Hiperfoco

Hiperfoco Chris Bailey

Resenhas -

1 | 2 | 3 | 4

Isabel.Souza 31/08/2020

Hiperfoco, escrito por Chris Bailey, traz uma proposta um tanto quanto interessante. O livro se divide em duas partes: na primeira parte o autor vai trabalhar o que é a atenção, que tipos de atividades são distrativas, quais não são. O que é produtividade de verdade, aborda o conceito de Hiperfoco e Espaço Atencional. Na segunda parte ele desenvolve outro conceito, que é o de “foco disperso”, fala sobre o motivo pelo qual o foco disperso é tão importante para o cérebro, tanto quanto o Hiperfoco, e de que forma podemos combinar os dois. O autor traz diversas pesquisas da área da neurociência e psicologia para dar embasamento teórico para o conteúdo exposto no livro. Confesso que essa leitura foi desafiadora, saí da minha zona de conforto, fiquei curiosa com a premissa do livro e resolvi encarar. Eu gosto de me aperfeiçoar, acho que estamos aqui para aprender e se o livro me ensinou algo novo, já está valendo muito. Tenho percebido que meu gosto literário vem se modificando bastante no decorrer dos anos, e através das experiências que venho acumulando, cada dia tenho me aventurado mais nas diversas áreas do saber e isso tem sido maravilhoso, mas esse é tópico para outro post rsrs. Enfim, eu gostei da leitura, acho que algumas coisas eu já tinha consciência na minha rotina e vivência, mas em geral, o livro aborda temas e conceitos totalmente novos para mim, e isso foi um ganho gigantesco. A única coisa que me incomodou foi o começo um pouco enrolado e alguns momentos que o autor se torna repetitivo, mas são detalhes. Abaixo vou listar algumas informações que me chamaram a atenção: ⁣⁣
⁣⁣
⁣⁣📌No mundo informatizado de hoje, nossas atividades são realizadas praticamente no piloto automático, quando foi a última vez que você tomou consciência do que está sugando sua atenção? Parar de viver no piloto automático e descobrir quais atividades são realmente importantes é o primeiro passo para uma vida mais produtiva e feliz. ⁣⁣
⁣⁣
📌 Nossa atenção é o recurso mais limitado e restrito. É preciso ter a percepção do que está tomando seu tempo e atenção. Como são poucas as coisas em que conseguimos nos concentrar precisamos trabalhar com INTENÇÃO.⁣⁣

📌Reflexões que devem ser feitas todos os dias: Quanto do seu tempo é gasto intencionalmente? Quanto tempo você consegue manter o foco em uma atividade? Quanto tempo sua mente devaneia até você perceber que perdeu o foco? ⁣⁣
⁣⁣
📌Ativar o modo Hiperfoco do seu cérebro é se concentrar totalmente em uma única atividade sem distrações. Intenção + Tarefas complexas = preenche totalmente seu ESPAÇO ATENCIONAL (capacidade mental que temos disponível para nos concentrar e processar informações). ⁣⁣
📌Como entrar no modo Hiperfoco: ⁣⁣
⁣⁣
🗣️ Intenção: é o que dá significado para a ação, se você não tem um objetivo claro com aquela atividade, provavelmente você não deveria estar fazendo ela. ⁣⁣
⁣⁣
👀 Eliminar distrações: internas e externas, com antecedência, isso é, refletir sobre o que pode te tirar do foco. Exemplo: atividades pendentes que ficam martelando na cabeça, as listas de tarefa são uma ótima forma de limpar a mente. As distrações externas são as já conhecidas: redes sociais, celular, tv e etc. No livro o autor dá diversas dicas de como eliminar essas distrações. ⁣⁣
⁣⁣
🧠Concentração no objeto de atenção. ⁣⁣
⁣⁣
💭 Observar quando sua mente divaga e voltar a atenção. ⁣⁣
⁣⁣
📌 Ser produtivo não é fazer o maior número de tarefas possíveis em um número pequeno de tempo. É realizar o que se pretende, sair da procrastinação rsrs. Fazer o certo na hora certa. ⁣⁣
⁣⁣
📌As pausas, durante os períodos de concentração no hiperfoco, são muito importantes, é o que limpa se espaço atencional, é a manutenção da mente. Mas essa “limpeza” não deve ser feita em atividades que incluem tela, dê sempre preferência às atividades práticas e rotineiras. É aqui que entra o FOCO DISPERSO, além de ser aliado da criatividade o F.D vai fazer a limpeza do seu espaço atencional quando ele está sobrecarregado e você já não consegue mais focar. ⁣⁣
⁣⁣
📌 O Foco disperso, diferente do hiperfoco que mira a atividade externa, direciona a atenção para o INTERIOR. É uma grande ferramenta para quando você precisa resolver aquele problemão e não consegue sair do lugar, se permita 15 minutos no F.D. É deixar sua mente divagar e ver para onde ela pode ir, formar conexões entre ideias e informações.⁣

Danyelle22 09/05/2023

Parcimônia...
Gostei bastante das dicas constantes no início do livro, principalmente sobre o método de utilizar o hiperfoco e a necessidade de intercalar com o foco disperso.
Só não gostei de alguns capítulos finais em que o autor enfatiza a necessidade de sempre controlar o direcionamento do foco e utilizar o subconsciente na obtenção de solução de problemas. Enfim, ansiedade, insônia e Burnout não precisam ser ensinados.

Lali 23/02/2023

Gostei mas demorei muito para ler
Ressaca literária. tentei muito muito muito terminar antes, mas não consegui. é um livro bom, aprendi bastante, mas queria que a leitura tivesse fluido mais.

asbarros 25/03/2024

Boa leitura
O livro é divido em duas partes, sendo a primeira mais destinada ao HiperFoco a segunda para fala exatamente ao contrario que é formas de desfocar para conseguir seu potencial na hora do foco.

emimattos 25/11/2022

Ótimo livro
Leitura fácil e leve, conseguir ler relativamente rápido (para o meu padrão). Apesar da ideia principal ser voltada para o trabalho, consegui aproveitar diversas dicas para os meus estudos.

leticia 01/12/2023

Amei muito esse livro. Posso dizer que aprendi a ter muito foco lendo ele. Os conceitos podem ser um pouco repetitivos, o autor costuma repetir várias vezes a mesma ideia no livro, o que pode tornar a leitura um pouco cansativa, mas você acostuma. A leitura fluiu super bem e só não terminei mais rápido por causa do vestibular.

Belão 08/01/2024

Parece livro clichê, mas é realmente muito bom!
Adorei esse livro! Seus insights de como render mais trabalhando e/ou estudando "menos" são incríveis e realmente funcionam!

Utilizo todas as dicas que ele traz nesse livro e uma que quero compartilhar com vcs é: Quando for focar nos estudos ou em um trabalho que precise de uma atenção gigante, aconselho a tirar o celular do mesmo cômodo onde está trabalhando/estudando.

Se vc quiser saber o porquê, só lendo o livro!

RafaellaSantos 23/06/2022

Esta foi uma leitura agradável com estratégias fáceis de implementar para se preparar para o sucesso em fazer as coisas. Ele descreve diferentes tipos de atenção e dá métodos para melhorar a qualidade de sua atenção a cada dia. Leitura rápida e fácil

Marta Araújo 12/10/2020

O autor revela como o cérebro alterna entre o modo hiperfoco (um estado de profunda concentração) e o modo foco disperso (ideal para despertar a criatividade), e que o caminho para sermos mais eficientes e criativos é saber combinar os dois na medida certa. O livro e de fácil leitura, buscando mudar o modo como você trabalha. Várias dicas de como conseguir permanecer no modo hiperfoco e disperso.

Rafaela 07/08/2023

Foco para quê?
Comecei a ler o livro na esperança de melhorar o meu foco no trabalho e nos estudos. Apesar das muitas técnicas, ele não faz milagre, mas me ajudou a encontrar alguns espaços para melhorar a minha relação com o tempo.

Ele é bem direto e funciona melhor se você tentar aplicar as técnicas uma por uma para ver o que funciona melhor para você.

Gostei do conceito de espaço atencional e de como podemos aumenta-lo e diminui-lo de acordo com a nossa atividade (pragmática ou criativa).

No geral, super recomendo a leitura. Gostei da estrutura, da narrativa e da sequencia de técnicas apresentadas.

geovana miranda 28/12/2022

eita que vou virar coach
esse foi o primeiro livro de desenvolvimento pessoal que eu li e achei que foi uma ótima porta de entrada! claro que escolhi um tema que muito me interessava e, por isso, consegui absorver muita ideia produtiva. uma das coisas que mais dificultam minha vida é esse excesso de informação que o mundo tem atualmente e é cansativo o quanto temos que treinar nosso cérebro para não ficar no vício eterno das redes sociais ou do consumo de informações desnecessárias. às vezes é bom só ficar rolando a amazon e vendo o que tem de legal à venda? sim, amo, mas sabemos que todo esse esforço mental vai prejudicar outra área da nossa vida.

uma coisa que me chamou muito a atenção foi ele trazer as referências bibliográficas apenas no final, tirando as citações e nomes de artigos, autores, etc, etc, do texto corrido e isso ajudou mais ainda na fluidez do livro.

ele divide o livro em duas partes: hiperfoco e foco disperso. para mim, que tenho dificuldade em hiperfocar em uma atividade, a primeira parte foi mais proveitosa. porém, achei muito interessante as pesquisas que ele abordou na segunda parte.

por fim, uma frase que o autor diz é que algumas coisas que estão ali parecem ser de senso comum, mas até o senso comum precisa ser dito. acredito que trazer esse conhecimento e mantê-lo fresco na mente ajuda muito a ser produtivo, mesmo que você não tenha tanto problema com isso. vale muuuito a pena :)

Carla.Parreira 16/01/2024

Hiperfoco (Petê Rissatti). Melhores trechos: "...Direcionar sua atenção ao objeto mais importante de sua escolha – e, em seguida, manter essa atenção – é a decisão mais significativa que você vai tomar durante o dia todo. Somos aquilo em que prestamos atenção... Já está comprovado que o simples fato de observarmos o que está ocupando nosso espaço atencional nos deixa mais produtivos... A qualquer momento, seu espaço atencional deveria conter no máximo duas coisas fundamentais que você estiver processando: o que você pretende realizar e o que está fazendo naquele momento. Isso não é possível 100% do tempo, sobretudo quando você está com a mente imersa em uma tarefa; mas, se estiver consciente de sua intenção, pode ter certeza de que aquilo em que sua mente está imersa de fato é o objetivo que você quer alcançar... A triste verdade é que o cérebro não é constituído para fazer trabalho intelectual – ele é formado para a sobrevivência e a reprodução. Evoluímos para almejar coisas que nos proporcionam aumento de dopamina, o que reforça hábitos e comportamentos que historicamente ajudaram em nossas chances de sobrevivência... Ao permitir que uma tarefa ou um projeto consuma todo seu espaço atencional, esse estado não faz você se sentir estressado nem sobrecarregado. Seu espaço atencional não transborda, e o trabalho não parece tão caótico. Como o hiperfoco é muito mais produtivo, você pode reduzir um pouco a velocidade e ainda realizar uma quantidade incrível de trabalho em um curto período de tempo... No que diz respeito a suas tarefas mais importantes, quanto menos coisas você tiver para prestar atenção, maior será sua produtividade... Atenção sem intenção é desperdício de energia. A intenção deve sempre preceder a atenção – na verdade, as duas ideias casam perfeitamente... Levamos uma média de 25 minutos para voltar a trabalhar em uma atividade depois que somos interrompidos e, antes de retomar essa atividade, trabalhamos com uma média de 2,26 outras tarefas. Ou seja, nós não nos ocupamos simplesmente da distração ou da interrupção e, em seguida, voltamos para a tarefa original – nós nos distraímos uma segunda vez antes de fazê-lo... A tecnologia deveria existir para nossa conveniência, não para a conveniência de quem quer nos interromper. Inúmeras coisas pedem nossa atenção no decorrer do dia... Você vivencia a culpa quando sente uma tensão sobre o passado; se preocupa quando sente a tensão sobre o futuro, e dúvida e estresse quando sente a tensão sobre o momento presente... As pesquisas são claras: a atenção plena e a meditação melhoram praticamente todos os aspectos da forma como você administra sua atenção... Já notei que uma atividade em especial se beneficia do hiperfoco: a conversa. O segredo de conversas profundas e significativas é simples: voltar completamente sua atenção para a pessoa com quem está falando. É possível fazer isso de várias maneiras – por exemplo, permitindo que alguém termine de falar antes de você começar (uma técnica simples, mas bastante subutilizada)... Estou convencido de que o amor nada mais é do que compartilhar atenção de qualidade com alguém... Observe quando você 'não tem tempo' para algo. Você sempre tem tempo – só gasta esse tempo em outras coisas... O hiperfoco pode ser energizante de um jeito estranho: você gasta menos energia regulando seu comportamento quando não precisa resistir continuamente a distrações nem se obrigar a focar no que é importante... Entrar no modo foco disperso é fácil: basta deixar sua mente livre. Assim como você hiperfoca direcionando intencionalmente sua atenção a uma coisa, você terá o foco disperso quando deixar sua mente divagar de propósito. Você adentra esse modo quando deixa espaço atencional livre em torno do que está fazendo no momento – esteja você correndo, andando de bicicleta ou investindo tempo em qualquer coisa que não consuma todo esse espaço. Quando se trata de produtividade e criatividade, o foco disperso permite que você faça três coisas poderosas de uma vez... Talvez você esteja se perguntando: livrar-se do tédio não é uma mudança positiva? Não necessariamente. O tédio é a sensação que experimentamos como transição para um nível inferior de estímulo... O tédio de fato é apenas um foco disperso indesejado... Nossa mente está acostumada a estímulos constantes e tende a procurá-los como se fosse uma coisa universalmente boa. E não é... Tédio não é algo que eu deseje a ninguém, mas sim mais divagação da mente... A mente divaga menos quando se está fazendo algo de que realmente se gosta... Quando descansamos, trocamos nosso tempo por energia. Isso é real, quer estejamos descansando durante uma pausa ou em uma boa noite de sono. Esse investimento de tempo não evapora, e, na realidade, você deveria sentir culpa por não fazer pausas... É curioso que, quanto mais sabemos sobre um assunto, menos espaço atencional essas informações consomem... É assim que funciona a intuição: é o processo de agir segundo as informações de que nos lembramos, mas que não recuperamos conscientemente... Na prática, há pouca diferença entre o pensamento positivo e a autoilusão. Mas o que realmente ajuda a aumentar nosso nível de felicidade? Gastar tempo em coisas que aumentem nosso nível de sentimento positivo, ou seja, que nos fazem sentir bem. Existem diversas pesquisas reais que demonstram que ficar mais feliz nos ajuda a administrar nossa atenção, e sugerem maneiras comprovadas de aumentar nosso nível de felicidade. Curiosamente, quanto mais investimos em nossa felicidade, mais produtivos nos tornamos no modo hiperfoco e mais criativos nos tornamos no modo foco disperso... Vale ressaltar que nossa mente divaga menos quando estamos fazendo amor – e que ficamos significativamente mais felizes fazendo isso do que qualquer outra coisa. Nada chega nem perto..."

Ana Carol 09/01/2023

Livro bem prático
Gostei bastante do livro. É escrito em uma linguagem fácil, como uma boa conversa. Traz muitos exercícios práticos, exemplos, dados de pesquisa.

Não testei os exercícios porque minha dinâmica de vida mudou, mas acredito que fazem total sentido pensando nos momentos em que fui muito produtiva ou criativa.

Em resumo ele coloca os seguintes pontos:

- todos temos um espaço atencional que é o quanto conseguimos trabalhar as informações ao mesmo tempo (como se fosse a memória RAN do computador). Quanto maior o espaços atencional, maior a quantidade de informações

- modo hiperfoco - quando conseguimos focar totalmente em tarefas complexas. Quanto maior o espaço atencional, fazemos isso com mais eficiência e produtividade.

- modo de foco disperso - quando dispersam os nossa atenção com intenção, ou seja, com um objetivo em vista, seja ele a resolução de um problema, seja realmente descansar ou ter uma grande ideia para um projeto novo. Obtemos isso quando fazemos atividades corriqueiras, quando estamos na natureza, ouvindo música, etc. É como se alargassemos o espaço atencional

- o hiperfoco te faz lembrar mais das coisas e quando vc vai para o foco disperso vc consegue juntar mais ideias que vc guardou

- o foco disperso ajuda a recarregar as energias, então vc volta para o modo foco com muito mais vontade

- a alternância entre os dois é o segredo da produtividade e criatividade e varia de pessoa para pessoa. Vc deve se testar para avaliar o melhor momento de um ou do outro

O livro dá dicas valiosas de como entrar em cada tipo de foco, como fugir das "pegadinhas". O segredo de tudo é a consciência. Perceber onde sua mente está e aonde quer chegar com ela. Fazer essa observação de hora em hora ou após algumas deixas ao longo do dia, para assim sair do piloto automático e agir com mais atenção, intenção e propósito. Com isso vc atinge os maiores níveis de produtividade, criatividade, sem se esforçar tanto.

1 | 2 | 3 | 4