Stranger Fans Joseph Vogel

Resenhas - Stranger Fans

Bruno Rodrigues 27/12/2022

Perfeito para os fans
Livro ideal pra quem é fã de Stranger Things, primeiramente o livro é muito bonito esteticamente, a DarkSide como sempre, está de parabéns. Stranger Fans é uma verdadeira imersão nos anos 80, trás o contexto político e social da época, o cinema e as trilhas sonoras de personagens, jogos e brinquedos da época, e apresenta as inspirações dos irmãos Duff para criarem a série, como Stephen King e Steven Spielberg, além de trazer várias curiosidades da série.

Ley 07/05/2020

Livro ideal para fãs da série
Você por acaso já assistiu a série original Netflix chamada Stranger Things? Até mesmo para quem nunca assistiu, a série é conhecida. Ela já está com a terceira temporada lançada e os fãs continuam aumentando. Mas quem se intitula fã mesmo, PRECISA ter em mão Stranger Fans, que é um livro voltado inteiramente para o universo da série.

O livro possui onze capítulos (em homenagem a Eleven). Esses capítulos dissecam tudo sobre o que influenciou os autores na hora de criar a série. Stranger Things pode parecer um seriado infantil, mas é cheia de referências para várias idades, principalmente para quem vivenciou a década de 1980.

A série foi totalmente influenciada pela década, o cenário, os jogos, as crianças e as roupas. O livro relembra para quem viveu em 1980, e também apresenta para quem é novo, tudo de fantástico e psicodélico que está por trás da trama e que não percebemos. Como os anos 1980 tiveram um peso maior na criação de Stranger Things, o que vamos conhecer no livro, são referências também da época.

A leitura parece tranquila, mas na verdade se transforma em uma viagem. Eu mesma, que nasci no finalzinho de 1990, adorei imaginar como era a década anterior ao meu nascimento. As principais influências que vemos da década, são as roupas, os filmes lançados, e as músicas (a maioria rock). Nunca tinha prestado atenção, em como eu ouço tantas músicas antigas, e as considero minhas favoritas.

Como vemos ao assistir a série, a música tem uma influência magnânima na trama e no desenvolvimento dos personagens. O livro aborda isso e ainda nos conta os bastidores de como e o por quê certas músicas foram escolhidas para estrelarem na série.

O seriado também tem como centro crianças, mas não é necessariamente um seriado infantil, já que contém monstros e uma vibe um pouco sombria. Os irmãos Duffer, criadores da série, também tiveram influência de Stephen King, e mais de uma vez comparei as crianças protagonistas da série, com as crianças protagonistas do livro It, de Stephen King.

Acontece que o autor influencia em mais do que pude imaginar, desde as letras da abertura, aos personagens. Ver isso me surpreendeu bastante. Admiro bastante Stephen King, então ver o leque de referências de Stranger Things sendo ligadas a ele, é emocionante.

site: https://www.imersaoliteraria.com.br/2020/01/resenha-stranger-fans-decada-de-1980-no.html
Mimimi 22/10/2021minha estante
É a minha série favorita, eu sou muito fã ????????

Gabrielly 23/07/2022minha estante
Tbm

Gabrielly 23/07/2022minha estante
TwT

Matheus656 26/01/2024

Totalmente dispensável
Sabe aquela modinha de sempre tentar ganhar dinheiro em cima de algum sucesso? É exatamente o que esse livro faz. A princípio parece ser uma boa ideia, o livro funciona como um grande almanaque sobre a série, com várias referências que inspiraram a série seja em música, filme, e outras coisas que envolvem os anos 80. O livro para por aí, depois tem vários textos como se fosse um estudo mais aprofundado sobre a série. O problema disso, é que em alguma determinada parte do livro as informações começam a se repetir ou começam a ser desnecessárias. É o tipo de livro que se vende pelo nome, só que seu conteúdo poderia ter sido bem melhor revisado se talvez não fosse a pressa (talvez seja isso) para publicar e aproveitar a onda do hype para que conseguisse vender. Então é isso, se você é fã da série, saiba que o livro não é totalmente perfeito, podendo até mesmo ser dispensável na sua coleção. Um terço talvez seja aproveitado, após isso, a leitura se torna tão cansativa que as informações já começam a se repetir.

Jenny 31/12/2021

AMO
Amo esse livro, cheio de curiosidades e referências que envolve o universo na série, desde inspirações, músicas, filmes etc. recomendo para quem é fã da série

Vicky 11/12/2023

Prato cheio para os fãs
Considero este livro, além de uma obra de arte gráfica, referência para quem adora Stranger Things. Cada um de seus 21 capítulos aborda um tema da série, como música, games, filmes ? no contexto de tantos outros aspectos da década de 80 que inspiraram os irmãos Duffer (criadores). Para quem nasceu depois, ler o livro foi como experimentar uma máquina do tempo. É um prato cheio para quem deseja entender o contexto e as referências dessas "coisas estranhas" que nos cativaram tanto.

heloisa.nas 06/05/2020

Tive que dar um espaço se tempo a cada capítulo, pois as vezes achei que ficava repetitivo. Pra quem é fã como eu, é ótimo saber um pouquinho mais sobre a série. Mas acho que pra quem nasceu nos anos 80, é um livro mais fantástico ainda. É uma das edições mais lindas que eu já vi. Estou apaixonada.

Lucilene.Barros 19/10/2020

Amei esse livro, apesar de alguns pontos negativos ele é um livro muito bom. Stranger fans explica a série detalhadamente fala sobre músicas que inclusive eu amei as indicações fala sobre as playlist do Jonathan, Nancy, e Steve,fala sobre filmes muito bons que os irmãos Duffer tiraram como inspiração fala sobre os livros de Stephen king que ajudam os irmãos Duffer a fazer a série com aquela nostalgia toda. Fala sobre os personagens, os figurinos, jogos da época, demogorgon, as comidas que mais aparecem na série e etc... Tudo oq você quiser saber sobre a série vc vê nesse livro, quando você termina de ler você termina sem nenhuma dúvida sobre a série.
Os pontos negativos não tem muitos é só que o livro fica repetitivo demais eles repete alguns textos mais é só isso de resto é maravilhoso. E é uma leitura demorada não é rápida.

Esse livro é bom ler só quem assistiu a série STRANGER THINGS e gostou da série. Se você não assistiu a série ou não gostou da série eu não indico esse livro para você.

Enfim, amei só não amei mais por conta dos textos repetidos.

Lu 26/02/2021

Muiiito bom
Amei muito esse livro, apesar de alguns pontos negativos ele é um livro muito bom. Stranger fans explica a série Stranger Things detalhadamente fala sobre músicas que inclusive eu amei as indicações,fala sobre a playlist do Jhonathan, Nancy e Steve, fala sobre os filmes muito bons que os irmãos Duffer tiveram como inspiração fala sobre os livros do Stephen King que ajudaram os irmãos Duffer a fazer aquela série com aquela nostalgia toda. Fala sobre os personagens, figurinos, jogos da época, evolução do demogorgon, as comidas que mais aparecem na série e etc...
Tudo oque vc quiser saber dessa série tem nesse livro, quando você termina de ler vc não tem nenhuma dúvida sobre essa série.
Pontos negativos não tem muitos é só que em algumas partes do livro ele fica repetitivo de mais ele repete alguns textos mais é só isso, de resto é simplesmente maravilhoso. Ele é uma leitura demorada.

Tomlucitor23 24/06/2022

Apaixonado, pensei que ia demorar horrores lendo esse livro, de fato eu demorei mais do que o previsto por causa das obrigações do dia a dia, mas dá pra ler em dois dias no máximo, principalmente porque para fãs das série, além de puxar pela nostalgia, para as referências da série, as idéias, criações, citações, a introdução do Cesar bravo, muito bem feita, as ilustrações no final também são incríveis, artistas brasileiros formidáveis, projeto gráfico lindo, amei demais o livro.

MaridaDoCassian 29/12/2022

Eu amei o livro.
É muito interessante de ler...
Como uma fã, adorei saber mais sobre as raízes de Stranger things.

Gárgula 11/03/2020

Stranger Fans, uma ode aos anos 80
Mais que um livro, uma visita guiada
A DarkSide Books, editora parceira no blog, nos deu um presentão ao nos mandar Stranger Fans, de Joseph Vogel. Muito mais que um livro, é uma ode aos anos 80 e à série Stranger Things, da Netflix!

A experiência dessa leitura é incrível, não só para os fãs da série, mas principalmente para quem cresceu acompanhando o horror na década de 80! Particularmente para mim foi ainda mais legal, porque vivi aqueles anos – exatamente minha passagem para a adolescência – visto que nasci em 1973.

Uma edição oitentista em tudo
Diferente de muitos livros que são editados para homenagear séries e filmes, onde temos fotos das filmagens, dos bastidores e da película em si acabam por preencher muito das páginas, neste livro temos uma abordagem bem diferente, tornando-a original e muito boa.

Começamos pelo formato retangular do livro, que lembra os enormes televisores que tínhamos na época. A capa mesmo já mostra isso ao trazer um deles. Estamos voltando ao tempo, onde controles remotos não existiam e a escolha de canais era feita manualmente no botão, com o ajuste do sinal através de antenas.

Internamente as páginas todas trazem muitos textos e imagens simples, todas em preto, branco e vermelho. O vermelho impera por sinal, sendo a borda do livro toda nessa cor. Essa escolha de uma impressão em apenas três cores faz um paralelo de certa forma com a época, limitada em muitas coisas, profunda em muitas outras. A simplicidade da paleta de cores do livro contrasta com a complexidade de informações que ele traz. Da mesma forma foi a década de 80, rica em detalhes mas inocente até, para não dizer simplista se compararmos com os dias atuais.

Conhecendo a série desde sua idealização
Como disse anteriormente, a riqueza de detalhes nos permite entender como Stranger Things foi idealizada e executada, até se transformar no sucesso de público e crítica. Não comento à toa que Stranger Fans é sim uma ode aos anos 80.

O detalhamento que o autor revela ao leitor sobre a vida da época, além dos elementos que a cercavam é impressionante. Ele consegue mostrar e justificar cada decisão tomada durante a elaboração da série. Do vestuário aos penteados, das atitudes aos comportamentos, das músicas aos brinquedos. Até o cenário geopolítico da época é descrito! Tudo está ali com uma infinidade de informações dentro de um texto delicioso e fácil de ser lido. Talvez essa seja a grande sacada do autor: conseguir te guiar pelos anos 80 sem ser pedante ou enfadonho. Ele te pega pelas mãos e te leva, mostrando tudo de uma maneira muito legal.

Para os fãs de Stranger Things, mesmo a grande maioria que não viveu aqueles tempos, é um convite imperdível para uma viagem temporal. Esse livro se não é um simples apanhado de informações antigas mas sim um enorme parque temático tanto da série quanto da década!

Com suas inúmeras referências, os fãs poderão ouvir vários cantores e bandas musicais da época, ver filmes clássicos que marcaram aquele tempo e até mesmo conhecer videogames, brinquedos e jogos! O capítulo das bicicletas foi sensacional em particular. Me levou de volta a um passado onde nossas bikes eram nossas liberdades!

Conclusões finais
Um item obrigatório em qualquer prateleira e coleção de fãs de Stranger Things. Para aqueles que viveram os anos oitenta e já tenham viajado com a série de TV, terão neste livro um excelente portal para mostrar aos seus filhos o que foram aqueles anos tão intensos, onde ser criança era, pelo menos, diferente do que os dias atuais.

Obrigado à DarkSide Books não só pela edição primorosa, mas também pela possibilidade que me proporcionou de voltar a uma época em que nem mesmo de Gárgula eu era chamado.

Resenha publicada no site Canto do Gárgula em 28 de janeiro de 2020

site: https://cantodogargula.com.br/2020/01/28/stranger-fans-uma-ode-aos-anos-80/

Lily Mercury 02/02/2023

Pra quem quer conhecer mais sobre os anos 80
Adoro Stranger Things, mas ainda mais coisas dos anos 80, músicas, filmes, roupas. Comecei a ler o livro com a intenção de conhecer mais sobre a década e entender as referências da série, e o livro cumpriu perfeitamente as expectativas, além de ter ilustrações incríveis

Luiz.Pedro 06/10/2020

Stranger Fans
Um livro maravilhoso para que gosta de fatos curiosos, contado parte dos acontecimentos da vida estilo e cultura pop dos anos 80 claro com grande parte de stranger things ainda contendo maravilhosas artes de diverso artistas brasileiros

gii 17/05/2021

cara eu gasto mt dinheiro em coisas de stranger things
Darkside pelo amor de Deus vc é perfeita olha essas capas, e obg pelas fanarts no final do livro, cortei tudo e coloquei na minha parede

May 02/06/2021

Stranger Fans
Pra quem, assim como eu, é fã de stranger things, esse é o melhor livro para conhecer mais sobre esse mundo e suas inspirações.
É fascinante.