Pedagogia da Autonomia

Pedagogia da Autonomia Paulo Freire

Resenhas - Pedagogia da Autonomia

Malu 29/04/2022

Abrindo caminhos
Um livro que fala sobre a educação e que muda e derruba alguns pensamentos equivocados de nós educadores.

Vih 08/05/2022

Encorajamento à prática educativa
O autor desta obra complexa e reflexiva foi professor da UNICAMP e da PUC, atuou como Secretário de Educação da Prefeitura de São Paulo de 1989 a 1991, a obra em questão foi sua última publicação ainda vivo, por sua grande contribuição em trabalhos de cunho educacional, crítico e político, foi reconhecido mundialmente e contemplado com títulos de doutor honoris.
Pedagogia da Autonomia é um livro complexo e reflexivo que produz indagações sobre práticas pedagógicas e saberes necessários à pratica docente. O autor explana suas reflexões, experiências e criticas à respeito do sistema capitalista e como o professor progressista pode ajudar e incentivar a autonomia dos educando em detrimento do pensamento fatalista, de que “ as coisas são assim mesmo”.
Paulo Freire atribuiu o fracasso educacional ao ensino tecnicista ultrapassado e à métodos engessados que negligenciam o contexto social e econômico do aluno, ou seja o ensino tradicional ( bancário ) que mantém o aluno voltado para os interesses do Estado, tornando o educando como um simples reprodutor das ideologias que o conectam apenas aquilo que esta na superfície de uma sociedade moldada pelo lucro e pelo consumo, aceitando o neoliberalismo e o que o circunda e impondo-o ao alunado em detrimento do incentivo à liberdade e de construções epistemológicas advindas de sua bagagem prévia.
O filósofo reconhecido pelas ideias radicalmente progressistas, aos quais deixa claro, que devem ser construídos por meio da curiosidade
Se, de um lado, não posso me adaptar ou me “converter” ao saber ingênuo dos grupos populares, de outro, não posso, se realmente progressista, impor-lhes arrogantemente o meu saber como o verdadeiro. (FREIRE, 2016, pg.79)
Esta obra retoma diversos pontos levantados em outras obras e embora tenha me incentivado em diversos pontos sobre meu futuro acadêmico, eu planejei compor essa resenha critica de uma forma muito mais elaborada mas, por tratar-se da minha segunda leitura de Paulo Freire (a primeira foi “ A importância do ato de ler”) senti a densidade dos temas e do teor filosófico e político da obra, o que me fez chegar à ideia de que Paulo Freire, faz diversas provocações ao leitor, para que a obra seja lida com criticidade, o que não me deixou muito feliz, pois fui em busca de uma leitura academia mais leve e me ferrei, concluindo que eu tenho MUITAS responsabilidades quanto à pratica docente e MUITO à aprender nessa trajetória, ainda mais no que tange ao tema : política.
Paulo Freire enfatiza a importância do conhecimento ou leitura de mundo. Este livro me incentivou à buscar mais conhecimento e reforçou a minha ideia à respeito de produção cientifica, cultural e educacional em meu país, levantando uma centelha de esperança e gana para prosseguir com a pratica docente e acadêmica. EU PRECISO LÊ-LO NOVAMENTE, de maneira mais fluida pois fiz várias pausas e preciso analisá-lo melhor, com mais repertório e embora alguns pontos sejam radicais, sonhadores e utópicos, o Patrono da Educação do Brasil deixa evidente seu posicionamento; “Prefiro ser criticado como idealista e sonhador inveterado por continuar, sem relutar, a apostar no ser humano (...)”.

Célio 30/05/2011

Muita conversa e pouca prática!
Muito bonitas as coisas todas que ele diz, como devemos agir como professores em busca da educação/ensino perfeito que irá funcionar para sempre, mas todos sabemos bem que na prático nada é um mar de rosas! Boa teorias, mas difíceis de serem aplicadas!

Não consegui ler até o fim.
Davenir - Diário de Anarres 31/12/2016minha estante
Mas o livro é teoria, ele não pode fazer a prática por você.

Bru 05/06/2021

Impossível conhecer Paulo Freire e não se encantar!
Ah como é lindo ter contato com as obras de Paulo Freire! Nas páginas desse livro ele dá um show de humildade, eticidade e amor a prática docente. Li esse livro para uma disciplina da faculdade e talvez por isso me estendi na leitura, mas é inquestionável o tanto de aprendizado que tive com esse grande educador! É uma leitura linda e necessária, não só para a docência mas para todos, pois os ensinamentos dele vão muito além da prática docente! Impossível conhecer Paulo Freire e não se encantar!

thay 04/09/2021

Livro interessante que traz as perspectivas de um educador a respeito da educação e da sociedade. Possui uma linguagem mais leve e fluída quando comparado com outros livros do autor, como a pedagogia do oprimido. É um aprendizado válido para a construção de um pensamento mais crítico, independente de sua idade ou área de interesse. Recomendo.

Nay Botelho | @Umsonhodeleitura 12/01/2022

Li durante uma leitura obrigatória da faculdade, acho interessante a experiência do Paulo como docente e seus aprendizados que perpetua na docência brasileira atual, apesar de não concordar com alguns pontos da narrativa, o livro se torna indispensável pra quem pretende se tornar um docente.

Jessy 12/11/2021

Muito bom!
Parafraseando o patrono da educação brasileira ?Não há docência sem discência e ensinar não é transferir conhecimento.? Livro maravilhoso com propostas pedagógicas maravilhosas orientadas pelo desenvolvimento baseado na autonomia, capacidade crítica e a valorização da cultura dos educandos.

Syntia Tainan @pequeninaestante 16/06/2023

Pedagogia da autonomia
Livro de leitura necessaria para todo ser humano, quando começei a ler pensei ser para quem esta inserido na edfucação, ao findar percebo o quanto é necessario para todo e qualquer profissional exercer bem a sua profissão e conviver em sociedade.

Camila1856 21/04/2022

Maravilhoso
Esse livro é um deleite, apenas.
Quanta sabedoria e amor emanam dele...
É pra ler e reler sempre ?

Tati Fischer 22/11/2022

Nada de pedagogia
Esse foi o último livro escrito pelo patrono de nossa educação. Graças à Deus!?? Ele não tem nada de pedagogia e sim como implantar a ideologia que ele seguia aos nossos alunos. É o livro mais escancarado, onde ele expõe isso. Com frases complexas, usando palavras repetidas, tem um entendimento comprometido para leitores que não tem experiência, pois ele escreve, escreve e quer dizer outra coisa, subliminarmente. Confirmando isso, após uma pequena frase no meio de uma narrativa extensa sobre o que o professor deve ou não deve fazer para/com os alunos. Li, para entender a visão de pessoas que o admiram. Mas lembrando que, para admirarmos, temos que conhecer sua história de vida, suas ideologias, não só como professor e sim como homem. Sua visão política é extremamente narrada neste livro. Sempre com doses subliminares.

FlaviosParanhos 31/10/2020

Precisamos ler Paulo Freire.
PEDAGOGIA DA AUTONOMIA.
PAULO FREIRE

Eu decidi ler um livro didático por vários motivos, o primeiro é o curso que escolhi, o segundo é saber do pq o Freire é tão criticado e adorado ao mesmo tempo. E tive minhas conclusões.

Este livro foi inscrito em 1996, nele o Freire já aborda, racismo, lgbt fobia"não com esses termos" uma preocupação gritante com a tecnologia sendo usada não como avanço e Sim como instrumento da precarização humana.
Lembra que um docente não é só um passador de informação, que essa educação que o neo liberalismo prega, esse fatalismo de que as coisas são assim mesmo, vem destruindo e solidificando uma estrutura social desumana. Crianças não são objetivos sem vida e sonhos. Professores não são máquinas sem consciência e ideologia. E deixando claro, tudo é ideológico. A neutralidade é uma das maiores mentiras que querem te fazer acreditar, mas ele diferencia bem ideologia de doutrinação. E mesmo na ideologia deixa parênteses, sobre como deve-se ser cauteloso. Em 1996 eu repito, este homem já falava disso tudo, como alguém tem a audácia de afirmar que ele atrapalhou a educação brasileira? Sendo que a educação brasileira jamais! Adorou o verdadeiro método Paulo Freire. Ele é patrono da nossa educação, mas a nossa educação propositalmente movida pelas elites, não quer uma população consciente, humanizada e questionadora. O neo liberalismo na época dele era um embrião, hj dominou o mundo, as mentes e os corações das pessoas. Onde um uber acha que é um empresário e não um explorado. Onde romantizam o massacre e a venda do seu tempo de vida, com o glamour de poder afirmar, "Eu sou meu próprio patrão". E isso meus amigos começa ali, na escola no maior campo de batalha ideológico que existe, sem estrutura pro aluno e para os professores e com interferência política nefasta, o futuro que Paulo tanto sonhou está ameaçado. Precisamos de ajuda.

Maria :) 22/01/2021

Paulo Freire vive
Tive meio primeiro contato com ele no início da graduação, mas nunca tinha parado pra ler uma obra inteira, apenas fragmentos e capítulos que os professores pediam. Sem dúvidas ele merece toda a fama positiva e o enaltecimento que recebe, seus ideais são tão a frente do seu tempo que me encheu de orgulho o coração. Sem dúvidas vou levar suas palavras e pensamentos no meu percurso da graduação, pois ele me fez conhecer o tipo de educadora que eu quero ser no futuro. Com seus ideais revolucionários, abordando tudo de uma forma acessível, simples e tocante, ele consegue ser sensível para aqueles menosprezados e á educação que vem sendo negligenciada e tratada - justamente como ele temia - como apenas propagadora de conhecimentos.

Haroldo 18/04/2015

Pedagogia da Autonomia - Uma abordagem sobre a ética docente
O escritor Paulo Freire é mundialmente conhecido através dos seus trabalhos destinados a educação, trazendo novas perspectivas para uma pedagogia pautada na liberdade. O livro Pedagogia da Autonomia foi a sua ultima obra publicada em vida, tornando-se leitura obrigatória para todos aqueles que acreditam na educação como principal instrumento de transformação social e autopercepção da práxis pedagógica.

Utilizando uma linguagem bastante clara o autor divide a obra em três capítulos. O primeiro é destinado a “prática docente”, onde o educando é visto como um sujeito histórico capaz de intervir no ambiente do qual ele está inserido. É importante dar atenção na relação aluno e professor, já que o docente deve respeitar os “saberes socialmente construídos” dos seus alunos, e ao seu lado, ambos como pesquisadores, estimulá-los metodologicamente a reconhecer o seu papel na sociedade e assim conduzi-los na construção de valores mais humanitários. Nesse primeiro capítulo Paulo Freire faz considerações sobre a formação docente numa perspectiva intitulada por ele mesmo como “progressista”, onde o mesmo define que (...) “o saber ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou sua construção” (FREIRE 2011. p.47).

A partir do segundo capítulo podemos ver com mais clareza, talvez a ideia central do livro, uma abordagem sobre a importância da ética na prática docente. O capitulo intitulado como “Ensinar não é transferir conhecimento”, traz reflexões sobre o inacabamento, condicionamento e consciência do sujeito. O ser inacabado do qual Paulo Freire se refere, trata-se dos nossos constantes processos de transformação, ou seja, onde há vida, há inconclusão. Diferente das outras espécies, para nós humanos boa parte desses processos ocorre de forma consciente, sendo assim, somos capazes de criar complexos e profundos mecanismos que deram origem a cultura, linguagem, comunicação, etc. A ética surge então como algo inerente ao sujeito, que teve a sua origem resultante da nossa presença no mundo e das relações humanas, logo, valores éticos devem servir primeiramente a humanidade, e não a uma lógica de mercado que beneficia uma minoria. Com o neoliberalismo houve uma inversão nos valores éticos, cujo livre mercado tornou-se mais importante que a liberdade da consciência, criando desigualdades sociais de tamanha proporção que acabamos banalizando a miséria alheia e as agressões sofridas cotidianamente pelas classes menos favorecidas.

No terceiro e ultimo capítulo, Paulo Freire retoma algumas ideias relacionadas à prática pedagógica, assumindo uma postura progressista. O autor deixa claro algumas competências fundamentais que devem ser adotadas pelo docente para que a arte de ensinar ocorra de forma efetiva. Torna-se necessário que estejam presentes na formação do professor a humildade, segurança, pesquisa, generosidade, e também autoridade e posicionamento político. É de fundamental importância que o professor fuja da neutralidade, ou seja, adote uma postura politizada com o propósito de evitar fatalismos. Apesar do estímulo a liberdade, não é deixada de lado à disciplina, já que através do exemplo dado pelo professor, consequentemente conquistará o respeito dos seus alunos e assim a eticidade será trabalhada reciprocamente.

Pode-se constatar na leitura da “Pedagogia da Autonomia” que existe uma forte intenção de romper com as estruturas vigentes na educação, onde se utiliza de um modelo “bancário” pautado quase que exclusivamente para uma formação mecanicista direcionada para o mercado de trabalho. O que vemos constantemente nas palavras de Paulo Freire é o desejo de que o professor possa agir reciprocamente com o educando, estimulando-o a ter uma visão crítica da realidade e que o mesmo possa se enxergar como um sujeito histórico e não determinado; político e não passivo; condicionado, mas consciente do seu inacabamento; livre, mas responsável; sendo que todos esses valores convergem na esperança de criar uma sociedade mais ética, onde pessoas sejam mais importantes que o mercado.

Agata.KAssler 27/08/2023

Freire fala sobre a importância de conhecermos o ambiente em que os estudantes vivem e como foram levados a esta realidade, ele defende a necessidade de escuta e respeito pelas opiniões individuais e defesa de duas convicções pessoais.

valentina 23/11/2020

Paulo Freire é tudo isso sim
como uma estudante de licenciatura, esse meu primeiro contato com a pbra do autor não foi nada menos que revelador do sentido de compreender o que a docência significa, não só como um todo mas para mim pessoalmente e pensar quais os meus objetivos, as minhas possibilidades tendo isso no meu futuro. esse livro abriu meus olhos tanto em questão profissional como provavelmente me direcionou para muito estudos futuros. fenomenal