Com Amor, Anthony

Com Amor, Anthony Lisa Genova

Resenhas - Com Amor, Anthony

Ninaa:3 19/12/2020

Emocionante
O inicio do livro é meio devagar, mas insisti na leitura e não me decepcionei, recomendo muito
Paulo 10/02/2022minha estante
Tô com esse livro encalhado tem mais de 1 ano pq nao tava aguentando o início. Jesus Amado

Ana Claudia 10/12/2021

Estou desidratada com esse livro!

Olivia era casada com David e pais de Anthony, uma criança de 8 anos. Anthony era autista e até seus 3 anos tinha uma vida normal. Após essa idade, seus pais começaram a perceber que Anthony era diferente das outras crianças: ele não falava, gritava muito, balançava as mãozinhas, tinha obsessão por regras chegando a ficar bem nervoso quando as regras não eram cumpridas. Não gostava do toque nem de beijos, não olhava ninguém nos olhos.

Em uma consulta médica, o médico informou a Olívia e David que Anthony era autista. Eles se desdobraram em tratamentos, terapias e medicações para tratar seu único e amado filho, mas em meio a tantas buscas médicas, o casamento deles chegou ao fim.

Após iam tragédia em sua vida, Olívia resolve se mudar para Nantucket, uma ilha, com o intuito de aprender a viver novamente.

Em Nantucket, Olívia conhece Beth. Ela é casada com Jimmy e tem três filhas. Uma casamento aparentemente perfeito. Mas tudo muda quando Beth descobre que seu marido está a traindo com uma colega de trabalho. A vida de Beth desmorona da noite para o dia e, para tentar seguir em frente com as filhas, ela procura antigos diários e a paixão pela arte de escrever. E, desta forma, ela resolve escrever novamente.

Uma história sobre duas mulheres que estão em busca de recomeçar suas vidas e dominar seus traumas pessoais.

Uma história onde o leitor vai conseguir imaginar o que passa na mente de uma criança autista, percebendo suas vitórias, seu modo de dizer que ama, de ficar feliz ou até mesmo triste sem nem dizer uma palavra. Uma trama que fala sobre redescobertas e o amor com suas complexidades.

Adeneri 11/09/2021

Para ler com o coração
*COM AMOR ANTONY *

Indicação maravilhosa da amiga Tracy. Agradeço de coração ?

Lisa Gênova literalmente ganhou um lugarzinho no meu coração com essa obra especial, humana e sensível. Uma neurocientista que vai além do seu ambiente de trabalho. Que busca pela literatura, nos incluir em universos alheios aos olhos da sociedade. Ao ver-me na pele de Olívia, mãe de ANTONY, um garotinho autista, fiquei pensando no quanto ainda é preciso evoluir. Olhar com os olhos da alma e não da exclusão.
O romance entrelaça na narrativa a vida duas personagens e seus dramas familiares, sob uma ótica intrínseca.

De outro lado temos Beth, uma mulher independente que abandona sua carreira pela maternidade e anos depois vê seu mundo ruir ao descobrir a infidelidade do marido.

É impossível não vestir a roupagem dessas personagens dada a amálgama que a escritora tece em seu enredo, composto por diário, um livro sendo escrito e questões mal resolvidas, assim como muitos de nós as temos.

Como é ser a mãe de uma criança que requer cuidados especiais e depois lidar com o luto, com o vazio. Olívia lhe mostrará isso com Antony, seu anjo autista. O mar de tensões, preocupações com o futuro do filho, sua reclusão social, seu cansaço, suas dores e dissabores. Gênova traz a tona esses sentimentos ocultos e reveladores.

Como dizem meus colegas de leitura, um soco no estômago, um pequeno vislumbre de como é viver num mundo cheio de dedos indicadores em protestos, numa sociedade onde a inclusão quer retroceder em vez de progredir, ler ainda é o melhor remédio.

Katy 04/08/2015

Com amor, Anthony
Com amor, Anthony" é o primeiro livro de Lisa Genova que leio e posso dizer que a autora não me decepcionou nem um pouco! Eu ia começar lendo "Para sempre Alice", mas quando vi que "Com amor, Anthony" tratava sobre autismo, logo não resisti. O livro conta, paralelamente, a história de duas mulheres muito fortes, mas que estavam passando por um momento difícil e doloroso.

Olivia era casada com David e ambos levavam uma vida tranquila e feliz, até o nascimento de seu primeiro e único filho, Anthony. Durante os três primeiros anos de Anthony, tudo correu bem, mas, pouco a pouco, seus pais foram notando que havia algo errado com seu bebê. O menino não falava, mas gritava muito. Tinha obsessão por regras e ficava bastante nervoso quando algo fugia da rotina. Suas maiores paixões eram enfileirar pedras brancas em uma mesma ordem e assistir as episódios do dinossauro Barney. Anthony não dava beijos e abraços. Jamais olhava alguém nos olhos. Nunca brincava ou se comunicava como as outras crianças de sua idade. Anthony era autista.

Inicialmente, tanto Olivia quanto David não souberam aceitar o fato de que seu filho jamais seria igual as outras crianças. Logo, tornaram-se obsessivos em realizar todas as terapias e tratamentos possíveis para tentar reabilitar Anthony, mas essas tentativas só acabaram por afastá-los cada vez mais. Então, quando estavam aprendendo a conviver com as limitações e peculiaridades de seu filho, o menino morre de forma trágica, aos oito anos de idade, devastando-lhes e destruindo o que restava de seu casamento.

Na tentativa de se recuperar da profunda depressão em que caiu, Olivia vai embora para a Ilha de Nantucket, onde conhece Beth. Esta, por sua vez, também passava pelo próprio drama, ao descobrir que o marido Jimmy lhe traia há quase um ano. O que Olivia e Elizabeth ainda não sabem é que suas vidas estão muito mais ligadas do que podem imaginar e juntas elas farão descobertas que podem curar para sempre seus corações feridos.

A narrativa intercala entre as vozes de Olivia, Beth, o diário de Olivia da época em que Anthony era vivo e o livro que Beth está escrevendo. É uma linguagem fácil e agradável. Minha única crítica seria o fato de que a autora enrola demais, levando várias páginas (ou até capítulos!) para contar algo que poderia ser dito em apenas um parágrafo. Ela relata inúmeros acontecimentos superficiais, que nada influem na história, tornando as vezes a leitura um pouco cansativa, mas posso afirmar que no final terá valido a pena!

Um ponto forte do livro é que, principalmente nas partes narradas pelo diário de Olivia e pelo livro de Beth, podemos conhecer com mais clareza o universo de uma criança autista. Seu comportamento, pensamentos e atitudes são muito bem explanados, tornando a obra uma fonte enriquecedora de conhecimento sobre o assunto.

Lisa Genova faz palestras sobre mal de Alzheimer (tema do seu livro "Para sempre Alice"), lesão cerebral (narrado em seu "Nunca mais Rachel") e autismo, agora no livro "Com amor, Anthony".

site: http://resenhanasnuvens.blogspot.com.br/
wanessa 31/08/2016minha estante
Livro lindo! Chorei horrores...

Betta 28/11/2021

Uma leitura emocionante
Eu fiquei perdida boa parte do livro, só fui entender mais do que estava acontecendo lá para o final, mesmo assim gostei do que a autora quis trazer

Niedja - @indicacoes_literarias 13/05/2021

O livro faz um paralelo da vida de duas mulheres diferentes, com conflitos diferentes, suas angustias e dúvidas, além de navegar pela visão da vida de uma criança com autismo. Uma história emocionante, sensível e tocante, com uma lição linda sobre o amor incondicional.
O livro inicialmente me deixou confusa, porque até então não tinha entendido a dinâmica envolvendo os personagens, mas com o desenvolver da escrita, os capítulos intercalados entre esses personagens e a visão da criança fiquei muito imersa na leitura.

"Encontre alguém para amar, sem restrições.
É para isso que todos estamos aqui.
Com amor,
Anthony.

site: https://www.instagram.com/indicacoes_literarias

kkkaliana 22/04/2020

Bom livro, mas poderia ser melhor!
Eu gosto mais da Lisa Genova do que desse livro. Gosto MUITO da forma como ela aborda as doenças mentais. Torna fácil entender como a doença age dentro da cabeça da pessoa acometida, ou seja, temos a visão conforme é a perspectiva dessa pessoa. Quando vi que o livro se tratava de um garoto com autismo, fiquei completamente interessada.
Ela aborda paralelamente a vida de duas mulheres fortes. Beth, que é mãe de três meninas, escritora nas horas vagas e passa por um processo de separação após descobrir uma traição; e Olívia que, além de também estar se separando, é a mãe do Anthony, o garoto autista.
O que acontece nesse livro, entretanto, é que sinto uma atenção muito maior aos conflitos de casamentos, sobrando pouco espaço para de fato apresentar o Anthony, apresentar o autismo. Senti a leitura cansativa diversas vezes, única e exclusivamente por esse motivo. Sinto que até mesmo o casamento de Beth teve mais foco do que Olívia e Anthony. Ainda, recomendo a leitura para quem tem interesse em aprender sobre o autismo.

jailxon 09/02/2020

COM AMOR, ANTHONY
Um livro lindo, emocionante e que, sem dúvidas, tem o dom de sensibilizar qualquer um, ainda mais depois que conhecemos um pouco de Anthony e como ele enxerga sua vida utilizando os olhos do autismo.

A narração desse livro é perfeita, por ter um contraste do ponto de vista de duas personagens que são totalmente diferentes uma da outra.

Enquanto Olivia, que é fotógrafa, se encarrega da parte mais emocional e pesada do livro, temos Beth, uma autora, que é o alívio cômico da obra (apesar de estar passando por uma dificuldade enorme). Amo quando autores fazem isso para aliviar um pouco o clima denso.

Pude refletir muito sobre o autismo, um transtorno que eu não tinha nenhum conhecimento mais aprofundado sobre até ler esse livro. Entender como funcionam os pensamentos de uma pessoa que sofre com isso é de partir o coração em um milhão de pedaços.

Reforço aqui que Lisa Genova sabe perfeitamente como abordar transtornos e doenças cerebrais. Se o tema lhe interessa, leia sem medo.

Clara.Helenah 23/08/2020

Lindo e tocante!
Da autora do livro Para Sempre Alice que foi adaptado para o cinema e deu o Oscar de melhor atriz pra Julianne Moore, Lisa Genova encantou meu coração e vai fazer o mesmo com o seu, recomendo!

O livro fala de autismo, amor, compreensão e perdão. A narrativa mostra o ponto de vista de Anthony sobre o mundo, como a cérebro funciona e as associações que ele faz, tudo isso com uma linguagem simples que ajuda a descobrir o lado de lá da doença.

A excelência na escrita me fez devorar o livro em alguns dias apenas, e claro que caiu um cisco ou outro no meu olho..

Frase - O autismo foi meu presente para você. Meu autismo me impedia de abraçar e beijar você, não me deixava olhar nos seus olhos, nem dizer em volta alta as palavras que você tão desesperadamente queria ouvir com os ouvidos. Mas você me amava mesmo assim... Me amar com um coração pleno e receptivo, me amar por inteiro, exigiu que você crescesse.. Apesar da sua dor e sua decepção, seus medos, suas frustrações e sua tristeza, apesar de tudo o que eu não conseguia demonstrar em retribuição, você me amava. Você me amou incondicionalmente.
vel 23/08/2020minha estante
Esse livro TB mexeu comigo maravilhoso sua resenha está divina ???????

Clara.Helenah 23/08/2020minha estante
Lindo né? Eu amei muito! Obrigada pelo comentário ??

Nina.escrito 05/06/2023

Esse doeu ??
Quando meu marido me deu esse livro, há anos atrás, ao ler a sinopse, eu achei se tratar de uma continuação. Como na internet as informações sobre ele são muito confusas, eu acabei guardando-o na prateleira por anos, na esperança de encontrar o "tal" primeiro volume...
Recentemente, ao analisar meus livros, decidi pegá-lo para ler mesmo assim, e já nos primeiros capítulos, entendi que não se trata de uma continuação ??
Enfim... eu chorei muito lendo esse livro. À cada pagina, era um tapa na cara, um soco na boca do estômago, uma rasteira...
Talvez por que eu seja mãe e sinta a dor de outras em forma de empatia, ou talvez por que tenha gostado de entender, mesmo que seja apenas um pouquinho, o mundo e o olhar do pequeno Anthony, talvez por que a vida dos personagens são tão parecidas com vidas reais, ou talvez por que não é só mais um livro modinha ou um romance clichê (nada contra, pois tenho vários na estante e amo).
Como sou uma pessoa que lê muito nos lugares que vou, enquanto espero minha vez, espero ser chamada, a fila andar... por muitas vezes tive que parar a leitura por estar chorando em público. E quando era em hospital então? O guarda já me olhando, achando que eu estava sentindo dor ????
Mas como sempre digo, livro bom é aquele que me faz chorar e me deixa de ressaca literária. Só sinto por saber que embora esse seja apenas uma ficção, é sim a realidade de muitas mães, e que muitas vezes é ainda pior, ou nas minhas orações, bem melhor??

? Resenha do Insta em Julho de 2022
Tchxxaina 05/06/2023minha estante
Eu tenho esse livro guardado na minha estante também, e já faz um bom tempo....vou ler em breve ?

Nina.escrito 07/06/2023minha estante
É triste e lindo ao mesmo tempo ?

PaTy_LiKa @patylika.libros 12/12/2021

Linda história
Livro lindo.
Um livro sobre uma criança, sobre autismo e sobre recomeços.
Ler um livro escrito sob a visão de uma criança autista foi uma experiência emocionante. Como educadora, ja vi algumas crianças (e pessoas em geral) autistas, mas com esse livro, consegui entender um pouco melhor como as coisas acontecem na cabecinha delas.
Anthony me fez pensar.
Não sei se nao me conectei tanto com ele, qto esperava mas não chorei.
Me tocou no fundo do coração, mas "não atingiu o canal lacrimal". Por esse motivo não consegui dar 5 estrelas.

Karen Sousa 21/06/2020

Desejada. Feliz. Segura. Amada.
Não sei como deixei esse livro tanto tempo parado na minha estante. Simplesmente fantástico!

Você entende sobre relações de amizade, de casamento e de amor, o amor incondicional, o amar fora da sua zona de conforto... tudo isso com um bônus de aprender mais sobre como o autismo é.

Minhas partes preferidas do livro são os capítulos que tem a narração do Anthony e a leitura do diário da Olivia.

O final dos dá uma lição enorme... se tornou um dos meus livros preferidos. Fazia muito tempo que não chorava de emoção e terminava um livro com um quentinho no coração.

Recomendo muito!

Ka Santana | @brevidadeliteraria 08/05/2020

Um livro sobre o mundo autista
Leitura realizada para o Clube da Leitura.
Narrativa bem fluida, gosto muito de livros que contem a história de personagens que se intercalam e se encontram. E as passagens com a visão de Anthony foram fantásticas.

Carous 28/08/2021

Livrinho bem meia boca, hein?
Isso é que dá não ler a sinopse! Quando solicitei este livro no Skoob Plus, achei que a temática central aparecia nas páginas da mesma forma que em Para sempre Alice : o protagonismo no doente.

Como não poderia pensar isso? Todos os livros da autora (Nunca mais, Rachel/A outra metade de Sarah e A família O'brien) são assim.

Ao invés disso, ganhei uma história focada em duas personagens que eu não dava a mínima. Uma, Beth, mãe de três meninas, que descobre a traição do marido. Isso revira sua organizada inesperadamente.
A outra, Olivia, que recentemente se mudou para a cidadezinha de Nantucket após o fim do seu casamento e a morte de seu único filho, Anthony, autista.

Normalmente não me incomodo ler histórias envolvendo famílias, crises no casamento e relações pessoais. Mas não foi por isso que peguei este livro.

Então é isto: apesar do título jogar todo o holofote em Anthony, ele é o filho morto de uma das protagonistas. É muita gente que ele tem que brigar para ganhar espaço no livro.

Talvez se tivesse pesquisado melhor sobre o que se tratava, não tivesse me desapontado. Provavelmente optaria por não ler o livro e procuraria uma história que trouxesse o protagonismo como queria: em um personagem autista.

Não quero ler histórias de ficção sobre autismo por um fetiche sórdido. Ou por mera preguiça de procurar artigos médicos sobre o assunto.

Mas é que estou cansada da narrativa sobre pessoas neuroatípicas ser sempre infantilizada nos livros, contada como uma bela história de superação. Tirando a humanidade da pessoa neuroatípica.

E o autismo, na ficção, é sempre abordado envolvendo crianças autistas e os pais lidando com o diagnóstico. Sempre.
Pessoalmente, conheço mais adultos dentro do espectro autista que crianças. Com grau diferente, mas que fogem do quadro severo da doença que sempre encontro nos livros, nas séries, nos filmes, nas novelas... E que conseguem viver na sociedade neurotípica - dentro de seus limites - e estudar, se relacionar, ter filhos, uma carreira, amigos.

Meu ponto é: gostaria de ver o autismo mais diversificado na ficção. E gostaria que fosse contado sobre o ponto de vista da pessoa com autismo, não dos pais, da esposa/marido, irmão. De uma completa estranha que incorpora o espírito de um garoto com autismo e escreve um livro sobre isso (?) como acontece com Beth...

Admito que antes de iniciar a leitura - e ler a sinopse -, uma das minhas preocupações era de como Lisa Genova escreveria Com amor, Anthony. Ela tem conhecido teórico por ser médica, mas não ""lugar de fala"". Queria um relato humano e não clínico.

E mesmo que não fosse por tudo isso, a história em si é bem boba. Beth é uma poia, Olivia é completamente apagada. A história demorou umas 60 páginas para me cativar de verdade. Mas mesmo assim, a decepção de que não era a história de Anthony contada por Anthony permeou até a última página.

A perspectiva de uma pessoa neurotípica sobre o assunto eu já tenho - eu mesma -.

Tô esperando Lisa Genova me agradecer de joelhos por ter dado 3 estrelas e não uma nota menor. Fui muito boazinha e isso tem que ser reconhecido.

Para quem já escreveu Para sempre Alice, este livro ficou muito abaixo do que Lisa Genova é capaz de entregar.