Factfulness

Factfulness Hans Rosling

Resenhas - Factfulness

marceloboemeke 31/03/2024

Deveria ser ensinado nas escolas
Se por acaso você está conferindo as resenhas para decidir se deve ou não ler esse livro, por favor, me dê 2 minutos pra te explicar porque lê-lo é a melhor decisão aqui.
Quando eu vi que o tema do livro estava se encaminhando para o final, mas ainda faltavam aproximadamente 100 páginas de leitura, achei esquisito. Imaginem a minha surpresa ao descobrir que as ~80 páginas finais são notas esclarecedoras, incluindo 29 páginas apenas de fontes de dados.
Tem gente que se emociona com poesia, eu me emociono com isso. É triste saber que o Hans faleceu de forma tão trágica em 2017, vivendo o suficiente apenas para finalizar o livro, mas não para vê-lo ganhar o mundo. O trabalho feito por esses três (Hans Rosling, seu filho e sua nora) é incomparável, levando a todos informação séria, fundamentada e de qualidade.
O título do livro e o esquisito subtítulo brasileiro me deixaram um pouco desconfiado quando eu vi ele pela primeira vez... Será mesmo que ele entregaria o que estava vendendo? Ou seria mais um livro de coach tentando provar um posicionamento X ou Y baseado em frases de efeito? Para a minha feliz surpresa, esse livro é tudo que se propõe e muito mais! É uma aula sobre como o mundo não está piorando da maneira como imaginamos, como nossos instintos atrapalham nossas percepções e o tanto que isso prejudica o trabalho naquilo que de fato precisa melhorar.
Se você está cansado de notícias sensacionalistas, de ativismo vazio baseado em medo, do uso desonesto de dados para manipular as pessoas, das falácias e artimanhas de comunicação de políticos e intelectuais públicos... Enfim, se você está cansado dos exageros e imprecisões na leitura do mundo, esse livro é pra você. E se não se sente dessa forma, esse livro definitivamente é para você! Porque deveria se sentir. Somos enganados o tempo todo, de forma consciente e inconsciente, muitas vezes por nós mesmos. Não importa seu alinhamento político, sua filosofia de vida, sua religião ou cultura, esse livro vai abrir os seus olhos. É um treinamento para uma abordagem mais realista e saudável dos dados e do mundo que eles se propõem a explicar.
Realmente acredito que ele deveria ser usado em escolas, desde o ensino fundamental. Como o próprio autor diz: "Acima de tudo, deveríamos estar ensinando às crianças humildade e curiosidade".

Debora942 04/03/2024

Factfulness é...
Entender que através de dados é possível compreender e mudar o mundo.

Comecei o livro com o intuito de aprimorar minhas técnicas de argumentação para o Clube de Debate da minha escola. Terminei, não tendo uma opinião baseada apenas em opinião, mas em fatos. O fato é que esse livro é libertador.

Inconsciente vivemos baseados em achismos e senso comum e nunca vamos além do que a mídia nos mostra. É terapêutico saber que apesar de tudo, o mundo está melhor do que era o passado e que podemos sim tentar melhorar ainda mais.

É um livro para se ler aos poucos e para ser consultado em momentos necessários.

Bruna 19/02/2024

Pronto! Arrumei uma dor de cabeça para minha família e amigos para as próximas semanas, meses, talvez para o ano inteiro?me ouvirem falar desse livro, recomendando a leitura daquela forma chata que só um leitor arrebatado sabe fazer. O autor presta um serviço como poucos fizeram até hoje. Situar as pessoas sobre a necessidade de se informar adequadamente é tão simples e genial, mas esse é um trabalho que precisa de uma orientação quando nem sabíamos que precisávamos ser orientados e o autor faz isso com inteligência e muito amor.
Desde que me tornei uma leitora inveterada, o ponto de inflexão mais positivo desse hábito com certeza é o exercício da humildade. Já me peguei pensando sobre isso inúmeras vezes, sobre o quanto os livros nos trazem essa realidade do quão pouco sabemos de tudo. Dito isso, deixo um trecho do livro que me marcou pessoalmente:

?Ser humilde, aqui, significa estar consciente de como os seus instintos podem dificultar o correto entendimento dos fatos. Significa ser realista sobre a extensão do seu conhecimento. Significa ser feliz em dizer ?eu não sei?. Também significa, quando você tem uma opinião, estar preparado para mudá-la quando descobri novos fatos. É bem relaxante ser humilde, porque significa que você pode parar de se sentir pressionado a ter uma opinião sobre tudo, e parar de sentir que precisa estar pronto a defender suas opiniões o tempo inteiro.?

guimoreschic 01/01/2024

Mudou minha visão de mundo
Confesso que existe um Guilherme antes e depois dessa leitura. Agora, todo tipo de conteúdo que me é exposto, acabo passando pelo filtro que me foi proposto neste livro.

David 15/12/2023

Os autores discutiram a ignorância de fatos em nível global, mas com insights que podem colaborar para a identificação de lacunas no conhecimento em âmbitos nacionais, comunitários e organizacionais. Essas lacunas têm impacto significativo em nossa capacidade de formar opiniões e tomar decisões de maneira informada.

Ao longo do livro somos encorajados a cultivar sentimentos de humildade e curiosidade, com finalidade de superar reações instintivas e adotar pensamento crítico. A maioria dos capítulos é dedicada à análise dos nossos instintos naturais, os quais, embora úteis, muitas vezes contribuem para a formação de visões de mundo distorcidas, que poderiam ser melhoradas se baseadas em fatos.

"Uma visão de mundo baseada em fatos é mais confortável. Gera menos estresse e desesperança do que a visão de mundo dramática, que simplesmente é negativa e aterrorizante demais.
Quando temos uma visão de mundo baseada em fatos, podemos perceber que o mundo não é tão ruim quanto parece - e podemos perceber o que precisamos fazer para continuar deixando-o melhor."

Considero uma leitura muito relevante, principalmente em tempos de polarização, onde os nossos instintos são frequentemente manipulados para moldar nossas percepções. A linguagem é simples, apesar de tratar de temas técnicos e apresentar dados estatísticos para reforçar e justificar argumentos. A lista dos instintos trabalhados no livro fornece uma boa ideia do seu conteúdo.

1. O instinto de separação
7. O instinto de destino
8. O instinto de perspectiva única
9. O instinto de culpar
10. O instinto de urgência

Finalizo com uma breve referência ao principal autor do livro:

Hans Roseling (1948 - 2017) foi um médico e pesquisador sueco, reconhecido por seus trabalhos em países africanos, bem como por seu papel como professor de Saúde Internacional no Instituto Karolinska, na Faculdade de Medicina de Estocolmo, Suécia. Além disso, atuou como consultor para a Organização Mundial da Saúde, Unicef e várias agências de auxílio, além de ser um dos fundadores da seção sueca de Médicos Sem Fronteiras. Roseling também produziu e apresentou três documentários da BBC: "The Joy of Stats", "Don't Panic - The Truth About Population" e "Don't Panic: How to End Poverty in 15 Years". Também ministrou palestras em instituições financeiras, empresas e organizações não governamentais, bem como suas duas palestras TED, que foram vistas mais de 35 milhões de vezes.

Danilo.Brizida 10/12/2023

Aprender ver o mundo e tomar decisões com base em fatos, evidências é algo fantástico e que abre nossa a mente a novas e reais possiblidades.

Nesse livro aprendemos a importância de ser curiosos e investigar as informações que nos são apresentadas. Em um mundo tão raso, onde noticias e opiniões são formadas de forma empírica na busca de "likes", se basear em fatos e evidências é fundamental.

Cinthia 28/11/2023

Uma vida baseada em fatos
Amo ciência e amo como o método científico transforma nossas vidas para melhor. O mundo está caminhando, embora tenhamos muitos instintos dizendo o contrário. Como psicóloga, sei que nossos instintos provocam pensamentos disfuncionais e categóricos, gerando sofrimento, como lidar com eles?

Esse livro traz novas perspectivas e um posicionamento humilde frente aos nossos princípios, valores e nossas verdades.

Hernany1 31/10/2023

Fatos exagerados desconstruídos pelos números ?
Ótima leitura, gráficos, fontes registradas e história de vida que vivenciou a medicina na prática avaliando os fatos.

Realidade que para mim são incompreensíveis até que se avalia e estuda os fatos, ótimo poder eu avaliar esses fatos e desconstruir verdades ocultas que estão no meu consciente e subconsciente.

Nós vivemos melhor que ontem, nós vivemos melhor que nossos pais, nós vivemos melhor que nossos ancestrais.

O mundo está em evolução, porém viver em Gratidão é para poucos.

Falar Gratidão a todo tempo é fácil reconhecer o mundo abundante que vivemos hoje e Agradecer esse reconhecimento é para poucos.

Raah Marx 15/10/2023

Libertador
Que porcentagem da população mundial vive na pobreza? Qual é o número de crianças vacinadas no mundo hoje? Quantas meninas terminam a escola? Quando confrontadas com perguntas simples a respeito das tendências globais, as pessoas sistematicamente dão respostas incorretas. Isso acontece quando nos preocupamos com tudo o tempo todo em vez de compreendermos as coisas como realmente são, e perdemos a capacidade de nos concentrar nas verdadeiras ameaças. Tomando emprestado o conceito de mindfulness (o ato de ter atenção plena nas experiências, atividades e sensações do presente), os autores propõem a ideia de factfulness: o hábito libertador de só ter opiniões baseadas em fatos.

Inspirador, bem-humorado e cheio de histórias emocionantes, Factfulness é um livro urgente e essencial que mudará a maneira como você vê o mundo e o capacitará a responder melhor às crises e oportunidades do futuro.

Geisi.Ferla 20/09/2023

Interessante
Vale a leitura. Uma visão bem otimista do mundo, da humanidade e da evolução. Com dados e gráficos os autores pretendem mostrar que o mundo é melhor.

Kayque.Ferreira 03/09/2023

É um livro que eu já queria ter lido fazia tempo, aproveitei para ler agora antes se começar 3 clássicos do Shakespeare, talvez é o último livro técnico que li esse ano.

O autor é claro e objetivo, ele apresenta seu conceito e começa a decorrer.
Separou sua obra em 10 temas extremamente importantes e explicou suas impressões com dados, gráficos e um texto simples. Tudo feito de uma forma que seja claro para o maior número de pessoas possível ? opinião minha.

Recomendo para todos, principalmente se você, como eu, tem medo do futuro, acredito que depois dessa leitura tenho muito mais armas para me proteger e não me preocupar tanto com notícias, relatos, manchetes e picaretas.

Pedro1769 14/06/2023

Importante para nossa sociedade
Os autores chamam a atenção para nos atentarmos aos fatos por uma visão além do que mídia nos passa, e além da percepção que temos de forma inconsciente e trazemos como bagagem. Não é um livro que me prendeu, talvez por ter muitos dados em números e estatísticas, mas no decorrer do livro os autores contextualizam muito bem os dados com sua escrita.

Andre.Arruda 24/05/2023

Seja realista, ou seja, otimista
Eu acertei 10 das 13 perguntas iniciais, pois sempre fui um otimista em relação ao progresso da humanidade, principalmente com relação a evolução a longo prazo.
O Autor é muito feliz nessa abordagem, principalmente no conceito de nível de renda e estilo de vida: desde a liberdade religiosa quanto ao menor números de filhos.
Gostei muito, vários insights para a vida.
Leve a vida leve, se não, vc sempre será ranzinza achando que o mundo é uma merda. Aproveite o caminho, só faremos uma minúscula caminhada nesse plano, no pequeno planeta azul esquecido num canto do universo.

CisoS 23/05/2023

Boas ideias esticadas ao máximo
O livro parte do fato que sempre acreditamos na visão mais dramática e nos levamos a interpretar os fatos da maneira mais pessimista, mesmo que errada (os autores claramente não conhecem o Brasil?).
Com dicas interessantes sobre como avaliar informações, como evitar ser enganado por números; é uma leitura interessante, que faz olhar o mundo e a civilização moderna de outra forma, mas que poderia ser mais condensada.
Lembra um pouco o Freakonomics, mas com um foco mais no desenvolvimento social, menos na curiosidade estatística.

Michele Huebes 16/05/2023

Nossa forma estranha de ver o mundo e os dados
Achei o livro muito interessante, abriu minha cabeça para a forma como vejo notícias, dados, informações. Muito bom, recomendo.