Prólogo, ato, epílogo

Prólogo, ato, epílogo Fernanda Montenegro

Resenhas - Prólogo, ato, epílogo

Andre.28 10/08/2020

Na garra e na raça: a vida de uma artista brilhante
“Entre julho de 2016 e novembro de 2017, Marta Góes realizou dezoito entrevistas com Fernanda Montenegro. A partir do material recolhido e transcrito por Marta, Fernanda escreveu Prólogo, ato, epílogo, entre novembro de 2017 e agosto de 2019.”

Depois de tantas experiências de leitura nessa vida, o único gênero que me faltava ter uma experiência era o gênero biográfico. Lendo “Prólogo, ato, epilogo” posso dizer que tive uma experiência tocante, impressionante e contemplativa de uma biografia. Neste livro, publicado em 2019, nós temos a oportunidade de conhecer a história de vida da atriz Fernanda Montenegro narrada em primeira pessoa. Através de uma prosa de estilo simples e marcante temos o relato de suas memórias afetivas, carregada de uma sagacidade intuitiva e uma sensibilidade de artista com décadas de experiência.

Neste relato autobiográfico temos o conhecimento da saga da artista, e do ser humano Fernanda Montenegro, filha da classe trabalhadora, descendente de imigrantes portugueses e italianos que lutou ferrenhamente para viver do teatro em um país subdesenvolvido da América do Sul cheio de transformações políticas. Discorrendo sobre os seus gêneros preferidos da dramaturgia, Fernanda Montenegro passa a limpo a sua vida. As suas preferências às histórias folhetinescas, para a tragédia humorística, eram uma representação de sua necessidade existencial, um reflexo de um país como o Brasil, que ri de seus problemas e da sua própria condição. Esses são os palcos que Fernanda Montenegro domina com maestria, a luta com garra pelo teatro e teledramaturgia, e o brilhantismo de sua carreira.

Passeando por acontecimentos com grande emoção, temos uma história de uma mulher que lutou sobre diferentes aspectos: a mulher, a mãe, a esposa, a atriz, a amante da arte e da vida. Particularmente fiquei encantado com essa experiência de leitura. Com um relato simples, Fernanda soube construir um quadro claro de sua vida, da mulher que enfrentou diversos desafios para chegar ao “estrelato”. Com humildade e autenticidade temos uma história dos desafios de uma mulher que batalhou permanente pela qualidade do teatro, com persistência, que durante tantos anos dificuldade do Brasil: os Anos 50, a Ditadura Militar, a censura, a Redemocratização, e Contemporaneidade na luta pelo reconhecimento da vida artística digna. Tudo isso com uma capacidade de constante reinvenção, carreira internacional e a devoção por seus antepassados, e principalmente por esse país. Fernanda Montenegro tem história de vida brilhante: uma mulher de garra uma alguém que passou a vida memorizando textos tenha desenvolvido com capacidade notável e sutileza diante dos fatos que viveu.

Passeando por acontecimentos com grande emoção, temos uma história de uma mulher que lutou sobre diferentes aspectos: a mulher, a mãe, a esposa, a atriz, a amante da arte e da vida. Particularmente fiquei encantado com essa experiência de leitura. Com um relato simples, Fernanda soube construir um quadro claro de sua vida, da mulher que enfrentou diversos desafios para chegar ao “estrelato”. Com humildade e autenticidade temos uma história dos desafios de uma mulher que batalhou permanente pela qualidade do teatro, com persistência, que durante tantos anos dificuldade do Brasil: os Anos 50, a Ditadura Militar, a censura, a Redemocratização, e Contemporaneidade na luta pelo reconhecimento da vida artística digna. Tudo isso com uma capacidade de constante reinvenção, carreira internacional e a devoção por seus antepassados, e principalmente por esse país. Fernanda Montenegro tem história de vida brilhante: uma mulher de garra uma alguém que passou a vida desenvolvendo uma capacidade artística notável e com grande sutileza enfrentou as dificuldades e adversidades da vida.
Isadora1232 10/08/2020minha estante
Adorei a resenha! Conseguiu aumentar ainda mais minhas expectativas (que já eram altíssimas, diga-se de passagem) de conhecer mais dessa mulher maravilhosa ?

Andre.28 10/08/2020minha estante
É primeira biografia que li na vida. Uma experiência valiosa sobre uma atriz com uma história marcante. Isadora, vale super a pena a leitura ??

Angélica 08/06/2022minha estante
Adorei o livro!

Rosangela Max 13/10/2021

Não tinha como não ser bom.
As memórias de uma atriz do nível de Fernanda Montenegro são tão riquíssimas que é difícil até comentar sobre.
Uma carreira longa, vastamente premiada e recheada de histórias. Histórias pessoais, profissionais, da Rádio, da TV e da situação social, política, econômica e cultural do país ao longo das décadas e que impactaram a arte no país. Além de tudo isso, ainda cita, em um reconhecimento generoso e merecido, outros grandes artistas do teatro, da TV e do cinema.
Recomendo a leitura.
Caroline 13/10/2021minha estante
concordo, Rosangela! a Fernanda é sensacional.

Toni 19/02/2020

Prólogo, ato, epílogo [2019]
Fernanda Montenegro / Márcia Góes
Cia. das Letras, 2019, 344 p. 📖

Não sou grande leitor de (auto)biografias e a poucas que li foram essencialmente de escritorxs. A razão para interesse tão limitado no gênero é de ordem (quase) moral: este Toni não é nada curioso a respeito da vida privada dos outros. Juro. Me interessam as desventuras inventadas e todo o universo psicológico de uma personagem de ficção, mas muito pouco me cativa conhecer a intimidade de grandes nomes da história ou da cultura. Por isso, descobrir as memórias de Fernanda Montenegro, nome artístico de Arlette Pinheiro, foi uma espécie de desafio de mergulho: na história de um Brasil despedaçado, num anedotário de vidas no palco e nas telas, nos liames de uma escrita que parece conversa. 📖

Para o filósofo francês Georges Gusdorf, a autobiografia consiste no encontro de quem escreve com sua própria imagem, “um outro eu-mesmo, um duplo do meu ser” que está longe de advir de uma simples recuperação do passado tal como foi. O resultado desse encontro, ainda segundo Gusdorf, é a criação de uma nova imagem, frágil e vulnerável, é verdade, mas depositária de uma expressão mais coesa do ser porque capaz de exprimir coerentemente o próprio destino. Nesse sentido, Montenegro narra episódios que reforçam ou confrontam a pessoa que é hoje, como o momento em que, ao perder sua avó aos dezoito anos, percebe que “naquela jovem que se tornava adulta já estava, inteira, esta mulher de noventa anos que hoje eu sou”. 📖

Correspondendo às expectativas do gênero, Fernanda fala do mundo todo e de todo mundo para revelar um pedaço de si mesma, com destaque evidente “às mulheres resistentes que me formaram”. Pelos bastidores da rádio, da tevê, do teatro e do cinema, por entre a neblina sufocante dos anos de chumbo e os holofotes do reconhecimento internacional, a trajetória em Prólogo, ato, epílogo traduz, como os vaga-lumes de Pasolini, formas de resistência ao fascismo crescente daqueles que olham para a cultura com o alarmante desprezo de energúmenos ressentidos. 📖

#fernandamontenegro #prólogoatoepílogo
#biografia
Renata.Cordeiro 12/10/2021minha estante
Na verdade, este é um livro de memórias, o que é ligeiramente diferente de autobiografia. Acabei de ler hoje e, por toda a leitura estive enganada: achava que lia mesmo uma autobiografia. Engraçado isso, como as memórias estão fora de moda no mercado editorial, a expectativa está viciada. Bem, em conformidade com o gênero textual, Fernanda Montenegro não tenta explicar a própria vida como uma história linear e nem se aprofunda em questões íntimas. O grande assunto é o trabalho, a arte, e todo o resto orbita em torno desse tema. Ou explica, ou convida a reflexão, mas sempre sobre a arte de atuar no Brasil com suas instabilidades políticas e sociais.

Marcus 26/03/2024

A maior brasileira viva
Biografia de Fernanda Montenegro, a maior atriz brasileira viva. Narrada com belas palavras e a sensibilidade que lhe é característica, passa pela história artística brasileira do século passado até os dias de hoje. Fernanda é imortal.

Myzlen1 04/07/2021

Necessário
Provavelmente esse modelo de resenha não serve para falar de obra dessa magnitude, todavia acho que nenhum outro modelo o faria tão facilmente, para os leitores mais objetivos essa vai ter que servir.

Ambientação - 5
A ambientação é somente o Brasil inteiro, alguns trechos do mundo.

Escrita - 5+
Livro de escrita ímpar, sequer é justo comparar com outras obras. A escrita do livro é quase falada, uma longa conversa, agradável do início ao fim. Pela primeira vez a voz em minha mente descansou e a Fernanda Montenegro assumiu o lugar, pude ouvir claramente sua voz falando sua história para mim, com aquele estilo peculiar e pausado e claro.

Protagonista - 5
Parece até engraçado falar de protagonismo nesse caso. Eu não poderia descrever a grandeza e nem irei me atrever, não tenho como transmitir de forma fidedigna, mas a nota é um indício.

Coadjuvante - 5
Tão importante na trajetória da personagem principal que são todos protagonistas, ela com memória particularmente surpreendente parece não deixar ninguém de fora.

História - 5
É extremamente pretensioso querer julgar a história de alguém que viveu o triplo da minha vida, mas estamos aqui para isso. A história é fantástica e começa lá nos seus bisavôs. Nesse caso, começamos em memórias do que ela ouviu falar em tempos distantes e segue separada em setores. No prólogo temos uma cronologia e no ato temos aspectos da sua vida separados e contados também de forma meticulosa, sempre traçando um paralelo entre sua vida, sua carreira, e seu momento histórico. Basicamente temos parte significativa da história do país na perspectiva de quem viveu e de forma intensa. A cereja do bolo, também temos a história de questões sociais de extrema importância sendo trazidas e escancaradas sob um ponto de vista objetivo, sem rodeios, mostrando um posicionamento bem estabelecido numa época tão difícil. Confesso que saber qual seria o seu posicionamento diante dessas questões me preocupava profundamente no início da leitura e foi uma grata surpresa poder compartilhar de pontos de vista tão sérios. No mais, uma história fantástica, de grande riqueza e que traz para debate questões a perder de vista.

Nota - 5+

Tempo de leitura
[ ] miojo
[ ] um filme
[ x ] uma série
[ ] infinito

Compreensão
[ ] dá para ler dormindo e entender tudo quando acordar
[ ] dá uma pra ler enquanto assiste TV
[ x ] requer atenção
[ ] requer material de apoio
[ ] só o autor entendeu (se pá)

Personagens
[ ] é um monólogo
[ ] meia dúzia
[ ] uma penca
[ ] enche um trem
[ x ] thanos temos um problema

Originalidade (não se aplica por motivos óbvios)
[ ] pode copiar só não faz igual
[ ] inspirado ou seria homenagem?
[ ] eu entendi a referência
[ ] original
[ ] pessoas irão copiar isso daqui para frente
Margô 04/07/2021minha estante
Que resenha brilhante! Prática, bem pontuada, e longe dos formatos bem acadêmicos que surgem por aqui...Vou providenciar esta obra o mais rápido possível!!! Obrigada pelo capricho!!!??

Myzlen1 04/07/2021minha estante
Muito obrigado! Eu achei super difícil porque simplesmente não sabia como avaliar. Fico muito feliz que tenha servido a função de esclarecer os principais pontos e mais uma vez muito obrigado pelo carinho ??

Margô 04/07/2021minha estante
Imagine...?????

Monique | @moniqueeoslivros 04/01/2022

Prólogo, Ato, Epílogo
{Leitura 40 - 2021}
Prólogo, Ato, Epílogo - Fernanda Montenegro

Meu último livro lido em 2021, e não poderia ter escolhido melhor. Tento sempre ler ao menos uma biografia por ano, para variar o gênero e descobrir histórias inspiradoras, preferencialmente de mulheres.

Nesse livro de memórias, Fernanda Montenegro conta um pouco sobre sua infância, sua família de imigrantes, e seu amor pela atuação no rádio, teatro, cinema e televisão.

Assim como uma árvore, no livro vem primeiro a base, as raízes familiares, o que não nos fica aparente mas o que sustenta tudo. Depois vem o tronco, a árvore em si. E o tronco de Fernanda é o teatro, é o Ato. Aliás, ao escolher esse título para seu livro de memórias, já fica clara essa junção da sua arte com sua vida. Depois vem o amor por Fernando Torres, os filhos e os prêmios recebidos - são os frutos.

Uma atriz extremamente a frente de seu tempo, que mostrou e mostra, ainda hoje, tudo o que uma mulher pode fazer. Com certeza, uma inspiração!

Rafaela.Maria 27/06/2021

Grandiosa!
Como é gigante essa obra! Iniciei a leitura como uma criança que nada sabe, caminhei na leitura como uma aprendiz e finalizei a obra com o sentimento de gratidão; pelas palavras, pelas histórias, pela vida que Fernanda compartilhou com o mundo.
Ainda com lágrima nos olhos, digo: Fernanda Montenegro, fora dos palcos Arlette, foi grandiosa! Merece palmas e mais palmas para o resto de sua vida.
Leitura memorável.

Ricarda Caiafa 10/04/2021

Uma verdadeira aula cultural
Esse livro superou minhas expectativas. Pois junto das muitas memórias pessoais de Fernanda Montenegro, pude fazer um verdadeiro passeio pelas memórias culturais do teatro, cinema e movimentos culturais do Brasil. E agora ao chegar ao fim dessa maravilhosa leitura percebo que realmente não tem como separar as memórias de Fernanda Montenegro sem mistura-las às memórias da cultura do Brasil. Estão intimamente e eternamente ligadas. Que seu Prólogo, Ato e Epílogo possa ser inspiração e transformação para muitas gerações! ??

João Paulo 18/02/2022

Um prato cheio para os fãs da Fernanda, do teatro e da teledramaturgia. O livro conta fatos da vida pessoal e profissional de uma das maiores atrizes viva brasileira. Excelente!

estantedajessica 04/05/2021

Prólogo, Ato, Epílogo, Memórias, Fernanda Montenegro.
Esse Livro é minha Bíblia do Teatro. Acabei de o eleger. Meu coração se derreteu todo em cada página e ainda estou em êxtase.

Cara Fernanda Montenegro, obrigada! Queria tanto ter a oportunidade de lhe agradecer por TUDO e por TANTO! Gostaria de ter a honra de um dia lhe encontrar, poder lhe dar uma abraço carinhoso e lhe dizer: MUITO OBRIGADA!

Por ser pioneira da Arte! Por nunca desistir da Arte! Por tanta humildade, caráter, elegância, talento, dignidade, esperança, força.

Esse Livro é uma obra de Arte. Repleto de dados históricos, do Brasil e da vida de Fernanda. É um bálsamo para os corações dos atores, atrizes, amantes da arte e afins.

Meu mês de Abril fecha-se com chave de Ouro, com a minha Rainha dos palcos.

Giovana 26/03/2024

Palmas pra mais esse espetáculo
Ler Fernanda foi como sentar e escutá-la falar, assim como deve ter sido de fato as entrevistas pra esse livro. Sim, ele foi escrito "tecnicamente" em conjunto com Marta Góes, através de entrevistas de 2016-2017, e posteriormente compiladas por Fernanda neste livro, durante 2017-2019.

O livro é dividido como o título propõe, em prólogo, ato e epílogo. Onde, no prólogo ela conta deliciosamente, a trajetória dos seus antepassados italianos e portugueses até o Brasil. Em Ato, explana detalhadamente o início de sua adolescência, passando por toda sua carreira, vida pessoal e história do teatro e TV brasileira, e culminando em Epílogo, onde faz uma pequena "conclusão" de sua vida, amor por Fernando e paixão pela vida cênica.

Como graduada em Artes Cênicas, digo que ler esse livro foi um deleite, um nostálgico e delicioso passeio por grandes nomes do teatro mundial que estudei e amei; pra quem também é ou já foi da área, vai amar. Mas assim como vi em uma resenha, concordo que talvez, para alguém que não seja do meio, fique levemente cansado de ler todos os detalhes, nomes e explicações de cada etapa de sua carreira. Ao mesmo tempo que é interessante saber, faz mais sentido se você souber quem e o que é o que ela está citando, entende?!

Fernanda é gigante, consagrada, interessante e fortíssima, e não ser ator não exime a beleza e emoção de ler esse livro. Apenas comece sabendo que ele é narrado de forma mais robusta e granular, bem detalhada. Como um exemplo: sabe aquela pessoa que em vez de contar "ontem saí com minha amiga", diz "ontem sai com aquela minha amiga, sabe? A de olho castanho, casada com fulana, que trabalha em tal lugar, que eu conheci em tal lugar, em tal ano" ahhaha, o livro é assim.

No mais, meu highlight fica pra parte sobre como nosso país cai nas garras da ditadura e como ela, seu eterno marido, Fernando, e amigos, levam as situações, que é riquíssima de ler!!! Esse livro vale cada página

Ricardo Tavares 28/01/2022

PRÓLOGO, ATO, EPÍLOGO: MEMÓRIAS
Resenha da Editora

No marco de seus noventa anos, as memórias de Fernanda Montenegro trazem o frescor de uma artista eternamente genial.

Em Prólogo, ato, epílogo, Fernanda Montenegro narra suas memórias numa prosa afetiva, cheia de inteligência e sensibilidade. Com sua voz inconfundível, ela coloca no papel a saga de seus antepassados lavradores portugueses, do lado paterno, e pastores sardos, do lado materno. Lidas hoje, são histórias que podem ?parecer um folhetim. Ou uma tragédia? ? gêneros que a atriz domina com maestria.
Na turma de jovens que circulavam pela rádio estava Fernando Torres, que ela reencontrou nos ensaios da peça Alegres canções na montanha, quando começaram a namorar. Fernando largou a Panair, Fernanda largou a Berlitz, e o casal se entregou de corpo e alma à arte, paixão de uma vida. Constituíram uma família e realizaram juntos um sem-número de peças, ao lado dos principais nomes do teatro brasileiro.
Em páginas de grande emoção, ela relembra os desafios de criar os filhos sobrevivendo como artistas; a busca permanente pela qualidade; a persistência combativa durante os anos de chumbo; a capacidade de constante reinvenção; o padecimento de Fernando; o inesperado sucesso internacional nos anos 1990; a crença na terra que acolheu seus antepassados imigrantes e a devoção por esse país.
Fernanda encarna o melhor do Brasil. Não surpreende que alguém que passou a vida memorizando textos tenha desenvolvido notável capacidade de rememorar com sutileza fatos ocorridos décadas atrás. A atriz que há anos encanta multidões em palcos e telas pelo mundo agora se mostra uma contadora de histórias de mão-cheia.

?Não estou romanceando. Tenho quase um século de vida, portanto posso dizer: ?Era no tempo do rei?.?

?Não se sabe o que mais admirar nela: se a excelência de atriz ou a consciência, que ela amadureceu, do papel do ator no mundo. Ela não se preocupa somente em elevar ao mais alto nível sua arte de representar, mas insiste igualmente em meditar sobre o sentido, a função, a dignidade, a expressão social da condição de ator em qualquer tempo e lugar.? ? Carlos Drummond de Andrade

MINHA OPINIÃO
Já li algumas biografias ao longo de minha breve vida de leitor assíduo. Não é o meu estilo preferido, porém, gosto de conhecer a vida de meus ídolos. Fernanda Montenegro é uma dessas pessoas que enchem nossos olhos de profunda admiração, por seu talento, sua garra, sua trajetória de vida.
Estou lendo há meses uma biografia de Frida Khalo e a leitura se arrasta desde novembro. Não foi escrita pela biografia da, embora contenha muitos relatos, cartas da própria Frida.
No entanto, o livro de memórias de Fernanda Montenegro é narrado por ela mesma e é gostoso de ler, a leitura flui e envolve o leitor. Embora tenha vivido quase o dobro do que Frida, a narrativa da nossa maravilhosa atriz é concisa e não menos rica em detalhes.
Amei ler essa biografia e me orgulho de ter essa maravilhosa atriz e pessoa na história do teatro brasileiro, da tv brasileira e como conterrânea, uma pessoa que valoriza seu povo e suas origens.
Prólogo, ato, epílogo: Memórias é uma biografia necessária, uma leitura que deve ser divulgada para mostrar o valor da arte dramática (leia-se "TEATRO"). VIVA A NOSSA FERNANDONA.

asaquebrada 22/04/2020

Obrigada, Fernanda Montenegro!
Primeira biografia que leio. Amei. É inspiradora, principalmente para artistas. Desromantiza uma porção de coisas. Fernanda revela sua resistência nesses muitos anos de artista bem vividos. Superações, desafios e reflexões. E também muito sobre a história do Brasil através dos olhos de uma artista que viveu marcos importantíssimos de nossa história. Muito aprendi nesta leitura, muito cresci. Obrigada, Fernanda Montenegro!

Gabi 13/03/2021

Sempre fui fã da atriz Fernanda Montenegro e quando saiu sua biografia não tive dúvidas que iria me surpreender com esta leitura. Que delicadeza ao narrar toda a sua trajetória, desde seus antepassados, imigrantes portugueses e italianos, que saíram de suas terras em embarcações rumo ao Brasil atrás de esperança e melhores condições de vida e tropeçaram em tantos desafios que em parte foram responsáveis por formar essa atriz que os brasileiros tanto amam.

Seus desafios pessoais em relação a sua jornada artística também me emocionaram bastante. Tanto quanto enxergar o pioneirismo nos teatros e tv de uma época em que o Brasil passava por uma revolução política que dificultava o trabalho dessa classe. Fernanda enfrentou muitos altos e baixos para realizar sua missão de ser atriz. O resultado desse trabalho nós enxergamos hoje, uma das atrizes mais respeitadas do nosso país. Vale a pena a leitura.

Paula 25/07/2022

Gostei
Confesso que esperava mais detalhes da vida cotidiana e de bastidores de trabalhos, mas gostei do livro.
Até a metade ele foi meio arrastado, mas depois fluiu.
Parece que estamos sentados ao lado da Fernanda nos contando suas memórias. Incrível como eu conseguia até escutar a voz dela contando as histórias