Nove Minutos com Blanda

Nove Minutos com Blanda Fernanda França

Resenhas - Nove Minutos com Blanda

Edi 31/03/2010

Sexto sentido literário
Eu não costumo errar em minhas escolhas literárias, e desde quando li a sinopse de Nove minutos com Blanda e algumas resenhas comentando super bem deste Chick- Lit brasileiro, pensei: "o próximo livro que irá parar em minhas mãos será este: Nove minutos com Blanda!

Não deu outra! Meu sexto sentido literário acertou em cheio!

Nove minutos com Blanda é divertido, aliás, divertidíssimo! Tem cada passagens engraçadas, coisas que podem acontecer mesmo na vida real (e como acontecem) com qualquer pessoa.

Posso citar muitos tópicos hilários que a "pobre" Blanda teve que passar...coitada (risos)

# Quando Blanda se arruma para ir ao banco e se dá conta que sua bunda está igual um plástico com bolhas;

# Quando Blanda tem que tirar tudo da bolsa para passar pela porta giratória do banco. Coitada! Conhece o gato do gerente com uma calcinha cor-de-rosa nas mãos! Muito constrangedor para Blanda, já para nós leitores, não! Impagável;

# Quando Blanda sai para balada com Teca (sua melhor amiga) e muito empolgada com a banda Zoom que se apresenta no bar, ela resolve dá showzinho e coloca o lenço vermelho de bolinhas brancas que sua mãe lhe deu de presente. Detalhe: o baterista da banda Zoom é o mesmo gerente gato do banco;

# Quando Blandinha resolve pintar seu cabelo, fica desesperada com o resultado e compra outra tinta no mesmo dia para tentar resolver o problema. Que nada! Blandinha fica com os cabelos de cor laranja! E adivinhem? Blanda foi assim mesmo pagar uma conta no tal banco do tal gerente/baterista...aiaiaiai.

Enfim, Nove minutos com Blanda é muito mais do que estes tópicos, vai além, nos mostra que o verdadeiro amor é possível(tenha paciência). Que príncipes encantados não existem, o que existem são pessoas batalhadoras, honestas, famílias unidas, amigos especiais e momentos mágicos com a pessoa amada...mesmo não se tratando de um livro de contos de fadas.

IM-PER-DÍ-VEL!!!

Se Faz Favor! 09/04/2010minha estante
Um leitura super agradável, com uma linguagem fácil e clara e atual.

Uma comédia romântica da melhor qualidade enfim, um livro bem escrito.

Uma leitura que flui e nos prende cdo começo ao fim.

É impossível, em algum momento da trama não nos indentificarmos com Blanda, personagem principal.

Recomendo a todos com o maior pazer

Babi Dewet 03/08/2010

Muitos Minutos com Blanda!
É brasileiro, é chick-lit e é de se orgulhar. O livro de Fernanda França, Nove Minutos com Blanda, é uma graça, incluindo personagens e história. Do começo ao fim é divertido. Blanda não é nenhuma garota propaganda ou chata de galocha – ela é simplesmente uma menina normal. Você, no lugar dela, talvez faria o mesmo. Não que dar uma de detetive está em meus planos, mas vai achar divertidíssimo em como ela se sai diante dos problemas e das dificuldades de não saber bem o que quer da vida. Afinal, todo mundo passa por essa fase (que, às vezes, pode durar a vida toda!).

A leitura é demais, super simples e divertida. Li em poucas três horas e não consegui parar! Praticamente engoli o livro inteiro! Não se deixe enganar: a capa do livro pode ser bem simples e não chamar muito a atenção, mas você vai adorar a história.
Parabéns à Fernanda pelo trabalho incrível. Blanda vai te conquistar também, dê uma chance =)

Leia mais: http://babidewet.com/?p=1951

Gui Liaga 02/08/2010

Toda garota é um pouco Blanda
Li Nove Minutos com Blanda em menos de dois dias. Surpresa. Talvez fosse pelo fato de não ter costume em ler obras nacionais no estilo literatura juvenil, mas a verdade é que todos os livros que li de autores brasileiros me supreenderam. A história é ótima e comum. Isso mesmo. O enredo desse livro da Fernanda não tem nada de diferente, ninguém é famoso, doido, perverso, vampiro ou bruxo. É um livro sobre uma parte da história da Blanda, e a parte mais confusa de sua vida. Talvez, por isso, seja tão engraçado, pois nos indentificamos de cara com a protagonista. Eu me vi nas atitudes maluquinhas da Blanda e me vi perdida dentre um mundo de escolhas: namorado ideal, emprego certo, confusões de família… E ô menina pra pagar mico, viu? Sabe o que é você ter vergonha alheia? Pois então, sofri muito isso ao longo dos capítulos! Eu só pensava: “Blanda, enfia um saco na cabeça e sai correndo! Pelo amor de Deus!”.

Vale muito a pena ler esse romance! Identificação é o segredo e a Fernanda deixa muito claro isso nas linhas. Toda garota/mulher já passou por alguma coisa parecida do que está ali na história. Ter um namorado canalha, ter medo de mudar e magoar os amigos e a família, querer ir atrás do seu maior sonho e, principalmente, jamais deixar de acreditar. Esse livro é uma delicinha, eu garanto. Se você ainda está em dúvidas, só falo isso: o nome do gato dela é Freddy Krueger! E daí? Gente, temos que esperar coisas hilárias de alguém que põe o apelido de um dos maiores vilões de filmes de terror no bichinho de estimação e ainda divide a cama com ele!

Saiba mais aqui http://guiliaga.com/194

ThaisTuresso 22/04/2010

Você irá desejar muito mais que apenas nove minutos com Blanda!
Blandinha já passa dos vinte anos,é formada em Direito,mas ainda não exerceu a profissão de advogada,porque ainda não conseguiu emprego,está desempregada.
Mora sozinha com o Freddy krueger ( calma aí gente,é só um gato de estimação!) e às vezes Max aparece,seu noivo! Isso é o que mais vem atormentando a pobre Blandinha,um noivado arranjado sem sua permissão e de Max,suas mães arranjaram e selaram a idéia ,e estão a mil com os preparativos! Mas o grande problema é que ela não está empolgada com o casório,não que não gostasse de Max,ela até que gostava,mas não tinha a certeza real de seus sentimentos,tipo assim,ainda estava faltando aquele friozinho gostoso na barriga!
E era justamente aí que morava o grande problema! O friozinho que vinha sentindo pelo gerente do banco que era ainda baterista de uma banda!Mas que namorava também,uma mulher terrível,que o diga a Blandinha...

Bernardo começa a se envolver sentimentalmente com ela também,e depois de muito o evitar, porque
primeiro o conheceu tentando passar no detector de metais,segurando uma calcinha fru-fru para entrar no banco no qual ele era o gerente,depois vai á uma balada e ele a vê dançando com um laço horroroso na cabeça,depois vai fazer um favor para a Dona Cotinha,pagar uma conta no banco( o qual ele trabalhava) com o cabelo laranja,pobre coitada da Blanda,ninguém a avisara que não dava para passar tinta vermelha em cima de loiro...
Então se vê que ,ela não teve as primeiras impressões tão desejáveis,sendo que se todo mundo diz que é a primeira que fica,pobre Blanda!!Mas...não quero contar mais ,pois odeio spoilers,então se quiser saber mais,leia ,ou melhor dizendo passe algum tempo com a irreverente e atrapalhada Blanda!

Confesso que enquanto lia as primeiras páginas,não espera muita coisa,mas que grande engano,a partir de alguns capítulos,cheguei a dar boas gargalhadas com Blanda!Eu encantei-me com a inusitada moça um bom livro que com certeza promete boas horas de gargalhadas e diversão,gostaria apenas que tivesse mais páginas e descrições de quando estava com Bernardo,que foram curtas...recomendo!!!

Barracudo 18/02/2011

Não jugue um livro pela capa ...
Eu comprei esse livro achando que seria mais uma história cliche, mas me surpreendi, porque é uma coisa divertida e deliciosa de se ler!

ana paula 11/04/2011

Divertido
Blanda era uma advogada recém formada, desempregada, que vivia sozinha com seu gato, o Freddy. No entanto, sua vida estava muito além de ser pacata. Encalhada num ciclo vicioso, Blanda não conseguia se decidir se arranjava emprego, namorava um calhorda ou colocava um ponto final em tudo aquilo, dando uma guinada em sua vida. A situação piorou quando sua mãe e sua sogra resolveram casar os dois. O que já estava ruim... No entanto, uma calcinha vermelha na mão (rs) e um sorriso de um educado gerente de banco pode ser a última gota no transbordante balde da moça. E para melhor!
Gostei do enredo, da narrativa divertida e da forma como Fernanda França entrelaça seus personagens. Recomendo.

Carissinha 13/12/2013

Não sei bem o que esperava com 9 Minutos com Blanda, mas confesso que não esperava dar tanta risada como dei com o livro da Fernanda França.

Blanda é uma jovem de 24 anos, formada em direito, desempregada e com um namorado folgado que pede para ela pagar as contas dele. Tem uma mãe esquisita e que adora dar pitaco nas roupas que ela veste. Uma vida perfeita, não?

Sua vida segue mal e sem grandes novidades até que ela vai conhecer seus sogros e, sem querer, se vê no meio de uma preparação para o casamento dela com o Max, o namorado folgado. Só que ela nem sabe se quer casar. E pra piorar acabou de conhecer um sexy gerente de banco que não sai da sua cabeça.

Fico super feliz quando leio um chick-lit nacional bem escrito como esse. Blanda é uma personagem maluca e cativante, com uma mãe completamente esquisita, mas gostável. Tereza é outra personagem bem legal. Melhor amiga de Blanda, tenta colocar um pouco de juízo na cabeça da amiga, apesar de algumas vezes acabar mesmo é metendo Blanda em roubadas.

O Max é um mala de primeira. Eu me perguntava o tempo todo como a personagem aguentava um cara como aquele. E ainda planejava um casamento.

O livro mostra o amadurecimento de uma jovem acomodada com a vida. E é bastante interessante de acompanhar a trajetória dela. Não é simplesmente uma busca pelo amor de um homem. E uma busca por si mesma, pela confiança que ela havia perdido em algum momento da sua existência. Tudo com muito humor.

Adorei a narrativa da Fernanda, o que me deixou com mais vontade de ler Malas, Memórias e Marshmallows, que desde que foi lançado figura na minha lista de desejados. E a nova edição da Rai está muito boa. Confesso que adorei a capa, que chama bastante atenção com suas cores fortes. E que venha o próximo livro da Fernanda.

site: www.carissavieira.com

LeilaRego 09/07/2010

Quando comecei a ler Nove Minutos com Blanda, torci para que a talentosa Fernanda desse um jeito de fazer com que a protagonista agarrasse as rédeas de sua própria vida e mandasse Max catar coquinhos!
Blanda não merecia um namorado como ele. Aliás, nenhuma mulher merece.

Blanda passa por algumas situações e enrascadas que a levam a enxergar que precisa dar um basta na sogra, na mãe e na sua vida em si! Mas só depois que cruzou com Bernardo - esse sim, o namorado ideal que toda garota deveria ter - é que foi amadurencendo e enxergando o quanto estava acomodada com o relacionamento com Max.

Amei a reviravolta que Blanda deu em sua vida e o final foi simplesmente espetacular.

Parabéns Fernanda pela bela história.

Rafa 10/07/2010

Nove minutos com Blanda
Certamente é um livro que a primeira vista é visto como "feminino" por ser do estilo chic-lit.

Entretanto, certamente os homens que o lerem também irão de divertir muito com as histórias da Blanda, tanto por suas aspirações românticas como por suas trapalhadas (como um tingimento de cabelo mal-sucedido).

É um livro muito divertido que também traz algumas reflexões sobre nossa vida cotidiana:

1) Nos faz pensar o conceito corporativo de bem-sucedido. Principalmente quando suprimimos aquilo que mais gostamos, refletindo-se até nos relacionamentos (e cito aqui até o casar por casar).

2) Que o amor é mais simples do que pensamos, ele simplesmente ocorre e pode estar onde menos esperamos.

Recomendo!!!! Muito boa leitura!!!

Lili 06/07/2010

É com grande satisfação que faço a resenha prestigiando a literatura nacional que infelizmente ainda é tão desvalorizada! Mas, acredito sinceramente que um dia isso mude! Muitas blogueiras, leitoras e as próprias editoras estão ficando mais atentas ao talento dos nossos novos autores brasileiros! Mas, enquanto isso não acontece, vou fazendo a minha parte ;)
Bastante atual e com uma deliciosa comédia romântica o post desta vez é sobre o livro Nove Minutos Com Blanda da autora Fernanda França! Fico feliz em ler mais um chick-lit totalmente brasileiro. Mostrando que temos também autoras como Sophie Kinsella, Sarah Mason entre outras grandes autoras de sucesso internacional.

Além do gênero, o livro é leve, muito engraçado (mas sem ser exagerado), o livro tem pra tudo uma medida certa, desde romance até as atrapalhadas da nossa protagonista Blanda. A autora consegue com facilidade dar ao leitor uma alegria constante, pois em toda a leitura fiquei com um sorriso nos lábios, apreciando tudo o que estava lendo...

Eu adorei o livro, por muitas razões. Foi engraçado, envolvente e, acima de tudo, foi sincero. Quem não se indentifica com Blanda? Uma jovem mulher desejando encontrar o verdadeiro amor, conquistar o seu lugar no mercado de trabalho e por fim, ser feliz! Foi muito interessante ver o amadurecimento da personagem, em cada página ví o seu crescimento em busca de seu próprios objetivos...

Não deixe de conhecer Blanda, não serão nove minutos, depois de ter lido o livro, lembrará durante muito tempo essa personagem tão cativante, alegre e singular!
Recomendo!

Tatiana 21/02/2011

Nove Minutos com Blanda - Fernanda França
Blanda é uma advogada desempregada (mas em busca de um emprego!), presa em um relacionamento sem nome com Max, que adora pintar mas há muito tempo não o faz. Sua vida poderia até estar um pouco "tediosa", se não fosse uma série de acontecimentos que a levam a ver sempre o mesmo homem: o gerente daquele banco, que a viu naquele estado...
O livro é muito bom! A Blanda, apesar de me dar muita raiva no início, é uma personagem bem construída. O que me deixou desmotivada (no início)era a comodidade dela com a vida que tinha - ela sabia que as coisas não estavam boas, mas deixava tudo como estava. Talvez por medo do desconhecido, medo de perder aquilo que ela achava que já estava bom. Mas o que me conquistou nesse ponto também foi que isso acontece com MUITA freqüência, com várias pessoas que nós conhecemos. É como um professor meu falou: se as pessoas ouvissem mais o coração ao invés de só prestar atenção na razão, muitos estariam mais felizes. A partir do momento em que ela leva em frente um projeto (que eu não vou contar para não estragar a surpresa), sua vida muda. Era um salto no escuro que ela decidiu fazer e deu certo. Lógico que alguns problemas vieram com ele também, mas no final, tudo dá certo. Tanto com a história da Blanda quanto na nossa, tudo vai dar certo no final.
É uma história muito verdadeira, muito bem montada. Não é aquela série de acontecimentos que você lê e pensa: "isso só acontece nos livros". Claro que tem coisas que a Blanda passa que, vamos combinar, NINGUÉM MERECE! Ela paga muito mico, tadinha! =)
A única coisa que tenho para falar contra são algumas passagens que a narração é muito rápida, corrida, sem detalhes. Acho que não teria problema nenhum explorar algumas situações e detalhar outras que foram só como uma menção na história. Mas nada que estrague o livro!
A Fernanda é uma ótima escritora e chegou com tudo! Recomendadíssimo!

Leo Santana 28/08/2010

"Encantador, simplesmente..."
Blanda é uma mulher solitária e simples, que, normalmente, faz de seu gato "Freddy", seu melhor amigo nos dias normais. Tudo o que Blanda mais ama, na maioria das vezes, parece não querer ficar ao lado dela: seu namorado, seu emprego de advogada, suas amigas... Contudo, ela consegue lidar com tudo isso com muito bom humor, apesar de saber se vingar das pessoas, usando suas armas mais fortes. Com uma protagonista assim, é fácil dizer que o livro é delicioso.

A narrativa é simples e fluída, e Fernanda França sabe muito bem como espetar o lado mais frágil das situações que Blanda passa, tornando tudo muito mais emocionante.

O livro é a prova de que quando se tem o amor e algo para se guiar, você poderá conseguir tudo o que quer — e algo mais. Blanda conseguiu sua felicidade com um gerente/baterista, uma amiga amalucada e a música do Sherek bem alto no rádio.

Andreia Santana 02/07/2010

Romance repleto da beleza do cotidiano miudinho
Blanda tem 24 anos, está desempregada, vive um namoro sem sal nem pimenta com um sujeito desprezível e não sabe muito bem o que vai fazer com o diploma de Direito que acabou de conquistar. Conhece uma Blanda de carne e osso? Porque essa que descrevi acima é de papel e tinta, criada pela escritora Fernanda França e protagonista do delicioso Nove Minutos com Blanda, do Desfecho Romances – selo da editora Multifoco.

O que torna a heroína deste representante nacional do gênero literário feminino “chick lit” (ou literatura cor-de-rosa, como é mais difundido por aqui) tão parecida com uma amiga próxima ou com a nossa própria vida quando estávamos nessa mesma idade, é a facilidade com que a autora lança mão das miudezas do cotidiano para compor uma história contemporânea, mas que se fosse uma peça de roupa flertaria com o vintage, sem culpas.

Já vivi dias de Blanda e acredito que boa parte das mulheres que leem o livro se identifica com os conflitos da jovem advogada que na verdade queria ser pintora. Que atire a primeira pedra aquela que nunca sentiu vergonha dos micos básicos que vez ou outra nossas mães nos fizeram pagar. Ou ainda, quem nunca namorou um sapo só para não ficar sozinha, porque a autoestima andava muito baixa para sequer pensarmos em atrair um príncipe. Ou ainda, quem nunca questionou se investiu tempo e dinheiro na faculdade certa. Quem nunca quis trocar de emprego. Trocar de pele e de vida.

O interessante é que embora conte uma história de amor, com todos os elementos claros e clássicos de um romance feminino, Nove Minutos com Blanda é, antes de mais nada, um livro sobre a autodescoberta e o amadurecimento de uma jovem mulher brigando para abrir caminho no mundo. Em certa medida, o ar levemente nostálgico da história me lembra baladas como Woman In Chains (Tears For Fears), uma bela pérola sobre os conflitos existenciais da mulher moderna, em eterno embate com a balança e o espelho – sim, lógico! –, mas principalmente, em eterno embate para reconquistar o respeito perdido em séculos de machismo histórico, cultural e atávico, inclusive nas próprias mulheres.

Blanda ainda se impõe questionamentos duros justamente por viver nesse contexto de “mundo masculino”, mas ao mesmo tempo, mostra que a leveza é atributo da alma feminina. Só as mulheres conseguem rir de si mesmas com tanta coragem para tentar consertar as burradas que vez por outra cometem com as próprias vidas. O mais bacana é que, embora sonhe com um amor cúmplice, companheiro e que a tire do chão (e quem não sonha, cá para nós? Principalmente aos 24 anos), ela corre atrás do prejuízo, dá uma guinada na carreira, na relação familiar, se encontra e amadurece sem precisar de um “protetor” vestido em armadura.

Tecnicamente falando, a linguagem do livro é simples e clara. A narrativa fluida e a prosa de “querido diário” de Fernanda França, em alguns trechos soa deliciosamente pueril ao leitor, no sentido de manter uma inocência de criança que torna a obra e sua protagonista muito simpáticas e carismáticas. A história se resolve em suas pouco mais de 200 páginas e não esconde a inspiração na agilidade dos roteiros das boas comédias românticas da década de 90, com certeza referência para muitas autoras da nova geração.

A sensação no fim da jornada de Nove Minutos com Blanda é que ela não termina no the end, mas que cabe e deve render continuação, pois a trajetória feminina na contemporaneidade, com seus múltiplos papéis, seus sonhos e uma exigência quase de atleta olímpica para conciliar carreira, coração e família, rende no mínimo, mais noventa minutos...

============================

P.S.: A resenha também foi programada para o blog Conversa de Menina (http://conversademenina.wordpress.com), página que mantenho com mais duas amigas jornalistas e que em fevereiro de 2010 foi apontada pela reportagem “Assunto de Mulher”, do site do Estadão, como um dos blogs femininos formadores de opinião na internet.

Lady 13/11/2010

Nove Minutos com Blanda é um livro hilariante, bem do jeito como eu já imaginava que seria depois de ter conhecido a sua autora, a fofíssima Fernanda França. Leve, bem humorado, o livro nos conta uma história que poderia ser de qualquer uma, com uma personagem cheia de inseguranças, defeitos e pensamentos tão comum à qualquer mulher que a identificação é imediata e o envolvimento é inevitável. Adorei cada página ao lado da Blandinha! :)

Luciana 29/07/2010

Resenha da EOL...
Eu tive a oportunidade de ler esse livro enquanto ele ainda era imaginado. Dia após dia, meses após meses, eu tive o prazer de ler capítulo por capítulo e saber que nem a própria escritora ainda havia escrito o final.
É uma experiência única, eu participei da construção da história e, de meus comentários, às vezes saia uma ideia ou um ponto de vista não imaginado pela escritora.
Quando estava para chegar ao fim, eu pedia pelo último capítulo. Quando o recebi na minha caixa postal, eu lembro de não ter vontade de lê-lo porque eu sabia que seria o final... Foi um sentimento conflitante: eu queria saber o final, mas não queria que a história acabe...
Eu li o livro algumas vezes no computador, uma ou duas vezes impresso ainda em sulfite e, ao final, o li no formato livro, como vocês o conheceram.
A história é cativante, desde o primeiro parágrafo. Blanda é nossa amiga, nossa heroína e, ao mesmo tempo, um pedacinho de nós mesmas. Ela supera as dificuldades da vida com sua personalidade cativante, é autêntica e bem-humorada.
Fernanda soube como prender a atenção, página após página... não dá vontade de parar de ler e, ao final, fica aquele sabor de quero mais... Eu quero mais, Fernanda!!!
Luciana, EOL