Arquivo X - 02

Arquivo X - 02 Les Martin

Resenhas - Arquivo X - 2 Quando A Noite Cai

Curuma 13/04/2022

Intenso
Leitura rápida, fiel e bem intensa, pra quem gosta do tema e da série é realmente muito bom. Alguns pontos do livro são diferentes da série.

Elaine | @naneverso 07/05/2021

Uma boa evolução em relação ao primeiro
Surpreendentemente, continuo gostando muito. Ainda apresenta pontos sexistas, mas, como eu disse sobre o primeiro, temos de nos lembrar que os anos 90 não foram exatamente um exemplo em qualquer área. As notas completamente desnecessárias do editor me fizeram descobrir que o Harrison Ford não foi para a guerra do Vietnã por escolha própria e que as sequoias vivem até 4.000 anos. Um vídeo mais completo deve sair no meu canal (Naneverso e Prosa) na semana que vem.

MizukaYoshino 01/04/2022

Novamente adorei ter lido mais um capítulo!
Eu tô adorando o fato de que a leitura é tão interessante quanto a série e consegue se aprofundar um pouquinho mais na experiência dos personagens durante todo o ocorrido.

O que eu não sabia era que os livros dão pulos entre episódios, sendo que somente o 1 e o 2 são durante a primeira temporada. É algo legal pois assim quem for apenas ler os livros vai ter a oportunidade de ver até onde os dois agentes foram.

Josie 09/11/2022

Perfeito e muita nostalgia! Estou amando ler essas histórias, são bem fiéis aos episódios. São leituras super rápidas, recomendo principalmente para quem ama a serie. Esse é um dos meus episódios favoritos.

Daniel.Freitas 06/09/2021

Previsível
Insetos alienígenas , dois agentes do FBI um que acredita em Ovnis e uma que é lógica e racional. Previsível. Mas graças a esse livro sei o que é ecoterrorismo.

Dear_poirot 31/03/2022

Nostálgico para quem assistiu a série, mas...
História:

?Este livro é a novelização do episódio 20 da primeira temporada do programa. Para quem não conhece o Arquivo X foi uma série de sucesso nos anos 90 que mesclava investigação policial e influência política com eventos sobrenaturais/alienígenas/inexplicáveis. Os personagens principais são os agentes Mulder e Scully. Mulder quando criança presenciou o traumatizante sequestro de sua irmã, sem memórias sobre esse evento, sujeitou-se a hipinose e regressão para tentar recordar e durante essas sessões obteve memórias de que sua irmã havia sido abduzida por ETs, o colocando assim em uma caçada por fatos e evidências de sua existência e tentativa de reencontrar a irmã. Esta caçada fez com que se colocasse voluntariamente no Arquivo X, um departamento do FBI para casos sem solução. Dana Scully a segunda protagonista é uma médica e cientista do FBI que foi escalada para acompanhar Mulder pois alguém no governo está preocupado com as verdades obscuras que ele pode estar se aproximando.

?Neste livro todos os lenhadores de uma floresta no estado de Washington desapareceram sem deixar rastros. Mulder resolveu investigar isso após descobrir que 50 anos atrás o mesmo episódio acontecera. Chegando ao local, o que parecia ser uma disputa entre a madeireira e ambientalistas que passou do ponto, se mostrou ser algo mais macabro após encontrarem no topo de uma árvore um casulo com uma ossada humana dentro.

?Este é um livro rápido de se ler pois foi escrito como literatura infanto juvenil. Focando somente na ação para manter a estória envolvente, não desenvolvendo nem um pouco os personagens secundários, que ficam restritos á esteriótipos. A relação entre Mulder e Scully que também é o ponto alto da série, aqui, fica muito superficial. É um livro bem nostálgico para quem viu a série, mas quem nunca assistiu não terá uma experiência legal.

Escritor:

?Les Martin é um escritor americano de 87 anos que ficou conhecido por fazer novelizações de Arquivo X e Indiana Jones.

Edição:

?- Está coleção de novelizações da série de TV Arquivo X foi lançada entre 95 e 97 pela editora Caras. São sempre livros bem simples com cerca de 100 páginas cada, lançados para serem vendidos em bancas de forma avulsa ou como brinde ao se pagar um pouco a mais pela revista.

Ana 05/08/2021

Esse episódio dos insetos é muito bom, cara. Tem alguns momentos do ship que eu adoro. Aliás, eu amo quando Mulder e Scully ficam presos em algum lugar, principalmente quando estão a mercê da natureza.

Ps. Sofro como a Gillian ficou minúscula naquele casaco azul/lilás... sei lá a cor hahaha muito bom.

Chel.Sousa 28/11/2010

Quando a Noite Cai
Mulder e Scully são chamados quando os lenhadores de uma remota floresta do Pacífico noroeste desaparecem misteriosamente, uma graxa misteriosa cobrindo tudo.

Eu tenho que admitir, fiquei com medinho desse.

kethlyn 05/07/2021

Leitura Rápida
Um conto razoável para passar o tempo, sem grande enredo ou narrativa surpreendente, é bom o suficiente para se distrair como uma leitura rápida.

Inlectus 18/04/2009

É bom.
Estória boa, para uma leitura de fim de tarde.

Amanda 21/12/2023

Feito para os fãs
A leitura é bem tranquila é rapida. Esse episódio em especial não era tão iconico na série, portanto a história também não é das mais marcantes (como o primeiro ep também adaptado para os livros). Vale a leitura para quem gosta de Sci-fi e mistério

Ezequias 18/03/2013

A primeira "fisgada" na leitura!
É por isso que eu gosto muito do Skoob, que me permite lembrar de pérolas como este livreto do Arquivo X, que eu li quando eu tinha uns 12 anos.

Essa serie causou grande impacto na minha vida, seja direta, seja indiretamente.

Mas enfim, me lembro bem este livro. Temos nosso casal de detetives favoritos (a cética médica e o "crente", que quer acreditar), investigando um caso numa floresta fechada.

Me lembro bastante de ficar entusiasmado com a leitura, aflito com a situação apresentada, foi um dos primeiros livros que me fisgaram completamente e conseguiram minha atenção de imediato.

Lembro que ainda li outros livros dessa série... acho que li todos os dez. Não eram grandes. Nem me lembro das outras histórias (somente deste e do livro do cara que hiberna).

Enfim, esta não é bem uma resenha do livro. Não lembro se verdadeiramente ele era uma boa obra literária. Mas que me divertiu e me prendeu, ah sim.

Laura 30/06/2016

Nâo conseguia parar de ler!
Sculy e Mulder foram em uma floresta investigar o misterioso desaparecimento de lenhadores. Eu não conseguia parar de ler. Achei a história ótima, muito envolvente e a cada linha eu ficava mais aflita querendo saber o que iria acontecer. Quando você acha que as coisas vão começar a dar certo, acontece mais alguma coisa pra atrapalhar. Adorei! Achei o melhor livro da série!

Gracieli 10/02/2021

Vale a leitura
Achei esse um pouquinho chato com relação ao livro 1, mas ainda assim é Arquivo X.
Vale a leitura.