A Capital Federal

A Capital Federal Artur Azevedo

Resenhas - A Capital Federal

Gabi 28/04/2022

Eu amei kkkkkkkkkkk. É curto, mas muito bom. Embora seja uma peça, e tenho uma certa dificuldade em ler livros estruturados em atos, achei sensacional. O humor é um pouco ácido e é como se estivesse assistindo à uma novela das 18h enquanto tomo café kkkkkkkkk
Como é ambientado no Rio, somos transportados ao Rio do século XIX, de maneira que enxergamos elementos históricos e compramos com a atualidade, achei isso legal. Leiam!

Livia.Zuim 13/02/2022

Mesmo sendo no formato de um teatro, o livro é bem legal, os personagens engraçados e a linguagem formal e engraçada.

regifreitas 22/11/2017

Irmão mais velho de Aluísio Azevedo (autor de O CORTIÇO), Arthur Azevedo exerceu ao longo de sua vida, principalmente, as funções de jornalista e dramaturgo. Também foi um dos membros fundadores da Academia Brasileira de Letras.

Nesta peça, montada pela primeira vez no Teatro Recreio Dramático, no Rio de Janeiro, em 8 de fevereiro de 1897, Azevedo realiza uma comédia de costumes, satirizando as diferenças de comportamento e moral entre personagens da cidade grande e do interior. Para isso faz uso de personagens caricatas e estereotipadas, sem grandes profundidades, mas bem engraçadas. A peça se destaca também pelo conteúdo musical que entremeia as cenas e os quadros, bem semelhante aos filmes musicais mais antigos.

Divertido, mas bastante comum.

Yussif 17/05/2012

A peça escrita por Arthur Azevedo em 1897, em tom burlesco, traça uma visão da sociedade carioca em plena "belle époque", onde as liberalidades da recém-criada República embasbacavam os provincianos cariocas de então.

Storio 30/03/2012

Genial!
Eu realmente adorei "A Capital Federal", mesmo sendo peça de teatro (eu simplesmente não consigo ler peça de teatro). Apesar de antigo, é muito divertido! Minha sugestão é ler com todas as "firulas" que uma peça de teatro exigiria (mesmo que mentalmente)!