Sobre histórias

Sobre histórias C. S. Lewis

Resenhas - on stories and other essays on literature

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Jusley.Sousa 29/04/2020

Sobre leitura e histórias
O livro é impressionante, os pontos de vista, argumentos, recomendações são muito instrutivos. É como sentar e conversar com Lewis, é como passear por seus pensamentos.
É uma literatura sem fronteiras. A velha discussão em torno da literatura infantil não encontra meios de se manter perante o respeito que Lewis apresenta sobre as histórias.
Seu trabalho é de uma seriedade quase profética. É um livro de cabeceira.
Um ótimo livro pra quem pretende aventurar-se pelo campo da escrita.

Sadrak 22/02/2024

Crítica literária
O livro é uma coletânea sobre crítica literária. É enriquecedor caminhar pelas observações do resenhista Lewis. Ler sobre seus valores e ponderações sobre a produção literária de sua época, seu vasto conhecimento sobre a literatura medieval e sua própria produção. Tudo isso é bastante profundo e enriquecedor, principalmente para quem se interessa por literatura.

Alexandre Nabhan 05/11/2020

Uma Conversa Com Lewis
É assim que eu escolho descrever este livros, conforme você vai lendo os ensaios aqui apresentados, você vai se sentindo cada vez mais próximo dele, eu já havia elogiado o domínio de linguagem em "A Abolição do Homem" e aqui mais uma vez nós vemos o quão incrível Lewis era. O conhecimento que ele tinha sobre diversos assuntos nos cativa muito, e a forma como ele vai explicando os tópicos capítulo a capítulo é sensacional.

A organização do livro também esta ótima, colocaram seus ensaios em uma ordem onde um complementa o outro, isso ficou muito bom para dar uma continuidade no assunto.

Tem alguns ensaios que realmente foram a cereja do bolo para mim, foram eles: A resposta a Haldane, os ensaios sobre Tolkien e Orwell, A morte das palavras, critica de época e o ensaio sobre criticas, que é o penúltimo capítulo do livro, esse é sensacional.

OBS: Eu nunca fui um leitor muito assíduo, então esse livro foi um pouco difícil para mim, Lewis gosta muito de se expressar por referência, isso complicou um pouco a leitura para mim pois vários dos livros citados eu não conheço, mas também já foram parar na wishlist. fica essa observação para quem quiser ler. recomendo muito.

Paula 24/03/2021

"(...)uma história infantil que apreciada apenas por crianças é uma história infantil ruim. As boas permanecem."

Vanderlete 01/06/2021

Leitura Incrível!!
Este livro é resultado de uma coletânea de escritos nos quais o autor aborda diversas questões que se fazem presentes na vida de um escritor. A maneira mais eficaz de se escrever a determinado público; as peculiaridades de determinados gêneros literários; o processo criativo do próprio autor quando da elaboração de suas obras; resenhas e comentários de títulos como "O Hobbit", "Senhor dos Anéis" e "1984" são alguns dos tópicos aqui tratados, sempre com a velha e brilhante perspicácia, irreverência e profundidade intelectual característica de Lewis.

Roberth 20/03/2023

Alguns ensaios aqui valem por livros inteiros. Excelente!
Depois de ler este livro, o escritor medroso em mim ficou mais sonhador e valente! Haha Quem sabe...

Eu cheguei de me emocionar em alguns ensaios (mesmo com tanta coisa técnica, Lewis consegue chegar no âmago, no coração do escrever, em muitos momentos).

Deixo os que mais me encataram: "Sobre histórias"; "Sobre os três modos de escrever para crianças"; "Por vezes, os contos de fadas podem dizer melhor o que deve ser dito"; "Tudo começou com uma imagem"; "O Hobbit"; "O Senhor dos Anéis, de Tolkien"; "A morte das palavras".

Livro pra ser relido, com certeza.

Arthur Peixoto 13/03/2021

Sobre histórias...
Esse livro contém 20 textos individuais sobre diversos temas e assuntos. Diferente do outro livro que li mês passado (Reflexões Cristãs), nessa leitura consegui compreender muito mais textos. Há alguns que realmente preciso reler mais vezes ou conhecer um pouco mais sobre o tema específico e até mesmo a linguagem usada da época. Mas ainda sim, a leitura dos artigos de Lewis tem sido muito esclarecedor e tem agregado muitos valores aos meus pensamentos sobre diversos assuntos.

E como disse Lewis no último capítulo desse livro: " ...lembre: para mim, um livro não é bom enquanto eu não o ler duas ou três vezes...".

Como um Releitor ( De acordo com o próprio autor nesse mesmo livro), concordo plenamente com essa expressão.

Joemy 06/12/2022

C. S. Lewis como leitor, escritor e crítico literário
"Não acredito que alguém saiba exatamente como 'se inventa coisas'. Inventar é uma coisa muito misteriosa. Quando você 'tem uma ideia', consegue dizer a alguém exatamente como pensou nisso?" (Capítulo 7 - Tudo começou com uma imagem...)

Seguindo no meu objetivo de ler tudo o que o C. S. Lewis escreveu e que está disponível em português, finalmente li "Sobre histórias". Trata-se da reunião de vários textos escritos separadamente para objetivos e ocasiões distintas, mas que possuem em comum o registro da visão que Lewis tinha da literatura através de diferentes ângulos: como leitor, como escritor e como crítico literário.

Destaco os seguintes textos e seus respectivos capítulos: Sobre histórias (capítulo 1); Sobre três modos de escrever para crianças (capítulo 4); Por vezes, os contos de fadas podem dizer melhor o que deve ser dito (capítulo 5); Sobre ficção científica (capítulo 8); O Senhor dos Anéis, de Tolkien (capítulo 11); George Orwell (capítulo 14).

Lewis trata de muitos autores e seus livros que eu não conhecia até então (como Charles Williams e Rider Haggard); e para mim foi uma alegre surpresa deparar-me com a opinião dele sobre livros e autores que já li e tenho um grande apreço (como "O Senhor dos Anéis", de Tolkien, e "A revolução dos bichos" e "1984", de George Orwell) e ser enriquecido de alguma forma com a sua experiência com todos eles.

Ler C. S. Lewis tem sido uma felicidade para mim há mais de 15 anos. Não importa qual seja o assunto, ou se é um texto ficcional ou não, eu sempre me deleito em sua escrita. Entretanto, ler "Sobre histórias" foi especial porque, dentre inúmeros motivos e qualidades dos textos que o compõem, pude conhecer como se dava o processo criativo de Lewis ao escrever seus livros ficcionais.

Bruno 12/03/2021

Interessante
Um compilado de artigos, resenhas, críticas e uma conversa, com opiniões de Lewis sobre diversos estilos literários, alguns livros, autores e críticos.

Alguns capítulos são interessantes, outros são chatos. Até pelo fato de que eu não conheço todos os livros e autores citados.

Em alguns momentos eu não consigo entender o que ele quer dizer.

Demorei a entender o que ele queria dizer em diversos capítulos. Como o livro reproduz muitas palestras, é um raciocínio diferente de um artigo. Sua maneira de expor os fatos e situações são muito formais. Mas quando ele explica de uma maneira simples, para relés mortais como nós, é fantástico.

Coisas legais: descobri que sou um releitor, não simplesmente um leitor. Conheci alguns nomes de livros que me despertaram o interesse em ler. Como estão nas notas de rodapés, é fácil voltar no livro e encontrar.
Arthur Peixoto 12/03/2021minha estante
Pensei da mesma forma kkk

Gabriela.Lopes 02/06/2021

Sobre histórias
Os livros do Lewis sempre são ótimos e com esse não foi diferente. Essa leitura é um bom complemento para quem já leu "Um experimento em crítica literária", que é do mesmo autor. A única coisa que me incomodou e atrapalhou um pouco foi a referência a livros que são um pouco mais antigos e que eu não conheço. A linguagem é um pouco formal demais e a leitura é um pouco arrastada em alguns momentos. Mas para quem gosta do autor acho que vale a pena ler

KesiaSeles 18/09/2020

Sobre histórias e muitas outras coisas...
Aprendi muito com este livro, Lewis demonstra muita humildade nas críticas e respostas que escreve, além de nos ensinar a fazer críticas construtivas, e avaliar nossas leituras, aprendi muito mais do que literatura, e com certeza vou revisita-lo depois que ler algumas sugestões de leitura do autor que se tornou meu novo favorito ??

Gustavo.Jaccottet 05/05/2021

Para compreender algumas das convicções morais do Autor
São poucos os brasileiros que tiveram acesso aos tratados filosóficos de C.S. Lewis, talvez por sua matriz Cristã ser marcante em suas obras. Como quase todo o mainstream, conheci-o em 2005/6 com a reprodução cinematográfica de ?Crônicas de Nárnia: o leão, a feiticeira e o guarda-roupas.? Posteriormente, quando passei a estudar o Filósofo do Direito John M. Finnis deparei-me com o manuscrito ?C.S. Lewis and Test-Tube Babies?, que está na coletânea Direitos Humanos e o Bem Comum. Lewis é um conservador e fez da sua carreira uma maneira de espalhar este ?sentimento moral?. No livro ora resenhado temos uma aproximação ao seu cotidiano e o modo de operação de sua escrita.

Carmem Nogueira 10/03/2021

Eu juro que não tava dando nada por esse livro quando comecei. Depois das primeiras páginas eu fiquei me perguntando por que cargas d?água não tem ninguém falando sobre ele.
Eu não sabia direito nem do que se tratava, na verdade.
Mas dos 3 (Abolição do Homem, Cartas de um diabo.., e esse) que li do Lewis até agora, se tornou meu preferido.
É um compilado de escritos do Lewis que contém algumas críticas que ele fez e alguns pensamentos sobre histórias num geral. Eu amei no começo do livro como ele descreve o motivo de gostar tanto de ficção científica.
É um prato cheio pra quem pretende ser escritor ou crítico.

Barbara.Tomaz 19/09/2019

Bom!
Um dos mais recentes livros dessa edição especial da editora Thomas Nelson, assim como os demais, não decepciona no conteúdo nem no acabamento. O assunto do livro é um mix das críticas literárias que C.S.Lewis fez, depoimentos sobre literatura e ficção científica, resenhas de obras de destaque (como o Hobbit, Senhor dos Anéis, entre outros) e algumas dicas de como uma ler e fazer resenha de algum livro. Há também algumas curiosidades sobre Nárnia e sua amizade com Tolkien.

Apesar disso, nem tudo são flores...você lerá muitas citações de autores e de livros que podem não ser conhecidos. É o jeito singular do autor, mas é claro, isso pode algumas vezes, prejudicar na interpretação do contexto ou argumento que Lewis usa para definir, explicar ou exemplicar algo. Daí vale pesquisar mais sobre essas citações para ter uma idéia mais profunda do quê ele quis dizer.

Indico leitura, é muito envolvente e com bons argumentos. No fim, a lista de livros para ler acaba aumentando por causa de tantas boas citações/resenhas de livros que C.S.Lewis fez com muita categoria.

rafael.rocha 08/01/2021

Lewis sempre é Lewis
Não tenho muito a resenhar sobre resenhas de Lewis, que escritor fantástico, um ótimo livro para se ler quando se tem um panorama das obras dele, várias resenhas e visões pessoais que ele tem sobre algumas histórias, uma leitura agradável e rica de informações.

1 | 2 | 3 | 4 | 5