Mais que um olhar

Mais que um olhar Renata R. Corrêa

Resenhas - Mais que um olhar

Rittaoliveira 01/09/2022

Leitura válida
O livro flui bem, a escrita é gostosa e os capítulos curtos. Não consegui me apegar tanto a história, mas existem vários pontos meditativos. De maneira geral, gostei bastante.

Vivi 14/12/2021

Ótimo livro nacional!
A protagonista recebe um diagnóstico oftalmológico que mudará sua vida, nisso ela conhece lugares e pessoas novas.
Leitura nacional, excelente, muito leve e envolvente.
Leria de novo? Sim!
[Tive oportunidade de conhecer a autora na Bienal do Livro Rio, ela é um amor.]

Gllauce Brandão - @vicialivros 04/04/2021

Victória descobre uma doença oftalmológica degenerativa que a deixará cega. Após o impacto da notícia, ela busca opções que a ajudarão no processo de adaptação a essa nova realidade. Enquanto isso precisa lidar com outras questões pessoais, incluindo o seu atual relacionamento, pois sente-se atraída por outra pessoa e não sabe como lidar com isso. Victória precisara de toda a sua força para enfrentar seus problemas e a realidade que a espera num futuro não muito distante.
O livro é um romance super leve e curtinho, que traz reflexões importantíssimas, sobre a vida, sobre nossas prioridades, sobre nosso caminho.
A história é muito bem escrita, com personagens sensíveis e um enredo envolvente e emocionante.
A Victória me surpreendeu com sua força e coragem, pois apesar das rasteiras que a vida lhe dava, ela continuava seguindo firme e forte até o fim.
A leitura foi super fluida, me fazendo consumir as páginas em questão de horas. O final foi um pouco corrido, pois foram muitos acontecimentos para poucas páginas, porém não deixou a desejar. Foi muito lindo e marcante!
A autora abordou as limitações da vida de um deficiente visual com maestria, provavelmente oriundas de sua formação como oftalmologista. Tratou ainda de questões como, a adoção, mostrando um pouco do processo burocrático existente, mas também, a satisfação e a beleza do ato de adotar uma criança.
Foi um livro que me tocou profundamente e me fez refletir sobre as dificuldades da vida, e mais importante ainda, sobre aproveita cada dia e ser grata.
Já conheço a escrita da autora, pois tive o prazer de ler alguns dos seus livros, e continuo sendo sua fã.

Bruna Fazio 09/06/2020

Editora: @grupoeditorialcoerencia
Gênero: Drama
Sinopse: Arraste para o lado! 👉🏼
😎
Comecei a ler Mais Que Um Olhar sem expectativas e desde já posso dizer que a leitura foi uma grata surpresa.
Neste livro vamos conhecer Victória que logo nas primeiras páginas descobre que em breve ficará cega. Sua vida vira de cabeça para baixo e grandes mudanças começam a surgir.
Com parágrafos curtos, passagens rápidas e conversas objetivas, engoli a história bem rapidinho! Mesmo oferecendo uma carga emocional intensa aos leitores, Renata construiu uma narrativa extremamente fluída.
Confesso que inicialmente achei que a protagonista lidou bem demais com a situação. É claro que ela chorou, teve medo e se sentiu injustiçada. Porém, ao decorrer da história, vamos descobrindo que Victoria e uma personagem forte. Ela carrega uma história difícil em seu passado. Portanto, não é uma doença que irá derrubá-la.
Um ponto muito positivo da história é o processo de adaptação da personagem. Foi muito interessante acompanhar as mudanças na vida de uma pessoa que descobre ter retinose pigmentar. Ver as possibilidades que essas pessoas têm e acompanhar o processo de aceitação me fez ver a deficiência visual com outros olhos.
O foco principal da história é a superação de Victória, mas é claro que também temos um romance. A autora nos mostrou que o amor pode sim superar coisas terríveis como uma doença... ou não.
Terminei esse livro emocionada, com um calorzinho peito e mais ciente de que todos somos humanos. Estamos sujeitos a tantas coisas... As vezes algumas pessoas conseguem nos acompanhar, as vezes não. E está tudo bem! É isso que ser HUMANO significa. Basta a nós prestar atenção a quem está de fato conosco e aproveitar todos os momentos pois todos eles são valiosos.
😎
Me encantei demais com esse livro! Vocês já leram?

site: https://www.instagram.com/p/CBHQCi6DnaO/

Entre Linhas e Resenhas 25/05/2020

Resenha Entre Linhas e Resenhas
O que você faria se descobrisse que em breve ficará cega? Pois isso foi o que aconteceu Victória. Ainda jovem, descobre que possui uma grave doença oftalmológica degenerativa, e a vida que conhecia está prestes a mudar. Mesmo com o apoio de sua mãe e seu noivo, Victória quer de toda forma estar preparada para o que está por vir, por isso procura associações para deficientes visuais, e é aí que conhece um mundo totalmente novo, e nele, o encantador Enrico. Com o passar do tempo, ela percebe que seu noivo não irá suportar a mudança e em meio a surpresas do destino deverá tomar decisões importantes para o que está por vir.
Um livro cheio de lições e superação. Renata, nos trouxe brevemente como uma pessoa lida com a deficiência visual, e como as pessoas ao redor podem lidar com isto.
Nossa protagonista, Victória, é uma mulher forte e cheia de garra. Apesar da vida lhe trazer surpresas, ela enfrenta de cabeça erguida e sempre confiante. Sua relação com a mãe é linda, e podemos ver duas amigas de verdade.
Seu relacionamento já não era la essas coisas, e com a notícia da cegueira, Victoria começa a enxergar as atitudes ao seu redor.
Uma mulher que, em meio ao caos que a vida lhe apresentou, conseguiu se reinventar e seguir em frente, transformando sua vida em tudo aquilo que ela sonhou.
Parabéns a autora por nos apresentar um tema tão importante, como a acessibilidade e empatia com o próximo.
"Por mais que seu coração esteja partido, suas esperanças perdidas e sua fé abalada, é preciso seguir em frente."
"Quando tudo se complica demais, é normal teremos o que nos aguarda. Mas a vida dá um jeito de nos mostrar que sempre haverá uma maneira de recomeçar."

Sabrina Meire 14/04/2020

Delicado e encantador
Victória, aos 23 anos, recebe o diagnóstico de que possui uma doença degenerativa e que ficará cega. Isso abala todas as certezas que ela tinha na vida e suas expectativas com trabalho e com o relacionamento perdem a importância do que ela está vivendo.

A autora, Renata Corrêa, tem uma narrativa rápida e objetiva. Isso faz com que a gente leia o livro com muita facilidade, mas sem perdermos os detalhes que ela coloca na trama.

Nós nos apegamos a personagem e em sua jornada de aceitação e de se redescobrir nessa nova condição. Vemos suas dores, dúvidas, angústias e suas mudanças.

É uma história linda de superação, mas também de um romance gostoso de acompanhar. Terminei com um sorriso no rosto e com vontade de ter mais um pouco do casal no final. Uma trama delicada e bem trabalhada.

Super indico!
Aliás, todos os livros que já li da autora são muito delicados e envolventes.
______________________________________________
"Quanto de nossas vidas podemos controlar? Até que ponto o destino está em nossas mãos? Às vezes fazemos planos para o futuro, projetamos uma infinidade de possibilidades e lutamos dia após dia para que tudo se encaminhe do jeito que imaginamos, porém a verdade é que controlamos muito pouco do que nos acontece. O acaso é de fato misterioso e pode nos pregar peças."

Bi Faria 07/01/2020

Capa perfeita! E foi uma leitura com fortes emoções, superação e amor.
Victória tem 23 anos e tem uma vida boa com a mãe. Já se formou, trabalha no que gosta e faz pós-graduação. Conheceu seu noivo nesse período, e eles se amam.
Mas nunca imaginou que ao tentar tirar carteira de motorista ela seria encaminhada ao oftalmologista. E que ela teria a notícia que fez seu mundo desmoronar.
Ela tem retinose pigmentar, uma doença degenerativa. Com o tempo ela ficará cega.
O choque de mãe e filha foi enorme, seu noivo parecia não acreditar. Ela pediu outra opinião médica e o resultado foi o mesmo.
A oftalmologista a sugeriu que procurasse se informar sobre a doença, e ao fazer isso encontrou uma associação. Foi conhecê-la e se surpreendeu com toda a dinâmica e apoio que os frequentadores tinham.
Lá ela conheceu Enrico, um voluntário que dava aula de dança. Ela se sentiu encantada por ele, por seu charme e sua forma de ajudar.
Daí nasceu uma amizade para todos os momentos, já que seu noivo só estava preocupado com os negócios e se viam cada vez menos.
Victória estava precisando de atenção e carinho. Alguém que caminhasse com ela nessa nova fase. E depois de descobrir a doença nunca imaginou que perderia mais, a pessoa que ela mais amava na vida... Seu mundo ficou vazio.
Enrico tentava animá-la, mas seu noivo não gostava nada daquilo, mas também não se importava tanto. Ela percebeu que podia não amá-lo como imaginou e seu coração batia acelerado por Enrico .

A autora nos mostra como a vida pode ser bela mesmo nas dificuldades, que o apoio e o amor podem salvar uma vida .

Victória é mais forte do que imagina, mas ela continuará com o noivo? E o Enrico? Como será sua vida? "Eu nunca senti nada tão forte, tão avassalador e, ao mesmo tempo tão pelo e sereno por ninguém." @editoracoerencia @renata_rcorrea
#dandoumupliterario

Taize @viagemliteral 29/10/2019

Sabe aquele ditado que um raio não cai duas vezes no mesmo lugar? Então, ele está errado! Se o raio cair uma, duas, três vezes em sua cabeça e você sobreviver, sem dúvidas se tornará uma pessoa mais forte!
??
"Mais que um olhar" é uma obra que retrata muitas perdas, sobretudo a perda da visão de Victória no auge da sua juventude depois de muitas batalhas para conquistar seus sonhos. Bem lamentável, não?
??
Mesmo com a visão aparentemente perfeita, descobriu que sofria de retinose pigmentar, uma doença ocular degenerativa. Abalada, Vic queria saber mais, conhecer pessoas com as mesmas limitações e ter certeza de que ali não era ainda o fim da linha.
??
A instituição dirigida por Marina e João, ambos acometidos a baixa visão, deu a garota mais esperança de que coisas boas podem acontecer, mesmo que nossos olhos não estejam aptos a enxergar, afinal, a alma sim, é que possui todos os sentidos e ela nunca falha.
??
"Você vai perceber que as pessoas aqui podem fazer coisas que pareciam impossíveis! É claro que é uma vida cheia de limitações, só que também pode ser uma vida de superação, se a pessoa quiser."
??
Eu poderia focar essa resenha no romance fofo que existe nesse livro, mas fiquei durante toda a leitura pensando em como é difícil perdemos parte de nós, tanto física como emocionalmente. Victória fora criada pela mãe, ambas eram muito ligadas e tinham apenas uma a outra, no decorrer de pouco tempo muitos foram os percalços vividos, muitas fatalidades e a desesperança começou a bater na porta. Mas, o destino nem sempre parece justo, e não existe forma de mudá-lo, então temos duas saídas: enfrentar e recomeçar ou nos rendermos. A escolha cabe a nós mesmos.
Eu fiquei realmente encantada com a força de Victória, que mesmo diante de tantos obstáculos, fez questão de mostrar para a vida que ela era capaz de se reerguer e de ser plenamente feliz com o que fora direcionado para ela, poderia ter se lamentado por todo drama que estava vivendo, mas ela não deixou com que a perda de um dos seus sentidos abalasse a sua vontade de viver, afinal, a vida é muito "mais que um olhar"!
??
"Não podemos escapar das coisas ruins que podem nos acontecer, entretanto podemos fazer disso o que quisermos."

Fabi | @ps.leitura 06/08/2019

{resenha feita no blog PS Amo Leitura}
Se você descobrisse que tem uma doença e que ela provavelmente te deixaria cega, como você reagiria deste momento em diante? Essa é a história que vamos conhecer em “mais que um olhar”, publicado pela Editora Coerência.

Uma drástica doença que mudou o seu futuro.
Victória é jovem, tem um futuro brilhante pela frente e vários planos, principalmente com seu noivo Otaviano. Um certo dia, em uma consulta de rotina, ela descobre que tem uma doença oftalmológica degenerativa. Em outras palavras: essa doença irá cegá-la com o tempo.

Apesar de pensar no futuro, ela acha que seu noivado está esfriando. Seria possível Otaviano deixar de amá-la por conta de sua cegueira? Isso, assim como lidar com a aceitação de sua doença, acaba deixando-a confusa e com seus sentimentos bem conflitantes.

Porém nessa busca para encontrar o seu novo caminho antes de perder sua visão e aceitar o que o destino lhe reserva, Victória se associa a uma instituição onde pessoas com problemas visuais tem uma vida normal. Ela descobrirá um novo mundo, um novo começo.

Só que não é só isso: além de se aceitar, ela descobrirá se o seu noivado é capaz de superar todas as dificuldades e principalmente a sua doença; descobrirá que o amor está nos pequenos detalhes e nos pequenos gestos; descobrirá mais sobre si mesma e sobre sua realidade. E encontrará uma pessoa que irá mexer com seus sentimentos.

“Mais que um olhar” é aquele livro com uma grande história de superação.
Me colocando no lugar da personagem, eu não sei se reagiria da mesma forma que ela. Quando descobriu a sua doença, ela demorou um pouco para aceitar (o que é totalmente compreensível), mas depois ela buscou inúmeras alternativas.

Acredito que não existe um outro caminho para seguir. O que ela fez foi descobrir antecipadamente como seu futuro poderia ser, só não esperava que muitas coisas, além da sua visão, mudaram no meio do caminho.

Tudo o que aconteceu na vida de Victória foi uma lição incrível e de aprendizado. Além disso, a autora Renata R. Corrêa aborda assuntos muitos importantes, como adoção. É um assunto delicado de relatar em um livro, mas ela soube como fazer isso e deixar com o coração bem quentinho.

Além disso, ela mostrou sobre o verdadeiro amor. Quando um certo personagem surge, tudo começa a fazer sentido e principalmente na vida de Victória. Ela começa descobrir muito além do que jamais teve em sua vida.

Um clichê, mas que vale a pena.
Apesar do livro ser um clichê em alguns aspectos, é uma leitura gostosa de ser feita. Você se conecta com a personagem, sente todos os seus dilemas, sofrimentos, alegria... a forma como a escritora relata cada acontecimento faz valer a pena.

Ressalto apenas um ponto que me incomodou durante a leitura: as falas da criança. Não é algo que tire a beleza do enredo, mas não gosto quando há uma criança em um livro e as palavras são escritas de formas erradas, como por exemplo “quelo”. Compreensível que crianças não falem corretamente, mas isso relatado em um livro é algo que me incomoda.

Exceto isso, “mais que um olhar” é aquele livro que muitas pessoas vão adorar e que vai finalizar com um grande suspiro.

O livro me trouxe algumas reflexões.
Até onde o amor é capaz de suportar? Um amor verdadeiro é capaz de superar qualquer barreira, não importa a sua deficiência/necessidade, não importa quanto tempo vocês estejam juntos, não importa nada. Se o sentimento for real, qualquer coisa será banalidade.

“Mais que um olhar” é um livro que vai te mostrar a importância do amor nos momentos mais difíceis, a importância de compartilhar esse sentimento com mais pessoas e como ter empatia pelo próximo.

site: https://www.psamoleitura.com/2019/08/resenha-mais-que-um-olhar.html

Clauclau/Eu leio sim e daí 24/07/2019

Mais que um Olhar
Esta é daquelas histórias que nos convidam a grandes indagações sobre como encaramos e conduzimos nossa vida frente a possíveis mudanças e limitações. Um enredo carregado de motivação totalmente inspirador que apresenta a condição de uma pessoa que a partir de sua deficiência terá que se reinventar para reconstruir sua jornada.

Do alto dos seus 23 anos Victória é uma jovem promissora que tem sonhos e anseios. Tem um trabalho estável, uma mãe companheira e um noivo que apesar de ocupado demasiadamente, a amava. Tudo parecia normal até aquela consulta na oftalmologista que a tirou do prumo, um banho de água fria. A notícia era demais assustadora, pois depois de alguns exames o diagnóstico foi duro, mas necessário em se dizer Vitória era portadora de uma doença ocular que a tornaria cega gradativamente em pouco tempo. Desnorteada acreditava que isso era seu fim, perder assim, repentinamente seu mais precioso sentido era aterrorizador. Procurou ainda outras opiniões mais todas levavam para o mesmo diagnóstico.

Muitos veem, mas nem todos conseguem enxergar ou talvez seria; Muitos enxergam, mas nem todos conseguem ver?
Este pode ser o grande enigma do enredo!

Uma estória bem construída, com um ótimo cenário e a diagramação simples e perfeita, tudo feito com muita delicadeza.
Parabéns, Renata Correa pela injeção de ânimo e de amor empregado nesse lindo trabalho.

Recomendo

Resenha na íntegra no blog

site: www.euleiosimedai.com.br

Guynaciria 07/07/2019

Mais que um olhar é um romance fofinho da autora Renata Côrrea, onde ela narra a história da Victória, uma garota bem resolvida, que durante uma tentativa de tirar sua carteira de motorista se vê rejeitada no exame oftalmológico.

Claro que Vic foi atrás de descobrir o que tinha de errado, e para seu espanto se viu em meio a uma das piores notícias que poderia receber, ela simplesmente é portadora de uma doença degenerativa que vai deixa-la cega em breve.

O que fazer diante dessa situação? Vic, tentou colocar a cabeça no lugar e com a ajuda de seus entes queridos se muniu de toda informação que estava a seu dispor. Claro que o livro não trata apenas da luta da protagonista em relação as adaptações que terá que fazer em sua vida.

Mas também temos a abordagem de alguns temas polêmicos como é o caso: Romance abusivo, pessoas que nos abandonam quando estamos com dificuldade, agressão física, perda, processo de adoção no país...

Tenho que abri uma ressalva para o meu personagem preferido no livro, um garotinho que se chama Miguel e que por ter alguns problemas de dicção, fala igual ao cebolinha, ou seja, é a coisa mais fofa que existe.

A leitura é leve e passa em um piscar de olhos.