Pedagogia da Autonomia

Pedagogia da Autonomia Paulo Freire

Resenhas - Pedagogia da Autonomia

Nath 14/11/2023

Primeira obra que li do Freire, depois de tantos recortes e das leituras secundárias, finalmente me deliciei da fonte. E que fonte! Cada passagem é uma necessidade de pausa e interiorização do que está sendo dito. Espero trabalhar muito com os escritos de Freire ainda.

laris 07/11/2023

Maravilhoso!!! Paulo Freire escreve de uma forma extremamente acessível. Leitura necessária para todos, educadores ou não.

Brunny Rocha 05/11/2023

Exige muitas releituras
Achei interessante, satisfatório e de extrema importância tudo o que é abordado no livro.
De grande importância para qualquer ser humano que esteja aberto a conhecer, aprender e ouvir. E é fundamental para qualquer um que queira entrar ou já esteja inserido na área da educação.

A princípio tive dificuldade com a escrita do Paulo Freire, mesmo assim vi riqueza em seu texto e em seu modo de pensar. Preciso de algumas futuras releituras com intuito de extrair mais do texto e adquirir ainda mais entendimento.

Gustavo.Morsch 25/10/2023

Leia o sumário todo ano
Paulo Freire é uma referência para muitos e suas ideias profundas. Nesse livro ele reúne pontos chave de muitos dos seus livros e nos provoca como educadores (e aqui me coloco na posição de um pai). As ideias não são óbvias e muito menos simples de serem implementadas, mas se queremos uma sociedade melhor não há outro caminho. Se não tiver tempo, a forma direta da organização do livro pelo sumário já pode ser suficiente. Leia e releia.

maria1691 23/10/2023

Muito o pai da educação <3
Eu amei demais essa leitura. é a primeira obra do Paulo Freire que leio na integra e eu to encantada. Ele escreve muuuuito bem!! Fiquei um pouco perdida com alguns termos de livros anteriores (foi erro meu), mas nada que uma "googada" não resolva. Fiz MUITAS marcações. Quero ler muita mais dele... PAIZINHO DA EDUCAÇÃO

Gabriela 07/10/2023

?O mundo não é. O mundo está sendo.?
Quem pensa em ler Paulo Freire para pegar ideias prontas de práticas pedagógicas, muito se engana. Esse livro é um livro político com intuito de despertar reflexão crítica no leitor, para que, a partir dessa reflexão ele possa, de um outro lugar, elaborar por suas próprias curiosidades e assim, transformar sua docência.
Esse livro traz apontamentos muito importantes, acho que é uma leitura indispensável para estudantes de licenciatura e profissionais da educação.
Termino com esse parágrafo belíssimo que resume a ideologia da disponibilidade de ser humano em constante construção:
?É na minha disponibilidade permanente à vida a que me entrego de corpo inteiro, pensar crítico, emoção, curiosidade, desejo, que vou aprendendo a ser eu mesmo em minha relação com o contrário de mim. E quanto mais eu me dou à experiência de lidar sem medo, sem preconceito, com as diferenças, tanto melhor me conheço e construo meu perfil.?

Andrea 04/10/2023

Ser mais
Eu já tinha tido contato com as ideias de Paulo Freire através de textos de outros autores e aulas na faculdade. Mas, ainda não tinha lido diretamente o próprio autor. Fiquei encantada e emocionada com a sabedoria e sensibilidade de suas palavras.
O livro serve não só para professores, mas a qualquer pessoa que esteja disposta a ser mais humilde, a dialogar e olhar para o outro verdadeiramente com respeito. Em muitos momentos está obra me lembrou de alguns conceitos de disciplina positiva, demonstrando o quanto o autor é altamente relevante e está em consonância com o que muitos têm buscado para a educação nos dias atuais.
É um tratado sobre a dignidade humana.

_antunescamilla 03/10/2023

Pedagogia da autonomia
É a segunda vez que leio esse livro e nessa releitura senti que foi mais proveitosa para mim, tive novas percepções sobre a Prática Pedagógica e pude refletir sobre minha própria prática.

Maria11159 13/09/2023

Paulo freire.
Este é um livro essencial para professores e para leitores que gostam de estudar sobre a educação. Paulo Freire trás de uma forma bem simplista, educada e generosa temas relacionados a educação. Mas o tema central é sobre o comportamento do professor na sala de aula, como deve se portar, trazendo exemplificações sucintas sobre as temáticas. Algo que Paulo Freire discorre bastante ao decorrer do livro é o mandonismo e o autoritarismo, citando que essa era uma prática antiga que não funcionava, explicando que o professor não é o principal agente de transmissão de conhecimento, então ele não deve ser autoritário, mas sim flexível, trazendo como pauta central o protagonismo por parte do discente.

francezju 08/09/2023

Duas coisas muito faladas nesse livro são sobre a ética e a democracia no ensinar, e o desafiar a curiosidade do educando mas de maneira epistemológica e sempre considerando os saberes de vida já adquiridos pelo aluno.
É uma leitura que agrega bastante a qualquer professor. Entretanto eu achei que o livro se repete bastante. Mesmo que seja proposital, com intuito de reforçar o que foi dito, em algumas partes parecia que eu estava lendo a mesma coisa de novo e de novo.

Adriano 08/09/2023

Muito mais do que nos trazer saberes necessários à prática educativa, Pedagogia da Autonomia explicita o amor que Paulo Freire nutria pelo ato de ensinar (e de aprender ao ensinar). Ainda que em certos momentos a leitura se torne levemente cansativa, na maior parte do tempo o texto flui enquanto somos expostos a pensamentos e conselhos fundamentais (que algumas vezes soam até mesmo óbvios), mas que deixamos de lado em nossa prática docente.
Pedagogia da Autonomia é um livro a ser lido não só por todos os educadores, mas também por cada indivíduo que deseje uma sociedade mais ética, justa e democrática.
Bruna.Cristina 08/09/2023minha estante
Excelente comentário

mpettrus 08/09/2023minha estante
Excelente ?

laiane.caio 31/08/2023

Autonomia
Foi o primeiro livro que li do Paulo Freire. Achei ele um pouco prolixo e tive alguma dificuldade com a leitura. Mas insisti porque já conhecia alguns ensinamentos dele, dos quais gosto muito. Achei algumas passagens tão belas que até me emocionei. Para mim, o que ficou mais marcado deste livro é que Paulo Freire defende sim a educação de conteúdos com excelência (português, matemática e etc) mas que só isso não basta. É também necessário ensinar ou permitir a criação de autonomia no pensamento dos alunos, autonomia essa para entender o mundo que vivem, sob quais perspectivas ou domínios estão sendo submetidos, entender de forma crítica a nossa sociedade e não só quanto é 2 mais 2. Achei excelente! Não acho, como vi em certas resenhas por aqui, que as escolas estejam aplicando Paulo Freire e por esse motivo a educação no país vai mal. Acho que a maioria da escolas utiliza métodos tradicionais...Também acho que esse livro é incrivelmente atual, não ficou no passado não, como também li em outras resenhas por aqui...tsc, tsc. Também não acho que seja um "panfleto ideológico" kkkkk tudo é política e se você não percebe que algo é política é porque alguém quer que você não perceba. Ninguém é neutro. Paulo Freire pelo menos é bem claro neste aspecto. Enfim, recomendo muitíssimo.

Cesar 27/08/2023

Pedagogia da autonomia
Essa é uma obra que se manifesta com vigor sobre os pilares da educação e da ética docente, sem se transformar em um mero manual instrutivo. O autor instiga reflexões através de uma escrita fluente e acessível, ainda que, por vezes, redundantes na repetição de suas ideias sobre ensino e educação. Em sua abordagem, ele destaca a vital importância de uma relação professor-aluno saudável e coerente, baseada na interrelação e no alinhamento entre teoria e prática. O livro desafia a noção de que somos determinados por fatores biológicos e sociais, enfatizando a capacidade humana de construir ativamente seu destino por meio de escolhas e ações.

O pronto principal da obra reside na visão do ser humano como um ser inacabado e na essencialidade desse entendimento para o processo educativo. Dessa forma, o autor afirma que o professor, longe de ser neutro, é um agente central na formação de indivíduos autônomos e pensadores críticos. Defendendo, com fervor, um ambiente educacional inclusivo e diversificado, que estimule a tolerância e evite qualquer inclinação ao totalitarismo. Ele discute também a dualidade entre o pensamento ingênuo e o rigor científico, argumentando que é papel do educador conduzir os alunos de um para o outro, através do diálogo e da demonstração das limitações do primeiro em relação à realidade.

A abordagem é ética é sempre retomada e reforçada, já que é indispensável que os educadores ajam alinhados com suas convicções teóricas, promovendo uma ação pedagógica congruente. Por outro lado, a curiosidade é aclamada como mais um pilar vital, não apenas para os alunos, mas também para os próprios professores, pois ela serve como motivadora para a saída do conhecimento ingênuo, por isso sempre deve ser incentivada. Este livro, portanto, não é somente um guia para a prática docente, mas um chamado apaixonado por uma educação que fomente autonomia e respeito pela diversidade.

site: https://www.somenteumfilosofo.com/post/pedagogia-da-autonomia

Agata.KAssler 27/08/2023

Freire fala sobre a importância de conhecermos o ambiente em que os estudantes vivem e como foram levados a esta realidade, ele defende a necessidade de escuta e respeito pelas opiniões individuais e defesa de duas convicções pessoais.