Questões de sociologia

Questões de sociologia Pierre Bourdieu




Resenhas - Questões de sociologia


1 encontrados | exibindo 1 a 1


Romeu Felix 18/02/2023

Fiz o fichamento sobre esta obra, a quem interessar:
Fichamento do livro "Questões de sociologia" de Pierre Bourdieu:

Referência bibliográfica:

BOURDIEU, Pierre. Questões de sociologia. Petrópolis, RJ: Vozes, 2019. 272 p.

Resumo:

O livro "Questões de sociologia" reúne uma série de artigos, discursos e entrevistas do sociólogo francês Pierre Bourdieu. As reflexões presentes na obra giram em torno de temas como o papel da sociologia na compreensão das questões sociais, a relação entre a sociedade e o indivíduo, as desigualdades sociais, a cultura e a arte, a política e a globalização.

O autor defende que a sociologia é uma ciência que tem o objetivo de compreender as estruturas sociais e as relações de poder presentes na sociedade. Bourdieu afirma que a sociedade é composta por campos, que são espaços de relações sociais em que se dão disputas por poder e recursos. O autor analisa os campos da arte, da ciência, da política e do jornalismo, entre outros, e mostra como as disputas nesses campos afetam a produção de conhecimento e a vida social.

Bourdieu também discute a questão da globalização e suas consequências para a cultura e a identidade dos indivíduos. Para o autor, a globalização homogeneíza as culturas e cria uma cultura de massa que padroniza o gosto e os valores das pessoas. Ele chama a atenção para a importância de se valorizar as culturas locais e de se combater a homogeneização cultural.

Além disso, Bourdieu aborda a relação entre a educação e a desigualdade social, mostrando como a escola reproduz as desigualdades sociais e perpetua as diferenças de classe. Ele propõe uma reforma educacional que valorize a diversidade cultural e ofereça oportunidades iguais de acesso ao conhecimento para todos.

Por fim, o autor trata da questão da política e da participação dos cidadãos na vida pública. Ele critica a ideia de que a política é um espaço neutro e imparcial em que os interesses da sociedade são representados, e mostra como as relações de poder presentes na sociedade afetam a política e a tomada de decisões.

Com uma linguagem clara e acessível, o livro é indicado tanto para estudantes e pesquisadores de sociologia como para o público em geral interessado em compreender as questões sociais contemporâneas.

Palavras-chave: Sociologia, Pierre Bourdieu, campos sociais, desigualdades sociais, cultura, política, globalização.

Análise crítica:

"Questões de sociologia" é uma obra que oferece uma ampla reflexão sobre as principais questões sociais contemporâneas, a partir de uma perspectiva sociológica crítica e engajada. Bourdieu é um autor que se destaca pela sua habilidade em conectar teoria e prática, ao mostrar como as estruturas sociais e as relações de poder presentes na sociedade afetam a vida cotidiana das pessoas.
Por: Romeu Felix Menin Junior.
comentários(0)comente



1 encontrados | exibindo 1 a 1


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR