Pedagogia da Autonomia

Pedagogia da Autonomia Paulo Freire

Resenhas - Pedagogia da Autonomia

Julia Gusmao 06/02/2023

É um livro leve mas bastante forte, potente, para pensar sobre educação como um todo (ensino formal ou na vida mesmo) e nossas relações humanas, em todas quais, o aprendizado acontece. Não dá pra ler numa lapada, mas é ótimo para ler com calma, um pouco a cada dia. Recomendo demais para todos.

Giovana.Lagranha 02/02/2023

Paulo Freire absolutamente incrível. Lembro-me de uma formação que participei e que a mediadora disse "Para que buscar tantos autores fora do Brasil se aqui nós temos o Freire para nos falar sobre educação?"
E realmente, temos embasamento e respaldo com a obra de Freire, pois elas propiciam reflexões ímpares sobre a prática pedagógica.
Adorei a leitura, permitiu que eu refletisse sobre o que fui, sou e quero ser enquanto educadora.

EvaíOliveira 29/01/2023

Nesse livro, Paulo Freire fala como os professores devem ensinar os alunos. A sugestão do autor é que os professores incentivem uma ação transformadora. Ele explica a importância da ética crítica, a competência científica e a amorosidade autêntica, com base em engajamento político

Naine 20/01/2023

É um livro muito bom que fala sobre as práticas do docente. Ele muito direto isso muito bom li isso antes de me formar e já quero reler daqui uns anos

Mariana 15/01/2023

"E porque lido com gente, não posso [...] recusar a minha atenção dedicada e amorosa à problemática mais pessoal deste ou daquele aluno ou aluna. Desde que não prejudique o tempo normal da docência, não posso fechar-me a seu sofrimento ou a sua inquietação porque não sou terapeuta ou assistente social. MAS SOU GENTE."

Revolucionário e patrono da educação porque olhou a quem ensinava (e aprendia) como semelhante. Rompeu com uma série de dizeres ditatoriais sobre como exercer a educação. Mostrou-nos que é do ser humano ensinar aprendendo, aprender ensinando, sendo necessário escutar e adentrar ao mundo de quem fala, acolhê-lo, aprender com ele e com ela, com seus saberes, para, assim, instigá-los a curiosidade crítica.

Revolucionário porque afirmou que alegria, amor, "boniteza", criticidade, autoridade, humildade e, com certeza, respeito, são imprescindíveis na prática pedagógica.

Eu não sei mais que você. Você pode me ensinar e eu aprender, assim como o contrário também é verdadeiro. Eu te enxergo, te compreendo, te escuto.

Não se restringe, apenas, a pedagogia. Paulo Freire é para vida.

Simplesmente revolucionário.

Bárbara 14/01/2023

fui obrigada pela faculdade
muito bom quando consigo entender alguma coisa mas é bom que agora tenho base teórica para reclamar dessa mesma professora que passou uma prova para as férias com 3 questões onde cada uma precisa ler no mínimo um livro COMPLETO porque isso definitivamente é muito anti Paulo Freire da parte dela

mas apesar de confuso o homem sabe muito não tem como negar

Nick 13/01/2023

como disse meu amigo:

Paulo Freire basicamente falando "Gente e se o professor começar a tratar o educando enquanto gente e entender a realidade dele para poder ajudar o mesmo a dar um salto qualitativo na curiosidade inata?? Só falando assim..."

Maria11408 09/01/2023

É sobre docência, então?
Poderia passar horas e horas hablando tudo aqui, mas só quem viveu (os que fazem licenciatura plena) sabe. Grande abraço!

Léia Saturno 07/01/2023

Necessário, porém repetitivo
Eu precisei ler esse livro para realizar o THE para licenciatura de teatro da Unirio e tenho que admitir que foi muito difícil ler ele todo. Só foi possível com a ajuda da minha namorada, que leu muitas partes para mim (improvisamos um audiobook kkk). Freire é fora da curva, um visionário pedagógico, concordei com ele em todo o livro. Não dá pra negar que o cara era uma lenda, mas eu achei que ele se repetiu muitas vezes no livro. Eu lia e pensava "nossa, ele já falou isso" ou "o que isso ajuda na discussão?" e isso impede a fluidez da leitura. Como foi dito do prólogo, da pra perceber que foram textos soltos que depois os editores juntaram, mas dava pra ter cortado e juntado muitos tópicos. Não sei se por ja ser progressista e de esquerda que achei muito óbvio toda a discussão kkkkk. Enfim, uma leitura diferente.

Geovanny 31/12/2022

Fantástico
Penso que para qualquer pessoa que quer passar conhecimento, a leitura de Paulo Freire é recomendada.
Incrível como se vê humildade, alegria e amor em suas palavras, é surpreendente pelo fato de sabermos como alguns teóricos são extremamente arrogantes.

Longe da arrogância que muitas vezes estraga o saber, Freire exala poesia em cada linha, é de uma humanidade enorme.

A lição que tiro de sua leitura é em debates nunca conversar sob uma pessoa, de uma visão de cima para baixo como se eu fosse superior e sim em relação a pessoa.
De igual para igual, de ser humano para ser humano.

Grato, feliz e satisfeito por ter encontrado esse livro.

debroua 30/12/2022

Perfeito
Impressionante como as palavras de Paulo Freire nos impulsionam a permanecer na luta pela Educação. Paulo Freire é genial.

Juliana Gouveia 26/12/2022

Leitura fundamental - a quem ensina e a quem aprende também.
Não à toa levei quase 10 anos para engrenar nessa leitura: Paulo Freire tem escrita e construção de pensamento complexos. Eu não estava pronta lá atrás (e nem penso que estou agora), mas hoje termino a leitura reflexiva e com a sensação de que ainda o lerei algumas vezes, mesmo que em pequenos trechos, como um oráculo (sei que há quem o utilize assim).

"uma certa compreensão ético-crítico-política da educação".

Mari BT 21/12/2022

Educação como prática da liberdade nelessss
Papai Freire mais uma vez trouxe inúmeras reflexões necessárias DEMAIS para o meio acadêmico e para a vida. Sou suspeita pra falar sobre ele, pois para mim, tudo que Paulo Freire tocou virou ouro. Pedagogia da Autonomia traz reflexões sobre a relação educadores-educandos, e como sempre, com uma escrita tranquila e bastante didática. Existe referências de outras obras do autor, mas nada que fuja do contexto. Apenas, LEIAM!

Blackthorne 11/12/2022

Comecei essa leitura por causa da faculdade e saí extremamente impactada.
Paulo Freire em "Pedagogia da Autonomia" nos dá exigências para a prática docente, e vai desde aspectos do ensino em si, quanto psicológicos, emocionais, sociais e geográficos tanto dos professores, quanto dos alunos, afim de estimular o pensamento crítico e autonomia dos educandos.
Recomendo muito, pois é um livro ímpar e que levanta questões extremamente atuais, fomentando criticidade do leitor para a prática pedagógica, seja ele um professor, ou futuro professor, seja ele só um entusiasta do tema pedagogia.
5/5 fácil

Scarlett11 07/12/2022

"É por isso que devo lutar sem cansaço. Lutar pelo direito que você, que me lê, professora ou aluna, tem de ser você mesma e nunca, jamais, lutar por essa coisa impossível, acinzentada e insossa que é a neutralidade. Que é mesmo a minha neutralidade senão a maneira cômoda, talvez, mas hipócrita, de esconder minha opção ou meu medo de acusar a injustiça?"

Lendo Paulinho no final do semestre para me dar um gás e continuar seguindo com o que eu acredito, uma educação humana e ética ?