Obra completa

Obra completa Murilo Rubião

Resenhas - Murilo Rubião

1 | 2 | 3 | 4 | 5

MatheusPetris 31/07/2021

Hoje, às 19 horas, vou participar de uma live para conversar sobre a obra do Murilo Rubião.

Para quem se interessar, ela vai ser transmitida no Instagram de um amigo: @riegel.carlos
Jacy 31/07/2021minha estante
Ah, pena que só vi a publicação agora :(
Eu amo, amo, amo esse livro. Já li duas vezes e agora deu vontade de ler de novo. Uma pena a obra dele ser tão curta.

MatheusPetris 01/08/2021minha estante
Somos dois! sou apaixonado pelo Rubião. Além desses 33 contos, tem um conto póstumo chamado As Unhas, já leu?

Jacy 02/08/2021minha estante
Esse eu não conhecia. Procurei no Google, mas não achei. Você tem algum PDF ou link com esse conto?

edisik 08/09/2023

Gosto de histórias com realismo fantástico. Nesse livro muitos contos são bons e outros não entendi nada.

PedroHarpy 21/02/2021

O livro é dividido em 33 contos, os quais muitos eu não senti tamanha felicidade em ler, por não gostar de livros nesse formato.

Renato375 03/06/2023

Uma descoberta sensacional!
Realismo "fantástico, mágico" 100% mineiro.

Murilo Rubião foi uma descoberta ao acaso graças a um comentário feito pelo saudoso, Antônio Candido, acerca de sua obra em um vídeo aleatório que eu assistia YouTube.

Essa coletânea reune seus contos que foram escritos, em sua maioria, entre os anos 1940 e 1960 ?, Rubião é mestre em fazer o absurdo penetrar na realidade cotidiana, subvertendo-a e lançando novos olhares sobre temas consagrados da literatura, como o desejo, a morte, o amor e a falta de sentido do mundo moderno.

Mariana Dal Chico 16/07/2021

“Obra Completa” de Murilo Rubião foi a leitura do mês de março do Clube Leiturar-te dos queridos @leituras.perifericas @lendoarte '

Eu nunca tinha ouvido falar do autor antes de ver o livro na lista de leituras desse semestre do clube e fiquei bem animada ao saber que seus contos são considerados precursores do realismo fantástico.

Com uma obra concisa, composta de 33 contos, o autor passava muito tempo revisando seus escritos e é perceptível que cada palavra presente em seu texto foi cuidadosamente escolhida.

Os componentes fantásticos de suas obras causam estranheza inquietante, mas por mais extraordinário que seja, não rompem com a linha narrativa.

No geral achei uma obra peculiar, que me gerou uma perturbação que não sei apontar exatamente a origem muito menos elaborar algo além de “é esquisito, mas gostei”.

É daqueles textos que são abertos a várias interpretações e que tem camadas ainda a serem estudadas e descobertas.

Os contos que mais me chamaram atenção:

“O pirotécnico Zacarias”,
“O ex-mágico da Taberna Minhota” meu favorito, usei uma chave de leitura de amadurecimento onde passamos da infância para a vida adulta,
“A Casa do Girassol Vermelho” típico WOW que estranho! Wow, amei! Mas ainda não sei dizer o motivo,
“Os três nomes de Godofredo”,
“A armadilha”,
“O homem do boné cinzento”, @nickolas obrigada pela iluminação na dissecação desse conto,
“O bom amigo Batista”,
“Petúnia”

Gostei bastante da leitura, mas não amei, com certeza ao longo dos anos vou voltar e revisitar os contos, de forma espaçada e tentar me embrenhar pelo mundo fantástico de Murilo Rubião, que não faz a menor questão em deixar seu leitor confortável.

site: https://www.instagram.com/p/CN2_taPDP_5/

bibioslivrosecia 05/04/2023

"Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades"
Precisei amadurecer a ideia na mente para realmente dizer que amei. Explico melhor: o fato de terem se passado 3 meses entre o dia em que concluí essa leitura e o dia em que escrevo essa resenha me fez refletir mais sobre a obra e seu intrigante conteúdo. Os contos presentes nessa coletânea são catalogados como literatura fantástica ou realismo mágico, que é um estilo que eu gosto muito; não posso dizer que esse foi meu primeiro contato com textos como esse, li alguns contos da Lígia Fagundes Telles há 4 anos atrás que também pertenciam ao "gênero" e adorei, mas não foi uma leitura consciente, eu não conhecia a definição de literatura fantástica na época, então apreciei a leitura, porém de forma muito rasa. Dessa vez não, com a obra de Rubião foi tudo muito diferente, desde o primeiro conto eu já "entrei na pira" da leitura e fui lendo e gostando muitíssimo da experiência. Mas parecia ainda que algo não estava certo. Quando terminei de ler, minha nota inicial foi 4 estrelas, uma nota boa, ligeiramente menor do que a que dou hoje, e não tinha adicionado o livro à minha lista de favoritos, não sei bem porquê, "só sei que foi assim". Hoje, analisando os trechos que grifei, eu percebi que, na realidade, esse livro é provavelmente um dos mais significativos que já li; sua carga simbólica é gigantesca, e isso me levou a reler os contos um par de vezes, procurando críticas sociais implícitas e tudo o mais que eu pudesse encontrar.
A maneira como o autor constrói suas narrativas é magnífica e me cativou, eu me sentia ao mesmo tempo próxima e distante dos acontecimentos e dos personagens, totalmente imersa naquele universo ao ponto de esquecer o quanto aquelas situações eram absurdas. Outro aspecto que também achei interessante foi o uso de passagens bíblicas no início de cada conto, algumas delas com uma ligação pouco óbvia com a história narrada.
Acho relevante mencionar que, apesar de todos os contos terem me agradado e me levado a profundas reflexões, há alguns que me marcaram mais que outros, eis uma breve lista: "O pirotécnico Zacarias", "O ex-mágico da Taberna Minhota", "A flor de vidro", "Os dragões", "Ofélia, meu cachimbo e o mar", "O lodo", "O bom amigo Batista", "Botão-de-rosa" e "Os comensais".
Em suma: essa coletânea é impecável, mas precisei de tempo para constatar isso, afinal, como uma vez disse Camões: "Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades", e minha visão sobre esse livro mudou para melhor. Recomendo a todos que, como eu, já gostam do realismo mágico, ou aqueles que vão se aventurar nesse estilo pela primeira vez, garanto que será uma leitura (e posteriores releituras) muito agradável.

Joao Ricardo 07/07/2022

Não consegui acessar
Foi uma leitura que me causou incomodo, porque fiquei na dúvida se ele quis ser crítico, irônico ou racista. Deu aquela sensação de "não entendi a piada", com riso desconcertado. A gente se depara com uns personagens gordofóbicos, machistas, violentos e tende a achar que o texto não envelheceu bem. Como não cheguei a uma conclusão sobre o meu julgamento do rubião, preferi abandonar.

Kai 18/06/2021

Esse livro foi tão estranho de avaliar e de ler, porque sendo dividido em contos, posso dizer uma coisa, ou eu os amei, ou odiei.
No início já tem uma apresentação da vida do autor e em quem ele se inspirou, e essa inspiração fica muito óbvia quando os contos começam.
Com os primeiros até metade, eu me encantei e queria simplesmente engolir o livro, porque a maioria deles não faz o mínimo sentido, e isso é tão gostoso de ler quando você sabe que essa é a intenção dele, é mágico, é o tipo de coisa boba que é gostoso de escrever, e que você cria as próprias regras. Eu estava amando.
Mas não sei dizer o que aconteceu da metade pro final que eu parei de gostar deles e desse formato, eles ficaram mais sérios ou mais nojentos (todos os sentidos da palavra) e não consegui gostar mais, sou sensível para alguns assuntos e foi bem difícil continuar.
Posso dizer que amei e odiei ao mesmo tempo? Porque no começo achei que até favoritaria ele, depois quis jogar ele no chão e pisar.
O que faz quando o livro é assim? Preciso de ajuda, se você é uma pessoa que gosta de coisas maluquinhas, vai amar, se você é uma pessoa de razões e que as coisas tem que fazer sentido, simplesmente esqueça esse livro.
O momento em que decidir ler precisa ser muito bem escolhido, e finalizando, eu recomendo mas nem tanto, deu pra entender?
Vicky 23/07/2021minha estante
Eu estou mais inclinada à odiar kk

Rocier 12/04/2021

Edição perfeita
Obra completa edição centenário conta com uma belo ensaio final, muito bem escrito, que ajuda muito a entender mais sobre o estilo da ficção muriliana.
Adorei o livro, não conhecia nenhuma obra dele, então pra mim, foi como entrar com tudo no escuro e ao ascender à luz me deparar com uma visão espetacular.
Ele escreve o absurdo ao lado do cotidiano de uma maneira que você não estranha, mesmo sabendo que aquilo é muito doido.
Vale muito, muito, muito a pena ler. É um autor que na minha opinião está entre os maiores da literatura brasileira no que diz respeito aos contos.
12.04.2021

Jão 25/02/2024

Murilo Rubião é fantástico!
Esse livro foi meu primeiro contato com a literatura fantástica e simplesmente amei??. A maneira como Rubião mescla o fantástico e a realidade é magnífica! Alguns contos podem ser difíceis de entender, mas busquei artigos falando sobre eles e serviu para esclarecer muita coisa. Enfim, recomendo muito!?

Gisa 19/12/2022

Contos de realismo mágico, fantástico.

Alguns contos são ótimos e outros nem tanto mas de maneira geral é uma boa oportunidade de conhecer o autor

CoolGabe642 04/04/2021

Uma obra incrível
Descobri nesse livro alguns dos meus novos contos favoritos. O surrealismo e o abuso de simbologias durante o livro foi o que tornou esse livro incrível, na minha opinião, principalmente porque essas características estão muito bem ligadas aos temas e sentimentos que aparentemente surgem através dos contos.

Emi 01/05/2021

Uma mulher que engorda quando seu marido realiza seus desejos absurdos. Dragões alcoólatras educados por um professor. Um homem que estudou a genealogia da sua família em vão, pois foi trocado na maternidade. Todos esses contos pertencem ao realismo fantástico de Murilo Rubião, um livro muito divertido que foi trabalho de muitos anos do escritor.

Paulo 17/04/2023

Criatividade pura
Eu descobri esse autor por uma passagem que eu achei hilária, e a coleção mais do que superou a expectativa. Tudo é muito variado e maluco do seu próprio jeito, com um humor daquelas piadas absurdas

Toni 29/04/2019

O impulso pela categorização nos leva, irremediavelmente, a colocar Murilo Rubião na apertada caixinha dos autores brasileiros representantes do realismo fantástico. Quem quer que siga esse impulso, no entanto, prepara sua própria arapuca de leitura. Usando as palavras de um dos contos da coletânea, é preciso estar atento a estas narrativas com “algumas curvas, silêncio, mais sombras que silêncios”, trabalhadas pelo escritor mineiro nos limites do absurdo, do desatino e do bizarro ou, em palavras quase sinônimas, da normalidade, da burocracia e do humano.
Como todo volume de obras completas, o livro traz grandes histórias ao lado de narrativas pouco memoráveis, menos por demérito textual do que pelo azar de terem sido lidas logo após um conto muito bom. De uma maneira ou de outra, as narrativas de Rubião carregam alguma espécie de ruptura na representação da realidade, um curto-circuito que expõe incongruências ao leitor, mas que nunca são percebidas pelas personagens (ou, quando são, não provocam a revolta ou o espanto que nós, leitores, sentimos). Da história de um mágico que encontra no funcionalismo público a melhor forma de “suicidar-se aos poucos” aos dragões que se integram (e desintegram) à sociedade de uma cidadezinha, do declínio moral de Teleco, o coelhinho, à impossibilidade de satisfação dos desejos de uma esposa, o conjunto da obra de Murilo Rubião pulula de piparotes, jogos de sentido e crítica social — prato cheio para os admiradores do insólito em Angela Carter, Kafka ou Borges.
Na fatura desses contos, o conhecimento não salva. Tampouco a ignorância. Contra a emergência do absurdo e a proximidade do sofrimento, as personagens de Rubião representam nossa condição de aprisionados que vivem à margem da vida, apesar de vivos. Desarticulados e indefesos, somos, em essência, a interrogação perplexa do falecido Zacarias, o pirotécnico: “Que acontecimentos o destino reservará a um morto se os vivos respiram uma vida agonizante?”
— Hum, parece que hoje acordei pessimista.
Leandro.Gabriel 12/09/2019minha estante
O livro da para passar o tempo, porem os conto nao sao muitos bons uns sim uns nao.

1 | 2 | 3 | 4 | 5