Sobre histórias

Sobre histórias C. S. Lewis

Resenhas - on stories and other essays on literature

1 | 2 | 3 | 4 | 5

tiago21valente 11/04/2024

Edição linda, livro nem tanto (te recomendo 2 melhores do C.S. Lewis!)
Em "Sobre História" e "Um Experimento em Crítica Literária", temos duas edições lindas, mas com o conteúdo deixando a desejar.

Você conseguirá tirar algumas coisas e capítulos interessante de acordo com seu interesse (recomendo ler o sumário antes de comprar), mas a tradução aqui atrapalha bastante.

Eu dispensaria esses 2 livros e iria atrás de outros 2, "Sobre Escrever" e "Como Cultivar uma Vida de Leitura". São bem melhores, e condensam bem os pensamentos do C.S. Lewis sobre escrita e leitura.

Cecília 28/03/2024

Esse livro é como se pudéssemos ?entrar? na cabeça de Lewis. onde podemos entender suas opiniões acerca de vários assuntos da literatura.

Leitora 05/03/2024

Se os militantes do Twitter lessem a parte que ele diz que não se pode falar mal de algo que você não gosta por que o seu julgamento está automaticamente afetado pelos teus sentimentos o mundo seria um lugar muito melhor

Thays.Egito 01/03/2024

Sobre leituras?
O livre fala sobre críticas as outros livros e textos , pra quem é fã de CS Lewis é um ótimo livro pra entender um pouco mais sobre sua visão.

Sadrak 22/02/2024

Crítica literária
O livro é uma coletânea sobre crítica literária. É enriquecedor caminhar pelas observações do resenhista Lewis. Ler sobre seus valores e ponderações sobre a produção literária de sua época, seu vasto conhecimento sobre a literatura medieval e sua própria produção. Tudo isso é bastante profundo e enriquecedor, principalmente para quem se interessa por literatura.

Hellen104 14/02/2024

C. S. Lewis é uma referência para a literatura
Com análises sobre livros e autores, Lewis comenta sobre a sociedade e o mundo ao redor. Como escritora, saio satisfeita e com muitos ensinamentos, sobre a escrita, sobre as críticas quanto ao que escrevo e sobre o sentimento de criar, sob tudo o que ninguém vê, apenas quem cria.

Como uma leitora comum, vejo um caminho de muita liberdade em apenas ler e me aventurar pelos livros.

Gostei muito. Lewis é uma referência.

Yasmin.Tapia 11/01/2024

Esperava um pouco mais
Bom eu comecei a ler esse livro com a expectativa muito alta e querendo sair de uma ressaca literária grande, infelizmente essa não foi a minha melhor escolha.

O livro é bom, porém achei ele bem maçante, ele fala bastante sobre crítica literária e mostra muito o opinião do C. S, o que eu gostei bastante. Cita muitos livros conhecidos e mostra muito a visão do leitor em muitas situações, o que dificulta um pouco é a escrita (mesmo isso sendo muito comum no autor) a escrita do livro é meio confusa e bem chatinha de entender as vezes.

Acho que em um outro momento eu aproveitaria melhor o livro do que eu aproveitei.

É isso espero que gostem da leitura!

Morgana.Paulino 19/12/2023

Histórias para criança são também para adultos
Essa é a principal lição que tirei desse livro, estruturado em ensaios, que diz que quando crescemos devemos somar leituras, não trocando leituras ditas infantis pelas adultas.

Ele fala também do que faz uma boa história e como a releitura faz com que apreciemos melhor um livro.

Foi meu primeiro Lewis e gostei bastante.

Danny 11/12/2023

Mestre
"...Para construir "outros mundos" plausíveis e ativos, você deve se basear no unico "outro mundo" real que conhecemos: o do espirito..."

Daniel1503 24/10/2023

Ótimo livro para conhecer mais Lewis
"Sobre Histórias" é uma coletânea de ensaios escrita por C. S. Lewis, o renomado autor britânico conhecido por obras como "As Crônicas de Nárnia". Publicado em 1947, este livro oferece uma visão profunda e perspicaz sobre a natureza da ficção e da literatura, enquanto explora temas que vão desde mitologia até o impacto da leitura e da imaginação na vida humana.

O livro é dividido em uma série de ensaios, cada um tratando de um tópico diferente, mas todos compartilhando uma abordagem apaixonada e erudita para a literatura. Lewis começa por examinar o valor da ficção, argumentando que a literatura é essencial para a compreensão da experiência humana. Ele enfatiza a importância da imaginação e como a literatura nos permite explorar diferentes perspectivas, lugares e épocas de uma forma única.

Em "Sobre Histórias", Lewis também explora o conceito de mitologia, sugerindo que ela desempenha um papel vital na compreensão da verdade. Ele argumenta que as histórias mitológicas, longe de serem meras fantasias, muitas vezes contêm elementos de verdades profundas sobre a condição humana e o universo.

Além disso, Lewis analisa o processo de leitura, argumentando que um leitor ativo e envolvido é essencial para a apreciação completa da literatura. Ele discute a diferença entre leitura "emocional" e "estética" e defende que o leitor deve se envolver com a história de forma intelectual e emocional.

Outro tópico relevante abordado por Lewis é o da fantasia, que ele vê como um gênero literário legítimo que não deve ser subestimado. Ele explora a importância da escapismo saudável e da capacidade da fantasia de nos levar a mundos maravilhosos que expandem nossa imaginação.

Em suma, "Sobre Histórias" é uma obra essencial para os amantes da literatura e da escrita, oferecendo uma profunda reflexão sobre o poder da ficção, da mitologia e da imaginação. A escrita de C. S. Lewis é acessível, erudita e, em muitos momentos, repleta de insight. Os ensaios presentes neste livro proporcionam aos leitores uma compreensão mais profunda do mundo literário e do papel que as histórias desempenham na nossa vida, tornando-o uma leitura valiosa para qualquer pessoa interessada na literatura e na arte da narrativa.

Vanessa.Coimbra 14/09/2023

Este é um livro de ensaios que abrange textos de ficção científica, contos de fadas, fantasia. C. S. Lewis foi um leitor ávido e eficaz. Gostei muito da leitura, apesar de algumas vezes a leitura ser cansativa.

Déborah 01/08/2023

Sobre histórias.
Temos aqui um compilado de ensaios que resultou nesse maravilhoso livro! Parece que tive uma longa conversa com o autor sobre livros, leitura e crítica literária.

Não tenho palavras pra descrever!
Ele foi um gênio, e que alegria ter acesso ao que C.S. Lewis escreveu. ?

Cristiane 30/07/2023

Você não conseguirá uma xícara de chá suficientemente grande ou um livro suficientemente longo que me satisfaça.

C. S. Lewis

Pucca.Farion 23/07/2023

"C.S. Lewis era um ávido leitor, capaz de ir de um assunto para outro com enorme facilidade e destreza. Isso fica evidente na coletânea de textos reunidos neste livro inédito ― incluindo ensaios, artigos, resenhas críticas, tributos, dentre outros gêneros. Sobre histórias mostra um outro lado da vida de Lewis: a de brilhante acadêmico e professor de Literatura Inglesa da Universidade de Oxford, onde ficou conhecido por suas palestras geniais e profundas sobre literatura. Seja resenhando os livros de grandes autores como J.R.R. Tolkien e George Orwell ou refletindo sobre importantes aspectos teóricos da literatura, Sobre histórias tem como condutor principal a excelência da História e reúne ensaios que sintetizam suas ideias sobre ficção científica, a natureza dos contos de fada, fantasia e inspiração."

Nada mais gostoso do que ler um livro escrito por alguém que ama livros.

Nesse livro, temos pequenos texto em que o autor faz críticas a alguns livros e autores, rebate críticas feitas contra o trabalho dele e defende o direito do leitor ler o que quiser.

O que mais me atraiu no livro foi o posicionamento dele, defendendo que cada gênero tem os seus próprios méritos e que ninguém deveria julgar alguém por gostar de um certo tipo de livro. Para ele, se você não gosta do gênero, não deve fazer resenhas/críticas sobre ele. E isso me fez pensar se as críticas que eu leio são de pessoas que gostam do gênero e não gostaram de um livro específico, ou que detestam o gênero em si e não consegue ver o méritos em nenhum trabalho.

Também gostei de um texto em que ele rebate um crítico ao trabalho dele, dizendo com toda a delicadeza e educação que o crítico não entendeu o que leu, maravilhoso. A visão dele sobre os gêneros da ficção científica e contos de fadas, tão criticados na sua época, me fizeram olhar com novos olhos esses gêneros.

Esse é um livro sobre livros. É a chance de conhecer o C. S. Lewis professor de Literatura Inglesa e não o teólogo.

Se você quer conhecer o autor por sua veia teológica, não recomendo começar com esse livro. No entanto, se você é um amante de livros e quer ler sobre livros, esse título é uma ótima escolha.

Marcus Martins 04/07/2023

Lewis na Literatura Acadêmica
Diferente do Lewis escritor de fantasias ou do Lewis teólogo, neste livro temos contato com um Lewis completamente diferente do que estamos acostumados: o caráter técnico e a sua paixão pela literatura está exposta.

Nesta obra, o autor se dedica a apresentar todos os pontos positivos e negativos da literatura de seu tempo, principalmente a partir da admiração que ele tem por autores como Chesterton e seu amigo pessoal, o professor Tolkien.

É uma excelente obra para aqueles que querem conhecer um C. S. Lewis completamente diferente do usuável.

1 | 2 | 3 | 4 | 5