Pedagogia da Autonomia

Pedagogia da Autonomia Paulo Freire

Resenhas - Pedagogia da Autonomia

Naiara136 27/05/2023

Livro para dar aquela esperança que o educador precisa, mas sem ser desconexo com a os desafios da realidade. Paulo Freire diz "Prefiro a rebeldia que me confirma como gente e que jamais deixou de provar que o ser humano é maior do que os mecanicismos que o minimizam", trecho que acho que resume bem esse jeitinho de Freire de descontentamento com o que existe, ele não se acomoda às injustiças e mobiliza os seus leitores para façam o mesmo, que mudem sempre em busca de uma realidade melhor. Fica bem claro que ele não acredita no determinismo.

Nicole.Delfrate 22/05/2023

Ensinar exige autonomia
Neste livro do Paulo Freire ele vai argumentar e contra-argumentar alguns assuntos que ele havia abordado em "Pedagogia do Oprimido". Falamos sobre educação bancária, transferências de conteúdo, sobre confiar no aluno, e que os sentimentos são e devem ser bem vindos na sala de aula, é necessário querer bem os alunos. Paulo Freire em um livro curto mas muito profundo nos provoca, irrita e nos faz ter esperança em poucas páginas que devem ser lidas, relidas e discutidas por alunos e professores afim de abordar a educação atual.

Aline566 10/05/2023

"A Educação é um ato político. Não há educação neutra".
Nessa obra, o autor propõe uma reflexão sobre a educação e sua relação com a autonomia e a liberdade dos educandos.
Freire defende que a educação não deve ser vista como uma simples transmissão de conhecimento, mas sim como um processo de transformação da realidade, em que educador e educando devem trabalhar juntos na construção do conhecimento e na formação de cidadãos críticos e conscientes.
O livro apresenta uma série de reflexões sobre a prática pedagógica, destacando a importância do diálogo, da ética e do respeito mútuo nesse processo. Para Freire, o educador deve ser um facilitador do aprendizado, ajudando o educando a desenvolver sua autonomia e sua capacidade de pensar criticamente sobre o mundo ao seu redor.
A escrita de Freire é clara e acessível, com exemplos concretos que ajudam a tornar suas ideias ainda mais compreensíveis. "Pedagogia da Autonomia" é um livro indispensável para educadores e estudantes de pedagogia, mas também para todos aqueles que se interessam pela educação como um meio de transformação social e de construção de uma sociedade mais justa e democrática.

Nika 24/04/2023

Sobre o ensinar progressista
A Pedagogia da Autonomia é um manual ético-prático do ensinar, porém não conta com etapas, processos mecânicos, instruções ou dicas. Nas poucas páginas, o patrono da educação brasileira propõe reflexões essenciais para docentes atuantes e em formação. Durante a leitura, pude refletir sobre o papel do educador, na escola e dentro da sociedade; sobre como ser um/a melhor educador/a; sobre a educação para além das tecnicidades neoliberais; sobre a educação como formação de indivíduos; entre tantas outras coisas. Apesar de às vezes parecer idealista, como ele mesmo pontua, Freire mantém os pés no chão ao exemplificar com problemáticas reais e tangíveis, além de propor soluções e questionamentos que buscam a mudança necessária. A obra nos faz esperançar e valorizar a educação e o trabalho de professores. Bem, finalizei a obra com vontade de ler as outras Pedagogias escritas pelo autor.

Letícia 21/04/2023

Que LIVRO, senhoras e senhores...
Eu já tinha ouvido muito falar de Paulo Freire, mas nunca tinha lido um livro seu. Depois de dois anos de docência para adultos, procurando uma forma de trazer maior curiosidade sobre a minha disciplina para os estudantes, resolvi escolher o "Pedagogia da Autonomia".

Apesar de não ser um livro fino, é um livro denso. Não por ser prolixo, ao contrário: sua simplicidade na escrita traduz com clareza os tantos problemas de nossa sociedade no que diz respeito à educação.

Ele é denso por ter reflexões muito profundas praticamente a cada parágrafo que leio. Meu livro está praticamente todo marcado de amarelo, com anotações que venho buscando colocar na prática docente.

Recomendo não só a educadores, mas todos os que buscam ter esperança em um mundo melhor.

Ma Passos 03/04/2023

Um amor chamado Paulo Freire
Sempre tive muita vontade de ler Paulo Freire, principalmente depois que eu quis ser professora, tive que ler apenas um capítulo para o trabalho da faculdade, mas seria um crime se não lesse tudo.

Mesmo que algumas frases sejam complexas, você sempre consegue tirar um significado delas. Na sua totalidade até que não é difícil de se entender, mas é essencial que haja uma reflexão sobre o que foi lido.

Eu fiquei encantada a leitura inteira, teve momentos que eu tive vontade de chorar, é tão lindo ver as mensagens dele.

Não se engane pensando pelo lado do livro ter mais de 30 anos e ser escrito por um senhor, Paulo tinha uma mente muito aberta para as pessoas daquela época, até mais do que algumas pessoas de hoje, sem contar que diversas de suas críticas continuam atuais.

Paulinha 29/03/2023

Um livro de reflexão muito importante, todos os educadores deveriam ler, e levando em consideração que pais são educadores, quase todo mundo devia ler

Isaias 21/03/2023

Manual para educadores
A escrita de Freire é diferente daquelas que somos acostumados a ler na acadêmia, é feita de uma forma bem floreada e quase poética, o que pode ou não agradar o leitor. No meu caso, depende do meu humor, às vezes tenho vontade de ler aqueles textos mais "acadêmicos" às vezes não. A obra, como digo no título da resenha, é um verdadeiro manual para os educadores. Creio ser muito difícil, para aquele educador progressista, não ser tocado por diversas passagens do livro. Mas, mais importante do que se sentir tocado pelas palavras de Freire, é colocar em prática suas ideias sobre a formação dos educandos. É muito fácil retirar algumas frases de efeito desta obra e repetir na sala de aula, mas continuar com um comportamento conservador na educação, precisamos colocar em prática o pensamento freiriano e entender que ele não é absoluto, precisa ser estudado, compreendido, criticado e aprimorado sempre que houver a necessidade.
Por fim, apesar de ter sido publicado em 1996, a obra ainda é essencial para discutirmos os problemas e ataques sofridos pela educação pública brasileira e seus educadores. Precisamos de menos "Novo Ensino Médio" e mais Paulo Freire.

thami 19/03/2023

"Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar possibilidades para a sua produção ou a sua construção."

que livro maravilhoso, foi o meu primeiro contato com o paulo freire e estou extremamente apaixonada.
é loucura ler um livro falando especificamente de décadas atrás e ele ser tão atual.

Rafa569 16/03/2023

Desperto meu amor por educação
Admito que é o primeiro livro que eu leio, mas já tô querendo comprar outros livros do autor. A escrita é apaixonante e ele é uma grande reflexão sobre a nossa educação.

ClaudiaMF 10/03/2023

Inspiração necessária
A leitura de Paulo Freire é inspiradora para quem deseja ser educadora ou para quem já está nessa labuta e precisa esperançar, como diz o professor. Nem sempre é fácil lembrar da importância da educação e de seu potencial transformador da vida e da sociedade. Principalmente quando estamos afundados em salas de aula lotadas, muitas vezes sem qualquer estrutura, jovens desesperançados ou violentos, desrespeito a profissão etc. Cada dia que se sentir exausta, leia Paulo Freire para (voltar a) amar a educação.

Michele130 06/03/2023

O que posso falar deste livro que já não fora dito e rememorado? Fiz essa leitura em diversos dias quando voltava para casa no transporte público, nas férias por não querer me distanciar da pedagogia e ao mesmo tempo, levada pela saudade, entender melhor o que me aguarda no futuro. Ou melhor, as diretrizes filosóficas que posso adotar para melhor compreender os conceitos de autonomia, esperança, inclusão e respeito dentro do âmbito escolar.
Este foi o meu primeiro contato com o autor e a leitura mostrou-se bem rica, inicialmente com alguma dificuldade de entender, esse sentimento logo foi dando espaço a uma leitura mais agregadora a medida em que Paulo retomou alguns conceitos, melhor explicou outros e não mediu- se no momento de retornar as ideias para salientar tantas outras.
Acredito que seja incrível a experiência de ler novamente esta obra, porque embora não indique diretamente os meios, Paulo definitivamente mostra os caminhos para se fazer uma boa educação, a educação da autonomia pautada na compreensão dos alunos por eles mesmos.

Charly.nunes 10/02/2023

Freire incrível como sempre, trazendo sua pedagogia humanistica, ao mesmo tempo que explica ao outras teorias e aponta o erro delas, realmente um homem inteligente e sagaz