Cidade de Vidro

Paul Karasik
David Mazzucchelli

Resenhas - Cidade de Vidro

bardo 01/02/2023

Tendo feito essa leitura como recomendação de uma adaptação muito boa, se não uma das melhores, não poderia concordar mais. Iniciar a leitura dando uma pausa com o A Trilogia de Nova York para apreciar essa adaptação foi muito interessante, tanto pelo fato de estar com a história ainda em mente como por através dessa leitura pescar pontos que passaram batidos na leitura da obra original.
Por mais que a escrita do Paul Auster seja quase que hipnótica, nem tinha terminado o primeiro capítulo a história já tinha me capturado, a densidade de ideias que ele entrelaça é bastante grande e pode ser um tanto cansativa. Tal dificuldade é suavizada aqui pois os autores se ativeram ao essencial, o que não significa de forma alguma uma redução.
Impressiona como as ilustrações e designer da HQ conseguem remeter e ilustrar ideias da obra original, tornando-a um complemento muito bom, eu diria até que quase essencial. Cabe destacar o “final” de um dos personagens que é descrito de forma belíssima com recursos extremamente simples.
Aliás simplicidade é a palavra aqui, o traço em preto e branco casou perfeitamente com essa adaptação. Obra recomendadíssima; me pergunto se os autores chegaram a adaptar os outros dois contos da trilogia.

Rodrigo.Macedo 01/03/2024

Linda e melancólica
Daniel Quinn é um escritor solitário que mora num apartamento lúgubre de Nova York. Perdeu o filho e esposa e vive enclausurado por opção.

Num dado momento, perdido numa crise depressiva e existencial, Quinn decide encarnar um de seus personagens, um detetive.

A trama desenvolve-se focando na crise existencial do personagem. Em muitos momentos a insanidade e realidade deixam de ser ideias opostas para percorrer a narrativa de mãos dadas.

A solidão de Daniel Quinn é transmitida de forma profunda. Nos provoca uma tristeza ver a sua situação. A forma como desenho e texto se complementaram foi excepcional.

Num dado momento da narrativa, numa passagem que me marcou, o autor, literalmente, nos coloca dentro da cabeça dum personagem perturbado. As palavras saem da boca dele, a princípio, sem nexo, mas ao entrarmos em seu inconsciente as imagens complementam as falas como um quebra cabeça. E assim, é possível compreender, o quão traumatizado é o personagem.

Boa história, linda e melancólica. Recomendo!

Brunov 24/05/2017

Sino...
O início da trilogia de NY é só metade da história no livro todo; humano, porquanto narrado a princípio sem expectativa de 3ºs leitores, bem como na vida não nos preocupamos em enredar sentido às nossas ações até que sintamos o peso de seu fim podendo se aproximar.

A trama traz um mistério bem misterioso que fica suspenso nas aparências das aparências, daquelas que Auster sempre brinca, de ser e no significado metafísico em objetos. Pelo meio o autor brinca ou duvida da nossa inteligência metalinguando um pouco da técnica com a qual compõe tudo, ou talvez por, justamente acreditar nela, que espera que a gente percebe essa reprodução. Assim como acredita que o leitor sensível vai reparar em algo que comentei aqui. Isso, quando li me deixou em dúvida, até que refletindo percebi que sou sensível, pois me dei conta de que já havia dado conta do que ele revela intuitivamente.

Ah, tem uma loucura sobre reconstruir a sabedoria humana plena da ontologia a partir da reconstrução da linguagem original adâmica como um empreendimento presunçoso do, quem sabe, vilão.

E, a minha sinopse só faz sentido pra quem já leu. Sinto muito, sinta mais.

Andréia 20/10/2022

Livro com enredo alguns momentos desinteressante, básico, ficando bom no final; até mesmo porque o enredo não é o mais importante do livro. Narrativa de um detetive que não é detetive e se aventura por acaso nessa missão, abordando situações em que no final não sabemos se aconteceu ou não, imaginário ou não, Mas que valorizam a construção da personalidade do personagem principal.

Matheus.Lamec 08/12/2022

História Noir de qualidade!
Um livro de suspense que é bem diferente dos outros. A verdade é que esse livro faz parte da "trilogia de Nova York", um livro com 3 (novelas/contos?). Mas farei a "resenha" deles separadamente por que sim.
Tudo nesse livro lembra aqueles filmes Noir antigos. E a leitura apesar de ser bem fácil e rápida de ler, ao mesmo tempo é estranha e incompreensível em algumas partes. O final do livro eu fiquei sem entender muita coisa, mas isso não é algo ruim, apenas que eu sou burro e não serviria pra ser detetive.

Yuka 16/04/2023

Meu resumo seria: entendi foi nada hahaha mas vamos lá.
Daniel Quinn, ao atender um telefonema, tem certeza de que foi engano, quando do outro lado perguntam por Paul Auster, um detetive particular. Quinn, desconhece totalmente o nome, mas curioso, vai até o local onde a pessoa precisa dos seus serviços.
É um casal, os Stilman, que estão aflitos com a saída do pai do Stilman da prisão, que o casal tem certeza que o ex presidiário está atrás do filho.
Quinn é contratado para vigiar Stilman e não deixá-lo se aproximar do filho. Cada vez que ele o segue, Stilman percorre um caminho diferente, até que Quinn resolve se arriscar e se aproximar.
Por alguns dias eles conversam mas Stilman nunca reconhece Quinn do dia anterior e ele não sabe com certeza se é real ou um jogo do idoso.
Quinn então decide vigiar o hotel de Stilman e passa meses ali, inventado métodos de sobrevivência de modo que não precise se afastar de todo do local. Então finalmente ele descobre que foi tudo em vão...

Minhas divagações
Sei que faz parte de uma trilogia e que é baseada em uma HQ. Desconheço qualquer um dos dois e provavelmente isso tenha afetado minha compreensão da história. Também não sou do tipo que lê nas entrelinhas as mensagens ocultas e muito menos enxergo significados nas histórias.
Ou seja, o que entendi disso tudo foi que Quinn, um escritor de mistério, viveu sua própria história de mistério quando atendeu a ligação de Stilman. E se perdeu na investigação quando decidiu acampar em frente ao hotel de Stilman para vigiá-lo o tempo todo.
Quando precisou de dinheiro e finalmente foi falar com um conhecido, descobriu a verdade sobre o pagamento da senhora Stilman e sobre o que aconteceu com o idoso. A partir daí eu não entendi muito bem o final. Terminei super curiosa sobre os Stilman e triste por Quinn que perdeu tudo...
Enfim, me desculpem mas essa foi minha compreensão de uma história que parecia simples mas achei complexa no final.

Aproveitando conheça meu blog de resenhas e dicas Divagando Sempre
Divagandohojeesempre.blogspot.com