Os Segredos do Pai-Nosso

Os Segredos do Pai-Nosso Augusto Cury

Resenhas - Os Segredos do Pai-Nosso

1 | 2 | 3 | 4

Abner47 21/03/2024

"Os Segredos do Pai-Nosso: A Solidão de Deus", uma obra escrita por Augusto Cury, é como um abraço acolhedor para a alma, nos convidando a uma jornada íntima pela essência dessa oração tão conhecida. Como alguém que verdadeiramente se encantou com essa obra, é difícil expressar o quão profundamente ela ressoou em meu coração.

Cury nos guia delicadamente pelas palavras do Pai-Nosso, revelando seus segredos mais profundos e nos convidando a uma reflexão pessoal sobre seu significado. É como se ele estendesse a mão para nos acompanhar nessa jornada de autoconhecimento e espiritualidade, nos lembrando de que estamos todos conectados por essa prece universal.

Uma das coisas mais tocantes neste livro é a maneira como Cury nos convida a enxergar a solidão de Deus não como um abismo distante, mas como uma presença amorosa e acolhedora em nossas vidas. Ele nos lembra de que, mesmo nos momentos de maior desespero e dor, nunca estamos verdadeiramente sozinhos, pois Deus está sempre ao nosso lado, compartilhando nossas alegrias e nossas tristezas.

Além disso, "Os Segredos do Pai-Nosso" nos presenteia com uma análise cuidadosa da fé e da espiritualidade, nos desafiando a buscar uma conexão mais profunda com o divino em nosso dia a dia. Cury nos convida a abrir nossos corações para a presença amorosa de Deus e a encontrar conforto e esperança em sua infinita bondade.

Em resumo, "Os Segredos do Pai-Nosso: A Solidão de Deus" é uma obra que toca o coração e alimenta a alma, nos lembrando da beleza e da profundidade da oração mais simples e poderosa do cristianismo. Augusto Cury nos convida a uma jornada de autoconhecimento e espiritualidade, nos lembrando de que, no final das contas, o amor de Deus é o verdadeiro refúgio para nossa alma cansada. Recomendo este livro a todos aqueles que buscam conforto, esperança e inspiração em sua jornada espiritual.

Jô Paes 26/12/2023

Os segredos do pai nosso
Na minha perspectiva!eu esperava um pouco mais,o livro aborda questões bem intrigantes,que te faz refletir bastante.Porém,eu esperava ser um assunto mais religioso.

Carol - carollivros 17/12/2023

Cury convida...
Segui, vagarosa e paulatinamente, pensando e sentindo, como indicado pelo autor. Ele não afirma, apenas, algo. Ele dialoga, exemplifica, tras diferente pensamentos e filosofia, interpretando, distrinchando...
Superindico.

Carla.Parreira 27/10/2023

Os segredos do Pai-Nosso
Como é um assunto talhado em analise crítica e que formula um debate polêmico, irei transcrever apenas os trechos dos quais expõe idéias que entram em concordância com o que penso também. Eis um pouco: ??Pode-se usar qualquer teoria para explicar o mundo e a natureza ? do big-bang à teoria da evolução biológica -, mas nenhuma delas pode incluir o ?nada? ou o ?vácuo existencial? na origem. Em alguns momentos da cadeia de indagações, Deus ? ou o nome que se queira dar a ele ? tem de aparecer. Só não aparecerá se a seqüência de perguntas for interrompida, seja pelo ateísmo, pelo preconceito, seja, principalmente, pela dificuldade de expandir a arte da duvida e o mundo das idéias?
Para Jesus, cada pessoa, independente de sua raça ou cultura, era um artista existencial. Para ser justo com um artista não se pode avaliá-lo por uma obra isolada, mas pelo conjunto de suas criações. Jesus analisou o conjunto das obras de Judas. Sabia que ele não planejara a traição durante meses, por isso o preço que recebeu para trair seu mestre foi baixíssimo, o valor de um escravo. Um homem culto, da linhagem dos zelotes, não trairia o mais espetacular dos homens por preço tão desprezível? Jesus acolhei Judas, queria protegê-lo, mas Judas foi implacável consigo mesmo. Quando o sentimento de culpa é dosado, ele estimula a reflexão. Mas quando é intenso, como no caso desse discípulo, encarcera a emoção, aprisiona o eu, esmaga a auto-estima. Considerando-se o ultimo dos homens, Judas sentiu-se indigno de continuar sua historia. Suicidou-se?
Judas tinha sede de poder, Jesus tinha sede de amor. O discípulo decepcionou-se com o mestre, ambos pisaram o mesmo solo, mas viveram em mundos diferentes?
O resultado de todo o seu ensinamento foi excepcional. Como artífice da psique, elevou o padrão da humanidade de seus discípulos, levando-os a aprender, em primeiro lugar, que o ser humano que erra é mais importante do que os erros que comete. Em segundo, que a solidariedade só existe quando temos o direito de recomeçar tudo após falharmos e quando damos este mesmo direito ás pessoas que nos frustraram. Em terceiro lugar, que só há liberdade plena em um lugar ? dentro de nós mesmos -, e somos livres apenas quando a encontramos?
O Deus que aparece no discurso de Jesus é um pai que possui um rombo emocional que não pode ser solucionado com nenhum artifício emocional, nenhum tipo de poder, servidão ou adoração. A carência afetiva desse complexo Pai só pode ser resolvida se tiver filhos com uma personalidade tão complexa quanto a sua e que sejam capazes de interagir com Ele e construir uma rede de relacionamentos?
Quanto menos se conhece alguém, mais corremos o risco de construir a sua imagem de maneira distorcida, aumentando-a ou diminuindo-a. Através desse mecanismo, muitos carrascos viraram heróis ao longo da historia, e muitos heróis se transformaram em carrascos na mente das futuras gerações. Preenchemos a falta de elementos que definem a personalidade de uma pessoa com fantasias, imaginações, superstições. Por nunca terem visto, tocado e se relacionado com Deus sem barreiras e distancias, as pessoas das mais diversas culturas e religiões construíram no inconsciente coletivo uma imagem do Criador. Uma característica comum na construção dessa imagem para todas as religiões, incluindo as cristas, é que Ele é intocável, incompreensível, desprovido de necessidades. No entanto, a oração do Pai-Nosso mostra um Deus que possui uma fascinante necessidade psíquica. A necessidade de superar sua solidão?
Precisamos ter em mente que cada resposta é o começo de novas perguntas. Não existe resposta completa na psicologia, na filosofia e talvez em nenhuma outra área do conhecimento?
Nós não transformamos nossos pensamentos e fantasias em algo concreto, a não ser com planejamento e complexo trabalho motor. Um projeto pode demorar anos para ser realizado. Deus, ao que tudo indica, faz o que quer, quando quer, do jeito que quer, bastando liberar sua imaginação e seu desejo. Loucura? Para a ciência, sim. Mas Jesus indica que seu Pai não precisa dos princípios da ciência?
A solidão intrapsíquica é definida pela necessidade irrefreável de todo ser consciente de relacionar-se consigo mesmo. Ela estimula o autoconhecimento, as viagens interiores, a introspecção, a reflexão, a meditação, a correção de rotas, a superação de conflitos?
Aqueles que não estabelecem ricos diálogos interiores, ainda que intuitivamente, têm muito mais chances de serem infelizes, inflexíveis, auto-suficientes, ensimesmados. Levam para seus túmulos as características doentias de sua personalidade?
A parábola do filho pródigo revela um Pai que valoriza mais a pessoa que erra do que os erros que ela comete?
Quem não tiver um caso de amor consigo mesmo jamais amará as pessoas com quem se relaciona? Com argúcia sem precedentes, Jesus comentou que a ansiedade doentia, patológica, é originada principalmente por três grandes fenômenos: as preocupações existenciais, os pensamentos antecipatórios e a dificuldade de desenvolver a arte da contemplação do belo, de extrair prazer dos pequenos estímulos da rotina diária, como um abraço, um breve dialogo ou a imagem de um lírio do campo?
Ao declarar no primeiro mandamento ?amar a Deus sobre todas as coisas?, Ele grita sem medo: ?Preciso ser profundamente amado. Não tenho vergonha de reconhecer que preciso ser amado com um amor ardente. A humanidade pode achar que não preciso de nada. Mas tenho sede de amor??
Quando os índios se dobram com humildade e sinceridade diante de uma rocha ou do Sol, será que não são ouvidos por Deus? Quem pode afirmar que Deus não os escuta, não entende sua linguagem? Quando um africano de uma tribo primitiva se prostra diante das chamas do fogo, reverenciando-o com sinceridade, será que não é ouvido pelo Altíssimo?? Deus não prometeu uma existência sem desertos, mas ensinou que há um oásis nos escombros das dores. Não prometeu campos de flores, mas ensinou, através de Jesus, que há dignidade nos vales dos temores e esperança nos abismos das derrotas. Ensinou que a vida deve ser homenageada a cada momento como um espetáculo único?
Deus está além dos limites da física e por isso não pode ser provado a partir de nossa experiência de espaço e tempo. Desse modo, crê em Deus depende do fôlego da intuição e do paladar da fé, não da experiência da racionalidade?
Somos engessados, temos uma preocupação neurótica com nossa imagem social e com a opinião alheia. Jesus, não. Era espontâneo, solto, vibrante. Creio que o Deus que ele revelava tem as mesmas características. Tal Pai, tal filho?
O poder ilimitado do Deus da Bíblia encontra seus limites na ação humana. Ele não age se o ser humano não agir? Sofrer dias ou anos tem um peso enorme para os mortais, mas são frações de segundo perante o projeto eterno e inextinguível de Deus?
Apesar de sofrer, Deus deve proteger sua emoção e governar seus pensamentos num nível que desconhecemos. Caso contrario, não suportaria tanta dor na humanidade?
A oração de um miserável pode ter tanto ou mais valor do que a de um arquimilionário. A meditação de uma prostituta pode ser tanto ou mais penetrante do que a de um líder religioso. A suplica de um iletrado pode alçar vôo mais alto na mente desse enigmático Deus do que a do mais ilustre pensador??

Leticia 22/07/2023

ansiosamente um ao outro no pequeno parêntese do tempo.?

Deise.Maria 21/07/2023

Os segredos da oração
A oração do pai nosso não é só uma das orações mais conhecidas como tanbem a única oração modelo deixada por Jesus.Mas será que esta oração deve ser repetida ou Jesus nos ensinou como devemos orar ao pai? E que segredos ela abriga?
Nessa análise feita por Augusto descobrimos algumas lições vitais a cerca de Deus , sua existência e seu desejo de que a humanidade se aproxime dele . Cury nos faz refletir sobre a solidão de Deus, sobre a sua humildade em criar a humanidade e dar a ela livre árbitrio para conhecer a Ele , a vontade do pai em instalar um reino que os livre da tirania do mal, e o interesse especial de permitir que a humildade o conheça. É claro que Cury usa alguns termos e filosófias dentro do âmbito da psicologia afinal ele é um psicólogo que se voltou para Deus .Mas ele é bem fiel ao quesito fé ao analisar de forma pretensioso a mente de Deus. Parece desconfortável ao leitor quando ele usa sua ousadia ao fazer certos questionamentos sobre o comportamento de Deus mas quem de nós nunca se fez essws questionamentos??

emmeline_ 16/07/2023

"Deus e o ser humano são dois seres solitários que vivem no teatro da existência procurando ansiosamente um ao outro no pequeno parêntese do tempo..."

"Construímos cultura, ciência, política e economia, mas não sabemos alargar as fronteiras da inteligência para resolver nossos milenares conflitos intrapsíquicos e psicossociais. Uma crítica nos derrota, uma rejeição nos golpeia e uma decepção ainda furta a tranquilidade de muitos."

"Ele pode apreciar a existência de bilhões de planetas, pode admirar milhões de espécies da natureza, mas tem uma dramática necessidade psíquica de se relacionar e construir laços afetivos com os filhos."

"Deus não prometeu campos de flores, mas ensinou, através de Jesus, que há dignidade nos vales dos temo- res e esperança nos abismos das derrotas. Ensinou que a vida deve ser homenageada a cada momento como um espetáculo único."

"O ateísmo é uma forma de superar a solidão diante de um mundo inexplicável, é um desejo inconsciente de procurar Deus."

eu amo esse livro, já li umas 3 vezes e smp me toca dms... Nesse livro vc consegue entender melhor Deus, não só como um Deus todo poderoso mas sim como um pai que ama seus filhos e q muitas vezes sofre por eles!

Aline 11/03/2023

Os segredos do Pai-Nosso
"Somos a única espécie que exalta a liberdade e a única que é especialista em destruí-la. Há décadas temos condições de estancar a fome no mundo, mas o jogo de interesses beira o estinto selvagem. Sobram boas intenções, falta vontade política. Toda escolha implica perdas, mas quem está disposto a perder? Falamos com o mundo pelos celulares, mas não sabemos falar de nós mesmos, e o que é pior, nem com nós mesmos. Muitos percorrem o mundo, mas são forasteiros em suas próprias casas e com eles mesmos. Rejeitam a solidão, mas conhecem no máximo as camadas externas da sua personalidade. Abandonaram-se numa sociedade de solitários."

Em um trecho do livro o autor diz "Se o que estou escrevendo não é um delírio filosófico e psicológico, esse fato mudou a história." Devo dizer que esse livro nada mais é do que um delírio e ponto. Sempre digo que não vou ler mais nada do autor, porém acabo dando mais uma chance pra tentar entender porque tanta gente gosta. Contudo, pretendo parar por aqui. Há quem goste. Eu não gosto e vida que segue.

Emily 06/09/2022

Os impactos da solidão os mistérios do desejo de um íntimo relacionamento apontados na oração do Pai nosso. A proximidade entre o Deus pai e seus filhos, e os fatores psicológicos envolvidos nestes relacionamentos são assuntos abordados neste livro.
Algumas questões acerca dos pensamentos dos homens mais conhecidos da humanidade(filósofos) quanto a Deus, e um novo pensamento de Augusto Cury sobre tais ideias, além de teorias e técnicas da psicologia de Cury.
É bom!

juliazoratti 13/08/2022

Resenha
Muito bom! Achei extremamente interessante como o autor aborda com tanta delicadeza e realismo o assunto do livro, retratando Deus à sua maneira. Recomendo!

Aline 20/07/2022

Que interpretação
Mesmo para aqueles que não são religiosos, mas que não podem negar a passagem de Jesus por esse mundo, um livro que faz uma análise muito interessante. E para os que tem fé, um reforço àquilo em que acreditam.

Danielle M Tostes 12/04/2022

Gosto de como o Augusto Cury faz as suas análises porque segue caminhos diferentes do que estou acostumada, levando para uma análise mais filosófica e psicológica. Esse livro não é o que eu esperava de uma discussão sobre o pai-nosso, mas achei bem interessante.

Nesse primeiro livro, o autor trabalha a primeira parte do pai-nosso e mantém o foco na figura de Deus. Importante ressaltar que suas conclusões levam em consideração a semelhança que Deus deve ter com o ser humano. Acho que alguns pontos são um pouco controversos, mas curti bastante a leitura.

Ana 31/01/2022

"Pode haver um Deus sem filhos e um Criador sem filhos, cercado apenas por suas criaturas, mas não existe um pai sem filhos."

O autor traz um estudo psicólogo e filosófico da oração do Pai Nosso. Os argumentos apresentados são bem interessantes e te fazem refletir além da ótica da religião.

Sara.Leite 05/01/2022

Como Augusto Cury disse: nunca um texto tão pequeno foi tão revolucionário! Incrivel como o Pai Nosso é tão profundo. Augusto Cury explicou e nos fez refletir sobre isso muito bem.

Marlon.Batista 02/12/2021

Oração do pai nossa na Visão de um psiquiatra !
Um livro que não deve ser lido com uma pespectiva religiosa nem muito mesmo teológica. O autor trabalha dentro de um visão psicológica, e mostra alguns sentimentos humanos que envolve nessa oração ensinada por jesus, a figura que ele usa pra falar dos sentimentos e o próprio Deus, isso trás uma estranheza nós comentários humanizando Deus para qualquer pessoa que tem um relacionamento religioso com Deus. Por isso observo mais uma vez; não pode ler o livro com essa visão religiosa ou teologia, para não perder as lições psicológicas que o livro trás.

1 | 2 | 3 | 4