Almas insones

Almas insones J. Brandão

Resenhas - Almas insones

Mila 17/04/2020

Sem palavras
Quantas armaguras guardamos ao longo da nossa vida? Quantos traumas não superados não cultivamos? Quantas feridas mal saradas não mantemos em nossas vidas?

Todos nós, ao longo dos nossos dias, vamos sendo bombardeados e atacados, cada vez mais. Isso já nos é comum. O que importa mesmo é como reagimos a tudo isso?

Essa história realmente me tocou, não somente pela forma poética em que foi escrita, mas pelas personagens que parecem tão similares em suas perdas e, ao mesmo tempo, tão diferentes em suas formas de reagir.

Ao longo desse livro, nos simpatizamos com a dor e a perda da personagem principal, a qual sequer sabemos seu nome. Mas não é necessário. Somente por suas perdas conseguimos nos conectar à ela. Afinal, todos nós temos nossas cicatrizes?

Eu adorei a forma como a autora montou toda a estrutura de uma forma quase teatral, dramática demais. Mas sem qualquer exagero. Me apaixonei pelas personagens e pelas reflexões que elas evocavam em mim.

E o final... ah o final! Esse foi de nos deixar sem palavras. Sem chão! Me surpreendeu e tenho certeza que também irá surpreendê-los.

site: https://bit.ly/34Hcjs4

Bianca Vieira 12/08/2020

Sensível e reconfortante!
Acho que nunca saberemos o tamanho exato de cada vazio... A dimensão, a intensidade e quem dirá a profundidade de cada ferida que a vida nos traz.

Mas uma coisa é certa: quando compartilhada, essa dor diminui.

"E eu construí um mar ao redor dessas palavras. Ela trazia os barcos para que eu viajasse"

A protagonista, orfã dos pais e indecifravelmente perdida entre seus versos, traumas e rabiscos, encontra em Katrina, uma nova amiga, cativante por sua estranheza e sensibilidade, a chance de partilhar as dores e questões que só alguém com certa sensibilidade amena entenderia.

É um livro pra se sentir acolhido... A escrita é rica em um vocabulário que nos cativa a cada página.

E, mais que tudo: é uma chance de recomeçar, como uma mão amiga que se estende para que a dor se esvaie e suma... É um livro que eu recomendo de verdade!

Suuh | @leitora.ansiosa 18/03/2020

Sensível e poético.
De maneira bem sensível e poética, a autora nos apresenta a protagonista dessa história. De início não sabemos seu nome e passamos a conviver com uma personagem triste, cheia de traumas por conta de um episódio conturbado em sua vida e que, por isso, acaba se entregando ao luto.

Um belo dia, nossa protagonista conhece Katrina, uma jovem que também sabe bem o que é se sentir perdida após a morte de alguém que amamos muito. Mas Katrina prefere superar o luto e seguir em frente.

Assim, Katrina passa a aconselhar sua mais nova amiga, tentando tirá-la do luto, fazendo com que ela volte a ter vida social, a recomeçar. Ao final da história temos uma grande descoberta que envolve Katrina, esse foi o plot twist que o livro precisava para me impressionar, porque, até então, eu não estava muito impressionada com a trama. Mas no final deu tudo certo, algumas coisas fizeram sentido e deixaram a história, como um todo, bem interessante.

site: https://www.instagram.com/p/B95LN1-D1qk/?utm_source=ig_web_copy_link

Que nunca faltem livros 30/06/2020

"Almas insones" é um livro com narrativa bastante poética e sensível. Você precisa chegar ao final para entender todo o enredo que, em boa parte da narrativa, são duas personagens dialogando: uma sem identidade e outra chamada Katrina que, percebemos, parece ser a voz da razão, aquela que ajuda a outra a seguir em frente e enfrentar o luto da perda dos pais.
O enredo te desperta curiosidade de saber o que aconteceu com as personagens, quem é aquela "sem identidade", o porquê do luto e se elas conseguem superá-lo.
Achei a história bastante inteligente e instigante. Eu tive diversos momentos de "E o quê???" e "Mas como?". E muitas outras dúvidas surgem durante a leitura. A resposta para todas as nossas perguntas está, definitivamente, no encerramento BRILHANTE do enredo.

Confesso que para mim a leitura não foi muito fluída no começo e eu precisei voltar em algumas partes para entender qual fala era de qual personagem. Não são apresentados muitos detalhes sobre tempo, espaço e características dos personagens como os livros que estou acostumada a ler. Porém, com o tempo, a leitura foi pegando ritmo e eu me vi totalmente imersa na história.
Parabéns a J. Brandão pela criatividade e ideia genial. Acabei o livro e fiquei boquiaberta ao descobrir a identidade da personagem que mencionei anteriormente. Eu dou 4 estrelas e recomendo "Almas insones" porque apesar de no começo eu ter travado um pouco, depois eu consegui engatar a leitura e vi que além de o livro ser curtinho e rápido de ler, eu gostei de verdade do enredo.
Separei alguns trechos que eu gostei muito e que também demonstram a sensibilidade do livro:
"Eu começava sem muito entusiasmo e ela dizia, ânimo. Eu desistia e ela dizia, a seu tempo."
"No fundo, é tolice pensar que todos são empáticos. Precisam calçar os seus sapatos e andar no seu caminho para se familiarizar com a sua sina, isso pode ser exaustivo."
"Ao contrário do que se pode pensar, negar uma tragédia não anula sua existência."

Let 10/02/2020

Sensível e realista.
Conheci o livro através de uma parceria com a autora, e meu deus, que livro incrível!
Almas Insones, apesar do tema sensível, é uma leitura rápida e fluida.
A narrativa do livro se estabelece entre os pensamentos da narradora, que não é nomeada, e seus diálogos com a amiga e confidente Katrina. Enquanto a narradora mostra-se apática, perdida e até diria, depressiva; Katrina é mais provocadora, tentando tirar a amiga de sua zona de conforto.

Confesso que foi um pouco difícil para mim esse livro, porque me identifiquei muito com a atual situação da narradora. Essa vontade de permanecer no luto, de não saber se quer e como sair. O sentimento de ter fracassado e as incertezas. A apatia e a depressão. A vontade se isolar. É um sentimento incômodo perceber que você poderia ela, como se a autora tivesse expondo ali seus sentimentos.

Mas, é essa visão e cruel da realidade que torna o livro tão especial e tão importante de ser lido. Muitas pessoas ainda não levam a sério a depressão, mesmo sendo um assunto tão debatido hoje em dia. Ou, simplesmente, não entendem. Acredito que esse livro deveria ser leitura obrigatória especialmente para essas pessoas. E talvez, compreendendo, elas possam ser uma Katrina na vida de alguém.
Sem dar spoilers, mas que final!

site: @bibliotecadaleticia

angeskoober 08/07/2019

Adorei a leitura!
No começo eu não sabia o que pensar do livro. O que pensei foi que a Katrina fosse um ser sobrenatural. Não vou falar nada mais para não dar spoiler.
As conversas da protagonista com a Katrina são muito interessantes. O livro é narrado em primeira pessoa e é daqueles livros sensíveis, com uma escrita poética que adorei. O cotidiano da personagem e seu luto, e como ela vai se recuperando aos poucos, com a ajuda dos livros também, prende a gente.
E entre os diálogos e pedaços da vida da moça que não é nomeada e sua amiga Katrina, tem também versos bem interessantes e que, além da própria história, geram reflexões sobre morte, amor, família, luto, depressão...
O livro tem menos de 70 páginas, mas é bem intenso, pelo tema que trata. A autora conseguiu, apesar disso, tratar com leveza.
Trata também da questão de seguir com a vida e talvez encontrar um amor, algo que já é difícil para uma pessoa que não enfrentou a perda dos pais, que acaba desestruturando a vida da moça no livro, e com essa perda se torna ainda mais difícil refazer a vida e quem sabe constituir família.
Recomendo muito o livro. Adorei a escrita da autora, que é poética e com reflexões inteligentes e profundas.
Esse livro mostra que não é necessário muitas páginas para se contar uma história forte e sensível, profunda e bonita, que faz o leitor refletir sobre sua própria realidade e aprender com o livro, as experiências da protagonista e com a vida "real". Achei o livro bem marcante e já quero ler mais obras da J. Brandão.

Bruh Silva 22/07/2019

Almas Insones
Em pouco mais de 60 páginas, a autora J. Brandão irá falar de uma forma bem sensível e crua sobre a vida e consequentemente sobre a morte. Como fica alguém, depois que seu ente querido morre.

Nossa personagem principal, que não revela o seu nome, perdeu os seus pais na infância e desde então, sente o peso dessa perda. Mesmo depois de anos tentando entender essa dor, as coisas não parecem tão fáceis. Até conhecer Katrina, que se torna a sua melhor e única amiga.

Com Katrina, a nossa personagem pode conversar e desabafar sem medo, afinal Katrina sabe o tamanho da sua dor, por já te passado por algo parecido. Essa amizade faz com que a nossa personagem, aos poucos volte a se abrir para a vida, de uma forma muito bonita e comovente.

Já nas primeiras páginas, podemos perceber o quanto será profunda essa leitura. A autora falará de uma forma direta, simples e que sem dúvidas irá tocar a todos que lerem.

Além disso, tem várias quotes no decorrer da narrativa que são maravilhosas. Eu particularmente, marquei várias, e vou deixar algumas para vocês logo abaixo.

Eu super indico esse livro, para quem procura uma leitura rápida, envolvente e profunda, que te fará parar para pensar/refletir, em vários momentos.

?(...) A minha escrita era um desejo que depois transformou-se em salvação (...)?

?(...) você não pode esperar que alguém que não esteve no seu lugar, sinta o que você sente. (...)?

?(...) Precisam calçar os seus sapatos e andar no seu caminho para se familiarizar com a sua sina, isso pode ser exaustivo.?

?(...) Cada livro é uma obra por si só. (...)?

?(...) Nem todo livro é silencioso (...)?

@resenhando_um_livro

Jhe| @pompososliterarios 06/09/2019

Vale muito a pena ler esse livro.
Este livro, se passa a maioria do tempo em uma casa onde duas amigas convivem uma com a outra, elas se conhecem tão bem, ao ponto de terem uma coma a outra, conversas profundas, que só quem é amigo próximo saberia conversar. essas duas não são muito parecidas, elas são praticamente o posto uma da outra, durante a leitura, você passa aconhecer melhor as duas, pois fica sabendo do passado obscuro delas. em fim!! eu amei a leitura. eu achei muito bem escrito este livro, por min eu daria mais que 5 estrelas hahah mais o máximo é 5 . amei!!

site: https://www.instagram.com/jessicaneris_/

@leitoradassombras 29/03/2020

Profundo.
Não consigo por em palavras meus sentimentos pós esse livro. Me doeu profundamente. Nunca me identifiquei tanto com uma protagonista como me identifiquei nesse livro. Parecia que o livro conversava comigo. Me fez perceber coisas em mim que me doíam e me atingiam que eu não fazia ideia, que eu escondia de mim mesma. Fora que o livro inteiro exala poesia. É lindo. É profundo. É tocante. ???

Samara 06/10/2019

Que leitura rica !!!!!
#resenhadamenina
Olá amores, hoje vamos conversar um pouco sobre o livro Almas Insones. E olha, esse livro foi uma surpresa para mim. Acredito que nunca havia lido um livro assim.
Aqui vamos conhecer a história de duas amigas que passaram por muitas dificuldades na vida. Uma se diz destinada ao fracasso e desistência, a outra perdeu seus pais muito pequena. Nesse livro vamos abordar questões como solidão, ansiedade..
É u livro rápido de ser lido, mais tem uma intensidade muito grande. Com poucas páginas a J. Brandão deixou seu recado. Katrina, tinha como função ajudar sua amiga a sair daquele estado de depressão, e foi incrível ver isso acontecendo.
Eu pude ver com esse livro, que muitas vezes a forma como enxergamos o mundo tem mais a ver como que sentimos do que com o que realmente está acontecendo.
Eu adorei essa leitura, foi uma leitura de uma sentada só, mas eu pude tirar muitos aprendizados deste livro, tamanha a intensidade das palavras deste livro. Vale muito a pena ter lido esse livro e eu recomendo demais. Você não vai se arrepender !!!
Você tem uma amiga que mais parece uma terapeuta ??

site: www.instagram.com/meninadoslivros1

Camila 07/10/2019

Livro maravilhoso
Trago aqui hoje um livro que pra mim foi uma verdadeira lição de vida, a partir de quando começamos a acompanhar os pensamentos das personagens, uma resignada em ser sempre fracassada e a outra que apesar de tudo nunca para de tentar percebemos como essas duas pessoas são duas partes de cada um de nós, partes em que temos que decidir qual deve predominar. Se queremos ser felizes, bem sucedidos, não podemos desistir, persistência é a chave, mas em certos momentos parece que nada dá certo, que você estava predestinado a ser um fracasso, é nessas horas que precisamos lutar mais, persistir mais. É exatamente isso que esse livro me mostrou, no começo achei que seria uma história pesada, até pensei em não recomendar para pessoas com problemas psicológicos, mas quando cheguei ao final senti que são exatamente essas pessoas que mais precisam ler esse livro, que precisar de algo pra lhes mostrar que sempre vai existir uma luz no fim do túnel, basta apenas querer chegar até ela.

Thalita @desabafoliterarioo 30/10/2019

Almas insones conta a história de duas amigas que vivem juntas. Uma que não tem o nome revelado, que perdeu dois entes queridos e sua amiga, Katrina. As conversas das duas amigas ocorre na maior parte do tempo na casa ondem vivem.

Katrina vive dando conselhos a Ela(vou chamar a personagem assim) para sair da sua zona de conforto, pedindo para a amiga socializar mais, conhecer mais o mundo. Enquanto Ela rabisca pequenos textos com altas reflexões, afirmações e questionamentos.

"Amamos com intensidade porque sabemos que a vida acaba. Valorizamos relações e pessoas porque não as teremos para sempre. Mas se as tivéssemos por tanto tempo e sem chance de perda é provável que nos cansaríamos delas."

Foi uma leitura leve e rápida. Não é o gênero que leio muito, mas as vezes é bom sair da zona de conforto, né? Ainda bem que sair! Acabei gostei muito do livro. Almas insones trás muitas reflexões sobre a vida e nossas atitudes.

O livro tem 60 páginas, é muito rápido a leitura. O que tem de rápido tem de profundo. Obrigada @autora_jbrandao por me convidar para resenhar o livro

Agora convido você para ler esse livro lindo

Verônica 12/11/2019

Esse é o segundo livro da J. Brandão que leio. E o que posso dizer, é que, os finais dela são sempre inesperados.

site: @escritosdeumaleitora

Jhoy - @sabedoriaentrelivros 15/11/2019

" Não é ser auto suficiente, é não depender emocionalmente de ninguém."
Profundo, reflexivo, escrito em primeira pessoa com narrador personagem, abordando o cotidiano de uma pessoa deprimida, presa em uma bolha com receio do futuro, acompanhamos sua história e as mudanças no seu comportamento. Um livro chocante, com um final surpreendente, que nos leva a um caminho e depois de percorremos notamos que o caminho nunca existiu. Leitura fluída, poetizada, com vocabulário acessível e um cenário simples de fácil imaginação. O tipo de leitura que ao final você fica de boca aberta, um verdadeiro "QUÊ?".