alcides nogueira: alma de cetim

alcides nogueira: alma de cetim tuna dwek

Resenhas - alcides nogueira: alma de cetim

Charleees 28/03/2023

Alcides Nogueira, ou Tide, como é chamado pelos amigos é um famoso escritor de teatro e televisão. Algumas de suas obras mais conhecidas na televisão é a telenovela Ciranda de Pedra (2008) baseada no romance da escritora Lygia Fagundes Telles, o remake de O Astro (2011) grande sucesso de Janete Clair qur ganhou uma nova roupagem do escritor, Tempo de Amar (2017) atual telenovela das 18 hs da Rede Globo. Tide também atuou como co-autor de grandes produções como A Próxima Vítima, Torre de Babel e Rainha da Sucata em parceria com Silvio de Abreu, Livre pra Voar e Direito de Amar em parceria com Walter Negrão (dois autores a quem ele deve parte de seu aprendizado) "Se eu disse qu aprendi o bê-á-bá da teledramaturgia com Walter Negrão, eu me pós-graduei com Sílvio de Abreu." diz ele em um trecho da biografia, escrita brilhantemente por Tuna Dwek (que além de jornalista é também atriz) e é autora da biografia dessa mesma coleção de Maria Adelaide Amaral. Mas não é somente do seu trabalho na televisão que o livro se concentra, Tide fala também do amor e envolvimento com teatro e seus textos para os palcos "Eu demoro muito tempo gestando uma obra. Eu penso, mudo, revejo tudo, mas a execução, o parto é rápido. Essa gravidez é muito longa. Na maior parte das vezes, após toda essa maturação interna, eu sento e a obra jorra num fluxo. Posso acordar de madrugada e escrever sem interrupção." e também da infância e a criação que teve "Tive sorte de filho de pais liberais. Eu devo ao meu pai o primeiro Monteiro Lobato; é tão importante ouvir desde criança que ler é bom, que enriquece interiormente." ALMA DE CETIM por TUNA DWEK é mais um da coleção APLAUSO da Imprensa Oficial em parceria com Cultura Fundação Padre Anchieta, um livro sem dúvida alguma, fantástico. Não há como não ficar emocionado com os relatos desses escritores, desses que doam sua vida em prol da arte e são extremamente felizes com isso "Eu me considero feliz com o que eu faço."

* Resenha editada em Outubro de 2017