Pedagogia da Autonomia

Pedagogia da Autonomia Paulo Freire

Resenhas - Pedagogia da Autonomia

Gabi 06/02/2024

A leitura é um tanto complexa que exige bastante atenção para poder interpretar o que o autor quer dizer.

Mesmo assim, é um livro muito importante para compreender uma nova visão sobre a relação docente e discente.

BeatrizLeone 01/02/2024

Gostei!
Apesar de ser nutricionista, não professora, esse livro falou muito comigo? sobre o tratamento do ser humano (paciente/aluno) enquanto uma pessoa que pode e deve aprender o que é passado não apenas acatando o que é dito, mas aplicando na sua realidade. Ver o outro como um ser pensante, e não só um receptáculo de ideias

Confesso que achei um pouco repetitivo, mas acho que era importante na escrita para reforçar alguns conceitos

Recomendo para todos os profissionais que trabalham com gente

luizdamilton 31/01/2024

Muito se fala sobre Paulo Freire e pouquíssimo é lido e entendido sobre sua obra e seus feitos reais.

A escrita por vezes poética do Freire talvez passe uma ideia equivocada de que ele está "tirando ideias da cabeça", por ser natural e fluida, mas é algo com muito estudo e fundamentação por trás. Quando ele conclui que a sala de aula não deve ser autoritária e sim trabalhar a autonomia dos alunos, não é uma ideia vaga e sem experiência, mas é enorme e muito potente, e difícil de ser praticada de fato, por isso acho que cria tanto desentendimento na cabeça das pessoas.

Infelizmente, a teoria e a prática ainda tem um abismo enorme por motivos que ele próprio aborda em sua bibliografia: política, interesses escusos, burocracia, precariedades. Ele escreveu e fez o que era possível para um tempo, e tudo parece ganhar nova validade em tempos atuais. O país e o mundo de hoje são ainda mais neoliberais que nos anos 1990. O desafio só aumentou e sua obra nunca foi tão atual e necessária.

Kamys 21/01/2024

Li por conta da faculdade
"Pedagogia da Autonomia" é tipo o guru dos professores. Foi escrito pelo brasileiro todo-poderoso da educação, Paulo Freire, lá em 1996. Ele joga na cara dos métodos antigos de ensino e diz: "Ei, galera, tá na hora de dar um up nisso aqui." Ele defende que os alunos não devem ser só esponjas que absorvem conhecimento. Ele quer os alunos como protagonistas, botando a mão na massa. O lance é o diálogo, aquele bate-papo maneiro entre professor e aluno. Nada daquele esquema chato de só jogar informação na cabeça do povo. A ética também é um xodó do Freire. Ele bate na tecla de que o respeito é o segredo da coisa toda. Os professores têm que respeitar os alunos, e vice-versa. Sem isso, não rola uma educação de verdade. Outra coisa que o livro puxa é a ideia de que a aula precisa ser interessante. Nada daquele negócio chato que não faz sentido na vida real. Os professores têm que conectar os conteúdos com a vida dos alunos, senão, não tem graça.
Em resumo, "Pedagogia da Autonomia" é tipo o manual da revolução na educação. O Freire chacoalha as estruturas e manda todo mundo repensar como a gente aprende e ensina. É um clássico que continua inspirando os professores a darem uma sacudida no sistema.

ClAudia.Kelma 19/01/2024

Leitura fundamental no início da minha formação ??
Foi aqui que comecei a entender que só há ensino onde há aprendizagem. Muito aprendemos com quem pensávamos que iríamos apenas ensinar. É uma linda troca.

Patresio.Camilo 14/01/2024

UMA OBRA GRANDIOSA
Continuando a meta de zerar minha estante, chego à Pedagogia da Autonomia de Paulo Freire.
Este estava na estante desde agosto de 2019.
Pois bem, com certeza Paulo Freire, é o autor mais mau e mal interpretado em sua obra.
Lendo este livro, maior a certeza que a maioria que o cita, seja elogiando ou criticando, nunca leu qualquer um de seus livros.
Logo, nessa resenha, devo desagradar tanto a galera da direita e da esquerda.
Claro, que em momento algum durante o livro, Freire esconde sua corrente ideológica.
Porém seus ensinamentos dentro do livro, são grandiosos. Não somente para professores em sala de aula, para qualquer âmbito profissional.
O que ele propõe neste livro não é baderna ou balbúrdia na sala de aula, mas uma coisa simples e básica que o galerão tem se esquecido: respeito ao aluno, e por ai, se estende ao próximo.
Durante o livro, ele vai desenvolvendo os temas, alguns mais sensíveis que os outros, e mostrando a grande responsabilidade do professor, como um ser integral.
Mas também mostra a responsabilidade necessária para toda a sociedade, para se ter uma educação realmente eficaz.
Por fim, citando o próprio Paulo Freire, quando diz não podemos tecer críticas lendo quem fala e não leu o que está criticando.
Então, coloque essa obra em sua leitura, e a leia, mas a entenda.

auroraperdida 07/01/2024

Pedagogia da Autonomia
11:04 | 20,0KB/s

RESUMO DA OBRA

Paulo Freire bate na tecla repetidas vezes sobre a reflexão da mesma frase:

- "Ensinar não é transferir conhecimento".

Poderia ser chato e redundante, porém chamou a atenção. Percebi o mundo da educação ao ler esse livro. Refleti sobre as estruturas históricas - sociais que desmantelam a educação aos poucos. Tirando a autonomia, a fé, a esperança e a oportunidade do amanhã. A educação se tornou bonita assim que entendi o livro, que entendi que era "essa educação" que deveria existir.

REFLEXÃO

Freire nos leva a refletir sobre sua obra sobre como nos comportamos acerca da prática docente. Aprendi primeiro que "Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades de sua produção ou a sua construção". Aprendi com Paulim Freire que ensinar é difícil mas não impossível. Decidi que quero aprender a ensinar, a ensinar com fé e no jeitinho do Freire.

FRASES FAVORITAS

"Quem observa o faz de um certo ponto de vista, o que não situa o observador em erro. O erro na verdade não é ter um certo ponto de vista, mas absolutizá-lo e desconhecer que, mesmo do acerto de seu ponto de vista, é possível que a razão ética nem sempre esteja com ele"

"Não há docência sem discência, as duas se explicam e seus sujeitos, apesar das diferenças que os conotam, não se reduzem à condição de

objeto um do outro"

"Só, na verdade, quem pensa certo, mesmo que, às vezes, pense errado, é quem pode ensinar a pensar certo. E uma das condições necessárias a

pensar certo é não estarmos demasiado certos de nossas certezas"

"Está errada a educação que não reconhece na justa raiva, na raiva que

protesta contra as injustiças, contra a deslealdade, contra o desamor,

contra a exploração e a violência um papel altamente formador"

"Gosto de ser gente porque, inacabado, sei que sou um ser como mas, consciente do inacabamento, sei que posso ir mais além é a diferença profunda entre o ser condicionado e o ser determina diferença entre o inacabado que não se sabe como tal e o inacabado que histórica e socialmente alcançou a possibilidade de saber-se inacabado"

Ro Tonks 05/01/2024

Ótimo
Uma importante reflexão sobre o ser docente, para todos os futuros professores. Uma mensagem atual sobre a prática, a ética e a pesquisa.

imapaperguy 27/12/2023

Reflexões de autonomia didática, que ameaça o sistema e liberta os oprimidos.
Um revolucionário representando os educadores que buscam a mudança dos métodos e formas de ensino. Paulo Freire, sempre esteve presente nas aulas que tive durante toda minha vida, principalmente agora na graduação sendo citado assiduamente pela professora de Saúde Coletiva. Sempre tive interesse em sua literatura devido ao pouco que conheço sobre e suas falas mais famosas, que inclusive já utilizei para finalizar apresentações e gerar debates.
No início de 2023, estudei a disciplina de Educação em Saúde, a qual me instigou ainda mais a ler alguma obra do autor, pois, além de ter a mesma professora de Saúde Coletiva ensinando a cadeira, tinha muitas aulas que traziam discussões sobre as falas de Freire, inclusive uma aula específica foi sobre ele. Repito revolucionário, devido à época em que viveu e a forma que pensava sobre as classes. Paulo Freire tinha pensamentos que não se aplicavam apenas à educação, mas para o contexto geral da sociedade.
A leitura desse livro levou meses para ser finalizada. No período ao qual eu li, passei por processos pessoais e acadêmicos que exigiram muito da minha energia, dificultando a leitura. A escrita não foi como eu esperava, confesso que achei mais rebuscada do que estava acostumado com outros livros. Apesar do ocorrido, consegui apreciar a obra, que gerou muitas reflexões as quais levei para rodas de conversas e também para as aulas da disciplina já mencionada. Recomendo a leitura, porém com essas ressalvas!

Vanderson.Alves 25/12/2023

Um livro perfeito e ótimo para entendermos que precisamos ser autônomos e não deixarmos ser diminuídos por outros que só querem nos escravizar, seja fisicamente ou mentalmente.

Pâm 21/12/2023

Os livros de Paulo Freire são muito atuais no que concerne a compreensão da educação brasileira. Especialmente a educação da escola pública, pensada para a transformação e igualdade entre os sujeitos. Há necessidade dos professores e professoras se reconhecerem como sujeitos transformadores bem como impulsionar esse movimento com os alunos e alunas.

Léo 30/11/2023

Educação é Resistência.
"É que lido com gente. Lido, por isso mesmo, independentemente do discurso ideológico negador dos sonhos e das utopias, com os sonhos, as esperanças tímidas, às vezes, mas às vezes, fortes, dos educandos. Se não posso, de um lado, estimular os sonhos impossíveis, não devo, de outro, negar a quem sonha o direito de sonhar. Lido com gente e não com coisas."

Li algumas resenhas anteriores que pontuaram que o livro é um" panfleto ideológico", acusação essa um tanto quanto incongruente por que na própria introdução o autor diz que o livro não é e nem se propõe a ser um manual de educação.

Freire aqui coloca as bases do que é uma educação voltada para a emancipação do estudante, em um movimento que se opõe ao tradicional "conteudismo" que fortalece os valores elitistas da educação.

Para atuar de forma significativa na educação emancipadora é necessário respeitar o saber dos estudantes e trabalhar para que o processo da educação signifique algo que fuja do tecnissismo formativo que apenas constrói mão de obra, mas uma educação pautada em senso crítico, plantando a semente do questionamento e a rebeldia (sim, rebeldia) com o que promove a desigualdade social e a opressão dos mais pobres.

É uma obra fundamental para educadores do Brasil no século XXI.

eduarda 23/11/2023

Saberes necessários à prática educativa
É, ou deveria ser, um livro de cabeceira para quem trabalha com educação - e mesmo para aqueles que nao trabalham com educação. Paulo Freire nos presenteia com essa obra, que apesar de ser curta, carrega muitos saberes sobre a práxis docente no Brasil. O texto cita outros trabalhos do autor em seu decorrer, compilando os pensamentos de Freire sobre os saberes indispensáveis para professores.

iloverats 23/11/2023

Acho que não só estudantes de pedagogia, mas pais e responsáveis devem ler esse livro! Muito bom e facil de ler, aprendi muito e são coisas realmente interessantes e bem explicadas.