O Epinício de Sangue

Grupo Editorial The Books

Resenhas - O Epinício de Sangue

Clube do Farol 08/08/2022

Resenha por Elis Finco @efinco
Olá, pessoa!! Tudo bem? O livro de hoje é de uma das autoras favoritas da minha mãe, e sempre houve cobrança da parte dela para eu ler também, então chegou a hora, mas ao invés de começar pelos romances, comecei por uma fantasia.

A história envolve uma mitologia conhecida, que é o universo que envolve anjos e demônios, porém a autora recria a mitologia dando novos contornos à história.

A escolha de uma cidade medieval ajuda a criar o clima de um lugar tão antigo quanto a história da própria sociedade e deixa ainda mais crível ser um lugar onde tudo pode acontecer. Além disso, muito me agradou que alguns pontos, que poderiam ter caído no clichê, foram por outros caminhos, deixando um clima muito gostoso de surpresa.

Esse é o primeiro de três histórias. Preciso avisar que elas não são sequenciais, cada uma se passará em um momento temporal, logo não tem uma interdependência, apenas fazem parte de um mesmo universo. O que interliga as histórias é a mitologia de fundo que será a mesma para as três.

Logo no começo da história somos apresentados a Triana. Vivendo no ar medieval de Toledo, antiga capital da Espanha, sempre teve sua imaginação aflorada pela arquitetura, história e paisagens locais. Ela ama ler, fotografar e não faz questão alguma de ser igual a todo mundo. Mas ainda não havia sido tocada pelo amor até conhecer Martín. E daqui é o começo para os eventos fantásticos que cada vez mais confundem Triana, afinal aquele garoto lindo, que nunca falou com ela, de repente a nota; ela embarca para encontrar sua melhor amiga e não chega ao destino.

À medida que somos apresentados aos personagens — Iker, Mia, Belinda, Lúcifer, Samael, Aser, Bertha, os pais de Trina —, temos seus segredos pouco a pouco revelados e, com isso, vamos tentando descobrir quem são os “bons e os maus”, mas logo temos certeza de que a linha que divide a conduta de todos eles não é tão às claras assim. Eu gostei da caracterização dada aos personagens, apesar de achar que em alguns momentos poderia ser mais trabalhada, não no quesito descrição, mas na forma com que foram feitas. A sensação é que se perde um pouco na velocidade da cena e dos acontecimentos.

A narrativa em terceira pessoa, alterando os pontos de vista, é comum para quem lê fantasia, mas pode ser um pouco confusa para quem é mais dado a ler outros gêneros, por isso achei muito atencioso ter algumas páginas explicativas na edição. Sem perder nada por estar preso ao fluxo de consciência de um personagem, temos uma visão mais ampla dos acontecimentos, mas não a ponto de não sermos surpreendidos. O texto tem uma fluidez muito gostosa de ler e, mesmo quando algum ponto pede uma segunda leitura, não fica cansativa.

Outro ponto é que a entrega dos pontos chaves, dos mistérios e até mesmo do romance na história acontece de modo a deixar quem lê preso a história. Adorei ter errado as teorias mais óbvias que fiz e a trama ter ido para um caminho tão diferente e surpreendente, entregando assim desfechos esperados de formas inesperadas. Eu amei o trabalho de pesquisa sobre a cidade onde se passa a história, achei interessante o uso de planos diferentes para os mesmos locais na Terra para desenvolver os outros locais onde a história acontece. Porém, gostaria de me sentir um pouco fora do terreno, afinal estamos lidando com seres extraterrenos como: anjos, demônios e decaídos.

Por ser uma fantasia urbana juvenil, eu gostei que os sentimentos próprios das idades dos personagens terem sido explorados tanto como fraqueza quanto virtude. E que os seres imortais eram de fatos seres que não viam com a mesma forma que os humanos a passagem do tempo. Gostei também que os eventos da profecia tenham um escalonamento de tempo adequado aos personagens fantásticos. As cenas de intimidade são boas e tem sentido na trama.

Sobre a edição: Preciso dizer que comparei as edições do e-book e do livro físico e esse é um daqueles livros que a experiência lendo o físico é completamente diferente da leitura do e-book. Por que a edição do livro faz a experiência de leitura ser completamente diferente da edição digital, mesmo ambas tendo o mesmo conteúdo. Além de uma diagramação belíssima, que visa destacar pontos chaves da história, dando também beleza a leitura. A revisão está impecável, as notas de rodapé oferecem explicações valiosas para leitura.

E, em ambas as edições, as citações são maravilhosas e remetem as canções da playlist do livro, como as do Within Temptation, de obras e autores famosos como Carlos Ruiz Zafón e Miguel de Cervantes — autor livro Dom Quixote de La Mancha que, além de favorito da personagem, tem uma ligação forte com o local em que ocorre a história. A forma como a mitologia do Ying e Yang foi usada, além do livro apócrifo de Enoque, ganham um destaque especial nessa belíssima história/edição.

Então, já viram que sou só elogios. Espero que confiram e depois me contem como foi a experiência de leitura para vocês. Boa leitura.

site: http://www.clubedofarol.com/2021/02/resenha-o-epinicio-de-sangue.html

Aninha 07/02/2022

Um romance apaixonante
Uma história linda entre um anjo e uma humana eu chorei de mais com o final uma história cheia de altos e baixos, tem segredos, mistério, amor, paixão, amizade, brigas, tragédia tem tudo em um só livro. Esse livro mexeu tanto com os meus sentimentos ??

Maria Eduarda 19/01/2022

Parabéns
Por me fazer chorar!!!!!!!
Você não sabe o quanto que eu tô sofrendo com esse final?!!!!!!!!!!você não sabe
Eu tô revoltada com esse final!!!eu esperava que ela viraria imortal e viveriam felizes para sempre!!!!
To chateada!Mas o livro é muito bom!!

Afso 07/09/2021

O epinício de sangue
Gostei da história e de todos os detalhes dados sobre a criação, os arcanjos e demônios. Contudo achei que faltou clareza em algumas partes.

Bibooks_ 06/06/2021

O epinicio de sangue
Que história incrível, eu amei ler esse livro. Eu não tinha muitas expectativas nele, mas depois que li minhas expectativas aumentaram a cada capítulo que eu terminava e foi incrível essa história. Amei o casal e o enredo da história.

Andressa 17/02/2021

Boa ideia
Achei muito mal construído, eh uma ideia ÓTIMA, porém o livro teria que ser maior, ou ser uma seria pra que tivesse mais profundidade e nos fizesse envolver mais com os personagens. Achei rasa a história, não consegui me envolver com os personagens. Algumas coisas não consegui entender, não tinha explicação.

Liliane 03/12/2020

A proposta do livro é muito boa, mas nao muito bem construída. Os capítulos terminam meio sem pe nem cabeça, a trama não foi bem amarrada nem explicada. Sem profundidade nos momentos de tensão, reações meio inexplicáveis. Ficou no mais ou menos.

@lendosonhando 08/11/2020

Fantasia de encher os olhos
Finalmente corrigi minha grande falha de ainda não ter lido nenhuma fantasia nacional e estreio com pé direito com essa obra da Sineia Rangel.
O Epinício de Sangue é uma fantasia urbana young adult muito bem construída que traz como personagens principais anjos, anjos caídos, neflins, demônios e humanos. A autora trouxe uma mitologia nova recheada de elementos e referências culturais e religiosas; fiquei encantada e embasbacada com todo o universo criado.
Quanto aos personagens, mesmo eles sendo jovens, mostram - se complexos e ao mesmo tempo próximos do leitor. Eles trouxeram discussões muito bacanas sobre amor, sentimentos e livre arbítrio.
Triana e Martín são personagens passionais, mas também com um forte senso de dever, de fazer o que é certo e foi justamente esse senso ético dos dois que me levou às lágrimas em um ponto crucial da trama.
Os personagens secundários também são primorosos e Mia, o anjo que não consegue processar seus sentimentos e emoções, foi uma das que mais me chamou atenção, pois para mim foi a que mais exemplificou a nossa dualidade humana.
E o que falar de Lúcifer? Brilhante a desconstrução que a autora traz sobre esse anjo caído e a sua visão do que seria o inferno.
Se você gosta de The Kiss of deception, Hush Hush, Fallen, Romeu e Julieta, Dom Quixote e fantasias de boa qualidade com certeza irá amar O Epinício de Sangue.
Super Panfleto!
@lendosonhando

Sarah.Kerollyn 06/09/2020

Simplesmente incrível!
Eu acabei de terminar este livro e estou sem palavras, fiquei minutos chorando para me recompor e uau que leitura maravilhosa!
A escritora me surpreendeu de diversas formas, a história se encaixa em todos os detalhes, é rica em um amor esplêndido, estou fascinada, a anos eu não lia um livro de fantasia que me desse tantas emoções como este livro me proporcionou. O amor de Tri e de Martin é simplesmente estonteante, eu me apaixonei pelos personagens e sofri cada página com eles, hoje só sei agradecer a Sinéia Rangel por esta linda história que levarei em meu coração como uma das minhas prediletas. Leiam e se apaixonem assim como eu.

Ju Ramos 03/07/2020

Meio enrolado
Eu tive alguma dificuldade de entender as coisas porque acho que foi muita informação e algumas estavam incompletas ou eram interpretadas de diferentes formas pelos personagens e isso, sinceramente não foi muito legal. A leitura foi bem até que começaram a explicar as coisas do passado, do Principado e da profecia e eu me perdi e tinha hora que eu entendia e depois eu já não sabia sobre o que era cada coisa, enfim... O final é lindo e foi com certeza minha parte favorita.
Sineia 21/07/2020minha estante
Oi, Ju, obrigada por ler e avaliar. O final também é minha parte favorita.
Como as informações vão aparecendo aos poucos, com algumas idas e vindas, porque cada personagem tem apenas parte delas, entendo o que você diz sobre horas entender e outras não, mas fico feliz que a leitura tenha sido positiva pra ti no todo, me coloco a disposição também, caso queira conversar sobre a trama.

Mari Sales 05/04/2020

Apaixonada
Estava há tanto tempo ser ler um livro de fantasia, que peguei esse e não tive como largar. Apaixonada. Aterrador! Ilker ganhou meu coração 1001 vezes! Tri foi uma mocinha fenomenal e sua mãe, Isabel, me deu grandes lições. Mais que um livro sobre anjos e demônios (olha que não é minha fantasia favorita), tem muita coisa apaixonante e temas que podemos trazer para a vida real e refletir. Recomendo e favoritei!
Danyelle5 06/04/2020minha estante
Muito bom!!!!! Li de uma vez, não conseguia parar!!

Mari Sales 06/04/2020minha estante
Bem assim. Aqui foram três dias e estou de ressaca hahahha

Sineia 26/06/2020minha estante
Coração explodindo de amor. Obrigada, suas lindas!

jujuba 08/07/2020minha estante
alguém sabe de algum link disponível pra baixar esse livro?

Danyelle5 08/07/2020minha estante
Acho que você gostaria deste livro: "O Epinício de Sangue" de Sinéia Rangel, Vih Singer, Cris Castro.

Comece a ler gratuitamente: https://amz.onl/i2EP2Vw

Lu Resenhando 29/03/2020

Perfeição!
Adoro poder me gabar de ler muito, mas confesso que fiquei em pânico de não conseguir ler esse livro, cheguei a chamar a Sinéia inbox, e ela conseguiu me acalmar. Meu maior medo era não entender e assim não desenvolver a trama com qualidade. Entretanto, o problema não era o livro e sim minha cabeça cheia demais para absorver essa trama tão bem escrita.
O livro é complexo com muitas vertentes que achamos impossíveis de serem correlacionadas lá na frente, só que tudo tem um uma lógica e se complementa no final.
A verdade mesmo que a perfeição também assusta, isso mesmo, essa é a definição desse livro.
Fantasia não é o gênero que mais leio, por isso acredito que quando você vira uma noite lendo e viajando com anjo, decaídos e demônios, esquecendo da sua realidade, isso não é nada mais que a perfeição e que o autor conseguiu alcançar o objetivo, nos entreter.
Triana com alma antiga e dilemas de uma adolescente vivendo seu primeiro amor, em um mundo onde nada é o que parece e tudo pode acontecer, cercada por perdas e escolhas incomuns nos faz chorar, amar, pensar e ter fé.
O intuito de um livro é nos transportar para uma viagem sem sair do local e OEDS fez justamente isso, eu fantasiei, eu vivi, eu imaginei, eu me vi ali na luta do lado deles.
Então com uma escrita rebuscada, incitante, primorosa, OEDS é a perfeição que Sinéia nos contemplou e nos mimou mal, pois depois de ler esse livro, meu padrão está lá em cima.
Suba seu padrão. Seja mimado por essa história bem construída e com muito amor a cada detalhe colocado pela autora!
Sinta–se agraciado com qualidade e fantasie!

site: @cantinho_da_lu_leitora_
Sineia 26/06/2020minha estante
Lu, fico imensamente feliz que essa tenha sido uma aventura emocionante pra ti. Obrigada por ler e avaliar.

Jayy.Cardoso 14/02/2020

Achei chato
Me perdi várias vezes na leitura porque não entendia o contexto. História bem confusa.
Sineia 03/03/2020minha estante
Oi, Jay! Quero te agradecer por ter lido, lamento que tenha achado chato, mas se você topar bater um papo comigo, adoraria que me contasse um pouco mais da sua experiência, o que te deixou confusa, para que eu possa melhorar o meu trabalho num próximo livro. Beijos!