ver como foi esse período tão difícil na história do nosso mundo. ?

httpsjoy 01/01/2024

O Livro é muito interessante, porém tudo acontece muito lentamente e é difícil se prender a história e se afeiçoar aos personagens. O final é vago e eu particularmente não gostei de como acabou sem dar um desfecho a todos os personagens que foram apresentados.

Salim 01/12/2023

Mediano
Não é ruim, mas algumas passagens e frases piegas me incomodaram um pouco. Do mesmo autor e com a mesma temática, gostei bem mais de O Buraco da Agulha.

Renato293 05/11/2023

Livro ambientado na segunda guerra mundial em um contexto diferente, ou seja, em um país ocupado pelos nazistas (Dinamarca) através de uma rendição. Neste cenário um jovem uma jovem arriscam sua vida para ajudar os aliados na luta contra o nazismo. Coragem, amor e luta por um mundo livre do nazismo são os ingredientes desta história.

Antunes 26/10/2023

Os destemidos heróis anônimos
A segunda guerra mundial, talvez tenha sido o último grande momento onde o mundo todo se uniu para acabar com o mal absoluto. Naquele contexto, pessoas comuns e sem qualquer condição de luta chamaram a responsabilidade para si e elevaram-se contra esse mal.

Nesse contexto Follet nos trás a história fictícia (mas que poderiam realmente existir) de personagens lindamente desenvolvidos, que tiveram atos de bravura incomensuráveis. Harald e Karen são alguns dos personagens melhores escritos dos romances com histórias soltas do autor.
Diferentemente do "Homem de São Petesburgo", por exemplo que li recentemente, nesse aqui você se importa e muito com os personagens e torce demais pela vitória deles na empreitada.
Existem algumas coisas mínimas que ficaram sem muita explicação (como a retirada abrupta dos demais estudantes da escola de Harald, ele saiu e os caras sumiram junto) mas nada que atrapalhe em absoluto o andamento da história.
O momento onde o "voo da vespa" acontece é simplesmente eletrizante, digno dos filmes de espionagem dos anos 70!!! Um petardo!!

???? fácil fácil!!!

Depois da minha leve decepção com o autor, ele retorna nas leituras chutando tudo com esse livraço!!!

MellNavarro 18/08/2023

Mais um do Ken Follet para a conta e ele segue não decepcionando
Esse livro fala sobre o movimento de resistência da Dinamarca durante a Segunda Guerra Mundial (que eu não conhecia, então foi interessante aprender sobre).
Quando comecei eu achei que não fosse me prender tanto, mas da metade para a frente a história assume um ritmo tão frenético de espionagem, perseguição, aventura que é impossível não querer devorar todas as páginas

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6