Autos e Farsas de Gil Vicente

Autos e Farsas de Gil Vicente Gil Vicente

Resenhas - Autos e Farsas

André 06/12/2021

Ainda não sei porque eu li esse livro
Não, isso não quer dizer que o livro foi ruim, muito pelo contrário, me tirou de uma mini ressaca literária que eu tive. Eu falo isso porque esse foi um daqueles livros que se compra no impulso e quando se vê, já se leu.

Pra quem não sabe, Gil Vicente foi um dos fundadores da literatura portuguesa. Ficou famosissimo por causa de suas peças e aqui nesse livro estão compiladas 5 delas.

Com certeza, "O Auto da Barca do Inferno" foi a melhor peça do livro, e não é a toa que é a peça mais famosa do Gil. Teve uma ou duas que foram um pouco mais arrastadas, mas as outras compensaram esse entrave.

Ana Monique Souza 05/05/2023

Atual
Ah o teatro vicentino! A humanidade não melhora! Hahaha

Desde aquele tempo o português era preconceituoso, xenófobo, machista, corrupto... Deixou a pior herança cultural possível no Brasil.

booksdalaus 26/02/2024

Autos e farsas de Gil Vicente (Clássicos Melhoramentos)
Sagaz observador, Gil Vicente criou tipos sociais capazes de nos fazer rir e refletir, ao mesmo tempo. Nesta coleta?nea, voce? vai encontrar autos e farsas bastante representativas da obra vicentina: Auto da barca do Inferno, Auto da alma, Farsa de Inês Pereira, Auto da Índia e O velho da horta. Prepare-se para descobrir que, mesmo quase cinco se?culos depois, muita coisa ainda soa bastante familiar...

Caesar 22/04/2020

Clássico da dramaturgia portuguesa
Coletânea de autos e farsas de Gil Vicente, considerado o pai da dramaturgia portuguesa. O destaque vai para o Auto da barca do inferno.

Rafael 21/06/2020

Auto da barca da tempo.
Uma vez embarcado nessa nau do tempo a diversão será garantida e quando não regada de emoção. As histórias retratam uma época e guardam consigo as sementes que desabrochariam numa das línguas mais belas e faladas no mundo, a Língua Portuguesa. Gil Vicente, nos coloca no centro do pensamento da sociedade portuguesa nos chamados; Autos e Farsas. Destaco; o ''Auto da barca do inferno'', o belíssimo e tocante ''Auto da Alma'' e a hilária farsa, ''O velho da horta''. Essa obra é necessária e importantíssima para a completude do entendimento da Língua Portuguesa.

Alice 23/02/2023

Autos e farsas...
Li por indicação do professor de literatura e... nada mau.
Bom para tais quesitos de repertório de literatura, porém, por não ser meus estilo de leitura (esse livro em específico, e outros de mesmo padrão) não aproveitei muito a leitura. Com isso, é relevante pontuar que a diagramação desta versão não está das melhores.
Mediano.

1BOOK4LIFE 28/03/2017

Um compilado de respeito
O dramaturgo português Gil Vicente criou tipos sociais capazes de fazer rir e refletir ao mesmo tempo. Eles estão presentes nesta coletânea e farão o leitor entender porque, mesmo depois de quase cinco séculos, os personagens continuam tão atuais. Um livro infanto-juvenil e ideal para estudantes a partir do Ensino Fundamental II.

site: https://1book4life.com/

Crowe 10/05/2020

Um olhar sobre a sociedade do passado e atual sem filtros!
Uma obra que te deixa simplesmente extasiado. O livro possuí uma reunião de autos e farsas de Gil Vicente, contendo obras consagradas como o auto da barca do inferno e a farsa de Inês Pereira. Sendo a primeira simplesmente um raio X sobre o caráter humano, sem nenhuma piedade Gil expõe a malícia, hipocrisia, ganância e os desvios morais de membros da sociedade do passado, mas sua análise é tão genial que podemos encontrar exemplos e observar esses mesmos sujeitos que foram catalogados por Vicente a mais de meio milênio! É impossível ler este livro e não se pegar sorrindo no meio da leitura com a identificação do que podemos observar ainda nos dias de hoje, nos levando obrigatoriamente a infeliz conclusão de que a conduta e o caráter humano mudou muito pouco(se não piorou) em 500 anos.

Larissa.Guimaraes 29/12/2022

Gil Vicente sempre genial, um prazer ler e apreciar seus autos e farsas, mesmo que por obrigação e de forma teórica, A farsa de Inês pereira me conquistou de forma rápida, assim como o Auto da Índia