Reflexões sobre Alfabetização

Reflexões sobre Alfabetização Emilia Ferreiro

Resenhas - Reflexões sobre Alfabetização

Letícia Machado Tadeu Da Silva 15/04/2024

Um ótimo livro
Um livro para quem quer compreender os niveis silabicos da alfabetização. Aconselho comprar uma versão mais atualizada desse livro, como eu tinha essa eu lir nessa versão mesmo. Vou ver para comecar a ler a psicôgeneses da lingua escrita. Para que eu me sinta mais familiarizada com essa didática.

Nitiele1 11/08/2022

Faculdade
Li esse livro para a faculdade e ele é bem complexo, pois o tema é complexo. Várias questões importantes são apresentadas e válidas.

Realmente um livro necessário para quem está iniciando a estudar alfabetização.

Sabrina.Leonhardt 20/07/2022

Leitura necessária!
Para os que acreditam em um processo de alfabetização respeitoso e ao mesmo tempo com embasamento teórico, esse é o livro certo!
Me auxiliou bastante em minhas questões pessoais em relação ao assunto e, com certeza, vai me ajudar no TCC que vem vindo por aí.

eduarda417 23/01/2022

Esse livro me fez ampliar a minha visão sobre o processo de alfabetização e em como ele é diferente para cada pessoa e tá tudo bem.

Maria Clara 19/04/2021

Excelente livro sobre alfabetização!
A autora do livro é uma excepcional professora com pesquisas voltadas para o processo de alfabetização.

Su 15/07/2019

Reflexões sobre alfabetização - Emília Ferreiro
Livro muito importante para professores, principalmente os alfabetizadores.
Emília é um dos maiores nomes dessa área e venhamos e convenhamos que ser discípula de Piaget a torna mais competente para tal posição a qual se encontra.
Emília afirma que a escrita é representação da linguagem ou código de transcrição gráfica das unidades sonoras. E logo depois ela explicita o que é decodificação (elementos e relações já predeterminados) e representação (elementos e relações não são determinados).
Também explica o que é escrita alfabética (sistema de representação -> significante - que é tudo o que é perceptível aos sentidos sendo imaterial, abstrato, mental e o que imaginamos) e o que é escrita ideográfica (representação - significado concreto (ex: escrita chinesa).
A autora também chama atenção para a alfabetização na vertente do código de transcrição pq isso privilegia as unidades sonoras e visuais e tende a dissociar o significante sonoro do significado concreto e isso, para a autor, destrói o signo linguístico, isso torna a aprendizagem meramente técnica, porém, se a escrita é por meio de representação a aprendizagem é apropriada, se torna um novo conhecimento, uma aprendizagem conceitual.
Enfim, o livro é uma luz para quem quer compreender as vias da alfabetização e como caminhar por elas.
Alessandra.Ruaazul 25/07/2019minha estante
Vc tem esse livro..Queria pdf.

Thábata 05/03/2017

Resumo da obra: "Reflexões sobre alfabetização"
Emília Ferreiro em sua obra “Reflexões sobre alfabetização”, faz uma análise sobre a alfabetização, fazendo- nos repensar a nossa prática escolar. Em um primeiro momento a autora aborda a representação da linguagem e o processo de alfabetização, enfatizando a importância dos dois pólos do processo ensino-aprendizagem: quem ensina e quem aprende.e alerta para um terceiro item e que deve ser levado em conta: a natureza do objeto de conhecimento envolvendo essa aprendizagem.
Em um segundo momento a autora aborda as concepções das crianças a respeito do sistema de escrita, onde esclarece a importância das produções espontâneas, nas quais podem ser chamadas de garatujas. Dando sequência Emília Ferreiro fala sobre a polêmica em relação aos métodos utilizados no processo de alfabetização: analítico, sintético, fônico versus global, deixando claro que nenhuma dessas discussões levou em conta as concepções das crianças em relação ao sistema de escrita, deste modo para ela os métodos não oferecem nada mais do que sugestões, incitações.
Em seguida a autora fala sobre compreensão do sistema de escrita, no qual afirma que a leitura e a escrita têm sido tradicionalmente consideradas como objeto de uma instrução sistemática, todavia através de pesquisas a autora possui outra visão. Para ela as atividades de interpretação e de produção da escrita começam antes da escolarização, a aprendizagem se insere em um sistema de concepções previamente elaboradas e não pode ser reduzida à um conjunto de técnicas perceptivo-motora.
Emília Ferreiro deixa clara a sua preocupação com o desenvolvimento da leitura-escrita tanto pelo lado teórico quanto pelo lado prático. Segundo ela o analfabetismo ainda hoje é um grave problema e cabe o sistema ser mais sensível aos problemas das crianças e mais eficientes para resolvê-los, se quisermos reverter este quadro.
Finalizando a sua análise, Emília Ferreiro fala sobre o polêmico tema “deve-se ou não ensinar a ler e escrever na pré-escola?”, afirmando que este é um problema mal colocado, por ser falso o pressuposto no qual se baseiam ambas posições antagônicas. A mesma por fim ressalta que é necessário entender que a aprendizagem da linguagem escrita é muito mais do que a aprendizagem de um código de transcrição: é a construção de um sistema de representação.

Volnei 28/02/2017

Reflexões sobre Alfabetização
Neste livro a autora nos oferece algumas ideias a partir das quais torna-se possível o que já era necessário: repensar a prática escolar da alfabetização. São reflexões sobre resultados de suas pesquisas. As idéias não são novas mas nos fazem refletir um pouco mais sobre a alfabetização, especialmente nas séries iniciais.

site: http://toninhofotografopedagogo.blogspot.com.br