Encosto

Encosto Igor Paiva

Resenhas - Encosto

Paloma S. 06/07/2019

Intenso
Lyn é uma escritora famosa graças a seu primeiro romance. Numa sessão de autógrafos, ela revela que lançará mais um livro, só que diferente do romance, será uma estória sobrenatural onde um rapaz é perseguido por uma criatura maligna. A ironia da vez é que antes que Lyn consiga escrever seu livro, ela passa pela mesma situação, grosteiramente.

Já tinha ouvido falar do trabalho do autor, mas nunca tinha lido nada. Não poderia ter começado por algo melhor! Igor conseguiu captar uma sensação de falsa solidão da personagem. Eu poderia facilmente ter me questionado como Lyn e pensado: deve ser só impressão minha, mas não. Havia algo ali, algo bem sinistro.
As descrições dos ambientes foram feitas com maestria, devo ressaltar.
É um conto muito bem escrito, não transmite confusão. É claro e objetivo. Ele foi e contou uma história, e fez isso muito bem.

As revelações finais do porquê havia algo atrás de Lyn, foi uma sacada inteligente e achei merecida. Algumas cenas foram agoniantes.

Não se enganem, ninguém é bonzinho no final das contas. Quando queremos algo, quando somos testados, temos uma incrível capacidade de ultrapassar limites e fazer coisas que qualquer humano são duvidaria.

O autor está de parabéns pelo trabalho. É uma leitura curta, mas que vale muito a pena. Cem porcento recomendada a quem curte contos com um belo toque de suspense e sobrenatural.

Brenda 13/07/2019

"... Eu gostaria de vivenciar uma situação sobrenatural para sentir o terror de verdade."

Cuidado com o que deseja...

Lyh conseguiu o que queria, havia se tornado uma grande escritora com a publicação de um único livro.
Seu romance conseguiu atingir milhares de leitores e se esgotar em todas as livrarias.
Animada com o rumo que as coisas estavam tomando, ela decide fazer um grande anúncio no evento onde estava sendo prestigiada pela sua tão famosa obra, ela anuncia que estava trabalhando em um novo projeto que fugia do que havia sido o primeiro lançamento. Se tratava de um livro para dar medo e deixar seus leitores noites em claro, um super terror.

Mal sabia ela que trabalhar neste novo projeto seria mais desafiador do que poderia imaginar.

Já em sua casa se preparava para começar a escrever quando sentiu uma grande pressão em sua nuca na altura dos ombros, algo que ela nunca havia sentido, e o grande peso de olhos negros só estava lá para lhe fazer companhia, e não pretendia ir embora tão cedo.
Era o próprio mal sobre ela.

O mal que você faz também volta pra você.

Uma leitura gostosa, pena que bem curta.
O autor possui uma escrita maravilhosa, que nos permite ver a cena perfeitamente enquanto estamos lendo.
Existe uma pequena reviravolta durante a história que me fez gostar ainda mais do conto.
Na minha opinião se fosse uma história desenvolvida em uma novela por exemplo seria ainda melhor, tendo mais tempo para as coisas acontecerem.
Mas o autor soube conduzir a história de uma forma muito boa e bem construída até o final.

Gostei muito e recomendo a leitura.

@aceita.cafe

Deia Books @andreia_books 17/07/2019

Um conto muito assustador
Um conto fantástico e muito, muito assustador!
Lyn é uma escritora promissora, que acaba de lançar seu primeiro romance, super aclamado pela crítica e por milhares de leitores. No dia do lançamento, a escritora diz aos fãs que está trabalhando em algo novo, completamente diferente do livro lançado, algo voltado ao sobrenatural, ela quer testar suas habilidades.
Mas Lyn guarda um segredo e coisas começam a acontecer... quando seu gato começa a ter um comportamento diferente na sua presença, ela já sabe que algo estranho está acontecendo, mas nem imagina o terror que ainda está por vir!
Pessoal, o conto é de arrepiar, me deixou até meio paranóica, acendendo luzes e olhando em volta. Ainda bem que não tenho um gato, pq se tivesse, acho que eu fugiria dele! Rs
Muito bem escrito e desenvolvido, vai levar você a experiência do medo à expectativa e ao pleno prazer da leitura!
Se você curte um bom suspense, um terror sombrio ou se gosta de se provar (assim como eu), recomendo este conto, que faz parte da Antalogia Pesadelos Mórbidos, disponível na Amazon Kindle.

Chay 18/11/2019

Seu Pedido É Uma Ordem
Na noite de autógrafos, Lyn se vê com crise de ansiedade, em sua mente algo poderia dar errado ou os leitores poderiam não ir ao evento, mas após descer as escadas que dava acesso ao local das entrevistas, Lyn respirou aliviada e viu que a sua mente apenas lhe havia lhe pregado uma peça. Seus leitores estavam ali e seria um sucesso.
Enquanto dava os autógrafos um sorriso estampava sua face, mas esse morreu após ver uma leitora misteriosa, a garota não falava nada, apenas esperar pelo seu livro autografado e ao conseguir o que queria, foi embora silenciosamente assim como apareceu.
Encosto é um conto curto criado para a minha antologia Pesadelos Mórbidos, mas não foi só por isso que esse conto ganhou um lugar especial aqui.
Ele conta a história de Lyn, uma autora em ascenção que vê sua vida sendo mudada na noite de autógrafos.
O conto é de escrita leve e gostoso de ser lido.
Ver a agonia de Lyn pouco antes do evento fez com que o leitor ficasse cativado por ela, mas é no final que sofremos um baque e descobrimos o segredo infiel se Lyn.
"Eu gostaria de vivenciar uma situação sobrenatural e sentir o terror de verdade. Experienciar aquilo que se escreve é crucial para o escritor!

Nath 24/03/2020

Interessante.
Forçado em alguns pontos, é uma boa ideia, bem escrito e com um final interessante!

Tamy' 12/04/2020

Medonho.
O autor tem uma escrita que envolve muita a gente, em algumas partes muito interessante e dá aquele arrepio, com um ótimo final.

Stephanie - Estante da Ste 15/04/2020

Encosto
Lyn está prestes a entrar na coletiva do lançamento de seu primeiro romance, finalmente seu livro havia sido publicado e pra sua felicidade estava entre os mais vendidos, estava ansiosa pra receber os amigos e fãs mas claro que tudo ia dar certo, sua história foi um sucesso

Um fato que chamou a atenção de Lyn na fila de autógrafos foi uma moça que não quis mostrar o rosto nem interagir com ela, mas logo afastou o fato curioso da mente, tinha que dar atenção a fila imensa de fãs

No momento de ir embora a mesma moça voltou a aparecer e sem querer deixou seu livro cair após um esbarrão com a autora, Lyn levou o livro pra casa na esperança de poder devolvê-lo posteriormente

Ao chegar em seu apartamento luxuoso coisas muito esquisitas começaram a acontecer, no próprio apartamento e em si mesma, dores pelo corpo, calafrios, falta de energia elétrica, até sua gatinha começou a agir de modo estranho

Lyn não estava conseguindo se concentrar na escrita de seu novo livro sobrenatural por causa do incômodo que estava sentindo, até perceber o seu reflexo no espelho e ver uma sombra negra abraçando seu corpo...Lyn viu sua amiga Akame, que havia falecido há um tempo ?

Mais um conto incrível do Igor, aqui ele nos traz uma história de inveja, vingança e nos mostra até onde o ser humano vai pra alcançar seus objetivos, sejam eles bons ou ruins

Gostei demais desse conto, tudo estava indo bem até que não estava mais rs o Igor criou uma reviravolta importantíssima na história que nos faz entender tudo desde o começo e fiquei de boca aberta

Confesso que fiquei curiosa pra saber mais do pós final, de todas as consequências que esse encosto trouxe pra vida das personagens

c a r o l 19/06/2020

Lyn sempre quis ser o centro das atenções, mas isso tem um preço.

Na sessão de autógrafos do seu mais novo livro, uma garota chama a atenção de Lyn, por ser muito parecida com a personagem de seu livro. No fim do evento, a garota misteriosa deixa cair o exemplar autografado, e por não conseguir devolvê-lo, Lyn o leva pra casa. Ao chegar em casa, coisas estranhas começam a acontecer. Seria coisa de sua cabeça, por causa do livro que estava escrevendo ou estava mesmo vivenciando algo sobrenatural?

"Experienciar aquilo que se escreve é crucial para o escritor!"

Não há como não ficar curioso para desvendar a causa de estar acontecendo várias coisas estranhas com Lyn. Uma delas são: dores intensas que começou a sentir e me fizeram lembrar de um meme do filme: Espíritos - A Morte está ao Seu Lado. Como acredito nesse tipo de coisa, devo dizer que fiquei beeeeeem impressionada e tensa ? Mais uma vez, o senhor Igor brincando com coisas do nosso cotidiano, de uma forma bem sinistra (W H Y IGOR?!) Brincadeiras a parte, outra coisa que me deixou surpresa, foi o plot twist que mudou completamente o rumo da história. AMEI REAL

@livretoencantado 08/07/2020

@livretoencantado

Em "Encosto", o autor Igor Paiva nos leva a invadir a história de Lyn, uma escritora que não acredita no seu sucesso tão repentino com a publicação de seu primeiro romance. E se aproveitando da fama, decide partilhar com os fãs numa sessão de autógrafos, que pretende investir agora numa história sobrenatural. Jornalistas questionam o motivo para decisão súbita e ela alega que um escritor precisa de um desafio, um meio de sair da sua zona de conforto e eis que ali estava a sua chance.⁣
É daí então, que as coisas começam a se fazerem descobrir, tudo passa a desandar. Na fila para os autógrafos, uma garota estranha que insiste em esconder o rosto com a aba do boné não esboçava reação alguma enquanto a escritora estava a empolgação em pessoa.⁣ Noutra situação, a escritora estava para entrar no carro e finalmente ir para casa, quando é acertada em cheio por um esbarrão de "mais" uma garota, esta deixa seu livro cair e não retorna para buscá-lo, finge que não ouve os chamados e foge.⁣ O que Lyn ainda não tem conhecimento é de que vivenciará acontecimentos de genuíno horror durante a criação de sua nova obra. Até sua gata, Hing, percebe que algo estranho está acontecendo.
É como já sabemos, os animais vêm o que muitas vezes não temos nem conhecimento sobre, principalmente, no âmbito sobrenatural.⁣ São situações estranhas como estas que nos deixam encucados e o mais incrível, é que Igor realmente sabe nos deixar angustiados e a refletir sobre cada momento e ir desvendando os segredos aos poucos até que no final já estamos o choque em forma de gente de tão fissurados pela história em si. É algo bastante impactante, confesso.⁣ E novamente bato na tecla de que o autor capricha na descrição das cenas mais pesadas e isso torna a história ainda mais aterrorizante e marcante em nossa mente. De escrita fácil e forte, Igor nos contagia e nos puxa pelo braço a fim de nos fazer mergulhar de cabeça em tudo o que escreve.
Num universo paranóico, de inveja, vingança e mistério, este conto me surpreendeu e me fez ficar ainda mais apaixonada pela sua escrita fluída e sua criatividade em destaque.⁣

@autorajessicadias 25/10/2020

Ansiosa por sua noite de autógrafos, Lynn é uma escritora que teve seu primeiro romance publicado e está entre os mais vendidos. Na fila de autógrafos, uma garota estranha surge, se recusando a interagir ou mostrar o rosto. Tentando ignorar esse fato estranho, a escritora decide continuar normalmente sua sessão de autógrafos, já que esse é um dia para se comemorar.
Quando o evento chega ao fim, a garota misteriosa ressurge e acaba derrubando seu exemplar autografado, que Lynn pega e, por não conseguir devolver à garota, acaba levando para casa.
A personagem percebe que se meteu em uma baita enrascada quando começa a experenciar a sua própria história sobrenatural. Coisas estranhas acontecem e até mesmo o gatinho sabe que algo de errado não está certo hahah.
Se você tem sentido uma pressão sobre a nuca, um peso sobre as costas... cuidado! Você também pode ter um encosto!
Um conto bem legal que o autor nos proporcionou, senti um pouco de falta de explorar melhor algumas cenas, mas nada que comprometa a leitura. No geral, uma premissa bem interessante.

Rapha 23/11/2020

Encosto | Resenha
Encosto é um conto escrito por Igor Paiva, e faz parte da antologia Pesadelos Mórbidos, uma série de contos sobre o mundo do sono e os pesadelos que podem nos perseguir.

Em Encosto, somos apresentados a Lyn, escritora que teve um best-seller recentemente lançado e está convivendo com as consequências da fama, participando da sua primeira noite de autógrafos. O nervosismo e a apreensão pelo que pode vir a partir dessa noite, acabam fazendo com que Lyn tome uma atitude radical para o decorrer de sua carreira.

O livro que a fez se tornar famosa é um romance, porém ela ousa sair da sua zona de conforto, e durante a entrevista coletiva de lançamento, anuncia que seu próximo livro será um terror sobrenatural. Antes de iniciar a trabalhar já no novo projeto, Lyn finaliza a sessão de autógrafos aonde lida com alguns fãs, incluindo uma misteriosa garota, que se assemelha a uma das personagens de seu romance.

No caminho de volta, Lyn é surpreendida por um empurrão da mesma garota, e nota que ela deixou o livro autografado cair próximo dela. Sem querer deixar sua obra a meio fio, leva consigo para casa, enquanto irá trabalhar no seu novo projeto. A partir daí, a história toda muda de cenário para um tremendo suspense, orquestrado pela mente de Lyn, seu gato Hing e Akame, uma velha amiga de Lyn.

Com um plot final muito bem construído, Igor Paiva entrega uma história muito bem trabalhada pelas poucas páginas que dispunha. A história de Lyn é tão promissora, que acredito que poderia ser até explorada numa história mais longa, quem sabe um best- seller? Melhor só não ter participação de Lyn na autoria dessa…

site: https://dinastiageek.com.br/encosto-resenha

Anienne 21/04/2021

ENCOSTO
Encosto é um Conto de Terror do Autor Igor Paiva.

Sua escrita é fluida e a história é bastante interessante para quem curte o gênero, com elementos surpresa e o sobrenatural.

Vamos conhecer Lyn, escritora que tendo apenas um livro, já faz um enorme sucesso. Nosso primeiro encontro acontece em sua noite de autógrafos, grande auge de sua carreira até ali.

O evento bombou e, a partir daí, as coisas vão acontecendo paulatinanente, como se estivéssemos descortinando véus, um após outro.

Um comentário aleatório, mas que me chamou a atenção, é que a maioria dos nomes escolhidos para os personagens são nomes orientais como Lyn; Hing (gatinha); Akame; Toshio, apesar de ter um Edward perdido por ali...

O final não é aberto e nós, leitores(as), somos alimentados em nossa curiosidade e ficamos sabendo todos os "comos" e "porquês".

Senti curiosidade em saber o porquê dos nomes, se uma homenagem ou sei lá... Acho que essa foi a peça que o autor nos pregou, já que é um Conto Nacional kkk.

Isso não muda a história no sentido literal, mas muda quando se trata da nossa imaginação. Pensei em Lyn como uma oriental e que morava do outro lado do mundo. Até gostei disso! De verdade.

Porém, confesso que muitas vezes já me irritei com nomes norteamericanos, por exemplo, em romances e/ou contos nacionais, pois penso em aproveitar nossos escritos para valorizar nossa cultura, nossa história, nossos nomes, enfim... Lima Barreto fez uma crítica muito irônica a isso em Triste Fim de Policarpo Quaresma.

Gostei e indico a leitura!