Com Amor, Anthony

Com Amor, Anthony Lisa Genova

Resenhas - Com Amor, Anthony

thay 09/04/2024

Livro muito bom
Eu já li outros livros dela e amei ler cada um deles.
Confesso que esperava algo diferente desse, talvez mais parecido com os outros, mas me surpreendi positivamente.
Amei o uso de linguagem, a diferença das três vozes que narram.
Amei o livro se construir na medida em que traz alguém escrevendo um romance ficcional como se fosse o próprio livro que estamos lendo. É uma jogada interessante.
E para os interessados no assunto, imagino que gera uma tremenda identificação com a história, independente de ser alguém próximo a um autista ou o próprio autista, afinal traz também essa perspectiva proporcionalmente mais rara.

Juliane176 18/03/2024

"O passado é belo porque ninguém se dá conta de uma emoção no momento. Ela cresce depois, e assim não sentimos emoções completas a respeito do presente, apenas do passado."

Morott1nha 09/02/2024

Ótimo!
Deu tudo errado ai dps tudo deu mais ou menos certo e no final só eu sai chorando pq todo mundo tava feliz

fernandaugusta 08/11/2023

Com amor, Anthony - @sabe.aquele.livro
Eis aqui o melhor livro de ficção que já li com um personagem autista. Não aquele autista Asperger gênio que todo mundo gosta de ver, como se fosse uma atração. Não. Aqui temos Anthony, um menino que não fala, que precisa de uma rotina regrada, que tem crises, estereotipias e interesses muito restritos: alinhar pedras, balançar, assistir Barney e que ama o número três.

Este autismo, o que abala famílias, o que dá medo do futuro, que requer horas e mais horas de terapia, quase nunca é colocado em destaque. Mas Lisa Genova conseguiu.

Neste livro, temos a história entrelaçada de duas mulheres, que se passa na Ilha de Nantuket. Beth Ellis é casada, tem três filhas e sua rotina de dona de casa consumiu o sonho de ser escritora. Diante da traição do marido, Beth se encontra em uma encruzilhada de insegurança pela vida que considerava certa, e posteriormente, de resgate de si mesma. Este resgate vem na forma de uma história que ela começa a escrever, dando voz a um menino autista.

Já Olivia está na ilha a pouco tempo e vive praticamente em isolamento, devido ao luto. Liv é a mãe de Anthony, um garotinho autista, que faleceu aos 8 anos. Antes disso, as dificuldades com o espectro já tinham abalado o casamento de Liv com David, e a perda de Anthony mergulhou Liv em uma depressão profunda, e separou de vez o casal. Em sua solidão, Olivia também começa um doloroso caminho de retraçar as memórias da curta vida de Anthony, através da leitura de seus diários e da fotografia.

Lisa Genova não aproxima suas protagonistas no início, ela deixa este papel para Anthony. Beth vai escrevendo pela visão de Anthony, em uma das mais belas construções do que seria o mundo visto por uma criança autista. Nunca li nada parecido.

Já os diários de Olivia me doeram no fundo do coração, pois já passei por muitas das situações que essa mãe questionou e sofreu. Como mãe de um menino autista, o relato de Olivia desde a descoberta até seu cansaço e suas tentativas de compreender o filho, o medo que ele sofra, o julgamento de terceiros, a exclusão... tudo isso faz parte das famílias que estão no espectro. A morte de Anthony e o questionamento desta mãe acerca do propósito de tanto sofrimento são a base que dá a finalidade a esta história: como se reerguer? É possível sobreviver a tamanha dor?

Será possível para estas mulheres, que deste escontro elas possam redescobrir a felicidade, e motivos para sorrir em meio à perda e aos sonhos perdidos?

Não é uma leitura fácil, mas eu diria que é necessária, pois são tantos pontos de vista abordados com tanta sensibilidade e maestria - a esposa e mãe traída, a mãe que perdeu o filho neurodiverso, e o do próprio menino - que é impossível não se emocionar, em um exercício de empatia de 300 páginas que tem um epílogo "matador", um dos finais mais belos que já tive a oportunidade de ler, em lágrimas.

Tem livros que são lições. Este tem tantas que fica até difícil resumir.

Nina.escrito 05/06/2023

Esse doeu ??
Quando meu marido me deu esse livro, há anos atrás, ao ler a sinopse, eu achei se tratar de uma continuação. Como na internet as informações sobre ele são muito confusas, eu acabei guardando-o na prateleira por anos, na esperança de encontrar o "tal" primeiro volume...
Recentemente, ao analisar meus livros, decidi pegá-lo para ler mesmo assim, e já nos primeiros capítulos, entendi que não se trata de uma continuação ??
Enfim... eu chorei muito lendo esse livro. À cada pagina, era um tapa na cara, um soco na boca do estômago, uma rasteira...
Talvez por que eu seja mãe e sinta a dor de outras em forma de empatia, ou talvez por que tenha gostado de entender, mesmo que seja apenas um pouquinho, o mundo e o olhar do pequeno Anthony, talvez por que a vida dos personagens são tão parecidas com vidas reais, ou talvez por que não é só mais um livro modinha ou um romance clichê (nada contra, pois tenho vários na estante e amo).
Como sou uma pessoa que lê muito nos lugares que vou, enquanto espero minha vez, espero ser chamada, a fila andar... por muitas vezes tive que parar a leitura por estar chorando em público. E quando era em hospital então? O guarda já me olhando, achando que eu estava sentindo dor ????
Mas como sempre digo, livro bom é aquele que me faz chorar e me deixa de ressaca literária. Só sinto por saber que embora esse seja apenas uma ficção, é sim a realidade de muitas mães, e que muitas vezes é ainda pior, ou nas minhas orações, bem melhor??

? Resenha do Insta em Julho de 2022
Tchxxaina 05/06/2023minha estante
Eu tenho esse livro guardado na minha estante também, e já faz um bom tempo....vou ler em breve ?

Nina.escrito 07/06/2023minha estante
É triste e lindo ao mesmo tempo ?

melissa 10/05/2023

Perfeito
Chorei chorei chorei muito.
que história mais linda. anthony você mereceu o mundo!!! como todos com o coração bom merece. esse livro não fala sobre o autismo dele ou sobre a traição/confiança, ele sim fala sobre o amor. sobre como alguém pode amar , e como estar vivo é bom. anthony me disse muito coisa através desse livro. e que final lindo??

Medalha.juh 06/04/2023

Muito amor por Anthony
Primeiramente, gostaria de dizer que comprei esse livro em um sebo no começo desse ano e até então não tive muita vontade de ler. Mas comecei a cursar fonoaudiologia e meu interesse por questões como o autismo forma muito maiores. Esse livro me trouxe um ar de esperança, por mais pessoas que gostariam de se aprofundar no assunto e aprendam a lidar com algo do tipo. O livro não se trata só sobre o autismo, mas também relacionamentos afetivos e separações e nos faz refletir sobre as nossas próprias. Além disso, um lado espirituoso que existe em mim se despertou e a curiosidade por psicografias aumentou. Amei o livro, uma ótima e rápida experiência de leitura

alinetiemi 15/03/2023

Ler esse livro de tpm não ajudou, chorei muito com esse epílogo.
Que livro incrível! Eu amo a escrita da Lisa Genova, então ler esse livro, me fez repensar muito sobre o amor.
Uma história linda, e super emocionante. Recomendo para quem quer uma história que não seja focada apenas no amor entre um casal, mas em um amor materno tão lindo.

Fabi.Filippo 11/03/2023

Emocionante
O livro começa alternando as histórias de duas mulheres que buscavam recomeçar suas vidas após grandes e dolorosos baques.

Beth, mãe de 3 filhas , casada com Jimmy . Descobriu a traição do marido de uma maneira tão baixa ? a amante do marido enviou um cartão com os seguintes dizeres: ?Estou dormindo com seu marido.?. Enquanto tentava lidar com a dor da separação, junta seus caquinhos para se redescobrir e resgatar sua própria vida que ficou esquecida . E resolveu escrever um livro sobre a visão de mundo de um menino autista.

Olivia estava vivendo o luto pela perda de seu único filho Anthony que era autista . Revisitava constantemente seu breve passado juntos e suas lembranças eram carregadas de dor. Seu casamento não resistiu à doença do filho . Constantemente se questionava sobre os motivos de ter vivido tudo aquilo, a ponto de questionar a existência de Deus. Apesar de tentar seguir em frente ainda faltavam respostas.

E em certo momento a história das duas convergem para um ponto em comum. E diante de tantas coincidências Olivia teria finalmente suas respostas.

É um livro carregado de sensibilidade . Uma história sobre amor , amizade , empatia e sororidade.

Lisa tem um jeito único de escrever , capaz de nos colocar dentro da mente do personagem. Tive essa impressão quando li Para sempre Alice e agora nesta leitura senti o mesmo em relação a Anthony.
Difícil não sentir , impossível não se emocionar.

Ricardo 26/02/2023

Ufa
Não vou negar que demorei pra acabar ele.

Tem um início interessante pelo assunto que se envolve, mas do meio até pouco antes do final é mais do mesmo, o que torna a leitura um pouco cansativa.

Adorei o final, é um bom fim pra tudo. Acontece que fica aquela sensação de que faltou algo. Como na própria história narrada, faltou ser trabalhado um pouco mais pra poder um fim realmente satisfatório.

Maíra Marques | @literamai 21/02/2023

? ?(...) a tempestade não dura para sempre.?
?? "Com amor, Anthony", de Lisa Genova, é um livro sensível, intenso, daqueles que prometem e cumprem quando o assunto é emocionar.
A vida de Olívia muda para sempre após o diagnóstico de seu filho: Transtorno do Espectro Autista. Anthony é não-verbal, não aprecia o contato físico e visual e é fascinado por pedras, aquelas bem branquinhas que encontramos na praia. O fato da autora retratar o autismo imediatamente ganhou minha atenção, porém não estava preparada para os gatilhos que essa história despertaria: O relato de Olívia sobre seu luto pós-diagnóstico é doloroso. Eu, mãe de autista, que passei por isso, sofri mais uma vez ao abraçar seu desabafo.
Lisa Genova é conhecida por fazer seus leitores sofrerem, então é claro que- CALMA, NÃO É SPOILER, isso é o começo do livro- Olívia perde seu filho. Descobrir como foi e o que ela sentiu garante mais dor, principalmente para quem é mãe. Gente, lágrimas não faltaram durante toda essa leitura, tá?
Ao mesmo tempo, conheceremos também a história de Beth, que acabou de descobrir que o marido está a traindo. Beth é uma esposa e mãe dedicada de três meninas, não consegue enxergar onde foi que errou, onde falhou, como recomeçar.
A história das duas protagonistas se cruzam de maneira extraordinária! Antes de mudar de vida, Olívia trabalhava numa editora como revisora. Depois do divórcio, Beth decide escrever um livro. E como uma narrativa se cruza com a outra e te faz chorar que nem um bebê mais uma vez? Eis o seu interesse em realizar essa leitura. haha
Não pensei que fosse gostar tanto dessa história, e acabei favoritando. Partindo da sinopse, não é muito atrativa, mas a leitura flui muito bem e a narrativa de Lisa prende muito rápido. Já disse que tem lágrimas? Já né? E sim, S U A S! ?
É um livro que fala sobre RECOMEÇOS, em todos os sentidos POSSÍVEIS.

DearieSarah 05/01/2023

Com amor, Anthony
Não consigo transformar em palavras o que esse livro me fez sentir. Só sei dizer que estou encantada por tudo.

Olivia está de luto pela perda de seu filho de 8 anos, Anthony, e não consegue encontrar as respostas para tantas perguntas após a morte de seu menino. Beth acaba de descobrir uma traição do marido, quebrando sua ideia de que sua família era perfeita. Por uma coincidência, destino, intervenção divina ou do universo, Olivia e Beth acabam se encontrando e percebem estar mais conectadas do que imaginavam.

Anthony faleceu há cerca de dois anos. Era autista não-verbal. Via o mundo de uma forma totalmente diferente e, por anos, Olivia realmente não o entendia. Ela abandonou o emprego, se dedicou totalmente ao filho e tentava encontrar um milagre para que ele pudesse ter tudo o que as outras crianças teriam. Se angustiava ao pensar que nunca ouviria um ?eu te amo? sair da boca do filho. Após a sua morte, ela tenta se encontrar e é abraçada pela fotografia.

Enquanto isso, Beth não imaginava a reviravolta que teria em sua vida ao ser traída. O quanto teria que repensar e considerar. Ela se reencontra na escrita quando começa a se dedicar a escrever um livro há muito abandonado em sua memória. Ela acaba criando uma história e dando voz a um menino autista não-verbal sem imaginar que, ao encontrar experiências com Olivia, uma oportunidade de cura seria acendida no coração delas.

Lisa Genova consegue trazer a realidade do autismo de forma muito leve através de Anthony. Como uma personagem diz no próprio livro: "Eu realmente o entendi. E me apaixonei por ele."

Jhosi 16/11/2022

Sensível
Anthony é autista, mas essa verdade está longe de ser a única coisa que o define.

Ele é uma criança inteligente, que tem seus gostos, suas preferências, suas limitações e também suas muitas possibilidades.

Com sensibilidade e uma voz poderosa, Lisa Genova nos faz enxergar e entender um pouco do que se passa em sua mente.

Em paralelo, temos duas protagonistas vivendo momentos diferentes e ao mesmo tempo cheios de similaridades: Beth e Olivia. Ambas mães, ambas esposas, ambas sonhadoras, sentindo -se perdidas de quem já foram, de quem são e daquilo que querem ser.

O que as une? Anthony.

E isso é simplesmente mágico e incrível!

Confesso que no começo o livro me confundiu um pouco, porque até certo ponto, ficamos tão envolvidas na vida de Beth e Olivia que fica difícil entender onde exatamente está a conexão entre elas, Anthony e o autismo.
Mas quando essa conexão começa a existir é intensa e única.

Um livro comovente, que traz a tona a necessidade de reflexão à respeito do autismo como realidade da vida de muitas famílias e pessoas.

O final é simplesmente lindo e muito emocionante!
Um livro que com toda certeza vale muito a pena conhecer ?