Vigília Noturna

Vigília Noturna Karen Alvares

Resenhas - Vigília Noturna

Aninha de Tróia 13/02/2020

Amei os contos. O da Dana foi bem clichê e delicioso, enquanto que o da Karen me surpreendeu pra caramba. Recomendo muito.

Amanda 30/09/2019

Contos Noir
Vigília Noturna é um dueto de contos de temática noir escritos pelas autores Dana Guedes e Karen Alvares. Foi a minha primeira experiência com a Dana, mas a Karen é uma autora que já acompanho há bastante tempo e nunca deixa de me surpreender.

A coletânea, em si, é de alta qualidade e muito bem ambientada dentro da proposta, proporcionando toda a imersão esperada em um clima sombrio e absolutamente sedutor. E tudo isso fica melhor com música, é claro. As autoras disponibilizaram uma playlist no Spotify para completar a experiência.

Vou expor minhas impressões sobre os dois contos de forma mais particular.

1 - A Pérola e o Camafeu

O crime é a alma do gênero noir, estética marcante da primeira metade do século XX. Detetives, mafiosos e femme fatales dividiam a cena em tramas cheias de um charme inconfundível.

Todos os elementos mais representativos foram incorporados à trama de A Pérola e o Camafeu, primeiro conto da coletânea. Benjamin Amsel é o Vigia, o típico investigador solitário e amargurado, solucionando os mistérios que a

polícia não consegue.

O conto é curtinho, mas trabalha muito bem os personagens, bem construídos e encaixados na temática, apesar de guardarem semelhança com os principais ícones noir - um perfil bastante explorado pela literatura policial e pelo cinema. O clichê está presente em todo o conto, mas isso não é ruim; Dana Guedes utiliza esses elementos para criar uma história rápida, interessante e rigorosamente fiel à premissa.

A ambientação é tão bem feita que quase podemos visualizar a história, como em um filme de época. A autora utiliza vários trechos de músicas (excelentes, por sinal) para ajudar nessa contextualização, então recomendo essa experiência interativa.

A Pérola e o Camafeu não é um conto inovador; ele fica numa zona de conforto bem delimitada e acaba por reproduzir os clássicos do gênero, mas o faz de forma sábia e com uma escrita mais do que competente. Esse meu primeiro contato com a autora foi, de fato, muito prazeroso.

2 - A Mulher Púrpura

Conheço o trabalho da Karen já de longa data, sempre acompanhando sua contribuição ao terror nacional, além de outros contos variados aqui e ali, e ela sempre me surpreende no modo de conduzir a narrativa. Em A Mulher Púrpura, a detetive M. é contactada por uma mulher sedutora em um bar decadente. Novamente, há a incidência de vários clichês noir para compor o perfil das personagens, a ambientação e o esqueleto da história, mas Karen vai além e acrescenta elementos até mesmo avessos aos esperados de um conto desse universo.

A combinação causa estranheza a princípio; é ousada, devo dizer, e surpreende. Aos já familiares com a escrita da autora, é no inesperado e no sobrenatural que reside o seu talento. Karen desenvolve uma história intrigante, atraente e cheia de tensão. Gostei de como se deu a transição da ambientação e de como os mistérios foram revelados; tudo foi muito bem articulado. Particularmente, eu gostaria de ler mais sobre o background da detetive, seu passado, sua infância... mais detalhes sobre o que realmente aconteceu seriam muito bem vindos.

Vigília Noturna é um livro curtinho com dois contos de qualidade com ambientação e temática noir, cujo foco é a investigação policial. Ainda que o gênero seja muito explorado, ele sempre guarda seu charme em um mix de elegância, decadência, melancolia e sedução. Ambos os contos são muito bons e valem a pena cada minuto da leitura.

site: https://www.ficcoeshumanas.com.br/post/resenha-vig%C3%ADlia-noturna-contos-noir-de-karen-alvares-e-dana-guedes

Vanessa 08/08/2019

Vigília Noturna é uma aula de estilo
Em Vigília Noturna, Karen Alvares e Dana Guedes trazem dois contos  sobre detetives, cheio de suspense ambientados nas primeira décadas do século XX e mergulhados num clima noir.
O primeiro conto escrito por Dana Guedes, conta a história de Benjamin Amsel, o Vigia. Um "investigador particular soturno e solitário, contratado para auxiliar a polícia em casos misteriosos." Dessa vez ele é chamado para solucionar o roubo na mansão Van Breda. Uma jóia de valor inestimável sumiu de dentro do cofre, sem arrombamentos aparentes.  A Pérola e o Camafeu  é uma história clássica de um detetive solucionando um crime misterioso, com todos os elementos essenciais para uma história noir: Mulheres sensuais, gangsters, cassinos, músicas e bebidas, num clima de extrema elegância. Dana Guedes traduz tão bem o clima noir, que o conto se transforma numa uma literal imersão ao estilo, mantendo o leitor preso ao mistério até o fim.
O segundo conto, A Mulher Púrpura, de Karen Álvares já começa surpreendendo trazendo uma mulher no papel de detetive. Detetive M. não é uma investigadora comum. Segundo ela mesma, costumava atrair clientes deu "tipos mais sinistros, daqueles com chifres e fedendo a enxofre". Mas, dessa vez, sua cliente é uma mulher extremamente elegante e bonita. Roxanne deseja seus serviços para resgatar seu irmão que foi sequestrado por Bruxas.  M. então precisa lidar não só com a estranha atração que sente por Roxanne, mas também encarar o medo e o passado de frente. Neste conto, Karen soma noir com a fantasia com maestria, mantendo o suspense em nível altíssimo - como já é característico da autora. E mesmo sendo um conto - uma história curta - é cheio de grandes reviravoltas.
Vigília Noturna é aquele livro que cumpre o que promete e vai além. Dois suspenses policiais com ambientação noir, que trazem muito das características das duas autoras, com suspense progressivo e histórias que vão ficar na sua cabeça.

site: www.dicadoleitor.com.br