Aquele Verão

Aquele Verão Jillian Tamaki
Mariko Tamaki

Resenhas - Aquele Verão

Jessica1230 23/06/2023

"Talvez eu tenha peitos grandes"
Ok, eu espero mais emoção do livro.

1º shippei horrores as duas, mas nada aconteceu.
2º a sinopse diz que as duas se envolveram em uma grande tragédia. Ok, mas cadê a tragédia que eu não vi em nenhum momento do livro???
3º o livro simplesmente não tem NENHUMA narração.

A história ficou muito a desejar, porém os desenhos no geral são lindos.

Anselmo 26/04/2020

É isso mesmo?
Comprei essa Hq, por que vi muita gente que tem o gosto parecido com o meu, falando bem. E me dececionei. Olha, só dei duas estrelas, por que os desenhos são incríveis. História franca, personagem pouco cativantes. A Menina é um pé no saco igual a mãe. A Hq até cria um clima de suspense, de que algo muito ruim pode acontece, mas fica só nisso. Pra.uma hq premiada eu esperava algo mais.... Superistimaram demais a história dessa hq, foi isso!
Filipe 03/04/2021minha estante
Acho que as experiências pessoais do leitor podem fazer a história funcionar de formas diferentes... Particularmente eu e minha esposa passamos por experiências de aborto recentemente e passamos também pelo processo quase industrial de tentar engravidar, e nos questionamos muito porque a gravidez, para nós, é algo que desejamos muito e não conseguimos, e porque para outros é algo indesejado mas que acontece com certa facilidade. Isso sem contar que temos uma filha mais ou menos da idade da Rose... Pra mim, pelo menos, foi uma história tocante em vários aspectos, acho que por conta de todo esse contexto particular.

Vitor16Hq 14/09/2023

O verão do amadurecimento
Na primeira vez já foi incrível, e a releitura confirmou o quão incrível é esse quadrinho.

A arte é algo que eu comento em quase todo quadrinho que leio, aqui, a palheta de cores é muito bem utilizada, o traço não é hiper realista mas não chega a ser caricato. É um traço parecido com os desenhos que eu faço e esse quadrinho é uma das influências para eu fazer os desenhos que faço. (Me siga no Instagram para ver esses desenhos)

Ele consegue deixar o leitor confortável enquanto as coisas vão bem, e gera uma montanha russa de emoções quando as coisas começam a dar um pouco errado.

As duas protagonistas são a Rose e a Windy, as duas tem uma pequena diferença de idade, o quadrinho faz muito bem a diferença de mentalidade das duas, a Rose é uma pré adolescente, a história não utiliza o esteriótipo do adolescente revoltado, é uma representação mais realista, e o relacionamento dos pais da Rose não vai muito bem.

Eles estarem indo para a praia, onde deveria ser um local confortável, relaxante, um lugar para fugir dos problemas, mas ao invés disso, eles vão junto.

Apesar dos diálogos, em muitas cenas, as imagens falam por si só, aproveitando ao máximo a mídia.

O quadrinho é muito hábil em mostrar apenas o necessário para a história, ele cumpre muito bem o que se propõe e entrega uma experiência de leitura excelente.

Julianaaires 20/09/2020

Delicado
A história não é mais do que ela se propõe: retratar o verão de duas amigas. Porém, a forma como é contada aos olhos dessas crianças juntamente com as ilustrações maravilhosas dão um ar de delicadeza e nostalgia enorme. Sinceramente, foi uma das melhores coisas que já li pela sua simplicidade até nos momentos mais difíceis.

Lótus 18/04/2021

Quadrinho gostoso de ler, muito fluido e tão realista em alguns momentos.. achei impressionante como as autoras conseguem criar uma certa naturalidade nas cenas e nos diálogos. Por baixo da narrativa adolescente (que já é ótima) tem uma história bem adulta e tocante.

Vorspier 20/04/2020

Li que este livro foi censurado em alguns estados dos EUA na época de seu lançamento, por abordar temas considerados polêmicos para pessoas conservadoras: homossexualidade, sexo, aborto, drogas... Achei que essa censura foi bem exagerada, já que o que há no livro são conversas das duas meninas sobre os temas, não tem conteúdo gráfico chocante.
O fato de ter sido censurado pesou muito no meu interesse pelo título, mas logo que li entendi por que ele ganhou prêmios como o Eisner. Eu achei algumas partes do enredo tristes, mas no todo achei a história e a arte do livro muito boas.

Marc 27/02/2022

“Mudaram as estações e nada mudou/ mas eu sei que alguma coisa aconteceu/ está tudo assim tão diferente” (Renato Russo).

Nessa fase da vida, o fim da infância e o começo da adolescência (mas pode servir também para o começo da juventude) as coisas vão mudando como se houvesse uma certa inércia à mudança, algo que resiste, que teima em manter tudo como sempre foi. Embora o mundo continue girando na mesma velocidade de sempre, com acontecimentos variados todos os dias, e mesmo o entorno esteja sendo abalado por mudanças drásticas, nessa idade não se percebe muita coisa. Essa inércia é a consciência (ou ausência dela) de uma pessoa que está entrando em uma nova fase da vida, desconhece o mundo e a si mesma e não consegue nem notar suas próprias mudanças. Ao mesmo tempo em que existe uma curiosidade pela vida adulta, há ingenuidade de como tudo funciona, quase nada do que se faz tem consequências para a vida toda — e quando tem, ainda assim, a pessoa dessa idade não consegue medir a amplitude de seus atos.

Esperava uma história com algum tipo de lacração e adiei a leitura por bastante tempo. Imagine, duas meninas numa faixa de idade em que tudo é novo e elas não tem a menor ideia de que jamais voltarão a ser as mesmas... Terreno fértil para um monte de bobagem ideológica e sem graça. Mas não é o caso. Na verdade, o que mais me cativou foi justamente essa inconsciência das meninas olhando para o mundo a sua volta de um ponto de vista muito parcial. Elas não entendem as razões para as brigas dos adultos, dos adolescentes mais velhos, as diferenças entre as pessoas, mas tem que se encaixar de alguma forma nesse mundo que já existia antes delas (sair da infância é se deparar com a cruel verdade de que o mundo não gira a seu redor) e que vai continuar muito depois que elas tiverem morrido. De certa forma, o mundo se abre, pleno de possibilidades, mas também pleno de indiferença e até crueldade.

A história vai acontecendo e sendo contada a partir da visão das meninas, mas elas não são o centro da ação — ninguém é. O mundo tem infinitas histórias acontecendo ao mesmo tempo e elas descobrem que praticamente nenhuma, a não ser a própria, pode ser controlada ou mesmo conhecida por elas. E mesmo esse controle da própria vida é relativo, pois há intersecções com as histórias de seus pais, familiares, amigos e mesmo desconhecidos e isso afeta sua trajetória. Não sei se podemos falar em beleza, pois muitas histórias são tristes, algumas são terrivelmente cruéis (não me refiro necessariamente à HQ, mas à vida em geral) e outras até mesmo verdadeiros contos de horror, mas todas, sem exceção, trazem a possibilidade de aprendizado e crescimento. É esse o ponto implícito (por certo, também, óbvio) que as autoras estão tratando e que faz com que seja uma história bastante interessante. As coisas mudaram para sempre, impossível dizer como, mas tudo ficou diferente depois desse verão.

elisaspa 22/02/2022

por ser um best seller esperava mais
ganhei esse livro achando q seria mto infantil, as ilustrações são lindas mas eu classificaria como +16. achei fraco, mal desenvolvido e confuso. só dei 1,5 pelas ilustrações mesmo.

Aleatoriedades da Li 24/04/2020

Uma leitura agradável
O título na verdade deixa bem clara a história: um verão comum na vida de duas amigas, com os acontecimentos da vida cercando a narrativa

vick 13/09/2020

Verão no aquário
Um belo coming of age sobre duas pré-adolescentes descobrindo os tortuosos caminhos do amadurecimento, enquanto o mundo ao redor delas apresenta os percalços de ser uma mulher. Os pais de Rose passam a viagem discutindo, ela começa a ter uma paixonite pelo cara do mercadinho que engravidou outra adolescente. Rose tem uma tendência a culpar as mulheres pelo que aconteceu com elas, até perceber que tudo é mais complicado do que parece.

Gustavo603 15/10/2020

Aquele verão
A versão canadense das nossas viagens para o litoral no final do ano. Certamente você conseguirá identificar algum ponto em comum com sua adolescência.

Nini 02/05/2021

um pouco sem graça
fiquei decepcionada, a historia caminha bem, mas o final se solta do resto a arte é muito bonita e a relação de amizade das duas meninas até que nos prande, é muito bom ler as cenas delas, mas a historia em si acaba por desejar

pietra181 31/03/2023

Tem uma lição muito bonita
Eu acho que o foco da hq é sobre querer crescer antes do tempo e aí a protagonista passa por um monte de coisas
como se apaixonar pelo cara do mercadinho
problemas com a mãe
ter uns ?conflitos? com a sua amiga por querer parecer mais madura
mas é muito bonitinha a amizade delas e a história em si

Léia Silva 20/01/2022

Meu Deus que nostalgia!! Em vários momentos tive lembranças da minha adolescência com minha melhor amiga no litoral. Enfim, por favor vá de cabeça aberta, ele entrega tudo do que é prometido, nada além. É gostoso, a história te leva, você sente a brisa do verão, é como voltar no tempo.

Lucas.Oliveira 09/05/2021

Uma história comovente de amadurecimento
Essa história é contada à partir do ponto de vista de Rose, vemos ela passando por vários problemas enquanto é só uma menina, Rose e sua amiga de verão Windy, se deparam com coisa do cotidiano, e lidam com assuntos sérios e brincadeiras tudo ao mesmo tempo, Rose começa sentir o peso do amadurecimento e começa a sentir atração por um menino mais velho que está num momento difícil da vida dele, começa então um conflito de emoções dentro uma adolescente.

Aquele verão tem uma arte linda, é uma Hq leve, curti muito os tons de azul em que toda a HQ é desenhada e pintada, é um bom passatempo sem um grande vilão, apenas uma história que flui, que é real, que é o nosso dia a dia.

Destaque para o final, achei incrível todo a história da Mãe da Rose e seu fechamento.