A vaca e o hipogrifo

A vaca e o hipogrifo Mario Quintana

Resenhas - A vaca e o hipogrifo

Tahira-can 09/04/2024

"o delicioso vício da leitura"
Já tinha lido alguns versos de Mário Quintana, mas esse é o primeiro livro completo dele que leio. Em geral, gosto de poesia livre, sem métrica, rimas e regras, e é por isso que amo os versos de M. Quintana.
Ele é bem poeta - contraditório, polêmico, irreverente, "do contra" e também igual (aos outros poetas, claro).
Gosto de alguns pensamentos que ele expressa nesse livro e também discordo completamente de alguns.

"Porque, ao ler alguém que consegue expressar-se com toda a limpidez, nem sentimos que estamos lendo um livro:é como se o estivéssemos pensando." M. Q.

Mustard 21/02/2024

Dentre todos os poemas aqui, "Paraísos" foi o meu favorito. É curto e seu significado é simples e lindo ??

Cleber 03/07/2023

Quintana
A leitura interrompida

A nossa vida nunca chega ao fim. Isto é, nunca termina no fim.
É como se alguém estivesse lendo um romance e achasse o enredo enfadonho e, interrompendo, com um bocejo, a leitura, fechasse o livro e o guardasse na estante. E deixasse o herói, os comparsas, as ações, os gestos, tudo ali esperando, esperando...
Como naquele jogo a que chamavam brincar de estátua.
Como num filme que parou de súbito.

Robertaxs 22/04/2023

A vaca e o hipogrifo
Simplesmente incrível! Meu primeiro livro de Mario Quintana me surpreendeu, dei boas risadas. Obrigado biblioteca da escola por me apresentar essa obra de arte!

maiara263 24/01/2023

da vaca ao hipogrifo
se tudo está no mundo, tudo poderia estar ~de outro modo~ no mundo.
e é isso que o Mário fazia.

disse pra mim que ia colocar todos os trechos que marquei aqui no skoob, mas tenho preguiça de digitar eles, então.... só lendo pra saber.

4/5.

Manu 30/05/2022

As sutilezas das coisas simples
Trata-se de reunião de poemas que mesclam o cotidiano com o imaginário. É uma leitura que fiz às pinceladas, pois cada um traz um singularidade que merece ser apreciada de cada vez.
Alguns me fizeram rir, outros, amar, e ainda outros me fizeram refletir sobre questões simples e que nunca paramos pra pensar por que é assim.
Mario Quintana tem esse poder de fazer do simples, singelo e filosófico.

Talia 07/05/2022minha estante
Rakelly! Você precisa desenvolver mais a resenha, contar mais sobre o livro, está muito vago. Nota: 5

none 16/02/2022

Favorito para reler
A poesia de Quintana em todas as suas formas textuais (crônica, sátira, citação, chiste, trova, tradução, verso) trata da vida, do seu tempo, para o leitor e a leitora de todos os tempos, presente e futuro, para que quem lê tome consciência e desacelere, aceite a tecnologia sem exageros, simplifique, o poema não necessita ser forçadamente rimado. As amizades do poeta com o conterrâneo Érico Veríssimo e o ator José Lewgoy entre outros, as traduções que ele mesmo fez (de tantos clássicos) e de outros tradutores estão presentes aqui, mas sem a forma pedante característica dos (maus) ensaios. Quintana brinca com a palavra, com textos dele mesmo e de outros autores, distingue ironia de piada, torce o nariz para as ofertas televisivas, fuça textos antigos e livros que amou ler, satiriza as entrevistadoras curiosas sobre a sua vida íntima e sua forma de escrever. Vale muito a pena, um dos melhores de poesia em nossa língua.

Ramon.Jung 15/03/2021

Da vaca ao hipogrifo
Leitura interessante, leve, para ser lida aos poucos, sem pressa - talvez, sem compromisso. Entendo que essa é a proposta do livro. Você pode ler como quiser: do fim para o início, apenas o meio, do jeito tradicional... o que você vai encontrar são poemas diversos - da vaca ao hipogrifo - que vão causar sensações bem plurais. E isso é o legal, pois vai depender de cada um. Cada um vai "absorver" os poemas que lhe couber, como couber.

'Há ilusões perdidas mas tão lindas que a gente as vê partir como esses balõezinhos de cor que nos escapam das mãos e desaparecem no céu'
Monica 15/03/2021minha estante
Curti

Nuno Mazer 14/03/2021

Mais prosa que poesia
Não que seja um problema, é um livro de prosa, opiniões, crônicas rápidas e pensamentos. Sempre certeiro, sempre tão leve e inteligente, porém, prefiro seus poemas.

Nathalya Porciuncula 16/12/2020

Leitura de aconchego
É sempre uma satisfação pra mim ler um livro do meu querido Mario Quintana. É, assim, íntimo mesmo, porque sinto como se ele fosse meu, meu amigo, meu avô, sei lá. Um alguém que tá sempre ali me esperando, disposto a me contar uns causos, umas coisas da vida, de Porto Alegre dos anos passados. Ele fala de tudo, fala sobre o clima, sobre as ruas, pessoas que conheceu, noticias do jornal, faz até fofoca esse danado! E ainda por cima tem um humor ácido, uma ironia sempre na ponta da língua, digo, na ponta da caneta.
E faz tudo isso ora com poesia, ora com prosa. E eu adoro!
"Não pretendo que a poesia seja um antídoto para a tecnocracia atual. Mas sim um alívio. Como quem se livra de vez em quando de um sapato apertado e passeia descalço sobre a relva, ficando assim mais próximo da natureza, mais por dentro da vida. Porque as máquinas um dia viram sucata. A poesia, nunca.

Poema intitulado "De uma entrevista para o boletim do IBNA" presente no livro "A vacabe o hipogrifo".