Peixe grande:

Peixe grande: Daniel Wallace

Resenhas - Peixe Grande

letscia 27/03/2024

48 (2024) era uma vez um homem...
"De repente, senti meu pai perto de mim; foi como se ele também voasse, e nós dois estivéssemos caindo juntos. Seus braços me abraçaram como uma capa, e eu caí no chão a seu lado. Ele tinha me arrancado do Céu e me depositado em segurança na Terra."
Não sabia exatamente o que esperar da leitura, já que nem o título nem a capa ajudavam a revelar muito sobre o enredo, e me surpreendi com a qualidade da história. Trata-se de uma sequência de narrativas, memórias e contos que William conta para retratar a vida de seu pai Edward, que se encontra acamado. O problema é que William pouco sabe sobre a verdadeira vida de seu pai, já que todas as histórias estão repletas de fantasias e mistérios. Essa estilística foi o cerne da história, pois através dela conseguimos nos conectar ainda mais com a verdadeira personalidade de Ed: o pai, o sonhador, o herói, o lendário marinheiro, o homem que conversava com os animais, e assim por diante.
Em contraste com esses muitos capítulos focados em suas aventuras, temos o relato de um filho que testemunha a metamorfose de seu pai em peixe. O trecho a seguir ilustra muito bem essa perspectiva e o desenrolar da história.
"De fato, após algum tempo, era para as máquinas que eu estava olhando, e não para meu pai. Elas tinham se tornado ele. Elas estavam me contando sua história."
É um livro para se emocionar, conectar-se com o passado de um homem cheio de vida. Rir com as piadas feitas fora de hora, chorar um pouquinho, pois também é uma obra sobre despedidas. A escrita é ótima e a trama envolvente, esta obra foi feita para ser amada.

SamaraF 04/03/2024

Falhei na tentativa de não comparar com o filme
O filme ?Peixe grande e suas histórias maravilhosas? é meu filme favorito. Depois de muito buscar, encontrei o livro num sebo, o que me deixou imensamente feliz! Li o livro com muita empolgação e talvez, com expectativas altas demais. Sei que filmes são apenas adaptações e que a história sempre sofre mudanças, mas neste caso, as mudanças foram tão imensas que foi impossível não comparar uma coisa com outra.
O filme é repleto de cenas incríveis e tocantes que ficam na memória e emocionam. Nenhuma dessas cenas existem no livro. No filme temos o circo, temos Edward trabalhando incansavelmente para obter como pagamento uma informação por dia sobre sua amada, temos o funeral, as frases, o costume de pendurar os sapatos em Specter e tantas outras maravilhas. Nada disso está no livro, o que me desapontou um pouco por um lado, e por outro me fez reafirmar que Tim Burton é realmente incrível e capaz de transformar um livro bom num filme incrível!
A única característica fiel do livro que temos no filme é a personalidade tanto de Edward quanto do Will. E nada mais!
Tentei escrever uma resenha sem mencionar o filme mas é impossível. Big Fish para mim é o filme e não o livro, infelizmente.
Recomendo o livro? Sim, mas se você, assim como eu, tem o filme Big Fish como seu favorito, corre o risco de se decepcionar por não ter a mesma grandiosidade.

Mundus 22/10/2023

"Por isso mesmo os leio. Se você só lê o mesmo que todo mundo lê, acaba pensando o mesmo que todo mundo pensa. Isso é coisa para imbecis. Pessoas sérias se envergonhariam desse tipo de atitude"

Lyta @lytaverso 20/08/2023

Grande vazio
O que dizer deste livro...?

Ele me pegou em cheio, de surpresa, um soco no estômago que eu não esperava. Me identifiquei em algumas partes, senti raiva em outras mas acima de tudo acho que compreendi o que se queria ser passado.

Peixe grande tem o subtítulo "Uma Fábula do Amor Entre Pai e Filho" e acho que não poderia ser mais correto, de muitas maneiras. Vou tentar explicar por partes. Porém, fica o alerta, não consigo expressar minhas opiniões sobre ele sem dar spoilers. Esse livro é escrito de forma tão doce, leve, lírica e fantasiosa que de fato é uma fábula, tudo nele é metafórico e vamos construindo o motivo disso ao longo da história, porém de maneira bem sutil e particular, o que acredito ser a proposta. Tudo o que o pai conta e o filho replica de sua história é mágico e surreal, o que me leva a pensar no motivo disso. Na minha opinião Edward tinha uma gana enorme por se encontrar e não tinha medo de se aventurar mas infelizmente o vazio dentro de si ele nunca conseguiu preencher pois não era um processo externo e sim interno. Ele buscou construir família, ter dinheiro, ser dono de algo, um novo amor, ser bom e agradável com todo mundo em busca de ser aceito e reconhecido por quem era mas, afinal, quem ele era? Por trás de toda a fantasia será que ele sabia quem era de verdade? Eu acredito que não e por isso não conseguia se estabelecer em lugar algum ou permitir que alguém entrasse em suas muralhas emocionais pois assim todos teriam que encarar o vazio que existia dentro de si. Nem mesmo seu próprio filho, sangue de seu sangue, ele permitiu. O que é triste demais pois ele foi um diferencial na vida de muitas pessoas mas não na dele próprio.

Por isso acho que o termo "fábula do amor entre pai e filho" é perfeita pois se você não permite ser vulnerável há alguém, não permite que essa pessoa veja também seus lados frágeis, como é possível haver amor ali? Esse amor nunca existiu. O pai buscava, de certa forma, se ver refletido no filho e o filho sentia a carência da ausência do pai que era tão divertido e encantador com todos mas não com ele por nunca querer estar em casa. E mesmo assim, conseguimos captar, à sua maneira, o carinho de um pelo outro. O pai, mesmo que ausente, buscou proporcionar uma vida confortável pro filho, buscou em suas histórias inspirar o melhor nele e o filho tentou dar esse reconhecimento que o pai sentia tanta necessidade e compreender que ele era o que era, falho e perdido.

Edward fatalmente é bastante egoísta, apesar de fazer o bem também, mas acho bastante complicado definir, preto no branco, que ele era má pessoa. Acho que ele, mesmo tendo conseguido sair da cidade fantasma, levou ela consigo e se prendeu lá por toda a vida.

O que mais me intriga nesse livro são as mulheres de Edward, gostaria de saber mais delas para entender o motivo de se submeterem a situações que alguém tão desorientado incumbiu à elas, adoraria um livro pelo ponto de vista das duas.

Bom, acredito que esse livro vai ter uma interpretação diferente para cada um e também tem relação íntima a como é a sua visão da paternidade e das questões internas de cada um. Mas com certeza vale a leitura!

Lyta @lytaverso 21/08/2023minha estante
Excelente!

TD Vadilho 21/04/2024minha estante
Achei esse trecho "Não é uma história sobre pai e filho... egocêntrico demais para ter uma família" uma ótima análise! E a reflexão depois... excelente!

IvyMota 10/08/2023

Não é uma história de amor entre pai e filho.
Quão difícil deve ser amar alguém sem sequer conhecê-lo? Desejar tanto conhecer o pai que tantas histórias contam sua magnitude, mas que ele não viu, porque o pai fez o que quis, foi viver e ser quem queria ser e ter o que queria ter. E a família não estava incluso nisso. Não se tem aventuras em casa.
As vezes, nem é amor o que se pode sentir por um pai, é só uma vontade de ter sido tão amado a ponto de fazer o pai voltar pra casa mais vezes e ser feliz em casa como ele parecia ser nas histórias que contava.

Nandadc 20/07/2023

Linda história entre pai e filho
Esse livro traz uma reflexão muito boa, um filho que só conheceu o pai através de suas histórias.
Gostei muito do livro, apesar da pegada um pouco fantasiosa das histórias do Edward, o enredo é bem desenvolvido, tem personagens muito bons e trouxe um final comovente ( pelo menos pra mim)
Eu gostei bastante da história, um pouquinho triste no final mas muito boa. É um livro curto, divertido e até um profundo. Curti bastante, recomendo!

Yanne23 29/06/2023

SÓ LEIA
É maravilhoso.Vi esse livro na biblioteca da escola, nessa capa "feinha", jamais teria notado se não fosse também o título de um filme que leva o mesmo nome, sinceramente, só ouvi falar desse filme, porque fui pesquisar sobre o ator (Ewan Mcgregor) que interpreta o protagonista (Edward Bloom) e vi que ele havia feito esse filme.
Assim que comecei a ler peixe grande, me apaixonei pela história, se você já perdeu alguém que ama, vai se identificar. A história frisa como que uma pessoa permanece por sua história, seus feitos. Enquanto nos mostra o maravilhoso Edward Bloom, que me simpatizei muito (talvez por tê-lo imaginado com o rosto do Ewan Mcgregor). Simplesmente amei esse livro, nunca nem escrevi uma resenha, mas tentei ao máximo expressar o quanto esse livro é lindo!

Suelli.coelho 09/04/2023

Simplesmente leiam,é um livro bem divertido,mas mesmo assim te emociona
Adorei as historias
Ps :tem filme
Ps²:é otimo

Lucas.Wijk 08/02/2023

Peixe Grande é o meu filme favorito. Já perdi as contas de quantas vezes o vi, sempre terminando afogado em lágrimas. Foi só depois de muito tempo que descobri que existia o livro, traduzido aqui no Brasil pela Rocco e difícil de encontrar hoje em dia até mesmo em sebos. Como o filme é muito mais conhecido, impossível comentar qualquer coisa sobre o livro sem traçar comparações.

Dito isso, o livro é bom, mas não chega aos pés do filme. É um desses raríssimos casos em que a adaptação é superior à obra original. Tim Burton conseguiu capturar a essência da história e transformá-la em algo muito mais tocante em todos os aspectos. É até estranho o quanto a relação pai/filho entre Daniel e Edward Bloom consegue ser muito mais profunda no filme do que no livro.

Parte dessa superficialidade se deve ao fato de o livro ser bem curtinho, com muita repetição de ideias e palavras, o que deixa a narrativa um pouco truncada em alguns momentos. Apesar de apresentar mais histórias de Edward Bloom, elas não são tão memoráveis quanto as do filme. Sem contar que todas as mudanças feitas na adaptação beneficiaram o contexto geral da história, acrescentando profundidade às personagens e às metáforas, além de entrelaçar tudo de forma muito mais eficaz, convergindo em um final que sempre me faz soluçar de tanto chorar (coisa que não chegou nem perto de acontecer com o livro).

A estrutura, apesar de ser semelhante à do filme (com histórias fantásticas da vida de Edward - contadas por Daniel - intercaladas com o tempo presente, no qual o filho acompanha os últimos dias do pai), não gera tanto impacto emocional, pois a escrita (ou talvez a tradução) é um pouco pobre. As histórias não se conectam como no filme, deixando a narrativa meio sem rumo. Não ajuda também o fato de serem muito curtinhas e desinteressantes em sua maioria. Personagens cativantes no filme (como Jenny, Sandra e algumas que nem existem no livro, como Josephine e Calloway) são apenas coadjuvantes que quase não geram impacto na narrativa.

Falando assim, fica parecendo até que é um livro ruim, mas não é! Todas as questões abordadas no filme também estão presentes no livro, e a jornada de Edward Bloom e da aceitação de quem ele é pelo filho continua sendo o centro da narrativa aqui. A questão é que o filme tem muito mais sensibilidade para apresentar esses temas, e a forma como faz isso o torna infinitamente superior ao livro.

Acredito que o livro por si só não me causaria nenhum impacto, não conseguiria nem mesmo me deixar emocionado, mas ainda assim seria considerado um bom livro. No final das contas, fico feliz que tenha sido escrito, pois serviu de inspiração para o filme da minha vida.
Mundus 23/05/2023minha estante
Achei o livro e o filme belíssimos, ambos me emocionaram, mas de fato o filme é muito superior. O livro então serviria mais como um complemento mesmo.

Bruna.Cristina 14/11/2022

Pai e filho
Edward é um grande contador de histórias fantásticas e surreais que trás ele como o grande herói. Mas o seu filho não gosta que ele conte essas histórias ao final ele descobre que o que motiva o pai a viver é essas histórias de ficção.

Rani 13/09/2022

Me pegou pouco
O livro é lindo e tem ótimas reflexões é muito sensível ao descrever a relação de pai e filho dos personagens mas lá pela metade foi ficando um pouco chato e repetitivo.

AlineZanuto 31/08/2022

Realismo fantástico
Livro incrível para quem tem/teve um pai ou avô piadista contador de estórias.
Só dei 3 estrelas por causa do machismo velado nas entrelinhas do meio para o final do livro.
Achei o final poético.

Carolina Tonglet Monzi 20/08/2022

Belíssimo
Por incrível que pareça, o filme é melhor que o livro! Não vemos muito isso não é mesmo?
O livro é lindo, sensível e bem escrito, mas faltou a magia que encontramos no filme!
Amei a experiência

Mari 09/08/2022

Um peixe grande num grande lago
Edward Bloom é um espírito em constante movimento e tudo parece ser possível para ele. "Era como se ele viesse num estado de constante aspiração; chegar lá, onde quer que fosse, não era o mais importante: o importante era a batalha, e a batalha seguinte, e a guerra era interminável".
Por não conseguir ficar muito tempo parado, Edward acaba ficando longe da família, o que deixa seu filho Wiliam com a sensação de distanciamento e desconhecimento acerca do homem que o pai é.
No leito de morte de Edward, William tenta entender quem o pai é, além de um amontoado de histórias engraçadas e fantásticas.
No fim, essa era a essência de Ed, e era assim que ele amava e cuidava do filho: ensinando que a vida pode ser aquilo que a gente quer, pode ser um lago grande para um peixe grande.