De frente com o serial killer

De frente com o serial killer John Douglas
Mark Olshaker

Resenhas - De frente com o serial killer

Gustavo Rodrigues 16/10/2020

Cara a cara com a perversidade.
Impossível não comparar esse livro com o seu antecessor, Mindhunter. No primeiro é abordado tanto a vida do John Douglas, desde o ínicio de sua carreira até o momento que ele entra no FBI e começa a implementar suas ideias, como também mostra em detalhes como os métodos criados pela Unidade Comportamental foram importantes para ajudar no desfecho de vários casos importantes.

Já no De Frente com o Serial Killer a vida de John não é abordada, e também não é mostrado os métodos sendo usados para ajudar nas investigações/prisões de assassinos em série. Aqui o foco principal é em 4 entrevistas específicas que o Jonh Douglas fez com assassinos em série que já estavam condenados e presos, com descrições de partes das conversas e tudo mais. Porém, outros assassinos mais "famosos" são citados ao longo do livro como forma de contextualizar algo ou para efeito comparativo, como Ed Kemper, BTK, David Berkowitz (Filho de Sam), entre outros.

O fato de focar em 4 entrevistas é bacana porque mostra os casos nos mínimos detalhes, como também expõe de forma minuciosa a entrevista, fazendo com que o leitor praticamente "participe" junto com o John e dê sua opinião sobre o que se passa na cabeça de cada individuo entrevistado.

O livro é bom, bem escrito, e apresenta muitos detalhes pesados em relação aos casos abordados. Em alguns momentos achei um pouco repetitivo, mas nada que atrapalhe muito. Lendo-o dá pra ter uma pequena noção de como o ser humano pode ser perverso e não sentir um pingo de remorso, arrependimento, ou qualquer outra coisa que seja.

Saori Malfoy 07/11/2022

Intenso e profundo
De Frente Com O Serial Killer é um livro intenso e profundo contendo entrevistas com quatro serial killers frios e cruéis que conforme relatam suas motivações e o que levaram eles a cometerem tais crimes te faz pensar muito na vida e nas pessoas no qual confiamos, o que foi o caso de Joseph Kondro, precisamos ficar atentos até mesmo com quem conhecemos e confiamos. Este foi o primeiro livro que li de John Douglas e posso dizer que ele tem toda minha admiração e respeito. Há uma frase neste livro que me marcou: ?Jamais chegaremos ao fim do arco-íris em nossos estudos de comportamento humano e tampouco conseguiremos acabar com os crimes. Tudo o que podemos fazer é continuar trabalhando e sempre tentando aumentar nossa compreensão e nosso conhecimento?.

Para amantes de true crime, super recomendo.

natallyvictoriaaa 20/01/2021

🍿TÍTULO: De frente com o serial killer
🌻É uma leitura chocante, entrevistas e acontecimentos reais de assassinatos cruéis que nos deixam de cabelo em pé. Ao todo, relata - se três casos. Ou seja, três entrevistas cara a cara com criminosos em que nada se arrependem.

🌻Não foi fácil de ler, em DIVERSOS momentos tive de largar o livro para me recompor, já que fala explicitamente sobre todas as crueldades.

🌻O livro nos faz adentrar a mente dos criminosos e é um mundo totalmente desconhecido. Inacreditável a experiência de tentar entender como as coisas chegaram a um nível tão catastrófico.

🌻É uma leitura pesada, cheia de conteúdo que nos deixa angustiado, cenas de ódio fortes e de um horror imenso. O livro é muito bem escrito e genial, mas não releria. Foi uma leitura que me deixou carregada demais.

Thaís Berganton 20/09/2020

Uma escolha
John Douglas e Mark escolheram contar quatro histórias centrais de serial killers perversos nesse livro. Além dessas entrevistas realizadas frente a frente com os assassinos, John Douglas acrescenta comparações com outros serial killers mais famosos e casos no qual trabalhou durante sua carreira no FBI.

A vida de Mcgowan, Kondro, Harvey e Kohlhepp foram inéditas pra mim, o que tornou o livro ainda melhor! Adoro a escrita desses autores, adorei a leitura!

Guibauer 20/12/2022

Tentando entender a mente dos assassinos
O especialista em psicopatas e serial killers e ex agente do FBI, John Douglas explica sobre psicopatia e perfil criminal usando como exemplos casos nos quais trabalhou e que estudou nos seus anos de carreira no FBI e também após se aposentar.
É interessante como o autor conta casos principais, mas no meio do texto também cita outros casos, alguns mais famosos, similares em algum aspecto a esse caso principal para apronfundar mais em algum tema específico. Gostei também de esse livro ser mais direto do que o Mindhunter, principalmente por não precisar ter toda a explicação inicial sobre o autor.

Vanessa.Liandro 17/12/2021

Porque? + Como? = Quem?
Essa é uma pequena fórmula que John Douglas utiliza para conhecer a mente de um Serial Killer. Nessa livro nós vamos conhecer quatro histórias reais desses assassinos frios. Todos são casos pesados e difíceis de serem lidos, mas os dois primeiros cujo as vítimas são crianças são os piores para mim. Eles dão detalhes desses crimes o que pode tornar sua leitura bastante incômoda. No geral é um ótimo livro e me fez refletir como podem existir pessoas que cometem esses crimes com tanta crueldade e sem o mínimo remorso. Indico para quem tem estômago forte!

Clarinha 08/02/2022

Por que? + Como? = Quem?
?Fica a lição: todo mundo é um possível suspeito, e não podemos nos deixar enganar por aparência ou comportamento?

Preciso de mais livros assim!
artvgogh 08/02/2022minha estante
esse livro é muito bom!!!

littledev1l 15/09/2022

?Meus crimes são coisas que eu posso controlar. Meu dedo no gatilho, minha vontade. Ninguém me obrigou a fazer nada."

O livro é de fácil entendimento e muito interessante. Infelizmente a edição da editora deixa a desejar quanto ao tamanho da letra e cor da página.

Bianca.Leite 18/02/2022

Serial killers, um mundo fascinante.
O livro conta os casos de quatro serial killers: Joseph McGowan, Joseph Kondro, Donald Harvey e Todd Kohlhepp. Mostra as entrevistas feitas com cada um, relembra e cita casos mais famosos como: Ted Bundy, Manson, Sono of Sam, entre outros. São casos de criminosos diferentes entre si, que possuem distinções sutis, e que possuem vários conflitos internos. São casos chocantes, pesados e bem detalhados. O livro me surpreendeu bastante e já quero ler outros casos de entrevistas feitas por John Douglas.

Luh Rocha 04/05/2021

Demorei, mas acabei de ler!
O livro conta em detalhes as novas entrevistas dos autores após terem se aposentado do FBI.
As novas entrevistas são específicas com assasinos em série "diferentes" do 1° livro.
Nesse, estão gravando um documentário com tais assassinos em série, mostrando como eles eram entrevistados.

Erica 10/09/2019

Ótimo livro, porem repetitivo em algumas partes
Esse livro traz 4 novos casos criminais ao leitor, porem o autor foi tão repetitivo que teve momentos que eu pensei que estava lendo outra edição do Mindhunter, simplesmente as mesmas observações sobre assassinos como Charles Manson, Ed Kemper, Wayne Williams, entre outros... que você leu lá, tem aqui, exatamente escrito da mesma forma. Será que o John Douglas acha que o leitor dele tem algum tipo de amnesia??? Eu entendo que alguns casos por conta do contexto tiveram que ser citados novamente, mas não precisava ser Ctrl+c e Ctrl+v.

Bom tirando o lance da repetição, o livro é ótimo pra quem não leu o anterior porque ele também pula aquelas 100 págs. de introdução da história de vida do autor e foca mais nas entrevistas com os criminosos, confesso que quase chorei com a apresentação do primeiro caso da pequena Joan D’Alessandro, assassinato e estupro de criança é algo que me deixa muito baqueada.

Acho bem impressionante o jogo de cintura que o autor tem pra entrevistar Serial Killers ardilosos e manipuladores, é inquestionável o nível de experiencia dele pra interagir com mentes psicopatas, ele realmente entra na psique do assassino e quebra suas defesas, é interessantíssimo ler e analisar as transcrições das conversas baseado em seus estudos psicológicos e comportamentais.

Teve relato que foi difícil de ler sem sentir mal-estar e completa indignação, não é qualquer pessoa que teria emocional pra entrevistar esses caras, portanto recomendo o livro pra quem curte bastante o tema, pois não é uma leitura leve.

Ceci 05/01/2022

como? + por que? = quem?
Esse livro faz com que as pessoas entendam que não importa a brutalidade, a maior parte dos assassinos tem plena consciência daquilo que estão fazendo.
São 4 casos apresentados com 4 pessoas que pensam e agem de forma diferente mas todos eles tem algo em comum: a perversão.