O Chalé No Fim do Mundo

O Chalé No Fim do Mundo Paul Tremblay

Resenhas - O Chalé do Fim do Mundo

edisik 14/06/2023

Que livro enrolado e mau desenvolvido. Vem simplesmente jogando absurdos e descrições só para dar mais páginas. A história não se sustenta em nenhum momento. E o final então, considero o pior que li esse ano.
c a r o l 16/06/2023minha estante
Que triste. Por ter gostado da adaptação até iria dar uma chance a esse livro. Mas pelo visto é melhor deixar pra lá hahah

edisik 16/06/2023minha estante
A nota média é de 2.9, mas teve gente que deu 4,5. Eu pelo menos sofri muito para ler. Achei muitooooo chatoooo.

Cris 31/12/2023minha estante
Achei sofrido e extremamente violento. Parece os livros de Raphael Montes. Eu gostei

Fernando Lafaiete 20/04/2020

O Chalé no Fim do Mundo: O melhor terror de 2019?
******************************NÃO contém spoiler******************************
Resenha postada originalmente em https://www.mundodasresenhas.com.br

Que escolha você faria se soubesse que o fim do mundo está próximo e que você pode salvá-lo desde que tome uma decisão aterradora de assassinar alguém? Uma escolha perturbadora que serve como ponta pé inicial de "O Chalé no Fim do Mundo" do autor Paul Tremblay, lançado em 2019 e vencedor do Bram Stoker Award daquele ano. Como um romance de terror, detentor de um prêmio conceituado e tendo vencido nada mais nada menos que "Outsider" de Stephen King, confesso que esperava muito mais de "O Chalé no Fim do Mundo".

Com uma ambientação que remete a filmes como "Os Estranhos" de 2008 dirigido por Bryan Bertino e "Nós" de Jordan Peele lançado em 2019, a obra de Tremblay nos apresenta uma família passando um tempo em um afastado chalé; sem internet, com apenas seus livros e diversões aleatórias como capturar gafanhotos. Tudo muda quando estranhos portando armas caseiras como foices, aparecem afirmando que precisam adentrar o chalé para que tenham a oportunidade de salvar o mundo. Do lado de dentro uma família assustada sem saber o que fazer. Do lado de fora, pessoas estranhas que fazem afirmações desconexas, que rondam o chalé e que ameaçam adentrá-lo. Com um início interessante, o terror de Paul Tremblay perde força ao apresentar diálogos repetitivos que não chegam a lugar nenhum.

Com diversas referências bíblicas e históricas, "O Chalé no Fim do Mundo" tenta a todo momento nos fazer refletir sobre os sofrimentos alheios e sofre a fé em um Deus que permite tais consternações, nos colocando frente a decisões ilógicas ao longo da vida. "Que tipo de Deus está fazendo tudo isso acontecer?"  - indaga um dos protagonista em determinado momento da narrativa. O desenvolvimento precário dos personagens e dos diversos temas inseridos, transformam o suposto melhor terror de 2019 em uma obra indigesta.

Não posso negar que há alguns momentos interessantes, com sequencias tensas e bem escritas dignas do gênero. Entretanto, o autor parece não saber como sustentar o suspense de sua própria obra, construindo uma narrativa que oscila a todo momento, levando a uma história que caminha para um desfecho confuso, que tenta deixar uma mensagem de união e esperança, mas que só contribui para toda a confusão que é este livro.  Ao terminar de ler "O Chalé no Fim do Mundo", só conseguia pensar: "Quais critérios utilizaram para elegê-lo o melhor romance de terror do ano?"

Sem explicações, com infinitas tentativas de se consolidar como terror, com escolhas equivocadas por parte do autor e com um final decepcionante, o livro da vez é mais um que entra em minha pilha de livros a não se indicar. Gostei de pouquíssimos momentos, não consegui me apegar aos personagens e achei tudo deveras superficial. Todavia,  não posso dizer que me sinto completamente decepcionado. Diante de tantas críticas negativas, esperava algo muito pior do que de fato foi. Já li coisas muito piores e sem sentido que conseguem superar com facilidade o terrorzinho de Paul Tremblay ("A Febre" e "Piano Vermelho" mandam lembranças!). E fica a grande questão... "O Chalé no Fim do Mundo" mereceu ganhar o Bram Stoker Award? Ainda preciso dizer algo mais sobre o que penso a respeito?

PS. O prêmio Bram Stoker sempre premia os livros do ano anterior.
ROBERTO468 20/04/2020minha estante
POXA, comecei a ler a resenha e pensei, meu Deus, vou amar esse livro, mas pelo jeito não é tão legal, ainda me sinto curioso e tentado a ler, adoro livros que mesclam o real com metáforas e analogias, sabe, livros que me faz criar teorias e mais teorias.

ROBERTO468 20/04/2020minha estante
obs: Gosto bastante do filme Nós e Os estranhos, devido a isso me sinto tentado a ler, mesmo que seja ruim kkkk

Flávia Pasqualin 20/04/2020minha estante
Eu gostei da parte que os visitantes chegam portando suas ferramentas, mas no geral a história não sai do lugar, né?

Fernando Lafaiete 20/04/2020minha estante
Então Junior... pode ser que você goste. Eu também adoro os filmes que eu citei; mas esse livro é muito fraquinho.

Fernando Lafaiete 20/04/2020minha estante
Pois é Flávia... eu gostei de algumas partes. O começo é legal e me deixou tenso. Gosto bastante desse clima de pessoas estranhas ameaçando pessoas que ficam presas dentro de casa. Mas é como você falou... a história não sai do lugar. É tudo muito repetitivo e o final eu achei uma baboseira. Me deu a impressão que nem o autor sabia as respostas pras questões que ele colocou no livro.

Flávia Pasqualin 22/04/2020minha estante
Exatamente essa impressão, Fernando. Parece que tinha um número x de páginas para entregar e preencheu com umas coisas bobas pra encher linguiça. Não é um livro horrível, mas também não é bom.

frankistner 03/05/2020minha estante
Nossa, enrolado e confuso demais...

Fernando Lafaiete 03/05/2020minha estante
Bota enrolado nisso Frankistner. E que final ruinzinho!!

Karine 11/02/2022minha estante
História horrível.

Fernando Lafaiete 13/02/2022minha estante
Então Karine, até hoje lembro desse livro como uma grande decepção. Realmente não o indico.

Adriana 06/12/2022minha estante
Valeu pela resenha. Tenho tanta coisa pra ler que, ultimamente, tenho selecionado bem minhas leituras. Sua resenha me deu a sensação de que não vou me arrepender se ele for pra lista dos "talvez um dia".

Lucia.Ferreira 09/04/2023minha estante
Até agora, em abril, foi meu pior livro lido. Não pelo final sem pe nem cabeça, mas por prometer tanto e não entregar nada. Teve algumas cenas tensas, mas pra que?? Um livro que não diz a que veio. Neu primeiro do autor e já me decepcionei.

mirella galdino 10/07/2021

Ruim não é...
A minha motivação inicial para ler ?Um Chalé no Fim do Mundo? se deve ao fato do livro ter ganhado o Bram Stoker Awards 2018, a maior premiação literária do gênero terror/suspense. É um livro estranho, mas muito bom. É curto, um pouco menos de 250 páginas, mas ele tem uma atmosfera tão carregada que a leitura rende. As primeiras 80 páginas do livro remetem ao filme clássico cult ?Violência Gratuita? até que um plot twist muda o rumo da história consideravelmente. O único elemento do livro que não gostei se refere ao principal antagonista, o Leonard, pois é impossível dissocia-lo do protagonista da animação ?Detona Ralph?. Para quem viu o desenho, o Leonard causa uma estranheza que funciona como anticlímax.

Bruno Malini 23/10/2023

Ok, e aí? É só isso?
Tem um enredo que promete muito, mas que termina com a sensação de que entregou menos do que podia.

Heytor Vieira 25/02/2023

Eu acho que o grande desafio do autor nesse livro é fazer você acreditar que as vítimas em algum momento podem acreditar, realmente, no que dizem os seus captores. Achei que faltou esse poder de convencimento para com o leitor. Acho que faltou um pano de fundo aí para a seita, isso deles se encontrarem e decidirem fazer o que estão fazendo ficou meio solto para mim. Mas eu curto muito isso o tema de paranoia, fim do mundo e curti a leitura.

Jaque @blogmalucadoslivros 18/03/2021

O chalé no fim do mundo
Sempre li críticas maravilhosas sobre a escrita do Paul Tremblay e como fã de suspense, eu não poderia deixar de conhecer a escrita dele. Mas não acho que comecei pelo livro certo e me decepcionei.

A PREMISSA:
Wen é uma garotinha chinesa de sete anos que passava férias em um chalé afastado com seus pais Andrew e Eric, até que quatro pessoas estranhas invadiram o chalé, armadas e alegando que o apocalipse está prestes a acontecer e só a família de Wen poderia evitar o fim do mundo.

Mas para evitar o apocalipse eles teriam que fazer algo terrível. Caso contrário coisas piores vão acontecer não só com Wen e sua família, como para toda a humanidade.

O QUE EU ACHEI:
O chalé no fim do mundo aborda o fanatismo religioso e homossexualidade em um cenário apocalíptico. Tudo isso foi o que me chamou atenção neste livro, além do suspense é claro, mas infelizmente achei que o autor se perdeu e acabou deixando a trama cheia de altos e baixos.

O livro termina com um final aberto e isso até não seria um problema pra mim, se não fosse o fato de que muitos pontos no livro ficaram sem respostas. Além disso, muitas vezes senti que o autor usou cenas de violência gratuita e sem sentido apenas para prender o leitor. Mas estas cenas não foram bem trabalhadas o que me frustou ainda mais.

Enfim, O chalé no fim do mundo é um suspense que tinha tudo para ser incrível mas deixou a desejar, senti falta de um bom desenvolvimento dos personagens, da história e do enredo.

Mas a escrita do autor é fluida e pode ser uma leitura que agrade alguns fãs de suspense (principalmente se você não se importa com finais abertos). E que nos faz refletir sobre fanatismo religioso.

site: https://www.instagram.com/p/CMk_e2ZjmCG/

Leonardo.Heffer 26/02/2023

Lu o livro depois de ver o filme. E sinceramente, achei o filme mais crível do que o livro.

A história começa interessante, porém a vivacidade e personalidade de cada personagem não ficou tão clara pra mim no livro quanto ficou no filme.

Outro ponto são falas extensas em determinados momentos do livro que são simplesmente totalmente fora da realidade - não que o livro já não seja bem fora da realidade, mas é possível fazer algo parecer real, mesmo nas situações mais insólitas.

E o final, pra mim foi terrível.
Emillymacedo 26/02/2023minha estante
Tava com vontade de ler esse por causa do filme. Mas depois disso desisti kkkkk

turtleGraciosa 27/02/2023minha estante
leia pela experiência, é legal ver a diferença do final, mas ele é meio chatinho ?

ROBERTO468 19/08/2020

Não busque respostas
Me faltam palavras para descrever o quanto eu amei essa narrativa.
O autor aborda toda uma discussão sobre religião, e até que ponto o homem vai a favor da sua fé., defendendo o que acredita.
A intolerância com o outro também é algo bem explorado.
Não acredito que o livro seja sobre encontrar respostas no final.
E se....
E se eles estivessem certos a respeito do fim do mundo ?
E se o sacrifício realmente fosse válido ?
Que Deus seria esse ?
Acho que existem perguntas que não precisam de respostas, essa é a proposta do autor, ele não quer te dar tudo nas entrelinhas, mas usa de artifícios que te faça buscar as suas próprias respostas.
E o livro se encerra com um final que te deixa angustiado. Mas ele cumpre o propósito.
O banho de sangue no livro foi algo inesperado, realmente eu não estava pronto para todas as mortes, fiquei chocado com tudo que ele narra e tece. Cenas extremamente bem escritas de suspense e ação, que faz o gênero valer a pena.
E no final você responde as suas próprias perguntas, baseadas em tudo que o autor te oferece.
Douglas14 20/03/2023minha estante
Falou tudo o que eu tava pensando,
a falta de respostas é justamente o que faz esse livro tão bom, uma pena que a grande maioria das pessoas não pensam q nem a gnt...

Jess 05/07/2022

Diferente de qualquer coisa que eu havia imaginado
Ao ler a sinopse desse livro, eu fiquei super interessada em saber qual seria o desfecho?
Mas a sinopse não me ofereceu nem uma breve noção do que esperar?

Agora que acabei o livro, tenho a impressão que essa leitura vai além da minha capacidade intelectual, e terminei ele sem saber se de fato entendi o que a história quer passar ?

Alexandre 18/04/2020

Um bom suspense
Leitura recomendada, a trama mantém nosso interesse elevado do início ao fim!

Pepe12 19/02/2023

Li muito rápido. O tema é instigante, apocalipse, paranoia, quem está certo ou errado. Me lembrou muito um episódio de uma série que não sei qual é de antologia de terror e que se passava em uma caverna. Decidi ler o livro antes de ver o filme e espero que ele tenha amarrado melhor alguns conceitos que achei meio vagos no livro. Os personagens também poderiam ser melhor aprofundados. Isso de uma seita poderia ser algo mais grandiloquente, mais louco. Ainda assim gostei, valeu a leitura.

Elton 28/02/2022

Confuso
Apesar de bem escrito e quase poético, a história é confusa e recai em situações angustiantes mas cansativas. Chega a um ponto em que você torce pra acabar logo porque não aguenta mais a embromação. Mesmo assim, é um livro tenso e inquietante, com um plot muito bem bolado embora mal desenvolvido.

Tita 01/05/2021

Não gostei!
Não gostei da história
Não gostei dos personagens
Não gostei de nada
A história e sem pé nem cabeça! Bj