Autobiografia

Autobiografia José Luis Peixoto

Resenhas - Autobiografia

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Maria.Neves 06/02/2024

Um livro muito bem escrito. Estilo muito bonito.
Uma estória muito bem pensada.
E eu não gostei!
Achei chato.
Não me apeguei a nenhum personagem.
Ficava desatenta ao ler e ao mesmo tempo ficava admirada com alguns trechos super bem escritos.
Não me estendi!
Mas não gostei mesmo!

Nelda 17/01/2024

Jogo de narrativas
O livro é um intrincado jogo de personagens reais e ficcionais onde o leitor exerce um papel fundamental. A narrativa percorre a vida de José Saramago - transformado em personagem - e de um escritor simples envolvido nas dificuldades de escrever, de nome José. O narrador muda as histórias e o tempo, porém, todas elas estão ligadas à literatura de Saramago. Achei interessante a proposta de aliar personagens de livros com pessoas reais.

Caroline Vital 28/11/2023

Lido em 2019
Virou favorito. Achei genial, diferente de tudo que já havia lido. Um presente para fãs de Saramago. Super diferente, dá aquele nozinho na cabeça. O tipo de livro que leria várias vezes.

Andrea Janaina 29/10/2023

Um pouco cansativo
Não gosto de dizer que o livro é chato ou ruim, porque cada um tem um estilo diferente.

Mas o que posso dizer é que achei um pouco cansativo até quase o final. Nos 4 últimos capítulos melhora um pouco porque começa a entender toda a trama. Fica beeeem melhor.

Ah e tem muitas palavras no português de Portugal, mas não achei difícil de ler.

Biblioteca Álvaro Guerra 07/08/2023

Neste intrépido romance, José Luís Peixoto tem a ousadia de transformar em personagem ninguém menos que José Saramago. Num movimento circular, que brinca todo o tempo com a ideia de ficção e realidade, um jovem autor em início de carreira tem a missão de escrever a biografia de seu mestre, um dos maiores escritores da língua portuguesa.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9786559212798

Patresio.Camilo 26/07/2023

TUDO PARA SER UM GRANDE LIVRO, MAS FOI UM TÉDIO
Autobiografia veio com uma proposta interessante, um livro metafísico ou metaliterário, sei lá, que conta os encontros e desencontros entre dois Josés, um jovem escritor que fica encarregado de escrever a biografia de Saramago.
Creio que como grande maioria, fiquei muito empolgado, principalmente em se ter um livro que envolvia a ficção e a pessoa de Saramago.
Personagens com nomes tirados das obras de Saramago, mega interessante.
Histórias e personagens secundários muito bons (para mim até melhor que a história principal).
E para por aí.
Um livro truncado, uma estória principal que não envolve, dramas que não emocionam, e mesmo fazendo referências à obra do Saramago, uma pitada de ironia, ainda assim, a leitura não empolga.
Talvez seja eu que criei muita expectativa sobre a leitura, principalmente por ter comprado uma edição da Tag que é primorosa, mas enfim, muito barulho por nada.
Sei que é chato escrever resenhas assim, e pode ser que alguns venham falar que não entendi o livro, mas sim eu entendi o livro, e apesar dos faniquitos gerais, eu o achei chato e tedioso, com exceção dos episódios envolvendo o personagem Bartolomeu.
Enfim, espero que outras opiniões (sinceras) sejam melhores que a minha, e que outros tenham uma experiência melhor que eu tive.

ToniBooks 07/06/2023

Obra tautológica
Leitura truncada e hermética. Toda obra literária merece respeito, mas eu estaria mentindo se não dissesse que esse foi um dos piores livros que já li. Tanto é que só perdi o meu tempo até 50% da obra, o resto, pra ser sincero, nem li. Contudo me acho no direito de registrar como lido, para não correr o risco de me auto-flagelar lendo-o novamente. É uma autoficção que deixa o leitor confuso quanto ao narrador. Em certos momentos, não se sabe quem está falando. Talvez para o autor esse livro faça sentido; para mim, bulhufas.
Lucs 08/06/2023minha estante
Putz, é muito ruim quando pegamos um livro e nos damos conta que não é pra gente. Teve um bem falado até por aqui que detestei também e pro meu azar tinha mais de 900 páginas. Li com todo ódio do meu coração kkkkkk!

Séia 16/04/2023

Autobiografia
Imagina o seu eu do passado venerando o seu eu do futuro?! Achei brilhante a escrita de José Luis Peixoto, a forma como usou intertextualidade e metalinguagem. Usando as palavras da minha amiga sobre a capa o quanto revela sobre essa leitura:
"Essa capa revela que o autor utiliza trechos de obras de outro(s) autor(es) para compor a sua, "passeando" de forma tênue entre autobiografia e autoficção."

Vanessa 22/02/2023

Nossa, mas como foi dificil e arrastada essa leitura. A ideia de uma biografia dentro de uma autobiografia era até interessante, mas ficou muito confuso. O guia de leitura dentro da revista ajudou um pouco.

Vitor Hugo 14/08/2022

Metaliteratura

JOSÉ Luís Peixoto narra a história de JOSÉ que é encarregado de escrever uma biografia do genial escritor português JOSÉ Saramago. Não por acaso, há um entrelaçamento de JOSÉ escritor, JOSÉ personagem, SARAMAGO, escritor, SARAMAGO, personagem. Enfim, uma verdadeira metaliteratura muito bem construída, que já está evidente desde o título: biografia, autobiografia ou romance? Como diz JOSÉ (qual deles?), um texto ficcional de cariz biográfico. RECOMENDO, principalmente para quem, como eu, é assíduo leitor de Saramago.

@acumuladoradelivros 22/07/2022

Uma leitura muito interessante, no começo é instigante querer saber o segredo, mas uma vez que a gente descobre ele, fico meio que só é isso não tem explicação, o que acredito que possa ser o ponto inclusive, não deixar nada explicado. Mas não posso mentir em dizer que não achei insuficiente o que foi posto, queria saber mais.

dieipi 14/06/2022

o melhor livro de metaliteratura que já li
Quem precisa de explicações que as procure.
Sim, mas há um problema.
Há muito mais do que apenas um problema, já lhe disse.
Sim, mas há um problema agora que me preocupa mais do que qualquer outro.
Qual?
Como posso saber se eu sou eu ou eu?
Não pode saber, nunca saberá.

notas minhas: "pode-se viver aqui?" pergunta no seu íntimo José, escrito por José, que é escrito por José. "pode-se." respondo eu, que não me chamo josé.

1 | 2 | 3 | 4 | 5