Pedagogia da Autonomia

Pedagogia da Autonomia Paulo Freire

Resenhas - Pedagogia da Autonomia

Tati Fischer 22/11/2022

Nada de pedagogia
Esse foi o último livro escrito pelo patrono de nossa educação. Graças à Deus!?? Ele não tem nada de pedagogia e sim como implantar a ideologia que ele seguia aos nossos alunos. É o livro mais escancarado, onde ele expõe isso. Com frases complexas, usando palavras repetidas, tem um entendimento comprometido para leitores que não tem experiência, pois ele escreve, escreve e quer dizer outra coisa, subliminarmente. Confirmando isso, após uma pequena frase no meio de uma narrativa extensa sobre o que o professor deve ou não deve fazer para/com os alunos. Li, para entender a visão de pessoas que o admiram. Mas lembrando que, para admirarmos, temos que conhecer sua história de vida, suas ideologias, não só como professor e sim como homem. Sua visão política é extremamente narrada neste livro. Sempre com doses subliminares.

Ariadne 06/07/2021

Educação para a autonomia
Eu precisava ler somente três partes do capítulo dois para uma disciplina da faculdade, mas acabei lendo o livro inteiro porque o Paulo Freire escrevia muito bem. O livro é de fácil leitura, mas não menos complexo.

Freire discute o papel do professor na construção da autonomia do aluno enquanto constrói sua própria como educador que não é neutro e sim participativo na construção de educandos melhores, uma sociedade e mundo melhores.

Recomendo para todos os professores de todas as áreas e também para quem não é professor já que todos nós já fomos alunos algum dia.

Vanessa.Coimbra 25/04/2020

Um bom discurso
É um excelente discurso pedagógico e mostrar por que Paulo Freire é ainda um grande educador.

Leandro253 04/03/2024

É dever do professor ter autoridade sem ser autoritário, despertar a criticidade de seus estudantes com a problematização das vivências e conteúdos ministrados sem que a curiosidade seja tolhida

Maria :) 22/01/2021

Paulo Freire vive
Tive meio primeiro contato com ele no início da graduação, mas nunca tinha parado pra ler uma obra inteira, apenas fragmentos e capítulos que os professores pediam. Sem dúvidas ele merece toda a fama positiva e o enaltecimento que recebe, seus ideais são tão a frente do seu tempo que me encheu de orgulho o coração. Sem dúvidas vou levar suas palavras e pensamentos no meu percurso da graduação, pois ele me fez conhecer o tipo de educadora que eu quero ser no futuro. Com seus ideais revolucionários, abordando tudo de uma forma acessível, simples e tocante, ele consegue ser sensível para aqueles menosprezados e á educação que vem sendo negligenciada e tratada - justamente como ele temia - como apenas propagadora de conhecimentos.

valentina 23/11/2020

Paulo Freire é tudo isso sim
como uma estudante de licenciatura, esse meu primeiro contato com a pbra do autor não foi nada menos que revelador do sentido de compreender o que a docência significa, não só como um todo mas para mim pessoalmente e pensar quais os meus objetivos, as minhas possibilidades tendo isso no meu futuro. esse livro abriu meus olhos tanto em questão profissional como provavelmente me direcionou para muito estudos futuros. fenomenal

Liv 10/03/2022

Enriquecedor
Um livro que todos deveriam ler, em especial aos educadores, independentemente da área, é de um aprendizado imenso. A leitura é fluída mas é necessário a pesquisa de alguns termos caso, assim como eu, não tenha lido nenhuma obra anterior dele.
Em resumo, é uma leitura que vale muito a pena, recomendo demais e com certeza lerei outras obras dele.

dehtavi 09/01/2021

Autonomia, práxis e amor
Muitos dos que recomendam Paulo Freire, recomendam-no para educadores que pretendem melhorar ou transformar seus métodos educativos. Eu discordo dessas pessoas, pois os ensinamentos estruturados por Freire transformam toda e qualquer forma do processo educativo. Desde o aprender, até o ensinar. E foi lendo essa obra que eu aprendi à me ensinar de forma certa e coerente com a prática em suma educativa! Leiam Paulo Freire, ele muda vidas??

Iury 12/04/2022

Primeiro contato com Paulo Freire e a obra superou as grandes expectativas que já possuía. O olhar verdadeiramente democrático sobre a educação proporciona uma esperança a ser conquistada. A capacidade de adequar o ensino às particularidades socioeconômicas dos educandos revela a necessidade de um aprendizado conectado com a realidade e não focado exclusivamente na repetição de teorias tradicionais. A obra de Paulo Freire deve inspirar educadores, educandos e instituições de ensino a fim de desenvolver a educação, principalmente no Brasil, país repleto de tantas peculiaridades.
Mateus.eu 14/04/2022minha estante
Superou porque você não começou pelo Pedagogia do Oprimido. Se tivesse, tu ia estar se perguntando um "é o quê?". Brincadeira. Quão mais perto do fim, melhor fica a obra de Paulo Freire. Já diria o outro.

regifreitas 27/06/2019

PEDAGOGIA DA AUTONOMIA: SABERES NECESSÁRIOS À PRÁTICA EDUCATIVA (1996), de Paulo Freire.
“Primordialmente, minha posição tem de ser a de respeito à pessoa que queira mudar ou que recuse mudar. Não posso negar-lhe ou esconder-lhe minha postura, mas não posso desconhecer o seu direito de rejeitá-la. Em nome do respeito que devo aos alunos não tenho por que me omitir, por que ocultar a minha opção política, assumindo uma neutralidade que não existe. Esta, a omissão do professor em nome do respeito ao aluno, talvez seja a melhor maneira de desrespeitá-lo.” (p.69)
“Nas minhas relações com os outros, que não fizeram necessariamente as mesmas opções que fiz, no nível da política, da ética, da estética, da pedagogia, nem posso partir de que devo ‘conquistá-los’, não importa a que custo, nem também temo que pretendam ‘conquistar-me’. É no respeito às diferenças entre mim e eles ou elas, na coerência entre o que faço e o que digo, que me encontro com eles ou com elas” (p.132)

Essas ideias pertencem ao homem que os adoradores do antipresidente desejam excluir da educação brasileira. Somente o nosso mais renomado e respeitado intelectual lá fora, lido e estudado em diversas instituições de ensino no mundo. Alguém que pregou, sobretudo, o diálogo e o respeito, mesmo em relação às pessoas de posicionamentos diferentes dos dele. Também jamais se pôs a demonizar ou ansiar pela eliminação dos seus opositores, pois acreditava na pluralidade de ideias.

Diálogo e respeito, aliás, são duas coisas que esse governo passa longe de entender e praticar. Prefere o discurso autoritário e busca a eliminação da diversidade de pensamento. Com a falácia de combater a ideologia - sempre a da esquerda -, querem impingir sua própria ideologia - que de neutra não tem nada -, bem mais nefasta, visto que não considera o espaço do outro.
ElisaCazorla 27/06/2019minha estante
Adorei sua resenha e seus apontamentos!

Tatiane 15/06/2020minha estante
Devorei este livro hj. Acabei agora e vim aqui e vi sua resenha. Concordo plenamente com o que vc escreveu.

Ursa_Menor 08/01/2021

Mais que necessário
Minha primeira leitura de 2021 não poderia ter sido melhor. Paulo Freire faz jus ao título de patrono da educação, mesmo que poucos brasileiros deem valor aos seus ensinamentos. Como uma futura professora, me senti impelida a lê-lo, algo que todos professores e alunos de licenciatura deveriam fazer, repensar e problematizar o estilo de ensino atual buscando sempre construir uma educação libertadora, nas próprias palavras do autor.
É uma leitura mais que necessária para todos aqueles ligados a educação e que acreditam que o ensino tem o poder de mudar toda uma nação.

Leon 03/08/2019

Doutrinação
Doutrinação marxista pura e simples. Não à toa nossa educação é a penúltima pior do mundo.
Leiam Desconstruindo Paulo Freire, ao menos para terem contraponto.
Vitor.Rossatti 16/08/2019minha estante
Ao menos um comentário lúcido aqui.

Rennanzinho 25/07/2021

Saberes necessários à prática educativa: é isso e não só isso
Ensinar não é transferir conhecimento, mas possibilitar sua construção. Ensinar exige aprender, e vice-versa. A ética e o respeito à autonomia do educando são imperativos. Bom, isso só para mencionar alguns aprendizados brilhantemente desenvolvidos por Paulo Freire nessa obra. O texto de Freire é repleto de humanismo, de culto à liberdade e nos leva ao máximo da experiência pedagógica-educativa. Acredito ser o auge do amadurecimento de um educador. Por isso, pra mim foi muito instrutivo e inspirador. Recomendo!
Em tempos como os nossos, vale destacar que Paulo Freire nunca esconde suas intenções e não se exime de posicionamento político. Deixa claro, no início do livro, que seus ensinamentos são indispensáveis aos educadores progressistas. No entanto, grande parte dos saberes aqui dispostos são inerentes à prática educativa em si, qualquer que seja a opção política/ideológica do educador, portanto os educadores conservadores também podem se beneficiar com o texto. E é exatamente essa honestidade na linguagem, junto com a defesa da autonomia e liberdade do educando, que é absurdo considerar a obra de Freire como dogmática.
A crítica que faço é que o texto de Freire é demasiado prolixo, repleto de marcas de oralidade e arcaísmo, o que o torna cansativo e pouco acessível.

Laryssa 19/04/2022

Mais um texto brilhante de Paulo Freire. Preciso ler todas as obras dele. Como ele discute educação de uma forma diferente, como ele une teoria e prática, como ele sabe que a realidade pode ser unida a práticas que achamos difíceis, mas são possíveis. Sou apaixonada nesse moço!