1813-1829: A marquesa de Santos

1813-1829: A marquesa de Santos Paulo Setúbal

Resenhas - 1813-1829: A Marquesa de Santos

Esther 12/10/2022

Marquesa de Santos
O autor descreve de forma muito detalhada o romance escancarado da Marquesa com o imperador D Pedro I. No enredo, conseguimos entender a personalidade dos personagens e a influência das pessoas que os acompanhavam. Mesmo me esforçando para ser isenta ao anacronismo do período que se passou a história, ainda me impressiono com a exposição abusiva que D Pedro conduziu esse romance, principalmente pelo cargo importante que ocupava como líder de uma nação.

palmares 15/08/2020

A preferida
Uma leitura leve e divertida sobre uma mulher que marcou a história do Brasil. O livro aborda a vida da marquesa de santos, amante do imperador d Pedro I, desde antes de conhecê-lo até seu último dia de esplendor na corte. Vale muito a pena para conhecer um pouco mais este personagem da história do nosso país e muitos outros que são detalhados no livro.

Renata Molina 18/05/2017

Pensa em duas pessoas que não prestavam, Pedro e Domitila. Não à toa, o país estava mergulhado em guerras, quem gostaria de ter um imperador que só se preocupava com a amante?
Fora que quem levava o primeiro império nas costas mesmo, era a D. Leopoldina, o povo só tolerava d. Pedro, em respeito a ela, tanto que depois que ela morreu, o povo se revoltou e ele nunca mais recuperou seu prestígio. Teve que ir embora para Portugal, onde o odiavam também.
Achei ele frio demais com a Leopoldina, mesmo que ele não a amasse,, respeito era o mínimo. Isso mostra que educação e respeito necessariamente é uma coisa que tenha a ver com poder e dinheiro.
Coube ao filho dele, recuperar o prestígio do império. Embora ele tenha sido um inescrupuloso Playboy, era um amador perto de Henrique VIII.
Samara 18/05/2017minha estante
Deve ser interessante

Renata Molina 19/05/2017minha estante
Bastante.

z..... 23/05/2017minha estante
Uma curiosidade boba, mas também instigante para percepção da marquesa: o livro tem ilustrações?

Renata Molina 24/05/2017minha estante
Não, infelizmente...

Junior Chaves 23/05/2011

Fascinante, Apaixonante; Fantástico!
Fascinante a forma que o autor nos envolve, levando-nos a imaginar a exata cena das circunstâncias como se testemunhas oculares ali fossemos.
O livro é apaixonante!
E imaginar que quase 200 anos depois podemos reviver esses momentos tão íntimos do primeiro império, momentos esses que envolvem paixão, adultério, complôs e política e politicagem nacional e internacional
É Fantástico!

Zizi 21/08/2011

Conquistas amorosas
Dom Pedro I, ele é o símbolo de como um romance entre um mulherengo e uma amante dedicada a virar-lhe a cabeça pode acarretar sofrimento para os que estão a sua volta, sinceramente se realmente foi como diz no livro, tenho pena de Dona Leopoldina.

José Eduardo 13/08/2014

QUASE IMPERATRIZ
Por pouco que a marquesa não se tornou a imperatriz do Brasil. O leitura no mostra como alguns acontecimentos mudam o destino de uma pessoa.

Liana 23/10/2016

A Favorita
Bom resumo sobre o relacionamento entre Pedro I e Domitila.
A Marquesa é retratada como uma mulher bonita e cobiçada.
Foi a favorita de dom Pedro I, que apaixonado e impetuoso, viveu praticamente uma bigamia "oficial" enquanto casado com Leopoldina.
As decisões do imperador eram regadas a questões emocionais e Domitila, certamente, o inspirou a tomar decisões que mudariam o rumo do país.

Ivy 15/02/2021

História ...
Um livro bem interessante. A narrativa flui com muita naturalidade. Domitila passa por algumas fases, corajosa, ousada e apaixonada...Vale a pena a leitura.