Dinheiro, sexo e poder

Dinheiro, sexo e poder Richard Foster

Resenhas - Dinheiro, sexo e poder

Igor Roberto 14/12/2021

Chamados a simplicidade, fidelidade e serviço!
O livro trabalha de forma muito interessante e inovadora (pelo menos para mim) sobre a relação do cristão com o dinheiro e sobre o poder (a relação com a sexualidade foi a com menos novidades). Nele, Richard Foster nos mostra como nós não devemos demonizar essas questões, mas sim tratá-las da forma como devem ser tratadas: a luz das escrituras, sendo usadas para a glória de Deus.

Só não achei o livro perfeito pois a parte sobre sexualidade, como falei acima, não trás tantas questões que não tenha visto em vários outros livros sobre o mesmo assunto. Mesmo assim, fica aqui minha forte recomendação a todos que desejam começar um estudo sobre esses temas.

denis.caldas 08/05/2020

Tríade para o bem ou para o mal
Obviamente, o livro está dividido em três partes, sobre esses três temas; então, cada capítulo trata do tema em sua questão prática para o mal, para o bem, a teologia sobre o assunto e as propostas de solução dentro do âmbito cristão institucional. Tá bom, as propostas dos votos pode ser feito por você, individualmente, fora da igreja.

Embora a escrita do autor seja fluida, a leitura não foi fácil para mim, não por questões cultas, mas por trazer em cada página explicações e conselhos surpreendentes sobre o tema, o que me fez reler o parágrafo. Claro, não que eu concorde ou discorde com tudo com o que ele falou, mas faz a gente pensar.

No capítulo do dinheiro, Foster flerta com algumas ideias socialistas, encarando o abismo, mas no momento em que o abismo o convida a saltar, ele volta em si e retorna ao progresso, mas não ao progressismo. Como pode uma palavra ser tão cínica como "progressista"?!

A parte do sexo foi a que mais me surpreendeu, pois o autor nada contra a corrente cristã e traz boas novas no assunto. E não é como a maioria dos autores cristãos quando falam sobre o casamento, que o consideram o supra-sumo do relacionamento humano, o que acaba descartando outras formas de vida, como solteirice, viuvez etc. Aqui há uma observação pessoal minha, um dos milhões de desapontados com o casamento, nada a ver com o autor: o casamento necessita tanto de aconselhamento, comunhão de Deus, esforço sobre-humano, táticas de guerrilha e sobrevivência, etc e tal, que realmente é a coisa mais difícil que se há, não é mesmo?! Malditos hormônios, que nos fazem casar na hora errada, falar na hora errada, comer na hora errada...

Enfim, na parte do poder, o autor traz algumas coisas, mas não com a mesma intensidade como foi a caminhada no sexo; talvez porque seja fácil tachar os poderosos, mas não ter solução concreta para o poder em si.

Esgotado, a Editora Mundo Cristão deveria realizar uma reimpressão dessa 2ª edição de "Dinheiro, Sexo e Poder", do pastor quaker Richard J. Foster. Ótimo livro!