Pangea

Pangea Aelita Lear

Resenhas - Pangea

Feu Franco de Yamesh | @feu_franco 12/08/2020

Pangea é surpreendente
Quando comecei a minha leitura desse livro não imaginei que minha mente seria levada ao quase extremo do que é o significado da palavra reviravoltas.

A princípio acompanhamos Vo.misa (eu saquei a homenagem no nome) uma garota que vive em um universo muito bem construído pela Autora. Por questões de sobrevivência, precisam viver em cavernas subterrâneas com tecnologias diferentes e organização social e religiosa bem diferente do que vemos hoje em dia. Enquanto ia lendo, às vezes pensava "mas isso não faz sentido" e a autora com maestria nos mostrava que fazia sentido sim. E assim foi toda a leitura em uma corrida de gato e rato onde ela domina a arte de nos guiar por esse mundo e nos dando revelações em doses homeopáticas e bombásticas. Para quem gosta de distopias como Maze Runner, A Hospedeira, Jogos Vorazes; esse livro é um prato cheio de diversão e entretenimento.

Parabéns Aelita, que nos apresente muito mais desse mundo que você construiu.

Mih 22/06/2020

Melhor Plot Twist

Titulo: Pangea
Autor: Aelita Lear

Pangea é uma distopia narra de maneira incrível. Talvez você não goste do gênero diatópico, mas essa é incrível, a autora Aelita Lear descreve com maestria a instalação, divisão hierárquica, suas tecnologias e evolução. Tudo minuciosamente estruturada e amarrada.

Passa-se depois da Terceira Guerra Mundial o mundo se tornou insalubre pela radiação, e os poucos sobreviventes passam a viver em um abrigo subterrâneo.

Mas quando você pensa que entendeu tudo e que pode começar a imaginar o que vira pela frente é bombardeado por plot twist inimaginável construído em alicerces firmes.
O livro é incrível e sabe o que mais se trata de um livro nacional, me causa orgulho ler nacionais tão bem escrito.

Me fez recorda lá da aula de filosofia, discussão sobre Platão a alegoria da caverna. Ressalta o quanto os paradigmas que criamos se torna real pelo fato de alimentarmos essa ideia com o poder na nossa mente.

Fiquei fascinada pela estória, como se trata do primeiro livro da “Série Cativos” estou ansiosa para conhecer as novas aventuras da personagem Vo.misa.

Ficaram curiosos para ler Pangea?
E você que já leu, qual foi sua impressão?

site: comquallivroeuvou.wixsite.com/website

Karina 06/07/2020

Resenha | Pangea - Série Cativos - Aelita Lear - Livro 1

Decorrente as situações mal-sucedidas dos seres humanos, após a Terceira Guerra Mundial, o planeta é tomado pela radiação, tornando-se apenas um continente. Na instalação subterrânea chamada Pangea, os sobreviventes, seres evoluídos da raça humana, classificados em três diferentes classes, os Baxs (classe inferior), os Meds e os Alts (classe superior), seguem regras e condutas de uma sociedade rigorosa e por vezes, injusta.

Em Pangea, classes divergentes não podem ser um casal e formar uma família, ter mais de um filho é considerado um crime, uma afronta à sociedade, já que a população está no seu limite, sendo punido com a morte aquele que omitir ou colaborar com o fato. Obviamente quem se revoltar com o governo também terá o mesmo fim. Como os cidadãos não veem alternativas, pois não podem sair de Pangea (uma vez que o mundo virou um continente e o que restou ao redor está devastado pela radiação), mesmo com toda crueldade e leis abusivas, a população não questiona e obedece seus comandantes.

O livro é dividido em quatro partes e cada uma tem seu ciclo iniciado e terminado com um grande acontecimento. Ao longo da leitura, a escritora coloca elementos fortes, decisivos e surpreendentes, fazendo o leitor criar uma conexão com seus personagens. Há momentos brutais e reflexivos na narrativa, que geram incomodo e também levam Vo.missa a questionar a necessidade de seus comandantes fazerem coisas tão cruéis, apenas para manter a ordem e ter todos submissos as suas leis.

Ao perder muitas pessoas queridas, a protagonista é induzida por Er.rol a sair de Pangea. Envolvida pelo jeito misterioso e intrigante do rapaz, ela o acompanha nessa jornada, acreditando que pode existir algo além Pangea. Apenas essa premissa já é algo interessante, mas eu admito que tenho uma grande facilidade de gostar de livros que mencionem uma nova sociedade, em cenário apocalíptico, com seres novos, então rapidamente fiquei envolvida com a história pelo que ela apresentava.

Porém ao chegar na quarta parte, algo não funcionou muito bem para mim. Não é nada relacionado a narrativa, que continua empolgante e impactante, mas, talvez pelo fato de eu ter criando muita expectativa com o protagonista Er.rol, eu tenha ficado um pouco frustrada com o final da trama. Eu cheguei a comentar com a escritora atrás do skoob, que eu já não sabia mais o que estava sentido pelo Er.rol, porque ele causa uma sensação de amor e ódio durante a leitura. Ele fez um monte de coisa errada e mesmo assim, eu gostava do personagem. A construção dele é muito boa, e esperei por mais.

Atenção a parte a seguir tem spoiler.

Quando eu descobrir que o Er.rol era na verdade o Lo.re o seu irmão gêmeo, que ele usou de diversos meios horríveis, conduzindo Vo.misa (o grande amor de seu irmão) a segui-lo, para recuperar sua irmã que estava no poder dos humanos fora de Pangea, eu pensei: “Então Lo.re que é o personagem incrível dessa história!”. E por que eu fiquei incomodada com o final?
O verdadeiro Er.rol se torna o grande herói ao final da história, porém ele não é Lo.re. Eu espera que a Vo.missa em algum momento fosse ter uma conversa de coração para coração com o verdadeiro Er.rol e expor toda a sua confusão em relação aos seus sentimentos devido a tudo que ocorreu. Afinal ela se apaixonou pelo “lobo na pele de cordeiro” e por conta disso ela foi torturada. O fato de Er.rol salvá-la tem grande impacto na narrativa, sem dúvida, mas não muda o que aconteceu. Achei o relacionamento dos dois prematuro, mesmo a escritora deixando claro que tinha passado algum tempo, pois seria tocante, ler sobre Er.rol desabafar sobre seu irmão com Vo.missa, criando um laço de amizade por conta de tudo que Lo.re significou na vida dos dois. Quem sabe não leia esse momento no próximo o livro da série, né… Não custa sonhar!

Fim do spoiler.

Apesar disso, o final do livro gera curiosidade, incertezas e a autora consegue manter mais uma vez seu padrão, com um desfecho surpreendente e inesperado. #Recomendo.

Paraíso dos Livros 06/07/2020

Resenha | Pangea - Série Cativos - Aelita Lear - Livro 1

Atenção a parte a seguir tem spoiler.

Fim do spoiler.

Dany.Miranda 11/09/2020

Pangea
Agora vou falar de um livro que eu li,que e muito especial para mim que e Pangea.E uma distopia misturada com fantasia,que eu gostei muito.Nunca tinha lido nada no gênero e quando fui lendo o livro,fui me apaixonando pela história e personagens.Como por exemplo Vó.Missa,Erol no final também pelos outros personagens.E um livro de escrita leve fluida,com capítulos curtos.E fala sobre extraterrestres um tema muito interessante e pude nesse livro saber um pouco mais sobre ele.Quero parabenizar a autora desse livro que é minha e minha amiga Aelita Lear,por esse livro maravilhoso e de escrita impecável.
Pela sua criatividade e inteligência ao escrever Pangea.A gente acaba de ler o livro com gostinho de quero mais.Esse livro merece ser traduzido em diversos idiomas e ganhar o mundo.Recomendo a todos que leiam,pois não vão se arrepender.
Juh 11/09/2020minha estante
Que bom que gostou ? acho que vou ler ?

Dany.Miranda 11/09/2020minha estante
Gostei muito.Leia sim??

Mundo Tolkien 12/09/2020minha estante
alguém sabe quando vai ser o lançamento do próximo volume?

Juh 18/09/2020minha estante
@Mundo Tolkien não sei

Ariane 24/11/2020minha estante
O segundo livro está na pré-venda agora

Badlagirl 29/05/2020

VO.MISA CA.ASI MORA EM PANGEA, uma instalação subterrânea que permite a sobrevivência da raça humana, já que o mundo foi desolado pela radiação proveniente da Terceira Guerra Mundial. Mas não é só isso que mudou o mundo. Agora ele é um só continente, não existem mais fronteiras e não tem mais onde se possa fugir. Ela nunca reclamou de ser classificada como a Classe mais baixa, os Bax, muito menos pensou em sair de sua zona de conforto. Sempre pensou que tudo estava organizado da forma que deveria ser. Até agora.
Vários acontecimentos serão capazes de mudar sua concepção do mundo, fazendo-a questionar sobre a necessidade de ser dividida em Alt, Med e Bax, além da necessidade de viver confinada no subsolo. Vo.misa descobre que sua Sociedade tem em seus alicerces uma série de segredos, que não pode e não deve confiar em ninguém, nem mesmo em si mesma. Nesta jornada, Vo.misa irá aprender o valor da amizade, do amor e da capacidade questionar o que aparentemente é perfeito.

Everton Vidal 27/01/2021

Quando você já compreende o universo do livro e a trama se desenvolve de uma forma até certo ponto convencional, então a autora faz uns giros que desconstroem tudo isso e o resultado é magnético.

Destaque para as alusões a Asimov e suas leis da robótica, para a forma de notação dos nomes, ao idioma das criaturas peludas, e, é claro, para a referência genial àquela famosa instalação militar muito presente na cultura sci fi.

Bem legal!

Dai_tck 01/08/2020

MARAVILHOSO DEMAIS!!!
Que tiro foi esse!?
Preciso de continuação urgente. Não consegui parar de ler, tinha que terminar, mas agora estou com vontade de chorar por ter acabado
Ele é perfeito, não tem outra descrição para Pangea!
Amei demais, e quero a continuação pra ontem rsrs
Super indico pra todas as idades, você é incrível!
Era pra ler essa maravilha assim que chegou! Amei, amei, amei demais.
Terminei ele em seis horas kkkk
Isso pq estava dando umas paradas para ir ao banheiro e para comer algo.
Estava numa ressaca a dias, e ele simplesmente me resgatou!!
O que dizer!? Só sei amar o que li, e sentir saudades do que ainda não foi escrito rsrs

Karine.Maco 04/02/2022

Se não somos a única espécie racional, que são os outros?
O livro conta a história de uma civilização que vive em uma parte limitada da terra, autossustentável e sem contato com o restante do planeta. O que foi passado pelas gerações anteriores é que o alto nível de radiação devido a ultima guerra mundial, deixou a maior parte do planeta inabitável e por isso ninguém questiona em conhecer o exterior. Como o local é pequeno e limitado há muitas regras incluindo um rígido controle de natalidade. A Vo.missa, uma das protagonistas, perde amigos, família e partir dessas perdas ela começa a se questionar se o melhor é continuar vivendo em ditadura ou se arriscar conhecendo o exterior do planeta que em teoria é inabitavel.

Eu nunca tinha lido historias sobre relação dos humanos com outros seres. Eu sinceramente amei. Me vi envolvida pela história e fazia muito tempo que um livro tomava minha atenção a ponto de me fazer esquecer do entorno.

Phael 21/04/2021

UM LIVRO DE FICÇÃO PARA QUALQUER NÍVEL INTELECTUAL.
Uma obra de ficção quando bem escrita não precisa de uma quantidade absurda de detalhes pra ser classificada como boa, e o livro Pangea é um desses casos.
É um livro de leitura leve, consumível indiferente da maturidade ou nível intelectual do leitor, todos podem simplesmente se apaixonar pelo conteúdo.
Não há um capítulo sequer sem emoção, o tempo todo está acontecendo algo, e quando você aceita aquela realidade ela é distorcida ao ponto do leitor não saber mais o que deve sentir, aonde aquilo vai levar, o porquê tudo está acontecendo daquela forma.
E quando chegamos ao final da primeira parte a vontade de consumir a sequência é quase insuportável.

Luciano Otaciano 18/08/2020

Livro Maravilhoso
Olá caros leitores e caríssimas leitoras, preparados para mais uma resenha literária. Venham comigo descobrir minhas impressões à respeito da obra.

Livros distópicos costumam me agradar positivamente, e este aqui não foi diferente. Quer saber os motivos? Confira abaixo!
A obra conta a estória da Vo.misa, que mora numa instalação subterrânea que protege a raça humana da radiação provocada pela terceira guerra mundial.
As regras das classes presentes no livros são rígidas e, se não cumpridas há punição para o, infrator. A população se vê num beco sem saida, pois não há meios para fuga em Pangea. Contudo alguns se rebelam e a aventura tem início.
Porém após a fulga de sua melhor amiga Ren (devido a lei de filho único, em uma tentativa de poupar a família) e depois de descobrir que sua mãe participava de uma rebelião que desejava expor os segredos do governo Alt aos demais, Vo.misa percebe que a realidade na qual se acostumou a viver é uma mentira. Com a ajuda de Er.rol, um Alt apaixonado por Vo.misa que é uma Bax, eles decidem sair de Pangea, descobrindo assim os mistérios de sua civilização. Partindo dessa premissa cativante e envolvente Aelita cria um livro para lá de surpreendente e verossímel, embora seja ficção científica. É surpreendente porque os acontecimentos contidos ao longo das páginas são coesos, mas com novidades que se sucedem ao virar das páginas, enganando completamente o raciocínio lógico do leitor. A verossimilhança inserida no enredo se dá principalmente na capacidade e inteligência da autora de mostrar a realidade factível de nossa sociedade contemporânea num futuro adiante e diferente. Junto de as sucessivas reviravoltas que o livro possui, temos uma leitura dinâmica e fluida, pois a escrita de Lear é envolvente, embora não seja uma escrita detalhista, ela é leve e imersiva. A divisão de partes do livro também foi um acerto por parte da autora, pois desta maneira não há um arrastamento durante toda a narrativa. As quatro partes do livros são divisões acertadas pela sua criadora. A conexão dos personagens e da protagonista geram reflexões importantes ao leitor. A protagonista e as demais personagens foram muitíssimo bem construídos, somos capazes de sentir suas dores e aflicões e, embora nem sempre concordamos com as suas decisões, podemos entende-las. A protagonista foi que mais me agradou, muito embora os outros também não devam nada a personagem principal da obra. Ademais é uma leitura brutalmente reflexiva, pois mostra-nos claramente até onde o homem pode chegar com o seu egoísmo irrascível. Outro ponto importante do livro que devo mencionar é o fascinante universo criado pela autora. Lear usou de vários elementos para dar vida ao mundo que ela criou de forma magistral, dando ao enredo sincronismo que impressiona. É espantoso pensarmos neste universo futuramente para a raça humana, contudo é bastante factível, se pensarmos em tudo que ocorre com o planeta ultimamente causado pela raça humana. Diante de todos os aspectos mencionados, resta-me indicar a obra. Recomendo! Em resumo, Pangea é um ótimo livro inicial que consegue surpreender, mesmo não tendo algo tão inovador na premissa base do enredo da obra. Se você gosta de ficção científica, este livro irá lhe agradar por completo. Tenho certeza de que você se surpreenderá com a leitura! Se arrisque nesta obra grandiosa. Finalizo por aqui, espero que tenham gostado da resenha e até a próxima!

thaliadamioficial 01/03/2020

Uma das melhores fantasias que já li até hoje...
Descobri esse livro quando a autora compartilhou o lançamento num grupo do Facebook que fazemos parte.
Não gosto tanto de fantasia, mas resolvi dar uma chance já que a autora foi super simpática e solicita compartilhando sua trajetória comigo.
Comecei ler e a primeira coisa que me surpreendeu e que já amei foi a velocidade em que as coisas acontecem.
Li pelo Kindle e com 20% já tinha acontecido tanta coisa que foi impossível largar a história...
A história é recheada de plot Twist, mistérios e reviravoltas que até o leitor mais sagaz será feito de besta...
Por isso se joguem, leiam sem medo e se preparem para uma das melhores fantasias já escritas...
E o melhor de tudo é uma autora nacional...
Roneide.Braga 01/03/2020minha estante
Gostei tanto da sua resenha, que fiquei empolgada para ler. ??

thaliadamioficial 02/03/2020minha estante
Leia, não vai se arrepender...

Simone.Amaral 02/03/2020minha estante
Nacional?! Merece uma chance. Na minha tbr...

thaliadamioficial 02/03/2020minha estante
Dá sim, temos que valorizar nossos autores... Além disso a autora é super carinhosa e acessível... Vale mandar um olá para ela...

Kika 24/11/2020

Um novo mundo
Primeiramente quero dar os parabéns a escritora Aelita pelo incrível livro. Comecei a leitura e foi amor à primeira página. Uma distopia cheia de emoção e desafios nesse novo mundo subterrâneo. O tema até combina com os dias atuais, onde aprendemos a viver criando novos hábitos. Vale muito a pena a leitura.

Thai 28/10/2020

Pangea foi a grande surpresa do meu ano. Há algum tempo queria ler e mesmo depois de ler a sinopse, as resenhas e comentários da autora não sei o que esperava. Pangea me envolveu na história de tal modo que me deixou ansiosa pelo por vir, curiosa para entender os mistérios (ahh o Lo.re), torcendo por personagens (a minha favorita é Vo.misa, mas tenho um carinho tão grande pela Ren), e até criando expectativas. A construção da autora nos leva a reflexão sobre amor, a amizade, afetividade, valores, ambiente, política e sociedade. A escrita nos leva por caminhos que permitem imaginar e criar o futuro, mesmo que tudo já esteja escrito direitinho até o final do livro, e quando a gente o alcança tudo faz sentido do jeito que é, para alem disso te faz expandir ideias sobre o futuro da série. Terminar o livro é imediatamente querer mais. Pangea não prende o leitor, ele o envolve na trama do início ao fim sem tirar dele o pensar as possibilidades do vir a ser. Pangea é incrível, surpreendente e maravilhoso ?

Thata 12/05/2020

Surpreendente
Totalmente diferente do que estou acostumada a ler, um livro que me tirou completamente da zona de conforto. Demorei pra começar de fato, mas assim que passei do primeiro capítulo, li tudo de uma vez.
Pangeia vai contar a história de um povo que está sobrevivendo em uma "cidade" subterrânea após uma grande guerra que teve entre duas potenciais no mundo e isso o deixou repleto de radiação.
Toda a sociedade de pangeia é dividida em três castas: os alt, povo de pele vermelha que vive menos por conta da proximidade com a superfície, mas tem salários mais remunerados e os melhores trabalhos; os Med que são os que vivem uma vida mediana, salários médios e expectativa de vida mediana; por fim temos os bax, a casta mais baixa que por estar mais longe da superfície está mais protegido, tendo uma expectativa de vida longa comparada com os alt, eles ficam com os trabalhos mais braçais.
A nossa protagonista é uma bax, com uma mãe que ela acredita ser uma fanática religiosa, ela trabalha na áreas dos med em um restaurante e a partir daqui começamos a conhecer os personagens melhor. A protagonista descobre vários segredos durante a história e várias situações a fazem buscar saber mais sobre a verdade de pangeia.
O livro me prendeu e por não ser o tipo de história que eu leio ou até mesmo assisto, fiquei bem surpresa quando me vi devorando o livro as três horas da manhã, a história é muito boa e ficava elogiando a autora por ter pensado r construído todo esse mundo, sei como é difícil criar personagens bem construídos, imagina um mundo novo. Algumas coisas me incomodaram e por esse motivo não dei cinco estrelas: os nomes me incomodaram, por mais que seja um mundo distópico com essa pegada alienígena, é difícil ler um livro que você não consegue saber o nome de nenhum personagem; em alguns momentos eu senti que a informação vinha rápida demais e no outro tinha uma quebra de tempo que cortava boa parte da história.
Enfim, achei muito boa a história e definitivamente superou minhas expectativas.

site: https://www.instagram.com/p/CAgCbAejbHK/?utm_source=ig_web_copy_link