O Livro dos Sonhos

O Livro dos Sonhos Nina George

Resenhas - O Livro dos Sonhos

Ana 26/12/2023

Leitura fluida
O livro é bem escrito e a leitura é bem fluida.
É um livro que aborda perdas e descobertas.
Contudo, esse livro não me cativou muito. Acho que a forma da história não foi muito minha vibe de leitura. Não me apeguei aos personagens. Senti que em algumas partes a leitura se tornou lenta e cansativa.
Não funcionou para mim.

Adriana854 08/10/2023

Emocionante
Que livro lindo! Me emocionou da primeira a última página. Um livro sobre amor, perdas e morte. Adoro os livros da Nina George.

TÍTULO: O Livro Dos Sonhos

AUTORA: Nina George

TRADUÇÃO: Pete Rissatti

EDITORA: Record

SINOPSE EXTRAIDA DO SITE DA AMAZON: O livro dos sonhos conta a história do bretão ex-repórter de guerra Henri Skinner que, a caminho da escola do filho adolescente que até então não conhecia, é atropelado. Levado às pressas ao hospital, Henri paira em coma num mundo de sonhos, revivendo os momentos críticos do passado e o segredo que norteou sua atitude-padrão durante a vida: fugir.

Após o acidente, Sam - um menino sinestésico e prodígio (integrante da Mensa) de treze anos - passa horas junto ao leito do pai na UTI, todos os dias, à espera de um milagre. E é no hospital que ele conhece Eddie Tomlin, a ex-namorada de Henri que descobre ter sido designada por Henri em seu testamento vital como responsável pelas decisões médicas a serem tomadas enquanto ele estiver inconsciente, além de uma bailarina de doze anos chamada Madelyn Zeidler, também em coma e única sobrevivente do acidente de carro que matou sua família de Oxford. Enquanto esses quatro seres bem diferentes lutam - por esperança, por paciência, pela vida -, acabam unidos de forma indissociável, enfrentando juntos as forças arrebatadoras da perda e do primeiro amor.

Uma história verdadeiramente humana, protagonizada por personagens extremamente cativantes, que examina o que consideramos grave e doloroso em contraste com o que vemos como leve e irrisório, O livro dos sonhos é uma delicada contemplação da memória, da transitoriedade e da empatia, questionando com leveza e seriedade o que cada um de nós veria como realmente relevante na vida quando diante da morte.

Depois do sucesso estrondoso com A livraria mágica de Paris e O maravilhoso bistrô francês, neste novo livro Nina George explora o mundo misterioso entre a vida e a morte, a realidade e os sonhos, e aqueles breves instantes em que portas são abertas para caminhos completamente diferentes.

Andreia508 27/09/2023

Livro maravilhoso, fala de amor, medo, vida e morte. Personagens cativantes
Recomendo essa leitura e os outros livros da autora.

Nathally 11/09/2023

Surpreendente
Comprei esse livro na feira do livro aqui d minha cidade. Não foi pela história nem nada, mas pelo preço que estava mais acessível kkkk e tbm pq eu tinha a vaga lembrança de alguém me falando que era bom.

E realmente foi bom, fiquei tão curiosa e submersa na história e li mt mt rápido (até me surpreendi pq eu tava tentando conciliar a leitura com estudar pra prova kk).

Não vou dizer que é um dos melhores da vida, muito menos perfeito. Mas gostei bastante do livro trabalhar um pouco sobre o estado de coma, o inconsciente, as sensibilidades. São temas que me interessam e aqui no livro me deixaram ainda mais curiosa para descobrir o final.

Em suma, gostei muito dos personagem, em especial do Sam, da Eddie e da Maddie (mesmo não sabendo muito sobre ela).

O que me incomodou foi o fato do final ser extremamente corrido, parece que enrolou o livro inteiro pra no final em menos de duas páginas dar um desfecho. Realmente detestei isso, queria que fosse melhor elaborado queria que nos apresentassem melhor o relacionamento depois da maddie e do Sam. Queria saber como a Eddie ficou.

Jessi 13/08/2023

Não vou mentir que não dava nada pelo livro quando iniciei a leitura.
Procrastinei muito, demorei a terminar kkkk

Mas quando vc começa a se envolver na história, se apegar a alguns personagens e odiar outros com todas as suas forças, você esquece que esperava abandonar a história nos 5 primeiros capítulos.

O Samuel é de longe o tipo de pessoa que eu faria questão de ter como amigo, a visão que ele tem do mundo é diferente, é intrigante, e ver ele amadurecer nos 46 dias que a história se passa é sem dúvidas incrível. Não vou mentir que esperava um final diferente, e isso me revolta até a alma, mas este livro os farão refletir sobre a vida e a morte, sobre como as pessoas em coma se sentem e pelo que elas passam...

Quais a cores que vcs encheram o mundo ?
Pra vc as letras tem personalidade? Vcs sabiam que o "R" é agressivo e o "K" é secretamente racista ? Kkkkkk

Mona 30/07/2023

Arrebatador....
Simplesmente lindo, uma escrita poética, fluida, envolvente .....
Uma história para deixar o coração apertado.....

Amei....

Adriana 23/07/2023

O livro revela muitas das nossas angústias, medos, necessidade de enfrentamento do passado, presente e futuro. Vale a pena a leitura

Carol 11/02/2023

Eu decidi ler esse livro pq ele tava há uns 5 anos na estante parado
Eu não curto nina George,mas li pq só faltava esse dela pra terminar
Continuo com a minha opinião sobre a escrita: muitos detalhes exagerados, os personagens não me tocaram e eu não consegui focar na história
O tema morte é recorrente nos livros da nina e eu acho que é tratado de um jeito ruim, nunca superando a perda

Isa 22/09/2022

Emocionante
Esse livro mexeu tanto comigo, mas tanto, que eu tive que parar e voltar a ler depois de uns 3 meses (sem exagero). Falar sobre a morte é algo difícil, ainda mais quando é sobre quem mais amamos. Não é um livro fácil apesar da escrita ser maravilhosa e detalhada. Nina George nos faz estar presente de corpo e alma no ambiente e nas emoções.
Confesso que não gostei do final e me deixou muito agoniada. Poderia ter finalizado antes e ter sido menos enrolado. Enfim, vale a leitura!
Marina.Anicet 22/09/2022minha estante
???

DêlaMartins 19/09/2022

Conversando em sonhos
A narrativa gira em torno do processo de coma de Henri. Ele estava a caminho da escola do filho Sam para um evento de filhos e pais, quando vê uma menina se afogando, pula no Tâmisa, salva a menina, mas sofre um atropelamento. Sam, o filho que nunca conheceu o pai, é um pré-adolescente, sinestésico, bastante sensível e muito inteligente que passa a acompanhar a internação difícil do pai, visitando-o diariamente, mesmo sem o consentimento de sua mãe. Eddie, ex-namorada de Henri e que foi nomeada, sem saber, como representante dele em seu testamento vital, também passa a acompanhar o processo de coma, no hospital.

No mesmo hospital, está uma garota, Maddie, em coma, única sobrevivente de um acidente que matou toda sua família e não tem ninguém.

Eddie e Sam desenvolvem um relacionamento intenso, numa luta diária para trazer Henri de volta e acabam se envolvendo também na busca por Maddie. Sam e Eddie são os melhores personagens, sem dúvida. Interessante ver como Sam amadurece nesse processo e como Eddie, uma mulher bem sucedida, não se desliga de Henri e continua em busca do amor.

O livro é cheio de sonhos, lembranças e impressões / sensações por parte de Henri, Sam e Eddie. São muitas reflexões sobre o que poderia ter feito, principalmente no caso de Henri, que está no que a autora chama de "entre", um tempo ou lugar em que não se sabe se vai ou se fica. Sonhos que se cruzam, lembranças, vão nos contando um pouco de cada um deles.

Um bom livro, com reflexões e modos de ver a vida, a morte ou o "entre" bastante intensas, às vezes, tristes. Muitos momentos de esperança, tanto para Henri como para Maddie, principalmente do lado de Sam. Posições de médicos e, especialmente de uma enfermeira muito ligada à Maddie são conflitantes em alguns pontos e nos levam a colocar na balança o que realmente importa ou até onde a ciência conhece sobre o funcionamento do cérebro e das emoções humanas.

Gostei, embora em alguns momentos, os sonhos tenham me cansado um pouco.

Ana Le 25/07/2022

Admito que essa não foi minha leitura favorita. Comecei a ler pois achei a resenha interessante, mas infelizmente não foi meu estilo de leitura e não me prendeu muito. Demorei bastante para terminar de ler e só me senti envolvida no final. Esse livro é ótimo pra quem curte esse tipo de leitura.
gireginaa 25/07/2022minha estante
qual é o tipo de leitura?

Ana Le 25/07/2022minha estante
creio que esse livro tenha um ponto mais religioso, mais espirita, não sei dizer ao certo. mostra o ponto de vista de três pessoas em relação ao coma e a morte.

Marina.Anicet 21/05/2022

Que livro!!
Gente. Um livro que não dava nada. Falando sobre coma e sinestesia e do nada virou um livro maravilhoso.
É de uma sensibilidade incrível! Toda a forma que ela descreve é maravilhoso.
Tem momentos que tu precisava me segurar pra não chorar de fofura e felicidades. Outras de tristeza.
Foi incrível. Gostaria até de ter lido mais devagar.
Acabou cmg. Foi perfeito!

Angélica Patriano 18/04/2022

Chave de Ouro. Papa e papy Malo.
Henri, Eddie, Sam e Maddie. ??

Eu gosto muito da escrita de Nina George. Acho que os seus livros abordam uma temática muito realista; são personagens que você visualiza por aí, pessoas críveis de existência e com quem você poderia topar em seu caminho.

Henri é um francês da Bretanha, com um passado muito atordoante, tanto que, ao se mudar, ele abandona seu sobrenome e adota o Skinner. Iremos descobrir o grande trauma de Henri e sua recusa em dar os passos rumo ao que seria a decisão que traria maior felicidade para ele no decorrer do livro.
Eddie, que quando perdeu o seu pai perdeu seu mundo. Ela ainda sente muito sua falta, tem sua própria editora de livros distópicos e conheceu/está com um novo amor após a recusa de Henri frente a sua declaração de amor... isso há dois anos.
Sam, um adolescente criado por uma mãe superprotetora, sinestésico, e que contata o seu pai pela primeira vez através de uma carta, fazendo um convite para que o mesmo vá na escola no dia especial.
Maddie, uma bailarina muito feliz e vivaz que, durante o retorno das férias com sua família, foi a única a sobreviver ao acidente de carro.

Henri está indo para a escola do Sam, uma garotinha cai do barco de passeio, um carro passa pela rua.
A garota é salva por Henri, mas ele não chega à escola. Eddie é contatada por ser a responsável na apólice de seguro de Henri e o Sam quer ver o pai.

Leia de coração aberto, afinal, é Nina George em seu último livro sobre a temática Morte.
Caso sejas emotivo, tenha lenços ao seu lado.

Ninguém voltou de lá para nós dizer como é a transição, se há tempo para refletir o que foi feito e as possibilidades que deixamos passar, bem como seus resultados. Temos tanto medo que nos fechamos, tentamos fazer com que as coisas tenham sentido, mesmo quando não têm. Mantenhamos nossa crença e corações abertos, a vida é breve.

Respire fundo e embarque no barco dos Malos, vista a pulseira com as cores preferidas de Sam, fale sim com aquele que já se foi, mas que você por vezes sente.

Permita-se.