A mentira

A mentira Nelson Rodrigues

Resenhas - A Mentira

Gabriela.Andrade 17/03/2024

Me surpreendi pq n achei que fosse gostar do livro!

Gostei, e mostra como é importante estarmos lúcidos antes de tomar qualquer decisão

rodrigo963 14/03/2024

Desafio 2024: cujo autor já morreu.
Nelson Rodrigues é o autor do livro “A mentira” que foi publicado no ano de 1953. O livro é uma obra que representa as mazelas das famílias cariocas no século passado. Os eventos recorrentes são apresentados através de um texto singular que mescla no estilo de peça teatral e texto comum, sendo uma representatividade das tragédias gregas no solo brasileiro.

O enredo e o desenvolvimento dessa drama familiar gira em torno de uma menina de 14 anos chamada Lúcia, no início do livro, ela e sua família recebem a notícia de uma gravidez inesperada. A partir desta premissa começam as confusões, desejos proibidos, intrigas, dúvidas e surgem os questionamentos sobre os prováveis responsáveis pela paternidade da criança que serão revelados no decorrer do livro ou não.

A leitura é acessível, rápido e fácil compreensão dos eventos ocorridos. Os primeiros capítulos não conseguiram despertar minha curiosidade, ou seja, não conseguiram chamar minha atenção com relação aos problemas das personagens. Os finais, a partir do capítulo 9, tiveram todo impulso necessário em despertar minha curiosidade, dessa forma, os finais foram empolgantes, envolventes e reveladores.

São apresentados diferentes temas que estão relacionados ao contexto de hipocrisia familiar, assim temos um livro ideal para fazer discussões e debate sobre as consequências provocada no efeito dominó em “a mentira”.

spoiler:
A mentira é uma grande mentira.
E como toda mentira, ela têm consequências.

luna 04/01/2024

Minha primeira leitura do tenebroso nelson rodrigues, e com certeza não vai ser a última.
sou uma eterna apaixonada por reviravoltas e desdobramentos absurdos em tramas simples, reconheço a falta de nexo em quase tudo mas entendo como liberdade poética!
a mentira é perfeito em ser polêmico, genial, trágico e cômico. é um retrato caricato mas cirúrgico da família tradicional e do quão sexualmente transtornada, reprimida e desequilibrada ela é. perfeito!

alissa! 25/11/2023

Nelson, orgulho da Psicanálise
Nelson Rodrigues desmitifica a família tradicional brasileira expondo a moralidade ilusória/falsa presente nas tais. Nelson revela a podridão que ultrapassa o inconsciente para o consciente dos desejos humanos. Retrata a loucura e a violência, complexidade das relações familiares denunciando a hipocrisia da sociedade burguesa oitocentista, as consequências traumáticas da família patriarcal, a sexualização da mulher e como o autoritarismo gera mentiras as quais os personagens tentam esconde-las mas quando se deparam com a revelação da verdade acabam se aproximando da loucura

Lúcia de 14 anos, filha preferida de Doutor Maciel, um homem extremamente machista, conservador, violento e autoritário, engravida. Porém Lucia apresenta que nunca se relacionou com ninguém. A obra segue com essa dualidade da mentira e da verdade expondo durante a história as profundezas da natureza humana e as facetas ocultas da sociedade, assim como os desejos reprimidos.

Samara 02/10/2023

Em "A Mentira", Nelson Rodrigues se debruça sobre as profundezas da alma humana e as complexidades das relações familiares, temas recorrentes em sua obra. O romance, inicialmente apresentado como folhetim, captura o leitor em uma teia de segredos e revelações. A gravidez inesperada da jovem Lúcia serve como catalisador para expor as fissuras e máscaras de uma família aparentemente harmoniosa.

Rodrigues, com sua capacidade ímpar de escrutinar a sociedade carioca, constrói um retrato cru e perturbador do Rio de Janeiro dos anos 1950. Ele vai além dos acontecimentos superficiais e mergulha nas psiques de seus personagens, mostrando como desejos reprimidos e traumas não resolvidos podem corroer as relações mais íntimas.

O patriarcado e a repressão sexual, representados pela figura do pai e pela situação de Lúcia, são elementos-chave da narrativa. Rodrigues explora como as convenções sociais podem sufocar a verdade e como as mentiras, mesmo aquelas contadas com as melhores intenções, podem ter consequências devastadoras.

Ao final, "A Mentira" não é apenas uma história sobre segredos familiares, mas um estudo profundo sobre a natureza humana e as facetas ocultas da sociedade. É um testemunho do talento de Nelson Rodrigues em capturar a essência do drama humano, tornando esta obra um marco indispensável na literatura brasileira.

nini 28/08/2023

??
Um breve resumo da experiência de leitura: a todo instante uma nova informação é dada que torna todas as anteriores questionáveis e você só pode ter certeza do que é verdade ou não no final.

Essa obra é extremamente teatral, fiquei a todo instante imaginando uma peça. Odiosa ao ponto de todos os personagens serem extremamente detestáveis, alguns até de forma criminosa, tudo feito de forma claramente proposital pelo autor.

Pesquisei sobre o autor assim que acabei de ler e vi que ele não foi por muito tempo uma pessoa boa, mas então vi também que ele se arrependeu e tentou redimir-se, não anulando seus defeitos nem compensando o que já havia feito, mas acho que o suficiente pra que eu não me preocupe ao avaliar positivamente a obra.

revisabewss 10/08/2023

Uma novela das 6 regada a machismo, núcleo familiar que por fora aparenta ser perfeito mas por dentro é tóxico, relações abusivas e pedofilia.

Emilly878 03/08/2023

Tragédia grega na sociedade carioca!
Texto completamente envolvente, e o melhor: você não sabe de nada até a última página. Leitura de tirar o fôlego para ler em uma sentada!

Migueld'mac 26/07/2023

Queria ter lido no lançamento
Suspense/mistério/comédia depressiva BR incrível, com personagens mt bem definidos e marcantes, mesmo sendo curtinho, retrato belíssimo da classe média branca cristã. Depois das primeiras 15 páginas vc fica preso na história e da pra ler numa tacada só, lerei mais Nelson Rodrigues com ctz

jessica.guabiraba 21/07/2023

A mentira
Eu estou amando o surto coletivo da #barbiemovie , melhor/maior jogada de marketing da história, parabéns aos envolvidos #barbie ?
E é claro que não ia deixar isso passar em branco, preferi passar em rosa mesmo hehehe
"A mentira" de Nelson Rodrigues é um folhetim cheio de Plot Twist bem novela mexicana, eu amooo!!! A obra conta a história de Lúcia, filha caçula com uma diferença de 15 anos entre a última irmã, ela é nitidamente a preferida do pai, Dr. Maciel. Sua mãe, Dona Ana, é uma típica esposa dos anos 50, que cuida de todas as filhas, netos e genros de forma carinhosa, bem diferente do seu esposo. Ele é rude e coloca medo em todo mundo, menos em Lúcia que o coloca no bolso sempre que pode. Ela só tem 14 anos e é atrevida (para o modelo da época), linda e cheia de vida. Até que um dia é levada ao médico e aí começa toda a confusão, a família toda se destrói e tudo vira um caos, é eita atrás de eita. Claro que é preciso falar sobre a s3xu4liz4çã0 de uma menina de 14 anos, parece que todos os homens (todos mesmo, inclusive o "pai") daquela casa a desejam e isso é assustador, mas claro que soa como uma crítica a sociedade carioca da época e por isso o enredo finda em algumas tragédias que poderiam ter sido evitadas se houvesse um diálogo coerente. É um livro curto e linguagem fácil, impossível não ler até o fim sem parar.

Marlonbsan 27/06/2023

A Mentira
Lúcia tem quatorze anos, após ir ao médico é descoberto algo que fará com que mude tudo em sua família.

O livro é narrado em terceira pessoa e acompanhamos, basicamente, a família de Lúcia. A linguagem é simples e oscila entre momentos mais densos e mais fluídos.

Esse é o segundo livro que leio do autor e fica claro o estilo de narrativa, assim como também a peculiaridade dos personagens e temas que são tratados.

Com certeza há absurdos, principalmente analisando os fatos e atitudes que ocorrem durante o livro com a visão dos dias atuais, mas que são parte do contexto histórico, além, é claro, da função de causar impacto e falar sobre os assuntos, a estrutura familiar, a hipocrisia, etc.

As peculiaridades vão além da história em si, já que há trocas de nomes dos personagens no meio do livro, que foi lançado originalmente no formato de folhetim, e isso causa uma certa graça. Essa edição da Harper Collins indica os momentos que ocorrem essas trocas.

Quanto à história, a narrativa busca introduzir o mistério, além de mostrar a face humana de sua pior forma na busca de interesses próprios e brinca com os aspectos familiares, conservadorismo e de relacionamento entre os personagens.

Fellipemota31 14/05/2023

Que livro complicado? pedofilia paira por tida a historia? sem nunca ficar explícito. Foi uma leitura bastante desconfortável. Não disse ruim?

verAnica54 17/04/2023

Livro rapidinho, quis terminar tudo de uma vez então li em uma hora. eu sei q é de 1950 por aí, mas não deixa de ser problemático, todos os personagens-principalmente masculinos- são péssimos e a única que salva é a dona ana