Pedagogia da Autonomia

Pedagogia da Autonomia Paulo Freire

Resenhas - Pedagogia da Autonomia

Isabelli 19/04/2024

Indispensável
Obra necessária para os professores em formação e os já formados, ainda mais em tempos de tentativa de substituição dos docentes. Freire pontua a todo o momento que ensinar é uma especificidade humana. Um texto onde há várias reiterações, mas que não se torna cansativo por isso. É para ler e reler, principalmente nos momentos de dúvida sobre a prática.

Lavi 15/04/2024

Fiz a leitura em grupo com o pessoal da faculdade e verdadeiramente me senti bem com ela, ver a maneira como o Paulo via o mundo e a educação me encanta.

lxcasbrito0 12/04/2024

Primeira leitura do Paulo Freire. Fugindo dos preconceitos, estabelecendo princípios e ideais. Ensinar é fugir do tradicionalismo escolar. Professores detendo os conteúdos sem valorizar os alunos merecem um murro na boca.
Liberdade aos alunos, liberdade ao professor. Próximas leituras: Milton Santos e Paulo Freire novamente, como aplicar na geografia? Quais outros autores "não-políticos"?

Luciana.Segala 01/04/2024

Pedagogia da Autonomia??
Minha primeira leitura de Paulo Freire, minha primeira impressão de sua escrita. Digo com tranquilidade que provavelmente deve ser seu melhor livro. O autor explora diferentes saberes que se constituem à prática educatica, sobretudo, delimita exigências do verbo que melhor fundamenta o ensejo do docente, o ato de ensinar. Um livro abrangente e muito esclarecedor, no entanto, ainda sim, tenho algumas ressalvas no meu critério de avaliação e cada um tem o seu. Por fim, eu super indico, afinal, é leitura de formação e, sem dúvidas, a melhor forma de compreender as bases do ensino-aprendizagem.

julhiasz 15/03/2024

Paulo Freire sempre vai me atravessar da forma mais pura possível, agradeço muito por ter acesso aos seus ensinamentos e tudo que foi passado.
Esse livro por ser o seu último é carregado de vivências reais, ensinamentos profundos e que precisam ser considerados, Freire acreditava em uma educação pura e cheia de boniteza, espero conseguir manter os seus ideais

driliotti 10/03/2024

Educadores, ou não.
De educadores a pais, é essencial que todos leiam este livro para adquirir uma compreensão básica sobre autonomia, não apenas em relação aos educandos, mas também em relação aos filhos e até mesmo a nós mesmos. Cada conceito, detalhe e descrição fornecidos pelo autor são verdadeiramente libertadores. Não é surpreendente que Paulo Freire seja tão criticado em nosso país, pois seu trabalho desafia paradigmas e oferece uma visão poderosa e emancipadora da educação. Se esse conhecimento fosse mais amplamente divulgado, poderíamos não ter a massa tão facilmente manipulada como temos hoje.

Voltando à questão da autonomia, o livro ressalta a importância de incentivar desde cedo para que as pessoas compreendam seus direitos, deveres e tenham uma base sólida em ética. Como docente em formação, pude identificar questões que posso adotar no futuro, mas também observei desafios presentes em sala de aula que contradizem os princípios defendidos pelo autor. Não que o conteúdo do livro seja uma verdade absoluta, e que deva ser obrigatoriamente adotado por todos, mas para mim, que me identifiquei profundamente com suas ideias, seria retrógrado adotar uma abordagem diferente daquela proposta pelo autor. No entanto, reconheço que essa é apenas minha perspectiva.

Leandro253 04/03/2024

É dever do professor ter autoridade sem ser autoritário, despertar a criticidade de seus estudantes com a problematização das vivências e conteúdos ministrados sem que a curiosidade seja tolhida

Luana 28/02/2024

Acredito que este livro, como tantos outros do Paulo Freire, mostra a força e a perseverança que um professor precisa ter para continuar educando.

Não é um grito de esperança. É um grito de realidade.

Euvitormarques 27/02/2024

Um manual a ser estudado
Paulo Freire sem dúvidas é um dos maiores educadores da história desse país, e considero essa obra como uma ótima maneira de conhecer sua pedagogia e maneira de pensar, especialmente como educador, acredito que agregue bastante.

Jin 17/02/2024

Visão geral
Gostei do livro e de todas as abordagens que Paulo Freire traz perante à educação e à sociedade no geral.

Como ele mesmo menciona no livro, é repetitivo para reforçar e reafirmar as suas ideias. Acredito que essa característica é importante e já está presente em todas as obras de Freire, porque reafirmar faz parte da política, como também aprendizagem.

Ainda referente à escrita do livro, tive bastante dificuldade para lê-lo porque em diversos momentos o autor foi bastante poético e usava de variadas figuras de linguagem para expressar seus pensamentos. Como livro teórico, demorei demais para ler e foi uma leitura muito detalhada. Tive que reler cada frase muitas vezes para realmente entender. Não é uma leitura que se faça de maneira rápida, visto que é necessária uma atenção muito maior para chegar a compreender.

Referente às ideias, não posso deixar de mencionar o papel da educação na sociedade do ponto de vista de Freire: a educação pode sim mudar a sociedade! E o educador tem uma atuação ativa nesse processo de desenvolvimento.

Vini 17/02/2024

Fundamentos básicos, mas que infelizmente não são seguidos por muitos que praticam essa arte que é a docência.

Lauriane.Rodrigues 16/02/2024

Foi uma das leituras para prestar o mestrado no ano de 2023.
Valeu a pena a leitura, enquanto profissional da educação, me perguntei a todo momento se estava apenas sendo conteudista com os meus alunos, se estava os dando autonomia e qual o papel que estava desempenhando.

Dayanne Porto 12/02/2024

Indispensável para professores!
Paulo Freire é um mestre! A docência no nosso país com certeza é melhor e mais humana só porque ele existiu e pelo impacto que ele teve. Que alma linda e que obra incrível, de verdade! É esse tipo de texto que me faz sentir um quentinho no coração ao pensar na minha profissão.

Dilvan3 11/02/2024

Saberes necessários
Desafio da estante 3/50

O livro poderia ser menor, pois algumas coisas ficam repetitivas, mas as falas são necessárias para a prática educativa, todo professor (bom) deveria ler.