Cleo

Cleo Helen Brown

Resenhas - Cleo

Alexandre Marchito 30/05/2012

Cleo é encantadora.
Realmente a gatinha encanta.
Sempre que virava uma página ficava correndo os olhos para ver se iria encontrar no nome dela.

Infelizmente a autora “peca”, "fala mais sobre ela, sua família e sua ‘gata’”.

A Rainha do Nilo, fica em segundo plano em muitos capítulos.

Mas mostra com seu rom-rom quem é o personagem inesquecível.

Frases no início de cada capítulo são maravilhosas.

Recomendo “A Odisseia de Homero” de Gwen Cooper.
A história de um gato preto e cego.
Imagina o que fariam os dois juntos!

- - - - - - - Frases - - - - - - - -

A escolha
É o gato que escolhe seu dono, e não o contrário.

Um nome
Só existe um nome apropriado para um gato: SUA MAJESTADE..

A intrusa
Um gato não aparece a convite.
Ele surge quando necessário.

A deusa
A gata é uma sacerdotisa vestindo um casaco de pele.

O toque de uma pata às vezes é mais eficiente que uma aspirina.
Renata CCS 01/09/2014minha estante
Igualzinha a minha Bel. Adoro gatos pretos!
Gostei da resenha.

vsc bibliotecária 12/12/2014minha estante
Sua resenha me lembrou o livro "Dewey: um gato entre livros", que desisti da leitura pq a autora ficou mais presa em falar da situação da cidade de Iowa do que do gato. Não o achei encantador e, infelizmente, abandonei a leitura, por mais que Dewey tenha sido um gato encantador.

Vanessa 28/05/2012

Cleo
Muita choradeira no início, muita choradeira no final e boas gargalhadas no decorrer da história!
Super recomendo!!!
Para aqueles, q assim como eu, são amantes de gatos.
E também para aqueles q não gostam ou não são chegados em gatos (por puro preconceito) sem nunca ter convivido com um, como era o caso da família narrada no livro, e esta qdo se permitiu conhecer e ser amado por um felino, ficou totalmente encantada e apaixonada!! :D

Suzy 24/09/2020

Maravilhoso!!
Esse livro é emocionante, a história é linda, uma mulher que passou por um sofrimento mas com a ajuda da cleo conseguiu se reerguer. Da pra ver isso num ponto onde ela ia tomar um remédio e a gata "interfiriu" e a cleo dando um trabalho danado e a Dona começou a mexer seus pauzinhos. A história em si ela é bem triste, mas quando você vê o decorrer da história tu vai ficando feliz junto com a autora kkkkk e o livro me mudou um pouco também, comecei a ter um "sentimento" e "solidariedade" com os animais.

kmilabk 02/01/2016

Quando peguei o livro Cleo na mão, na casa da minha irmã mês passado, fiquei na dúvida se iniciava a leitura ou não, confesso que pensei “aposto que essa mulher resolveu escrever um livro só porque o do Bob fez sucesso”. Mas aí o subtítulo me chamou atenção “A História de Uma Gata Sapeca Que Ajudou a Curar Uma Família”, e aí me convenceu hahaha.

A história de Helen Brown, autora do livro, me cativou muito e a Cleo deve ter sido uma gata realmente especial. No livro ela narra uns 30 anos da vida dela e da família, desde alguns anos antes de a gata entrar na vida deles, mas todo esse pedaço “a mais” de história serve para dar todo o contexto de tudo que aconteceu com ela, os filhos e o marido.

A autora nunca foi chegada a gatos, preferia cachorros, tanto que eles tinham uma Golden Retriever chamada Rata, mas quando conheceram a Cleo na casa de uma vizinha, ficaram encantados, mesmo ela sendo a mais “raquítica” da ninhada. O filho mais velho de Helen, Sam, que faria aniversário em breve, pediu para ficar com a gatinha – única que ainda não havia sido adotada – como presente de aniversário e ela não conseguiu negar. Mas eles teriam que esperar até os gatinhos desmamarem para levar pra casa.

Um tempo depois disso a vida deles vira de cabeça para baixo e uma tragédia acontece na família. A morte precoce de Sam desestrutura a vida deles, tanto de Helen, como de Rob e Steve. Até que um dia, em meio a grande triste que assolava a casa da família, alguém bate na porta. Era a vizinha entregando a gatinha, presente de aniversário de 9 anos de Sam.

De início Helen pensou em não ficar mais com a gata, afinal, ela seria um presente de aniversário para Sam e ele estava morto, porque ela, que não era chegada a gatos ficaria com uma gata? Mas quando viu a reação de seu outro filho, Rob, não conseguiu dizer que não queria mais a gata e resolveu fazer um teste, ficaria com ela por um dia e depois devolveria para a vizinha. Até porque seu marido também não gostava muito de gatos, e na época ele estava fora, pois trabalhava algumas semanas do mês no mar.

E foi assim que a Cleo entrou na vida deles, meio sem querer, meio indesejada e foi ficando e cativando cada vez mais pessoas, não só a família, mas todos os amigos que eles fizeram a partir da adoção de Cleo. No decorrer da história ela vai contando como a gatinha ajudou a curar as feridas deixadas pela morte do filho, como ela conseguiu fazer com que eles voltassem a sorrir e criassem coragem para seguir em frente.

Eu achei a história muito linda e tocante, principalmente pelas perdas de Helen, mas mais ainda em como uma simples gata conseguiu mudar tudo. Eles poderiam simplesmente ter se afundado em uma depressão profunda e desistir, mas com as peripécias de um filhote, conseguiram ver esperança e uma luz no fim do túnel.

Ela conta como foi ter a presença de Cleo em cada momento que passaram em suas vidas, como ela ajudou a superar os outros problemas que eles tiveram e outras perdas também. A ligação que a gata tinha tanto com Helen, mas principalmente com Rob é linda e não tem como não se emocionar.

Cleo viveu quase 24 anos, o que na época era considerado quase que um milagre. Ok, a história não é tão velha assim, mas segundo os veterinários que ela visitou, a gata deveria ter morrido muitos anos antes, mas não, estava lá, firme e forte ajudando a família em cada empreitada que precisaram enfrentar.

Esse é um daqueles livros que te faz rir e te faz chorar. Gostei muito da leitura. Então se você é apaixonado por gatos, ou gosta de ler história com animais, com certeza vai se encantar com esse livro também.

site: http://apenasimagine.com.br/resenha-cleo/

Limão 25/02/2012

Delicado
É um livro leve que trata da morte de uma forma delicada. O modo como a autora descreve as açoes de cleo faz eu querer ter um gatinho para mim!Achei que ia morrer de chorar, mas muitas vezes me vi rindo com as divertidas situações entre cleo e a família.
kmilabk 01/01/2016minha estante
Adote! Nada melhor do que um gatinho em casa

Vandy 16/07/2014

[...] escalando para chegar ao céu só para aterrissar de volta na terra com uma queda.
A vida é um aeroporto de idas e vindas, das quais não cabe a nós escolher a hora de chegada ou de partida, somos carregados pela vida tentando sobreviver aos descasos do destino.
Cléo é tão fascinante quanto qualquer gato (e não venha me dizer que não gosta de gatos). Não há nada mais fascinante que sua superioridade, sua autoconfiança, sua dedicação, sua individualidade, sua determinação, seu poder de perdão e sua força. Só quem tem a graça de viver um romance com um felino sabe dessa cumplicidade da qual falo.
Como a Hellen mesma diz, não escolhemos o gato com o qual viveremos somos escolhidos por ele, temos somente a obrigação de aceitar.

[...] o tempo nunca é nosso, mas emprestado. A vida de qualquer um pode mudar irrevogavelmente a qualquer momento.

Rosana 27/06/2016

Comovente
A historia comovente de uma gatinha que viveu os seus 23 anos de vida trazendo alegria e paz a uma família.

Harmoní 04/08/2020

Linda história
O livro conta como uma gata compreendia tudo que sua família precisava, se manteve junto e amando eles, mesmo quando a família não tinha tanta certeza se poderia seguir em frente.
Uma linda história de superação.