O caderno rosa de Lori Lamby

O caderno rosa de Lori Lamby Hilda Hilst

Resenhas - o caderno rosa de lory lamby

Geovanna.Cookie 03/01/2024

Um surto
Já faz muitos anos que eu li esse livro e não lembro exatamente o que motivou tal leitura, provavelmente buscando ler mais livros nacionais.

Porém, foi uma leitura muito estranha, já tinha tinha acesso a histórias que retratavam pedofilia (Hoje sou Alice e No Coração da Floresta) contudo eram sempre demonstrando a horrível violência que é para a criança. A escritora romantizou o ponto de vista de Lori, no fim descobrimos que foi tudo imaginação.

Não sei se recomendo a leitura, não entendi o objetivo desse livro.

nick 01/01/2024

É uma obra polêmica, perturbadora, capaz de chocar qualquer um antes mesmo de chegar ao final e ver o plot. Eu não tenho gatilho algum com o assunto abordado, mas é uma leitura que precisa de pausas para respirar e engolir o seco ao decidir continuar, porque ela é como diversos soco no estômago e infelizmente não gostei tanto da forma com que Hilda abordou os assuntos aqui. É doentio, é grotesco, assusta, alerta? com certeza é o objetivo/ sentimento que a obra deseja passar.

Helto0 14/11/2023

Precisava mesmo?
Dizem que esse romance critica o mercado editorial de livros. Ok, acredito 100% nisso, mas precisava mesmo criticar dessa forma?
Tinha tantos jeitos de ser repulsiva sem tocar nesse tema tão sério de uma forma tão... fetichista? Sexualizada? Sei lá, o que sei é que esse livro é um prato cheio pros ped@7iL0s!
A mensagem não justifica o absurdo na obra.

Felipe 12/11/2023

O final é engraçado.
IMPORTANTE saber o contexto por trás do livro antes de ler. A leitura é difícil, justamente por causa do conteúdo, e acho que é bem difícil alguém gostar dele se pegar pra ler "por acaso".

Ah, e sim: o final é engraçado.

Danielle 01/11/2023

Revirei toda a Internet e quase nao tem material sobre esse livro na Internet, isso é tão triste! Eu tenho tantas teorias e pensamentos.
Claramente um dos livros mais nojentos e baixos que eu ja li, me revirou o estômago me deixou doente. Eu acho que nao conseguiría reler. Eu tenho tantas perguntas sem respostas.
Acredito que as vontades e desejos da autora (é meu primero contato com ela) foram atendidos e Hilda me parece realmente uma autora engenhosa ousada e a frente do seu tempo.
Agora, eu nao entendo quem diz que nao tirou nada desse livro, apesar de achar que nem todos os livros temos que tirar algo, sao tantas críticas ácidas a nossa realidade, a realidade das crianças, ao mundo literario, ao ser humano, a televisão e etc... ela parecia zangada querendo falar mal de tudo e todos. (Nao falo isso em um mau sentido).

A partir de agora possíveis Spoilers, cuidado:

Spoiler

Fiquei pensando, meu deus, sera que tem alguma chance desse livro ser inspirado em lolita? Como se Lori fosse a filha do escritor de Lolita?
Tem muitos nomes de escritores nesse livro, entao lori tinha acesso a biblioteca do pai. Isso me pegou forte.
Nao sei se foi real, invenção de lori ou o que seja. E esse final aberto deu "a graça" do livro.

Suzane6 28/10/2023

Bem tosco
Sinceramente não vi profundidade nenhuma no livro, nem na tentativa de falar sobre um tema seríssimo.

Milena12 16/09/2023

O caderno rosa
É engraçado e tem uma surpresa. Minha primeira leitura da Hilst (já sabia da sua fama), mas não estava preparada para o susto.

Beatriz 13/09/2023

Que livre pesado, causa um desconforto extremo ler os relatos de Lori, não dá nem para sonhar com uma criança escrevendo aquelas cenas, não mesmo. É pura e simplesmente pornografia, não gostei, não acho que da para tirar ?lições? dele, não da nem pra pensar mto a respeito, pra não enlouquecer.

Viviana Mendonça 30/07/2023

Estou perplexa
Não sei o que dizer desse livro, estou perplexa.
Mas é uma obra que li para o debate no clube de leitura. E precisarei de explicações para entender o que de fato aconteceu com o Lori.

É uma história que te enoja, mas que chama atenção.

Day 27/07/2023

Descrições terríveis!
Pior livro que já li em toda a minha vida!
É a história de uma criança de 8 anos que se prostitui para ganhar dinheiro e "comprar as coisas lindas que ela vê na televisão".
As descrições de tudo são muito terríveis e esdrúxulas. Li muito pela curiosidade que um amigo que indicou despertou em mim, mas é uma leitura muito pesada, triste, chocante, e me sinto mal em dar mais que meia estrela, não por que a escrita é ruim, mas pelas barbaridades... Não sei nem mais o que dizer a respeito desse livro... É simplismente bem pesado, e o plot não me comprou.
manuella.rosasilva 27/07/2023minha estante
gente, que criança de oito anos é essa que tem essa mentalidade?

Day 18/09/2023minha estante
Terrível né? Só lendo pra TENTAR entender, mas é muito difícil, não comprei a história não. Por isso dei apenas 1 estrela.

08/12/2022

Esquisito? Difícil de digerir? Final interessante? Não sei o que pensar... Claramente não é pra qualquer um.

Adriana1161 23/05/2022

Inquietante
Que livro inquietante! Socorro!
Impossível não se incomodar com ele.
Eu sabia que Hilda Hilst era a "vovó da sacanagem", mas não imaginava que fosse algo tão explícito.
Interessante também, que faz uma crítica ao mercado editorial.
Mas gostei do final!