Star Wars: Balance Point

Star Wars: Balance Point Kathy Tyers

Resenhas - Star Wars: Balance Point

Clara / Adhara 22/06/2023

4.5/5

Releitura após mais de 10 anos.

Definitivamente o melhor da série até o momento.

Depois de duas séries que dividiram o núcleo principal dos personagens, finalmente temos todos reunidos num livro só. A questão dos refugiados continua em alta e vemos todos tendo que lidar com as consequências do ocorrido em Centerpoint Station.

A relação Mara e Anakin está incrível nesse livro. Ela muito preocupada com o fato de ele ser bom demais e muito novo, com medo de isso se tornar arrogância... O cuidado que ela tem em guiar o sobrinho é maravilhoso.

Jacen continua no seu modo filósofo mas depois de Centerpoint, está mais radicalizado. Houveram momentos em que eu só queria entrar no livro e dá uns tapas da cara dele mandando ele deixar de frescura. Felizmente, o Luke faz quase isso em certo momento kkkkk. A cena do Jacen pensando "I'd be a good healer." me quebrou demais.

A pobre da Jaina tá só o caco nesse livro depois de ter tido que ejetar do X-Wing logo no prólogo. Ela tá praticamente cega, estressada e ninguém consegue contatar a Leia pra dizer o que rolou com a filha. Quando elas finalmente se reencontram, conflitos emergem. A relação entre as duas é complicada e eu adorei a Mara dando o seu ponto de vista também.

Han e Leia finalmente tão resolvendo a crise do casamento. Leia workholic e Han se afogando no luto não foi uma boa combinação mas ver eles se resolvendo aquece demais o coração.

Mas a melhor parte desse livro é de longe o relacionamento Luke e Mara. Estava com medo de um dos meus ships favoritos desse universo não se sustentar mas nas mãos de um autor decente, é ouro. Finalmente um autor que sabe escrever a Mara e não a trata como a Mary Sue extremamente sexy que alguns autores fingem que ela é. A exploração da maternidade e do medo dela são reais demais e Luke sempre do lado dela o tempo inteiro... A fofura deles acaba comigo. E saber que temos Ben Skywalker no forninho... Vem aí um pirralho icônico.

O conflito com os Vong está cada vez mais intenso e agora que eles decidiram focar nos jedi... Só vem tiro, porrada e bomba pela frente.

Enfim, um livro incrível cujo único defeito mesmo é o Hutt insuportável. A caracterização dos personagens é o ponto forte mas o enredo também é bem desenvolvido.