A investigação etnológica no Brasil e outros ensaios

A investigação etnológica no Brasil e outros ensaios Florestan Fernandes




Resenhas - A investigação etnológica no Brasil e outros ensaios


1 encontrados | exibindo 1 a 1


Romeu Felix 06/03/2023

Fiz o fichamento sobre esta obra, a quem interessar:
"A investigação etnológica no Brasil e outros ensaios" é um livro que reúne uma seleção de textos do sociólogo brasileiro Florestan Fernandes, publicados originalmente entre as décadas de 1940 e 1960. Os ensaios tratam de temas como a sociologia, a antropologia, a política e a cultura brasileira.

O livro está dividido em três partes. Na primeira parte, o autor apresenta reflexões sobre a sociologia e a antropologia no Brasil, abordando questões como a formação do pensamento social brasileiro, a relação entre ciência e sociedade e a importância da pesquisa empírica.

Na segunda parte, o autor discute a política brasileira, analisando temas como a democracia, o Estado, o nacionalismo e o populismo. Fernandes destaca a importância de compreender as especificidades da política brasileira para a construção de uma sociedade mais justa e democrática.

Na terceira parte, o autor faz uma reflexão sobre a cultura brasileira, destacando a importância da cultura popular e da literatura para a compreensão da sociedade brasileira. Fernandes argumenta que a cultura é um elemento central na formação da identidade nacional e na construção de uma sociedade mais plural e diversa.

Conclusão:
"A investigação etnológica no Brasil e outros ensaios" é uma obra fundamental para compreender o pensamento de Florestan Fernandes e sua contribuição para os estudos sociológicos e antropológicos no Brasil. O livro apresenta uma seleção de textos que abordam temas centrais para a compreensão da sociedade brasileira, como a política, a cultura e as relações sociais. A obra destaca a importância da pesquisa empírica e da reflexão crítica para o desenvolvimento das ciências sociais no país.
Por: Romeu Felix Menin Junior.
comentários(0)comente



1 encontrados | exibindo 1 a 1


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR